segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOTÍCIAS DE RIO DAS OSTRAS


Rio das Ostras recebeu 5 mil moradores em um ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, publicou no dia 31 de agosto as estimativas populacionais para os municípios brasileiros. Os números apontaram, mais uma vez, Rio das Ostras como o município que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro e o segundo em todo o país. Com o aumento de 4,63% da população, Rio das Ostras possui hoje 116.134 habitantes. 


No Brasil, a cidade de Balbinos, interior de São Paulo, é a que mais cresce devido a inserção de uma unidade carcerária. A pesquisa também revelou que entre as 5.565 cidades brasileiras, 1.520 apresentaram queda no número de habitantes e, no Estado do Rio de Janeiro, cinco municípios entraram neste índice: Natividade, Itaocara, Miracema, Santa Maria Madalena e Laje do Muriaé. 



A capital do Estado, Rio de Janeiro, teve um aumento populacional de apenas 0,54% e Macaé 2,87%. Em 2000, Rio das Ostras possuía 36.419 moradores e em 2011 as pesquisas apontavam o triplo, 110.992.

Homem é preso com moto roubada na Ponte

Flagrado com 43 cápsulas de cocaína e uma moto Twister prata roubada, um homem, cuja identidade não foi informada pela polícia, foi preso, ontem pela manhã. O suspeito contou aos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que seguia da Favela Parque União, na Zona Norte do Rio, para Rio das Ostras, na Região dos Lagos, para pagar uma dívida com traficantes. A moto, que estava sem placa, era emprestada, segundo o preso, e ele não sabia que era roubada. Levado para a 77ª DP (Icaraí), ele foi autuado por tráfico de entorpecentes, mas a polícia ainda vai investigá-lo, já que não tinha nenhuma passagem pela polícia.

Shopping Plaza Macaé recebe Exposição Biográfica Benedicto Lacerda


De 09 a 16 de setembro, o Shopping Plaza Macaé recebe a Exposição Biográfica Benedicto Lacerda. A iniciativa faz parte do Festival Cultural Benedicto Lacerda, promovido pela Usina de Fomento Cultural e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras, que selecionou 11 entre 157 projetos de todo Brasil.
Na exposição, os visitantes poderão conferir diversas fotografias, textos e execução de algumas músicas de Benedicto Lacerda, ilustre músico macaense que fez história no cenário nacional. O Presidente da USINA de Fomento Cultural, Marcos Kuika, explica que a mostra remete a 3 aspectos de Benedicto: samba, choro e a parceria com Pixinguinha.
A exposição fica na Entrada Principal do Shopping Plaza Macaé e a entrada é gratuita. O shopping Plaza Macaé fica na Avenida Aluisio da Silva Gomes, nº 800, Granja dos Cavaleiros – Macaé. Outras informações pelo telefone (22) 3311-5454 ou pelo site www.shoppingplazamacae.com.br.
Festival Cultural Benedicto Lacerda -O Festival, que é promovido há cinco anos em Macaé, faz parte do calendário cultural oficial do município e chega esse ano a Campos, Rio das Ostras e Quissamã. A iniciativa, que homenageia o ilustre músico macaense Benedicto Lacerda, tem como objetivo intensificar o resgate cultural do samba e do choro na região. Único contemplado na categoria “Festivais de Música” em 2012, no Programa Petrobras Cultural (PPC), no estado do Rio, o festival apresenta shows, exposição biográfica, oficinas de música e palestra. A entrada é franca em todas as atividades. Além do Shopping Plaza Macaé, o Festival tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé, do Centro Cultura Musical de Campos, do Macaé Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura de Macaé, da Prefeitura de Quissamã,e da Viacabo.
Benedicto Lacerda -Foi um renomado compositor, flautista e maestro brasileiro. Nasceu em Macaé em 1903 e, desde pequeno, frequentou a Sociedade Musical Nova Aurora. Benedicto Lacerda foi morar ainda criança no Rio de Janeiro, no bairro do Estácio. Cresceu em um ambiente emergente da nova linguagem e roupagem do samba. Aluno do "chorão" Belarmino Souza, Benedicto tornou-se flautista de primeira classe na Policia militar. Nos anos 20 tocou com o grupo regional Boêmios da Cidade. Já na década de 30, organizou o grupo com ritmos brasileiros batizado de Gente do Morro. Destacou-se em gravações ao lado de Carmen Miranda, Luís Barbosa, Isaurinha Garcia, Silvio Caldas, Moreira da Silva, Francisco Alves, Orlando Silva, entre outros. Compôs valsas (“Nininha” e “Lela”), choros (“Ainda me recordo” e “Vou vivendo”), sambas (“A Lapa” e “Despedida de Mangueira”) e célebres marchas de carnaval (“Jardineira”, “Querido Adão” e “Eva querida”).



PM realiza operações para reprimir tráfico de drogas em Rio das Ostras 


PM realiza operações para reprimir tráfico de drogas em Rio das Ostras

Desde a última semana, a Polícia Militar de Rio das Ostras retomou a série de operações com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas e reduzir os índices de criminalidade no município. A primeira fase começou na quinta-feira, dia 30 de agosto, nos bairros Extensão do Bosque, Nova Cidade, Cidade Praiana e Âncora. As operações estão sendo realizadas das 18h a meia-noite, horário em que foi identificado pela polícia com maior número de roubos a pedestres, de veículos e outros tipos de delitos.

De acordo com o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Rio das Ostras, tenente Júlio, a primeira fase das operações termina nesta sexta-feira, dia sete. A retomada das operações foi definida em reunião com o comandante do 32º BPM de Macaé, tenente-coronel Ramiro Campos, e prefeitura. Segundo ele, as operações não acontecem de forma simultânea. São nove policiais distribuídos em viaturas que ficam baseadas em pontos específicos de cada bairro e mais três motos patrulha de apoio, que vieram de Macaé. A equipe fica no trânsito fazendo revista de veículos e seus ocupantes para verificar documentação e localizar armas e drogas. “Vamos aguardar wo resultado geral dessa primeira fase das operações e acredito que na próxima semana estaremos planejando novas operações em outros bairros da cidade”, declara.

Segundo o balanço feito pela polícia, até a última terça-feira, dia quatro, de quinta-feira a sábado (1º de setembro), 33 carros e 30 motos foram apreendidas com irregularidades. Segundo tenente Julio, a maior parte por falta de carteira de habilitação (CNH) e IPVA vencido. Uma moto CG Titan, sem placa, que havia sido furtada na semana anterior, foi recuperada na rua da Fonte, em Nova Cidade. Uma moto roubada no bairro Recreio por dois jovens também foi recuperada e 40 minutos depois um dos suspeitos foi preso. O jovem conhecido como Junior Playboy, 23 anos, estava escondido num condomínio em Barra de São João. O suspeito já tinha passagem pela polícia por tráfico de entorpecentes.

Em relação às notícias sobre mortes no bairro Nova Cidade e toque de recolher, o tenente Julio informou que a polícia não conseguiu identificar as pessoas que estavam divulgando essas informações. “O comércio funcionou normalmente no bairro e há 15 dias não há problemas de confronto entre policiais e bandidos ou entre facções criminosas rivais. Em relação aos homicídios, também não há registro, aproximadamente, há 20 dias”, comunica o tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário