terça-feira, 10 de junho de 2014

Cabo Frio: Festival da Sardinha

A 4ª edição do tradicional Festival da Sardinha, que acontece no bairro Vila Nova, promete animar o feriado do mês de junho com o evento que acontece entre os dias 19 e 22. Promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, através das secretarias de Eventos e Turismo, o festival tem início às 18 horas, exceto no domingo, que servirá almoço a partir das 12 horas. Os pratos serão comercializados no valor de R$15,00.

A partir do ingrediente principal, sardinha, o cardápio será variado com pasteis, molho de camarão, risoto, bobó, empadas e sardinha com fritas. Pratos como lasanha, sardinha com salada, escabeche, escondidinho, filé, panqueca, pizza, macarrão, torta, nhoque, moqueca, bolinho e quibe fazem parte das 17 receitas a base do peixe, que é rico em ômegas e previne o risco de infarto, além de satisfazer o paladar de todos os visitantes.

São Pedro: Médicos Cubanos chegam à cidade

Nesta segunda- feira (09), quatro médicos do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, iniciaram os atendimentos em São Pedro da Aldeia, nas unidades de saúde Vinhateiro, Alecrim, Parque Arruda e Porto do Carro. A secretária de Saúde, Isaura Oliveira, acompanhou o primeiro dia de trabalho dos profissionais cubanos. O  município aldeense terá ainda os serviços de mais quatro médicos generalistas, que aguardam regularização de documentos. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, solicitou junto ao Ministério da Saúde mais três generalistas, no total 11 médicos devem prestar os serviços na cidade.


Os médicos estarão à disposição da população aldeense de 8h às 17h. O contrato de três anos dos profissionais, prevê uma carga horário de 40 horas semanais, 32 horas de atendimentos nas unidades  e 8 horas de capacitação.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a chegada dos médicos é muito bem-vinda. “Estamos trabalhando para melhorar o atendimento à população. A chegada dos médicos cubanos na rede municipal é uma conquista para a saúde aldeense. Vamos continuar trabalhando com seriedade e transparência para oferecer, cada vez mais, uma saúde de qualidade para todos”, disse.
Segundo Isaura de Oliveira, Secretária de Saúde, os médicos fazem parte de uma reconstrução do sistema de saúde.
“Esses médicos cubanos  saem das faculdades especializados em saúde da família. Eles são generalistas e chegam em São Pedro da Aldeia para estar a disposição da população. Os médicos serão supervisionado por tutores e pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Para o sucesso desse programa no município, vamos contar também com a ajuda da população. A cidade e a saúde municipal ganham muito com essa chegada. Nosso objetivo é atender a totalidade da população de São Pedro, por isso solicitamos mais profissionais”, afirmou Isaura.
Os profissionais estrangeiros são remunerados diretamente pelo Governo Federal. O município de São Pedro da Aldeia arca com a despesa de transporte, refeição e hospedagem.
Moradora do Vinhateiro, Maria das Graças de Souza, elogiou a chegada de mais médicos na Unidade de Saúde da Família.
“São Pedro da Aldeia está de parabéns por trazer esse programa federal para a nossa cidade. O número de atendimentos vai aumentar e com certeza a população dará todo o apoio a esses médicos”, disse.

Búzios: Formatura dos participantes da 3ª edição do ConheSer


Macaé: Mais uma Unidade de Conservação Ambiental

Dentre os eventos que fizeram parte da programação da Semana de Meio Ambiente deste ano, a inauguração da Reserva Ecológica Mário e Alba Corral, no último sábado (7), em Glicério, no Vale Duas Barras foi mais um presente para a cidade. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é a terceira do gênero em Macaé, as outras duas estão localizadas no Sana.

A reserva possui nove hectares e deverá atuar com educação ambiental e plantio de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas, devendo também implantar projetos de sistemas agroflorestais. Segundo uma de suas proprietárias, Thais Corral, a transformação do sítio de lazer de propriedade da família em uma reserva ambiental, é um antigo sonho de sua mãe, Dona Alba, precursora da Agenda 21 Macaé, falecida ano passado e que deixou grande legado através de suas ações sociais.

Durante o evento, foi realizada uma caminhada ecológica, plantadas mudas nativas de Mata Atlântica, inauguração de uma capela em homenagem ao Santo Italiano Dom Orione, além de visitação a uma casa de Farinha, recuperada para o evento que, em funcionamento, poderá atender aos produtores da região para o beneficiamento da mandioca.

O evento, coordenado pela Agenda 21 Macaé, contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, através das secretarias do Ambiente, Agroeconomia, Interior, Governo, Gabinete do Prefeito e Câmara Permanente de Gestão e das empresas RT Léa e Nutrishore, bem como do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Mais informações na Agenda 21 Macaé nos telefones 2796-1144 e 99985-9950

Arraial do Cabo: Hexa Fun Fest

Os preparativos para a Hexa FunFest, em Arraial do Cabo, estão a todo vapor. A arena, localizada na Praia Grande, que irá receber os milhares de moradores e turistas no período da Copa do Mundo, já está sendo decorada. E a divulgação do evento está sendo intensificada por um grupo de jovens através de panfletagem nas ruas da cidade.
O evento, que terá início no dia 12, junto com a abertura da Copa do Mundo, contará com o apoio de 50 alunos da rede municipal de ensino, contratados como monitores para auxiliar os torcedores da arena. Os estudantes se reuniram na última sexta, 06, para serem capacitados ao cargo que irão exercer durante os 31 dias de evento.
Na reunião, realizada no Centro Manoel Camargo, os alunos receberam informações históricas e turísticas do município, além de conhecerem todo o material gráfico e a mecânica da Hexa FunFest. Até a abertura do evento os estudantes, também serão capacitados por professores do curso de línguas Stand Up, para facilitar o diálogo com visitantes estrangeiros.
A Hexa FunFest é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a ACIAC – Associação Comercial, Industrial e Turística de Arraial do Cabo, ATAC – Associação de Turismo de Arraial do Cabo, e AMA –Associação das Empresas de Mergulho Recreativo, Turístico e de Lazer de Arraial do Cabo. 
A festa da Torcida Cabista, irá acontecer na Praia Grande, durante a Copa do Mundo. A estrutura conta com área de alimentação, sala de imprensa e um mega telão de LED, onde todos os dias serão exibidos jogos da Copa. Shows, atividades esportivas, culturais e sorteios de brindes também fazem parte da programação que promete agitar a Torcida Arraial do Cabo.

Moda: Grávida,Mila Kunis arrasa em vestido curtinho

Durante a première do filme Third Person nesta segunda-feira, 9, em Hollywood, a mulher do ator Ashton Kutcher optou por um vestido preto larguinho e sexy.
















fonte: Caras Brasil

Maricá: Tubulação de esgoto provoca alagamento

A Prefeitura de Maricá informa que o alagamento nas últimas chuvas, na recém pavimentada Avenida Nossa Senhora do Amparo, no Centro, foi causado por uma antiga tubulação de esgoto que obstruiu a galeria de águas pluviais, reduzindo a vazão pela metade. Técnicos da Secretaria Municipal de Obras fizeram uma vistoria no local nesta segunda-feira - 09/06 - e descobriram as manilhas obstruídas. A secretaria agora estuda as alternativas a serem tomadas para sanar o problema. 

Em maio, a Prefeitura ampliou as galerias de redes pluviais e pavimentou as ruas Pereira Neves, próxima ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal; Alferes Gomes, via de acesso à Câmara Municipal, Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel e Prefeitura; além da Avenida Nossa Senhora do Amparo.

Cabo Frio: "Grande Jardim" em obras

Os pesados investimentos da Prefeitura em obras de urbanização, e agora com a parceria do governo estadual firmados em convênio assinado na sexta-feira (6), vão mudar a vida das pessoas nos bairros Monte Alegre, Reserva do Peró, Jardim Peró, Guriri e Grande Jardim Esperança.

Pelo convênio assinado com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, cerca de R$ 79 milhões serão aplicados na execução de obras de drenagem e pavimentação dos bairros. No total, serão quase 35 quilômetros de asfalto e 70 quilômetros de calçadas com iluminação pública.

