domingo, 5 de maio de 2013

Macaé: Professores participam de encontro de formação continuada

A professora Bárbara Daniele Franco afirma que sabe bem a importância da aprendizagem contínua como profissional da Educação. Ela e cerca de 380 professores participam neste sábado (4) de mais um encontro referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 

- Temos a oportunidade de refletir na prática, além de ser um momento para resgatar alguns conhecimentos que estão em constante mudança. Essa troca de experiências também é fundamental, pois os próprios alunos já estão trazendo diversas novidades com a modernidade - frisou Bárbara.

Professores dos 1º, 2º e 3º dos anos de escolaridade da rede de ensino municipal receberam instruções de tutores de estudo, que são responsáveis pelas orientações específicas. Esta é a terceira formação continuada realizada em Macaé para os profissionais. 
A programação foi dividida em seis polos com o objetivo de proporcionar melhor atendimento aos professores que lecionam nos primeiros anos de escolaridade. Os encontros aconteceram nas seguintes instituições de ensino: Colégio Municipal Balneário Lagomar, no Lagomar; Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra; Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra; Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro; Colégio Municipal Aroeira, na Aroeira e Colégio Municipal Lions, no bairro da Glória.

O Pacto Nacional pela Alfabetização é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental com a idade até no máximo oito anos. O Pacto está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.

Os 16 tutores, que foram escolhidos para serem orientadores de estudos, estão fazendo parte de cursos de Formação Continuada ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles também recebem materiais de estudos específicos e posteriormente se envolvem em encontros periódicos, que avaliam as atividades propostas para o PNAIC em Macaé.

A proposta do governo municipal também é intensificar a realização de atividades e oficinas voltadas à comunidade escolar, para mobilizar pais e responsáveis pelos alunos de primeiro ao terceiro anos para contribuir com as ações do pacto. A ideia é reforçar as estratégias e intervenções executadas pelas escolas municipais.