quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Búzios: Clube de Manguinhos é avaliado por equipe do Comitê Organizador da Copa 2014



Uma equipe representante do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014, esteve em Búzios para vistoriar o campo de futebol do ‘Búzios Esporte Clube’, popularmente conhecido como clube de Manguinhos.

Acompanhados pelo ex vice-prefeito Alexandre Martins, pelo Diretor de Esporte da entidade, João Carlos de Moraes, e pelo Presidente do Clube, Geninho Tardelli, os representantes do Comitê, Diogo Taddei, da empresa Arena, e Renato Quintanilha, coordenador regional da secretaria de Estado de Esporte e Lazer, conheceram as instalações do clube. 


O objetivo é avaliar a situação do campo e a infra-estrutura oferecida, visando acolher uma das seleções que vão disputar a Copa.

Araruama: Princípio de Incêndio em UPA



Um princípio de incêndio assustou pacientes que aguardavam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Araruama (UPA), Região dos Lagos do Rio, nesta última quarta-feira (20). Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e que constatou que um curto circuito em uma das salas de observação teria iniciado o fogo.
No momento do acidente, havia nove pessoas aguardando para serem atendidas. Apesar de não haver feridos, os pacientes precisaram ser transferidos para o Hospital São Vicente de Paulo, o Hospital Regional e para a própria UPA. Após o susto, o atendimento nesta quinta-feira (21) voltou a funcionar normalmente.

Búzios: Prefeitura apoia atletas buzianos


A Prefeitura de Armação dos Búzios está apoiando, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, três atletas buzianos que estão participando do Pré-Olímpico de Windsurf, no Rio de Janeiro. Representando o Prefeito André Granado, o Secretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, visitou nesta quinta-feira, dia 21, o Iate Clube do Rio, onde os jovens participam da competição. Acompanhado pelo gerente de Esportes Náuticos do município, Ricardo Braga, o Secretário conheceu as instalações do local e conversou com os atletas que participam da disputa que reúne os melhores do Brasil.
O balneário já é consagrado em revelar atletas de destaque internacional, como o velejador Ricardo Winicki, o Bimba, participante de diversas Olimpíadas e que tem em Búzios o berço de treinamento e residência:

“Búzios é uma cidade que elege muitos talentos e no esporte não é diferente. Temos muitos jovens que começam a despontar no cenário esportivo nacional e têm muitas chances de se destacar também internacionalmente. O Yago Honório, que disputa este pré-olímpico, já possui grandes chances de conquistar uma vaga para o Mundial da Juventude”, disse Ricardo Braga.
Com vários títulos no currículo, dentre os quais o de Campeão Brasileiro 2011, Campeão Sul-Americano 2012 e Campeão da Copa Juventude 2012, Yago treina a modalidade na Praia de Manguinhos e já é um nome respeitado no windsurf brasileiro. Ele representa o município no pré-olímpico no Rio de Janeiro junto com Felipe Beltran e Albert Carvalho.  

            Crédito da foto: Divulgação

Cabo Frio: Noite de Autógrafos com o escritor Thom Aragutti


 Acontece amanhã dia 22 (sexta-feira) a partir das 18:00hs na Livraria do Boulevard - Rua Major Belegard, n° 409, loja 04 - Cabo frio.






Noite de Autógrafos do Livro Anjo Caído do escritor Thom Aragutti

Sinopse Curta:


Quando amigos universitários retornavam de carro para suas casas, não imaginavam que o acidente que sofreriam mudaria suas vidas para sempre. Um carro ultrapassou o sinal vermelho e colidiu com eles, quase tirando as suas vidas, e, instantâneamente, Teodoro Schüfler desapareceu sob o olhar de todas as testemunhas.



Jornalistas e conspiradores miraram suas atenções para a turística Cabo Frio, e as investigações revelaram contradições no passado misterioso do jovem. Logo após, sua namorada Angela foi sequestrada e mais dúvidas surgem no ar. Como alguém consegue desmaterializar-se num piscar de olhos, assim como toda mobília de sua casa? Quem era Teodoro e o que ele escondia?