- Definimos os bairros beneficiados e fomos brigar pelos recursos para fazer as obras que nossa população merece. Mesmo assim, estamos também investindo muito com recursos próprios em diversos pontos de Cabo Frio -, disse o prefeito Alair Corrêa lembrando que estão adiantadas as obras na estrada Velha de Búzios que liga Cabo Frio ao Centrinho. No local o asfalto está quase todo pronto. No bairro Eldorado III a maioria das ruas já recebeu pavimentação e todas as ruas serão reurbanizadas.

-Esses investimentos de reurbanização vão mudar a vida dos moradores e devolver a dignidade às pessoas -, disse o prefeito.

Pelo projeto, serão 17 ruas no Jardim Peró, em uma extensão de 5,2 quilômetros; 10 vias no Guriri, em uma extensão de 2,6 quilômetros; 28 ruas na Reserva do Peró, em uma extensão de 10,3 quilômetros; e 52 ruas em Monte Alegre, em uma extensão de 16,4 quilômetros.

A estimativa é de que as obras comecem no início do segundo semestre deste ano e terminem em um ano e meio.

O prefeito Alair Corrêa agradeceu ao governador Pezão e confirmou também os investimentos para a construção do Parque do Povo numa área que será dedicada ao lazer e entretenimento dos mais de 60 mil moradores do Grande Jardim.

Arraial do Cabo: Audiência Pública debate saúde

Há quase quatro anos, municípios da Região dos Lagos discutem a implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que agora está prestes a se tornar uma realidade. Na próxima terça-feira (10), representantes do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo vão se reunir em audiência pública, às 18h no auditório da Primeira Igreja Batista (PIBAC), na Rua Afonso Pena, 2, no Centro.

O evento, aberto aos moradores, profissionais da saúde, autoridades e entidades, tem por objetivo apresentar à sociedade todas as questões referentes ao consórcio, além de deixar um espaço para manifestações populares a respeito do assunto. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo, Sandra Brandão, o debate é importante para o conhecimento das diretrizes do consórcio que, se aprovado, vai funcionar entre nove municípios da Baixada Litorânea.

“Com o consórcio as pessoas dos municípios abrangentes poderão receber atendimento não só nas cidades de origem, como em qualquer outra. Por exemplo, algumas cidades têm centros de referência em tal especialidade, e que talvez não tenha em outra, dessa forma, os moradores serão beneficiados com atendimento de qualidade e gratuito, por meio do Sistema único de Saúde (SUS)”, explica Brandão.

O Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo convida a população para integrar a equipe de conselheiros. O Conselho realiza um trabalho voluntário de fiscalizar e planejar as ações de saúde no município cabista.

“Temos reuniões mensais e sempre estamos prontos para ouvir e orientar os moradores sobre os problemas de saúde. É bom para o município e para o próprio cidadão, que os moradores façam parte do Conselho Municipal de Saúde, assim, podemos propor e verificar mais de perto a real situação da saúde em nossa cidade”, afirma Sandra Brandão.

Um dos reflexos positivos do trabalho conjunto, por exemplo, é o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF). Em Arraial do Cabo, há mais de um ano pelo menos 663 famílias do distrito de Sabiá recebem atendimento de segunda a sexta-feira, dos médicos do posto de saúde. Recentemente o posto contratou um fisioterapeuta e um cardiologista, que fazem todo o acompanhamento médico dos moradores. O PSF de Sabiá atende também as áreas de Pernambuca, Caiçara e Novo Arraial.
Outras informações pelo telefone: (22) 9882-3248 – Sandra Brandão, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo.

Araruama: Lei de Responsabilidade Fiscal

O prefeito em exercício de Araruama, Anderson Moura, recebeu em seu gabinete na sexta-feira, dia 6, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e de várias secretarias municipais. O tema principal da reunião foi a ratificação da parceria para a regularização do município no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), para garantir o repasse de recursos provenientes do Tesouro Nacional.
Segundo Valéria Mendes, gerente regional da Superintendência Centro Leste Fluminense da CEF, a parceria da Prefeitura com o banco é estratégica para que a regularização aconteça. Entre as questões importantes que dependem de iniciativas do Poder Público municipal estão a renegociação de pendências junto ao Tesouro Nacional, a emissão de relatórios de gestão fiscal e a adequação aos itens da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Nós verificamos um grande movimento do município em resolver essas questões. Por isso viemos aqui ratificar essa parceria. Pelo que percebemos, o prefeito está trabalhando de uma forma sinérgica, envolvendo todas as secretarias, dando significado e a devida importância a cada ação, com planejamento. Isso com certeza vai gerar a eficiência e a eficácia que nós também buscamos”, disse.
Durante o encontro foram abordadas questões sobre o impacto do CAUC no município, os projetos e recursos de financiamento, recursos de transferência voluntária, PAC e o Programa Minha Casa Minha Vida.
Para Anderson Moura, a reunião foi parte importante do processo de integração com a CEF e com o compromisso do governo de estar capacitado a receber as transferências de recursos que beneficiarão diretamente à população.
“Todas as ações que o Governo municipal toma tem por objetivo promover o bem estar da população, desenvolvendo sua cidadania e seu desenvolvimento humano e social. Cabe à Prefeitura buscar todos os recursos possíveis para que tenhamos condições de trazer melhorias para os araruamenses, e isso passa necessariamente pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, pela regularização do município no CAUC, e a parceria com a Caixa Econômica tem sido bastante importante”, ressaltou.

Iguaba: Concursados tomam posse de cargos

Na tarde de ontem, 09 de junho, nove candidatos aprovados no Concurso Público 001/2012 tomaram posse de seus cargos na prefeitura. Os cargos ocupados são agente administrativo, técnico de radiologia, odontólogo ambulatorial, orientador pedagógico e professor.

Morre no Rio o ex governador Marcello Alencar do PSDB

Morreu na madrugada de hoje o ex governador do Rio de Janeiro, o tucano Marcello Alencar. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório será na quarta feira às 19hs no Palácio da Cidade.

Conheça mais sobre sua história

Fonte: Wikipédia

Como advogado, defendeu presos políticos durante o Regime Militar de 1964. Filiado ao MDB, foi suplente do senador Mário de Sousa Martins pelo extinto estado da Guanabara. Em 1969, com o advento do Ato Institucional Nº5, ele próprio teve seu mandato cassado e direitos políticos suspensos.3
Após a Lei da anistia e o fim do bipartidarismo no país, filiou-se ao PDT. Presidiu o extinto BANERJ no início do primeiro governo de Leonel Brizola que o nomeou para ocupar a chefia municipal (na época os prefeitos das capitais eram indicados pelo governador). Em janeiro de 1986 passou o cargo para Saturnino Braga. Ainda em 1986 concorreu ao Senado Federal, perdendo para Nelson Carneiro e Afonso Arinos1 .
Retornou à prefeitura em 1989, ao ser eleito nas eleições municipais de 19881 . Em sua segunda gestão recuperou as finanças da prefeitura, que teve a falência decretada por seu antecessor. Reformou praças, vias públicas, escolas e hospitais e implementou o Rio-Orla, projeto urbanístico que consistiu na remodelação dos calçadões das avenidas litorâneas com a implantação de ciclovias4 . Por não conseguir indicar o seu aliado Luis Paulo Corrêa da Rocha como candidato do PDT a sua sucessão, deixou o partido e entrou em choque com Brizola4 .
Em 1993 se filiou ao PSDB junto com o seu grupo político. Pela legenda tucana venceu o pleito estadual de 1994, derrotandoAnthony Garotinho. Como governador fez a Via Light, expandiu as linhas 1 e 2 do metrô, levando-o para Copacabana e Pavunae, rompendo com seu passado trabalhista, privatizou uma série de empresas estatais como a CERJ (Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro), BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro), CONERJCEG (Companhia Estadual de Gás), Flumitrens e o próprio Metrô e ainda extinguiu a CTC-RJ (Companhia de Transportes Coletivos do Estado do Rio de Janeiro). Deixou o governo estadual em janeiro de 1999. Em2002 sofreu um AVC que lhe deixou pequenas sequelas. Segue no comando do PSDB fluminense4 .
Marcello Alencar morreu as 04h15 de terça-feira, 10 de junho de 2014, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro.