quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cabo Frio: SEME promove CineAfro e Indígena

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio do Departamento de Formação Continuada (DEFOC), está exibindo filmes com rodada de debates sobre temas voltados para a história e cultura afro-brasileira e indígena. Os filmes serão exibidos sempre às quartas-feiras, a partir das 18h10min, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, e serão ministrados pelo professor formador José Alexandre.
De acordo com a professora Tarsiana Almeida, diretora do DEFOC, a rodada de debates vai permitir aos professores subsídios teórico-metodológicos para a aplicação da Lei 11.645/08 que institucionaliza o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio.
CineAfro e Indígena é parte dos cursos de Formação Continuada e os participantes receberão declaração de carga-horária. Jaqueline do Couto, coordenadora pedagógica do DEFOC, explica que a oferta dos cursos com formato diferenciado foi estratégia para apresentar, na prática, recursos diversificados para abordagens de temas afro-brasileiros e indígenas.
 – O objetivo é que o professor reflita sobre os estereótipos e preconceitos construídos ao longo da história do Brasil repensando  suas práticas pedagógicas. Tudo isso também faz parte do processo de reconstrução do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. Afinal, a escola, quando bem articulada, é o espaço de construção, não só do conhecimento, mas, também, de formação da identidade, de valores, emoções e de interação social – complementa.
Os interessados já podem se inscrever, pois o primeiro filme será "Populações Indígenas – Expedições", na nesta quarta-feira, dia 09 de abril. Basta se dirigir Centro de Estudos Natália Caldonazzi, que fica na Rua Coronel Ferreira, nº 221, no bairro Portinho, ou ligar para o telefone (22) 99287 8631.
Confira a programação completa:
9/4 – Populações Indígenas - Expedições – Educação Infantil ao Ensino Médio
16/4 – Terras Indígenas - Expedições – Educação Infantil ao Ensino Médio
30/4 – As aventuras de Azur e Asmar – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
7/5 – A negação do Brasil- O negro nas telenovelas – Ensino Fundamental ao Ensino Médio
14/5 – Amistad – Ensino Fundamental ao Ensino Médio
21/5 – Quilombo – Ensino Fundamental ao Ensino Médio
28/5 – Hotel Ruanda – Ensino Fundamental ao Ensino Médio
4/6 – Kiriku e Feiticeira – Educação Infantil

Búzios: Umeab não é reconhecida como entidade legítima e é impedida de participar de reunião.

Clique e assista!

Em 9 de abril de 2014, as três entidades representativas do Educação em Movimento estiveram presentes para a audiência com o Prefeito de Armação dos Búzios, assim como alguns alunos e servidores municipais da educação. No entanto, os Assessores de Governo, de Comunicação e de Imprensa da Prefeitura de Búzios disseram que não reconheciam a UMEAB (União Municipal de Estudantes de Armação dos Búzios) como entidade de representação dos estudantes municipais. Por isso, alguns alunos, membros do pro-grêmio do Colégio Municipal Paulo Freire, quiseram entrar no lugar da presidência da entidade. Mesmo assim, o governo alegou que fará, a posteriori, reuniões com os estudantes, em separado do Movimento pela Educação, por motivos ainda obscuros ao entendimento popular. Os presentes no local, mais uma vez, deixaram bem claro que o Movimento pela Educação é unificado e não haveria possibilidade alguma de excluir os estudantes do diálogo, pois eles são a razão de ser da Educação e do próprio Movimento. Entretanto, o governo exibiu um documento que dizia não reconhecer a UMEAB. O fato mais estranho foi que, antes da apresentação desse documento, o "Robinho" (Assessor de alguma coisa) alegou que o Movimento não tinha um ofício que confirmasse a audiência e, por isso, ele não entendia como oficial o nosso encontro. Embora o documento apresentado pelo governo tivesse sido encaminhado para coordenadora do SEPE Lagos, não havia nenhuma rubrica de qualquer membro do referido sindicato atestando o recebimento do tal documento.
Mesmo com o impasse, os sindicatos entraram para tentar convencer o Prefeito a atender com a presença dos estudantes, mas não conseguiram, se quer, vê-lo, ou falar com ele.
Há que se ressaltar que o Movimento pela Educação já abriu diversos canais de negociação, por inúmeras vezes, com o governo, não obtendo sucesso algum. O Movimento pela Educação da Búzios não deseja paralisações, nem greves. Deseja apenas que o governo negocie com a comissão de representações.
Contudo, pelo que foi visto até hoje, isso não é possível. Sendo assim, temos à frente um eminente indicativo de paralisação e greve.
Venha deliberar sobre os rumos do Movimento na Assembleia de hoje (10/04/2014), na Câmara Municipal de Armação dos Búzios, às 18 horas!

Obs.: Os Estudantes se dirigiram ao Ministério Público para realizar uma denúncia sobre o descumprimento de lei federal que garante a voz da representação estudantil.

Menos desinformações em:http://educacaoemmovimentobuzios.blogspot.com.br/














https://www.facebook.com/photo.php?v=627907800612570&set=vb.621464441256906&type=2&theater


Nota da Umeab:

Ontem, nós da UMEAB, estávamos presentes em frente ao gabinete do prefeito, acompanhados por alunos do Paulo Freire e por nossos companheiros de luta no movimento unificado, o SEPE Lagos e a ASFAB.
O movimento unificado estava com reunião marcada com o prefeito para o meio dia (seria às 16h, mas foi adiantada por telefone), mas nós da UMEAB fomos impedidos de entrar, mesmo tendo um ofício protocolado pela prefeitura confirmando o recebimento do mesmo, onde havia assinatura das três entidades do movimento. Ficamos vários minutos discutindo com o secretário adjunto do gabinete do prefeito, que nos impedia de entrar por conta de nossa “legitimidade”. Nós possuímos legitimidade sim, afinal fomos eleitos democraticamente, por meio de congresso estudantil municipal, congresso no qual o vice-prefeito e uma secretária estavam presentes, congresso no qual foi questionada a ausência do secretário de educação e do prefeito pelos alunos, congresso no qual um estatuto foi aprovado e uma diretoria eleita. Chega de tentar acabar com a organização dos alunos, é isso que o poder público está fazendo. Queremos ser ouvidos, temos nossas reivindicações, o movimento é unificado e não será enfraquecido. Estamos todos na luta, e quando a população entra em um jogo, é pra vencer. Estamos tentando medidas diplomáticas, estamos tentando dialogar, mas se isso não acontecer, Búzios vai parar.
Agradecemos muito pela fidelidade das outras entidades ao movimento unificado, que não fizeram a reunião sem nós, estudantes. E só entraram no gabinete para solicitar a nossa entrada. Não há palavras para descrever a espontaneidade de afeto que há entre nós. Estudantes abraçando a luta dos profissionais da educação, profissionais da educação abraçando a luta dos estudantes. Isso é movimento social, isso é união. Parabéns SEPE. Parabéns ASFAB.
Vale ressaltar que a UMEAB, logo após o término do ocorrido, se dirigiu ao Ministério Público e se informou sobre como denunciar o fato da prefeitura não nos reconhecer, desrespeitando o artigo 5º do estatuto da juventude, e mesmo possuindo estatuto, diretoria e propostas aprovadas em congresso e carta de reconhecimento das entidades nacionais de representação estudantil (UNE e UBES) e entidades de representação estadual dos estudantes (UEE-RJ e UEES-RJ), reconhecendo a legitimidade da UMEAB quanto sua representação estudantil. Um ofício foi enviado supostamente ao SEPE avisando que a UMEAB não entraria, e o ofício foi recebido por uma funcionária da secretaria de educação(que não pertence ao SEPE).
Ressaltamos também que, segundo nosso estatuto, nós representamos estudantes da REDE MUNICIPAL, ESTUDANTES TÉCNICOS e UNIVERSITÁRIOS que residem no município, e também pós-graduandos.

Foto: Educação em Movimento