Seus amigos, ainda abalados do acidente, tiveram contato com a causa de todo o transtorno: os Promitentes, indivíduos de um passado esquecido que conheciam a maior fonte de energia existente, e que está em Cabo Frio. E isso fez despertar um terror adormecido, conhecido como O Anjo Caído, cujo nome, além de ser o mesmo de uma famosa estátua no coração da cidade, relembra uma entidade que assombrou a humanidade em tempos imemoriais.


Seguindo caminhos inacreditáveis, eles terão que correr contra o tempo para investigar os segredos de Teodoro para salvar Angela, o que os fará rever suas crenças sobre a existência e descobrir o amor incondicional como causa de tudo que há.

Recados da srª Libertadores


 por Rafael Alvarenga


Poucos campeonatos de futebol no mundo são tão perigosos quanto a Libertadores da América. Em igual intensidade, poucos também são tão sinceros.

É a Libertadores quem tem a coragem de apontar as fraquezas dos gigantes. Ela também é capaz de encorajar muitos “Golias”. Em todo caso, franca como ela só, não se apoquenta de ter se rendido vezes e mais vezes aos grandes senhores do futebol sul americano.

Esse ano ela já disse verdades para o Boca Juniors, que na Bombonera perdeu para o Toluca. E ao Palmeiras, que a tanto atravessa o vale da sombra e da morte, ela acendeu uma vela a partir da vitória sobre o Sporting Cristal.

Ao Fluminense foi endereçada a última mensagem. Que talvez, por ter chegado tão logo, tenha vindo em boa hora. Ano passado, quando o tricolor carioca perdeu uma partida na mesma competição, não havia mais tempo de corrigir nada. Entretanto havia tempo para ser campeão brasileiro. Foi que aconteceu.

Num campeonato como a Libertadores, a 1ª fase é a hora dos problemas aparecerem. De modo que ainda haja tempo de saná-los. O fluminense tem pontos fracos. No entanto, o principal deles é o fato do time ter uma chave geral qual, às vezes, desliga. Quem o faz, nós não sabemos. Mas o que ela faz isso é nítido: Paralisa o time inteiro. Como ocorreu ontem quando perdeu, em casa, para o Grêmio por 0 X 3.


Cabo frio: ADDP SE REAPRESENTA



As equipes sub15, sub17, sub20 e adulto da ADDP se reapresentaram nesta segunda-feira (18/2) na quadra do Recanto das Dunas, para iniciar a temporada de 2013 do futsal em Cabo Frio.

Com participação confirmada no Campeonato Carioca da FFSERJ nas categorias sub20 e adulto, a ADDP não apresentou grandes surpresas no elenco. A comissão técnica também foi mantida, com a inclusão de Totonho Diniz como preparador físico e de goleiros. Ex-goleiro do clube, Totonho deixou as quadras no final do ano passado.

Presente à apresentação, o presidente do clube, Armando Mariosa, ressaltou a importância de fazer um trabalho continuado e afirmou que o clube continua pleiteando o direito de sediar a Liga Sudeste, em agosto.

Em relação a uma possível parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, o presidente do clube afirmou que aguarda um posicionamento oficial por parte do prefeito Alair Corrêa. "Continuamos no aguardo da reunião que será marcada com o prefeito ainda esta semana".

Com informações de Dayanne Neves
Assessoria de imprensa da ADDP

Búzios: Amacanto convida - Cinema para a garotada


Búzios: Testes de Acuidade Visual na Rede Pública de ensino



A Prefeitura de Armação dos Búzios está promovendo, por meio da Secretaria de Educação, um projeto de acuidade visual em nove escolas da rede municipal de ensino. A ação faz parte da extensa programação de abertura do ano letivo que acontece nas unidades escolares desde segunda-feira, dia 18. Dentro do projeto visual, a expectativa é que mais de 1,6 mil crianças do Pré II ao 2º ano sejam contempladas com uma triagem que objetiva detectar possíveis problemas de visão nos alunos, de forma que possam ser encaminhados para tratamentos oftalmológicos adequados.  
Nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de fevereiro, a Escola Municipal Vereador Emígdio Gonçalves Coutinho, no bairro Ferradura, foi uma das unidades contempladas pelo projeto. Segundo a diretora adjunta, Bárbara Leal, a meta da Secretaria de Educação é fazer uma pré-avaliação dos estudantes, prevenindo e diagnosticando problemas de visão que, a médio e longo prazo, resultam em dificuldades de aprendizagem, dispersão e desinteresse em sala de aula, dentre outras dificuldades.
“Esta ação é inédita na educação de Búzios mas já tinha uma demanda forte há muito tempo. É um projeto muito importante pois visa, essencialmente, detectar problemas visuais e encontrar soluções para eles. Neste pré-exame, buscamos verificar se existe alguma dificuldade na leitura e, quando o resultado é positivo, encaminhamos o aluno para a Secretaria de Saúde que fará todos os exames e tratamentos necessários”, disse ela, destacando que no primeiro dia de avaliação, muitas crianças foram diagnosticadas com problemas que nem mesmo os pais haviam percebido.
Além da Escola Municipal Emígdio Gonçalves Coutinho, estão incluídas neste projeto as escolas Vereador Antônio Alípio da Silva, em Geribá; Lydia Sherman, em Baía Formosa; José Pereira Neves Junior, em Cem Braças;  Eulina de Assis Marques, em São José; Eliete Mureb, em José Gonçalves; José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos; Eva Maria Conceição de Oliveira, em Vila Verde e Manoel Juvenal Vieira, em Cem Braças. De acordo com a responsável pela parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, Liliane Maia, o objetivo é desenvolver, futuramente, novas ações como esta em todas as escolas municipais e segmentos.
“Desenvolvemos o projeto de acuidade visual para esta faixa etária, a partir de cinco anos, por se tratar de uma faixa delicada, em que as crianças começam a ser alfabetizadas. Qualquer pequeno problema pode comprometer o aprendizado por muito tempo. Contudo, o objetivo é que novos projetos sejam implantados em toda a rede municipal de ensino”, disse ela.

Crédito da foto: Evelin Martins

Prolagos: Programa Saúde Nota 10



Saúde Nota 10 beneficiará mais de 1 0 mil alunos de 13 escolas públicas,
 na área de concessão da Prolagos. 
O Programa Saúde Nota 10 da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav - inicia 2013 cheio de novidades. A grande surpresa para este ano é a inclusão da peça teatral “As aventuras no Mundo Encanado”. A apresentação, que deuma forma lúdica e divertida aborda conceitos de sustentabilidade e saneamento, tem como personagem principal o polvo Prolaguito, mascote da Concessionária, que já virou o super-herói da garotada. Durante o ano, serão realizadas 16 apresentações em escolas públicas, 16 em teatros e 2 em praças públicas da Região dos Lagos.
Em 2013 mais de 10 mil alunos serão beneficiados pelo Saúde Nota 10, em 13 escolas municipais na área de concessão da Prolagos, nas cidades de Cabo Frio (incluindo o Distrito de Tamoios), São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo (contemplando Monte Alto/Figueira).
O calendário de atividades do Programa de Responsabilidade Socioambiental, que será realizado no período de março a dezembro, foi apresentado hoje, 20/02, durante uma reunião na sede da Concessionária, em São Pedro da Aldeia, aos representantes das Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente das cinco cidades atendidas pela Prolagos. Durante o encontro, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Saúde Nota 10, o material didático de apoio utilizado durante as palestras em sala de aula e também o Prolaguito.
Representantes das Secretarias de Educação,
 Cultura e Meio Ambiente da Região dos Lagos
 durante encontro na Sede da Prolagos,
em São Pedro da Aldeia.
O Saúde Nota 10, lançado em setembro do ano passado, leva noções de saneamento, saúde e qualidade de vida para as escolas. Por meio de palestras e de uma divertida e colorida revista, a Prolagos conscientiza os alunos sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Em sala de aula, também são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel que cada cidadão tem na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental. O trabalho é consolidado com a realização de concursos de desenho e redação sobre os temas abordados. Os três melhores colocados em cada categoria ganham prêmios.
No ano passado o Programa realizou 46 palestras em escolas públicas, nos cinco municípios atendidos pela Concessionária, beneficiando cerca de 1.700 estudantes.

Crédito fotos: Ascom/Prolagos
Legenda foto 03: Saúde Nota 10 beneficiará mais de 10 mil alunos de 13 escolas públicas, na área de concessão da Prolagos.                        

Búzios: Secretário de Educação publica errata


ERRATA EDITAL 007 PROFESSORES DE APOIO

Armação dos Búzios, 20 de fevereiro de 2013

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, no uso de suas atribuições legais, R E S O L V E:

RETIFICAR o EDITAL 002 de 04 de Janeiro de 2013, que trata do Processo Seletivo Simplificado visando à criação de cadastro para eventual Contratação Temporária de profissionais do Grupo do Magistério para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público da Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios, de acordo com o que dispõe a Lei Municipal Nº. 003, de 10 de janeiro de 1997.

I – Onde lê-se:

“... 2.9 - A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos para entrevista, para a apresentação de documentos e títulos, através de contato telefônico, ou e-mail, ou tendo como última opção o envio de telegrama, informando a(s) data(s), horário(s), local, que deverão comparecer para entrevista e entrega de toda documentação e títulos para análise do Departamento de Gestão de Pessoas.”

Leia-se:

“... 2.9 - A Secretaria Municipal de Educação convocará os candidatos para apresentação de documentos e títulos, através de listagem divulgada no site www.educabuzios.com.br com a situação “convocado para apresentação de documentos”, para análise do Departamento Educacional e do Departamento de Gestão de Pessoas.”


II – Onde lê-se:

“6. DO CRONOGRAMA 
ETAPAS DATA
PUBLICAÇÃO DO EDITAL 07/01/2013
ENVIO DAS INSCRIÇÕES PARA SEMEC Até 08/02/2013
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PARCIAL 21/02/2013
ENTRADA DE RECURSOS 22/02/2013
JULGAMENTO DE RECURSOS 25/02 e 26/02/2013
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL 27/02/2013
ESCOLHA DAS VAGAS 28/02/2013


Leia-se:

“6. DO CRONOGRAMA 
ETAPAS DATA
PUBLICAÇÃO DO EDITAL 07/01/2013
ENVIO DAS INSCRIÇÕES PARA SEMEC Até 08/02/2013
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PARCIAL 20/02/2013
ENTRADA DE RECURSOS /
ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO 21 E 22/02/2013 
ATÉ AS 12HORAS
JULGAMENTO DE RECURSOS 22/02/2013
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL 2302/2013
ESCOLHA DAS VAGAS 25/02/2013


O Departamento Educacional será o responsável pelo recebimento da documentação. 
A apresentação para escolha de vagas será realizada no CAAPE, localizado a Rua 09, casa 05 no Parque das Acácias, Armação dos Búzios no dia 25/02/2013 às 9 horas.



CLAUDIO ROBERTO MENDONÇA SCHIPHORST
Secretário de Educação do Município de Armação dos Búzios

Macaé: Prefeitura autua empresa por falta de licenciamento

Rio Macaé

A equipe de fiscalização da secretaria Municipal de Ambiente realizou uma vistoria esta semana, no Novo Botafogo, para verificar a procedência da mancha oleosa que apareceu no afluente do Rio Macaé, que corta o bairro. A amostra coletada pelos fiscais será encaminhada a laboratório para análise. A denúncia sobre a situação nociva ao ambiente partiu dos moradores do local.
De acordo com a análise na área, os fiscais acreditam que a mancha seja proveniente do despejo de óleo por uma empresa, localizada em frente ao rio. Com matriz situada em Vitória (ES), a firma que está em Macaé há um ano, foi notificada por falta de licenciamento para exercer a atividade de limpeza e manutenção de tanques utilizados nas atividades petrolíferas. Na visita dos fiscais, o encarregado do estabelecimento informou que o sistema de descarte está em funcionamento normal, e que os resíduos estão sendo coletados por uma empresa credenciada para este trabalho. Porém, os fiscais constaram que o último manifesto apresentado é de novembro de 2012.



Segundo os fiscais, a empresa negou ser responsável pelo derramamento de óleo no estuário do Novo Botafogo. Mas diante das evidências, recebeu a multa de 10 mil URMs, o equivalente a cerca de R$ 23 mil, por infringir o artigo 220 do Código Municipal de Meio Ambiente, Lei Complementar 027/01. Para reabrir as portas a empresa terá que regularizar toda a documentação de licenciamento.



Nesta quinta-feira (15), um morador do Novo Botafogo esteve na secretaria de Ambiente apresentando nova queixa. Ele informou ter visto alguém da empresa autuada descartando resíduo no canal. Orientados pelo setor jurídico da secretaria de Ambiente, os fiscais acompanharam o denunciante até à delegacia para fazer o registro da ocorrência.