quinta-feira, 21 de março de 2013

Carioca sub20 de Futsal: ADDP/Cabo Frio enfrenta Vasco nesta sexta-feira


Time de Cabo Frio joga em São Januário na estreia na competição da FFSERJ. Expectativa é de fazer uma boa campanha

A ADDP/Cabo Frio estreia nesta sexta-feira (22/3) no Campeonato Carioca sub20 de Futsal, promovido pela Federação de Futsal do Rio (FFSERJ). O adversário é o Vasco da Gama, em jogo que acontece em São Januário, às 20h30.
A ADDP/Cabo Frio é, neste Carioca, a única equipe do interior do Estado. Enfrentando adversários tradicionais (Casa de España/Botafogo, Vasco, América e Flamengo), a expectativa da comissão técnica é de fazer uma boa campanha - e se possível, brigar por uma vaga na semifinal.
- Sabemos que nossa luta é muito difícil. Enfrentamos equipes de camisa, fortes, com tradição nesta categoria. Mas dentro das nossas limitações, vamos tentar fazer um bom campeonato. Precisamos melhorar em alguns quesitos, mas estamos no início do nosso trabalho - analisou o técnico Anderson Mangueira Lopes.
O treinador relacionou 12 atletas para o primeiro jogo da competição: os goleiros Caio e João Pedro Rodrigues; Matheus Quintanilha, Ewerton, Ronald, Breno, Luiz, Gabriel, Kaká, João Pedro Ferreira, Patrick Ferreira e Christian Lage.
Os jogos da ADDP/Cabo Frio no Campeonato Carioca sub20 de futsal são os seguintes:

22/3 - Vasco x ADDP/Cabo Frio - 20h30 (f)
5/4 - ADDP/Cabo Frio x América - 20h (c)
12/4 - Flamengo x ADDP/Cabo Frio - 20h (f)
19/4 - ADDP/Cabo Frio x Casa de España/Botafogo - 19h30 (c) 
26/4 - ADDP/Cabo Frio x Vasco - 20h (c)
9/5 - América x ADDP/Cabo Frio - 20h30 (f)
17/5 - ADDP/Cabo Frio x Flamengo - 20h (c)
21/5 - Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio - 20h30 (c)

Veiga de Alemida: Palestra aborda atendimento psicológico às vítimas de bullyng


Tema foi apresentado durante a primeira Jornada de Terapia Cognitiva Comportamental, voltada a estudantes e profissionais de Psicologia

A palestra “Atendimento às vítimas de bullyng através da Teoria Comportamental Congitiva (TCC)”, ministrada pela psicóloga Bárbara Monteiro, foi um dos temas abordados durante a abertura da primeira Jornada de TCC, promovida pelo curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira, 21, continuará à noite, a partir das 18h30, com entrada gratuita.
Bárbara lembrou que os efeitos do bullyng pisicológico podem ser mais danosos que os do físico e que a postura da vítima é determinante para que as provocações cessem. “Os pais devem ensinar a criança a se defender, porém existem formas muito mais eficazes do que a violência. A criança precisa desenvolver a habilidade de se colocar assertivamente”, alertou, acrescentando que a vítima deve ser orientada a buscar ajuda desde a primeira provocação.
Bárbara discorreu sobre ferramentas da Teoria Comportamental Cognitiva para para a terapia de crianças e adolescentes vítimas de bullyng e também agressores, como respiração diafragmática e relaxamento muscular, manejo da raiva, reestruturação cognitiva, psicoeducação para a assetividade e o treino em habilidades sociais. A psicóloga ressalta que a promoção da resiliência (que a capacidade que o indivíduo tem de voltar a ter um funcionamento psicológico saudável depois de passar por uma situação de grande estresse) deve receber atenção. A profissional enfatizou que o ideal seria que existissem políticas de prevenção ao bullyng: “a falta de ação da sociedade inerte está gerando as consequências extremas que temos acompanhado”.
Jornada
A Jornada é dividida em quatro temas, com várias palestras relacionadas: TCC com crianças e adolescentes; treino de habilidades sociais e suas aplicações; aplicações terapêuticas da TCC; e aplicações institucionais da análise do comportamento. A supervisora de TCC, professora Renata Paes, explica que o evento mostra tanto a parte teórica quanto a aplicabilidade, apresentando a pluralidade de atuação dentro da abordagem da TCC. Assim como a Psicanálise e a Gestalt, a TCC é uma abordagem usada por psicólogos na condução do tratamento terapêutico. “Atualmente, temos muito mais pesquisas com sucesso em diversos transtornos, como TOC, depressão e bullyng, utilizando a Teoria Comportamental Cognitiva”, ressaltou.

LUCIANA DOCES - UM SUCESSO BUZIANO







Cabo Frio: Enfermeiros participam do 1° Encontro do Programa de Educação Permanente


Aulas teóricas abordaram a Sistematização da Assistência da Enfermagem
Enfermeira Preiscila Pradonoff
 por Glória Passos
Cerca de 100 enfermeiros da rede municipal de saúde participaram do 1° Encontro do Programa de Educação Permanente, realizado entre os dias 18 e 20 de março.  O evento foi uma iniciativa da Coordenação Municipal de Enfermagem, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família e o Departamento de Vigilância em Saúde.
O objetivo de encontros como esse, que serão realizados mensalmente, é aprimorar o padrão de assistência da enfermagem, e, consequentemente, aperfeiçoar o serviço nas unidades de saúde de Cabo Frio.
O curso contou com a experiência dos enfermeiros que fazem parte da Comissão de Educação Permanente: Priscila Pradonoff, Paulo Sérgio e Rafael Goulart, além da convidada, a bióloga  Sandra Araújo Rabelo. Eles ministraram palestras sobre a sistematização da assistência de enfermagem, englobando os temas: exame físico, evolução e prescrição da enfermagem.
De acordo com a coordenadora municipal de enfermagem, Izilda Amaro, o número de profissionais nessa primeira turma superou as expectativas. Para a próxima turma, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, a estimativa é que mais enfermeiros participem.
- Fiquei surpresa e contente com a quantidade de enfermeiros nessa primeira turma. Precisamos do empenho dos nossos profissionais em participar desses encontros de educação permanente, que são muito importantes para aperfeiçoar o serviço prestado nas nossas unidades, declarou.
No encontro, os enfermeiros também receberam orientação prática da coleta para exame de baciloscopia, e já atuarão na próxima Campanha do Dia Internacional de Combate à Tuberculose, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de março, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família.
A segunda turma de Educação Permanente acontecerá nos dias 25 e 26 de março, das 14h às 18h, no Auditório do laboratório do PAM, em São Cristóvão. As inscrições podem ser feitas no local do curso ou na Coordenação Municipal de Enfermagem, no PAM.
Fotos: Glória Passos / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

O Brasil está mudando de "cara"


por Guilherme Barcellos

O último senso nacional mostrou uma fotografia do país que de certa forma nos surpreendeu. A religião católica ainda permanece no topo como era esperado, embora tenha tido uma pequena queda, os protestantes tiveram uma ligeira alta, pode ser por conseqüência da queda de católicos.

Em algumas regiões este espelho mostra certos fatores surpreendentes: a região sul tem um índice de 5, 39% de pessoas que praticam religiões afro-brasileiras, fator bem representativo, se formos considerar este índice numa visão histórica étnica daquela região.

Surge ai algumas interrogações, algo que com certeza serviria como instrumento de outra pesquisa com um recorte direcionado para aquela parte do país.

Uma área que teve como colonizador o povo europeu, com uma população de maioria branca, agora esta em crescimento o culto as religiões afro-brasileiras.

Este quadro apresentado deve estar ‘esquentando’ a cabeça de muita gente, embora muitos ‘preferem’ achar isto uma situação sem grande relevância.

Aquela região, num conceito histórico sempre esteve um pouco ‘distante’ de questões raciais, em parte pela minoria negra de seus habitantes e em alguns casos falta de compromisso com políticas de ações afirmativas. Agora surge com um considerável índice de praticantes de Candomblé e Umbanda, realmente, chama a atenção.

Neste víeis de católicos também estão um grande grupo que prefere não se identificar como adeptos de cultos afros. Pessoas que sempre que têm oportunidade, vão buscar as soluções de suas necessidades sejam elas espirituais ou materiais num’ terreiro’, mas preferem  se manter na ‘moita’, quando perguntados. É mais cômodo se intitular católico.

Vejo esta situação altamente positiva, no que tange a tolerância religiosa. Quando aumenta o número de adeptos de religiões por consequência cresce o numero de pessoas que mostrarão para outros que se trata somente de uma opção, pois  todo brasileiro tem direito constitucional, a ‘liberdade religiosa’, e que ninguém é pior ou melhor que outro pela sua escolha, embora esta seja a forma que muitos usam para definir as pessoas de ‘bem’ e as outras do ‘mal’, como se este ‘mal’ não fosse uma questão individual, de caráter.

Sem utopia, mas, ainda acredito que esta ‘mudança de cara do Brasil’, vai com certeza contribuir para que a ignorância não só religiosa, diminua.









Guilherme Barcelos é jornalista e trabalha no Jornal Primeira Hora


Búzios: Agentes de Defesa Civil de Búzios recebem curso de qualificação

Curso é realizado pela Prefeitura em parceria com a Defesa Civil do Estado
O curso segue o modelo implementado pelo Governo do Estado, unindo o trabalho da Saúde à Defesa Civil. Na foto (centro), a Secretária de Saúde, Luiza Elisabete Carvalho, o Subsecretário de Saúde, Alberto Costa, e o Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, ao lado de alguns agentes participantes do curso de qualificação.
por Vanessa Campos
           
Desde o dia 11 de março, agentes de Defesa Civil do município de Armação dos Búzios participam de um curso básico de qualificação realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Defesas Civis Municipal e Estadual e o Corpo de Bombeiros. O objetivo é que o curso capacite os novos agentes a participarem diretamente dos programas de saúde para prevenção de riscos biológicos, tais como campanhas contra a dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e de vacinação, em geral.
Ao todo, participam do curso nove agentes, todos recém-convocados do último concurso público promovido no município. De acordo com o Subsecretário de Saúde, Alberto Costa, até o momento, eles vinham trabalhando apenas com noções básicas para exercerem a função, não havendo um diferencial na formação. Ainda segundo o Subsecretário, a iniciativa inédita da gestão municipal segue o modelo implementado pelo Governo do Estado, unindo o trabalho da Saúde à Defesa Civil, com o objetivo de aumentar o reforço nas campanhas de prevenção:
“Quando assumimos a administração pública, procuramos, a pedido do Prefeito, seguir o exemplo do Estado, integrando as duas pastas. Este foi um modelo que deu certo no Rio de Janeiro, já que permite e qualifica a Defesa Civil para entrar nas comunidades e orientar a população sobre formas de prevenção e combate a diversas doenças com alto risco. O curso vem para consolidar, ainda, uma parceria com a segurança pública, para que possamos realizar também, daqui para frente, trabalhos em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícias Civil e Militar”, disse ele.
O curso, realizado na sede da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de capacitar os novos agentes a participarem diretamente dos programas de saúde para prevenção de riscos biológicos;

 Com a meta de ser encerrado no próximo dia 28, o curso de formação para os agentes engloba aulas de condicionamento físico, noções básicas de Defesa Civil e salvamento, primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios, dentre outros temas. Todo o curso é realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Centro da cidade.
Para o Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, presente à capacitação, esta iniciativa da Prefeitura trará um diferencial no atendimento à população, sendo, ainda, uma ação inédita do poder público:
Tenente-coronel Alexandre Santos Pinheiro, coordenador regional do Corpo de Bombeiros na Baixada Litorânea, orienta os novos agentes, ao lado do Subsecretário de Saúde, Alberto Costa;

“Quando o agente está preparado e qualificado, ele não é deslocado para outras funções e quem mais ganha com esta disciplina é a população, que ganha um profissional capacitado para atuar de forma eficaz. A iniciativa da Prefeitura em oferecer um curso com participação de outros órgãos de defesa, criando uma integração com a Saúde e segurança pública, é memorável pois poucos municípios têm esta visão estratégica de controle e cuidado com a população. O resultado será a prevenção a vulnerabilidades como doenças, problemas sérios como alagamentos e desabamentos em algumas áreas, embora não sejam tão comuns em Búzios”, afirmou o coordenador.  
 fotos: Evelin Martins

APAE BÚZIOS


As pessoas físicas que ainda não apresentaram declaração de imposto de renda podem destinar parte do valor devido ao fundo municipal da Criança e do Adolescente. Pouca gente sabe, mas desde o ano passado a destinação para este fundo pode ser feita até 30 de abril e abatida na declaração do próprio ano.

 A destinação só pode ser feita pelos contribuintes que optam pelo formulário completo. E o limite para abatimento daquelas feitas entre o primeiro dia deste ano e 30 de abril é de 3% do imposto devido. Na soma, desde janeiro de 2012, podem ser abatidos 6%. Também podem doar quem recebe restituição. A partir de abril a nova versão do programa já rodará e será possível fazer a doação para o fundo.

 Lembramos aos nossos amigos, colaboradores, pessoas que acreditam no nosso trabalho que esta doação ao fundo beneficiará nossa entidade, basta que seja direcionado. Seu contador poderá auxilia-lo. Contamos com o seu apoio e, em caso de dúvida ligue para 2623-6752(APAE)2623-6683(sr. Antonio, contador da APAE) ou apaebuzios@gmail.com


Entre no site ou blog e conheça melhor nosso trabalho:www.apae-buzios.blogspot.com.br ouwww.buzios.apaebrasil.org.br




Conta Bancária para depósito do CMDCA( Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) do Município de Armação dos Búzios:
Banco do Brasil 
AG: 1592 –X
C/C: 15663-9
CNPJ: 02.520.735/0001-71

Informe Prolagos

Palestra “O caminho da água” leva informações sobre o ciclo da água,
além de noções de cidadania e sustentabilidade.


Amanhã, dia 22 de março, é lembrado em todo o mundo a importância da água para o planeta. Comprometida com este propósito, a Prolagos - Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav - irá comemorar a data com palestra e ações de sustentabilidade, que têm o objetivo de aumentar a conscientização da população da Região dos Lagos para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, vitais para o desenvolvimento da região essencialmente turística.  
Nesta quinta-feira, 21/03, o Programa de Educação Socioambiental Saber Faz Bem reunirá alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Etelvina Santana Fonseca, no Dormitório das Garças, em Cabo Frio. Os estudantes farão uma trilha ecológica pelo Parque, às 14h, e em seguida participarão da palestra “O caminho da água”. Neste momento, os alunos receberão informações sobre o tratamento de água e esgoto, o ciclo de água no planeta e dicas para o uso racional deste produto, a limpeza de caixas de água, além de noções de cidadania, sustentabilidade e educação ambiental. Cerca de 40 alunos participarão das atividades.
Na sexta-feira, 22/03, haverá o lançamento do Projeto Recicla Óleo, pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que conta com a parceria da Prolagos. O Projeto, que prevê o recolhimento do óleo de cozinha usado por estabelecimentos comerciais, escolas municipais e residências, será divulgado internamente em todas as unidades da Prolagos e integrará as palestras dos Programas de Educação Ambiental da Concessionária. A parceria tem o intuito de sensibilizar a população sobre o descarte correto deste resíduo, que é o grande poluidor do solo e das águas. Além de provocar entupimento nas redes de esgoto, o óleo causa a poluição do lençol freático e da Lagoa de Araruama. Cada litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água.
Para participar do Recicla Óleo, a população deverá armazenar o óleo de cozinha em garrafas PET e entregá-las nos postos de coleta, como escolas e estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e no Horto Escola. Todo o resíduo coletado será entregue à Companhia Águas Claras, empresa responsável pela destinação adequada do material.
O evento de lançamento do Projeto será às 9h, na sede do Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Bairro Balneário São Pedro.

Crédito fotos: Ascom Prolagos
Legenda fotos: Palestra “O caminho da água” leva informações sobre o ciclo da água, além de noções de cidadania e sustentabilidade.

Desabafo de quem acordou enjoada


por Celina Matos

Acordei enjoada. Na minha mente ainda reverbera uma voz me chamando de advogada de merda, e me acusando de pertencer a uma família de frustrados, de ser envidada do diabo, e me dando ordens para arrumar um homem para dar um jeito em mim. A voz pertence a um denominado "pastor" metodista, cuja prática já roubou de muitas vidas a paz, a alegria, a esperança, e, infelizmente, a fé. 

As palavras demonstram a essência de quem as profere, e as que eu ouvi estampam a maldade enraizada de quem se utiliza do evangelho e da igreja para alcançar outros objetivos, que não os do Reino. Alguém já disse que quem realmente se encontra com Deus jamais pretende usá-lo em benefício próprio. 

Os adjetivos usados não me causam nenhum peso, não me diminuem, pois tenho convicção do que sou como seguidora de Cristo, como mulher e como profissional. Até aqui me ajudou o Senhor a resplandecer a face de Cristo, e a brilhar na escuridão. Participei de algumas viagens missionárias, cumprindo o Ide e o cuidado ao próximo, mandamentos deixados pelo meu Grande Mestre há 2013 anos. Disso me orgulho e a minha vida fala muito mais do que minhas palavras. Mas o enjoo está aumentando.

"Frustrada" não parece um adjetivo adequado para minha pessoa. Cresci numa família onde pessoas íntegras me educaram e me ensinaram que seria do suor do meu rosto que viria o meu sustento. Aos 16 anos iniciei a faculdade de Direito, com 22 me tornei advogada, e hoje exerço minha profissão sem causar vergonha à minha classe. Estou cercada de amigos que me amam e com quem posso contar, tanto na alegria como na dor. Tenho saúde, sustento, o que me vestir, e onde reclinar minha cabeça confortavelmente. Tenho muito mais do que preciso, mas o vômito parece iminente. 

Ouvir que "preciso arrumar um homem para me dar um jeito" me fez lembrar todos os direitos dolorosamente conquistados pelas mulheres ao longo dos anos. Causa-me tristeza profunda saber que mulheres se sentem obrigadas a viver ao lado de homens tais como esse, que veem a mulher como sua propriedade. Não me permito abaixar a cabeça diante de quem se julga superior simplesmente por ser do gênero masculino. 

Denunciei, e assim farei novamente, e quantas vezes entender necessário, os desvios de finalidade e de conduta ocorridos na igreja. Jesus entrou no templo quebrando mesas dos cambistas que dele se utilizavam para enriquecimento pessoal e desmedido. LADRÕES, gritou Ele. Estaria Jesus também movido pelo diabo ou pelo espírito de Jezabel?

Preciso vomitar, vou colocar pra fora tudo que me causa náusea e desgosto. Sobre quem recairá e quem sentirá o cheiro não me importa, pois a cura é urgente e o tempo não é seu aliado. 
















Celina 
é Membro da  
Igreja Metodista em Búzios, Rio de Janeiro.

Búzios: Drogas apreendidas em Geribá

As drogas apreendidas na noite de quarta-feira


Na quarta-feira (20) a guarnição da Patamo 5ª CIA após denúncia anônima via 190, seguiu para a Rua das Leves em Geribá. A denúncia se tratava de material entorpecente sob posse de um homem, conhecido por Flavio Gunta. Ao chegar a localidade abordaram um homem saindo da residência, chamado Amaro Jemil Zarzar Filho. Com Amaro nada foi encontrado.
Com Flavio Mata Azeredo foi arrecadado um pequeno tablete de maconha. Em sua residência, foi arrecadado dois tabletes de maconha e uma balança de precisão. Os dois homens foram encaminhados à 127ª DP, o material foi apreendido. Flávio foi ouvido e liberado como usuário e Amaro foi ouvido e liberado como testemunho.

Compõe a Patamo 5ª CIA, O 3° Sargento Rocha, Brum e o Cabo Xariff.