terça-feira, 24 de junho de 2014

Jacarés de papo amarelo soltos na restinga

O réptil, que recebeu o nome de "Neymar" por funcionários da Secretaria de Ambiente, foi devolvido à natureza nesta segunda-feira

Um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), de um metro de comprimento, foi solto nesta segunda-feira (23/06), na Restinga de Maricá, em São José do Imbassaí, por equipes da Secretaria Municipal de Ambiente e da Defesa Civil. O réptil, que ganhou o apelido de "Neymar", foi capturado pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã numa residência no Recanto de Itaipuaçu, encaminhado para a Secretaria de Ambiente e solto no Canal da Costa, após receber atendimento especializado de um biólogo da Prefeitura.

Este é o terceiro jacaré devolvido à natureza pela Prefeitura somente em 2014. Ao todo, já foram soltos 20 animais, entre araras, tamanduá mirim, cobras (uma jararaca e outra jararacuçu), entre outros. Segundo o secretário de Ambiente, Tiago de Paula, é comum encontrar espécies do jacaré-de-papo-amarelo na cidade porque preferem regiões tropicais, úmidas e com rios e lagoas. "Essa espécie está ameaçada de extinção e Maricá é o seu refúgio. Os jacarés aparecem muito em Ponta Negra e Jaconé, mas a concentração é maior na Lagoa Brava, que fica entre São José do Imbassaí e Itaipuaçu", declarou Tiago.

O secretário ainda orienta a população para não tocar nos animais e nem afugentá-los para evitar acidentes. "Os moradores devem ligar para o Corpo de Bombeiros, para o telefone 193, que irá encaminhar os animais à secretaria", acrescenta.

Jacaré-de-Papo Amarelo
O jacaré-de-papo-amarelo tem cor esverdeada, quase parda, com o ventre amarelado, e o focinho largo e achatado. Eles podem medir até três metros de comprimento, viver até 50 anos e possuem hábitos noturnos. Os jacarés se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. A espécie está na lista de animais em extinção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) por conta, principalmente, da destruição de seu habitat e à poluição dos rios.

Rio das Ostras inaugura Clínica da Família


Na última sexta-feira, dia 20, Rio das Ostras ganhou mais uma unidade de Saúde. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Sabino inauguraram, a Clínica da Família Paulo Henrique Gussen, instalada no Âncora. A unidade é fruto da parceria entre o município e o Estado, pelo Programa Somando Forças, e vai beneficiar cerca de 2.800 famílias. 

A nova unidade permite ao Município expandir a Estratégia de Saúde da Família, que visa a saúde preventiva, atendendo aos moradores da própria localidade e de áreas vizinhas como Praiamar, Enseadas das Gaivotas, Village, entre outras. 

Em seu pronunciamento, o Prefeito Sabino disse que estava muito feliz com a inauguração e com a parceria com o Governo do Estado. “Nesta Administração, essa é a terceira vez que contamos com a presença do Pezão em nossa cidade, parceria que tem rendido bons frutos à nossa população. Tudo que foi acertado está sendo feito. Já inauguramos a Companhia Pedagógica da Polícia Militar, a reforma da Delegacia Legal, a UPA está chegando e a obra da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto está em andamento, bem como a ampliação da rede de distribuição de água”, disse Sabino. 

O prefeito destacou também a homenagem feita a Paulo Henrique Gussen. “Dr. Paulo administrou o Centro de Reabilitação com muita competência. Era um profissional dedicado e atencioso. Portanto, essa foi uma justa homenagem”, completou. 

O governador Luiz Fernando Pezão ressaltou a importância da união entre União, Estados e Municípios. “Estamos entregando 59 unidades como essa em todo o Estado e isso graças ao bom entendimento que temos com o Governo Federal e o apoio que nos é dado pela presidente Dilma. Tenho o pensamento municipalista e entendo que se resolvermos os problemas dos municípios, automaticamente vamos beneficiar o Estado. O Rio de Janeiro está no trilho do crescimento e vamos continuar a trabalhar para que municípios como Rio das Ostras se desenvolvam cada vez mais”, afirmou. 

Para a secretária Ana Cristina Guerrieri, a Clínica da Família será importante para o trabalho preventivo de saúde. “A unidade atua com base na Estratégia de Saúde da Família, levando à população um atendimento mais acolhedor. Além do atendimento na unidade, as equipes farão vistas em domicílio e isso faz a diferença. A previsão é de que 2800 famílias sejam beneficiadas”, declarou. 

Participaram da solenidade de inauguração o vice-prefeito Gelson Apicelo, os secretários estaduais de Saúde, Carlos Mussafir, e de Obras, Hudson Braga, secretários municipais, o deputado federal Adrian Mussi, o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, o presidente da Câmara, Alzenir Pereira Melo, vereadores riostrenses e população. 

ATENDIMENTOS - A unidade, construída numa área de 362m2, vai oferecer atendimento de clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia. As instalações incluem recepção, banheiros acessíveis a pessoas com deficiência e quatro consultórios. Também contará com salas de procedimentos, de reuniões e de vacinas; além de farmácia, copa cozinha para funcionários, salas para uso da administração, de arquivo médico, almoxarifado e vestiários para funcionários.

Saquarema ganha obras nas Orlas.

nestasegunda-feira a Prefeitura de Saquarema, representada pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, juntamente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa de Obras Somando Forças, deu início a um conjunto de obras dos mais esperados da cidade: revitalização da orla da Praia da Vila e da Praia de Itaúna e construção do calçadão. Muito se foi pensado para melhor atender a demanda local, o Secretário de Obras e Urbanismo, Anderson Martins, declarou que o prazo de entrega das obras é de aproximados 10 meses e que estas trarão ao município dezenas de benefícios, além de proporcionar melhorias na qualidade de vida. “Serão instalados aparelhos para a prática de atividades físicas e porta pranchas em toda a faixa das orlas da Vila e de Itaúna. Somam-se sete (7) em Itaúna e dez (10) na Vila. Os aparelhos serão todos produzidos em inox e instalados em pontos estratégicos das orlas”, conta o Secretário.

Na praia de Itaúna, serão instalados esses equipamentos nas principais entradas de acesso à praia, cinco (5) ao todo; e na extensão final da orla, onde está localizada a entrada dos pequenos barcos de pesca, será construído um calçadão e deck de acesso à praia. Além de mais dois (2) grupos de equipamentos que serão posicionados estrategicamente na faixa de 250 metros finais da orla.

Na praia da Vila, por sua vez, será alterado o sentido do trânsito para as adequações das obras. A Avenida Salgado Filho receberá em 4 km decks de acesso à praia e calçadão. Por este motivo, o trânsito passará a ser em única via, na qual será permitido somente a circulação de veículos vindos dos bairros de Jaconé, Barra Nova e Boqueirão em direção ao centro da cidade. Para o acesso a estes bairros, as ruas paralelas serão abertas para trânsito em via única também. Em toda extensão da revitalização serão instaladas dez (10) grupos de equipamento para a prática de atividades físicas, porta pranchas e chuveiros. Além disso, em ambas as orlas haverá iluminação própria para o local, deixando as praias muito mais bonitas e mais confortáveis para serem utilizadas a qualquer hora do dia.

Estas obras foram projetadas para levar ao morador saquaremense maior comodidade e qualidade de vida, além de proporcionar ao turista, uma melhoria visual de nossos pontos turísticos.
Saquarema, cada vez melhor!