terça-feira, 10 de junho de 2014

São Pedro: Médicos Cubanos chegam à cidade

Nesta segunda- feira (09), quatro médicos do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, iniciaram os atendimentos em São Pedro da Aldeia, nas unidades de saúde Vinhateiro, Alecrim, Parque Arruda e Porto do Carro. A secretária de Saúde, Isaura Oliveira, acompanhou o primeiro dia de trabalho dos profissionais cubanos. O  município aldeense terá ainda os serviços de mais quatro médicos generalistas, que aguardam regularização de documentos. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, solicitou junto ao Ministério da Saúde mais três generalistas, no total 11 médicos devem prestar os serviços na cidade.


Os médicos estarão à disposição da população aldeense de 8h às 17h. O contrato de três anos dos profissionais, prevê uma carga horário de 40 horas semanais, 32 horas de atendimentos nas unidades  e 8 horas de capacitação.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a chegada dos médicos é muito bem-vinda. “Estamos trabalhando para melhorar o atendimento à população. A chegada dos médicos cubanos na rede municipal é uma conquista para a saúde aldeense. Vamos continuar trabalhando com seriedade e transparência para oferecer, cada vez mais, uma saúde de qualidade para todos”, disse.
Segundo Isaura de Oliveira, Secretária de Saúde, os médicos fazem parte de uma reconstrução do sistema de saúde.
“Esses médicos cubanos  saem das faculdades especializados em saúde da família. Eles são generalistas e chegam em São Pedro da Aldeia para estar a disposição da população. Os médicos serão supervisionado por tutores e pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Para o sucesso desse programa no município, vamos contar também com a ajuda da população. A cidade e a saúde municipal ganham muito com essa chegada. Nosso objetivo é atender a totalidade da população de São Pedro, por isso solicitamos mais profissionais”, afirmou Isaura.
Os profissionais estrangeiros são remunerados diretamente pelo Governo Federal. O município de São Pedro da Aldeia arca com a despesa de transporte, refeição e hospedagem.
Moradora do Vinhateiro, Maria das Graças de Souza, elogiou a chegada de mais médicos na Unidade de Saúde da Família.
“São Pedro da Aldeia está de parabéns por trazer esse programa federal para a nossa cidade. O número de atendimentos vai aumentar e com certeza a população dará todo o apoio a esses médicos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário