terça-feira, 3 de junho de 2014

Arraial do Cabo: Cidade tem divulgação em Córdoba

Depois do sucesso em Bueno Aires, com o auditório do Hotel Panamericano lotado, Arraial do Cabo foi apresentado pela primeira vez em Córdoba, também na Argentina, nesta última quinta-feira, 29. O evento aconteceu no auditório do Interplaza Hotel, centro da cidade. Na ocasião, a Secretaria de Turismo divulgou o município cabista para operadores e agentes de viagens da localidade com o objetivo de intensificar o turismo internacional na cidade.
Além de apresentar para o público-alvo as belezas naturais e culturais, o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Marco Simas, também destacou que o município vive outra realidade em relação à estrutura turística.
“É importante enfatizar a estrutura que a cidade oferece. Atualmente temos orlas bem cuidadas, deixando as nossas praias ainda mais bonitas. A nossa rede hoteleira é equipada para receber os visitantes com todo o conforto. É necessário ressaltarmos a capacidade receptiva de Arraial do Cabo em todos os aspectos. O trabalho foi igual ao de Buenos Aires, com muita cordialidade de todos. Um verdadeiro sucesso!”, explica Simas.
Eliana Martinez da agência Impulso Travel, ficou encantada com o que viu. “Minha empresa trabalha há vários anos com as cidades do sul do Brasil, principalmente com Camboriú e Florianópolis. Mas, depois dessa apresentação, vou passar a trabalhar com Arraial do Cabo”, completa Eliana.
Com o objetivo de capacitar o trade de turismo sobre o destino e seus produtos comerciais, a equipe cabista quer também alcançar outras localidades com fortes tendências de trazer turistas internacionais para o município. Além da Argentina o Turismo de Arraial do Cabo pretende ir ao Chile, Peru e Uruguai.

Macaé: Alunos da rede municipal se destacam em competições esportivas na região

Habilidades como correr, saltar, arremessar e lançar fazem parte das aulas de atletismo do projeto “Macaé de Atletismo”, ministrado no Ciep Municipalizado Maringá. Os alunos são atletas que se destacam em torneios internos e em competições disputadas em outros municípios. Os treinos acontecem em horários diferentes das aulas curriculares. 

Recentemente, os alunos participaram dos Jogos Estudantis do Noroeste Fluminense, na cidade de Itaperuna. A competição reuniu estudantes de municípios como Itaperuna, Natividade, Varre Sai, Porciúncula, Italva e Santo Antônio de Pádua, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. Ao todo, foram cerca de 300 atletas, divididos em duas categorias: de 11 a 14 anos e de 15 a 17 anos. 

Os 29 macaenses que competiram conquistaram 22 medalhas. Kemylle Araújo conquistou o ouro nos 250 metros e a medalha de prata no revezamento 4x75 metros. Já Solene Martins foi a primeira colocada no lançamento do Dardo. Thalles dos Santos também ficou em primeiro no lançamento do Dardo, e terceiro no arremesso do peso. 

- Estou muito feliz com minhas conquistas. Batalhamos para vencer os obstáculos, superar os desafios e fazer o melhor -, contou Kemylle, de 12 anos. Thalles dos Santos, por sua vez, já se prepara para participar de um torneio no próximo sábado (7), no Rio de Janeiro. 

Na lista de medalhistas de ouro também estão Kaio Simas, Allan Xavier e Matheus Mota. Os alunos Almir Júnior, Larissa Portugal, Amanda Eufrázio, Joaquim Fernandes e Talita Nascimento foram prata. Joaquim e Talita também conquistaram medalhas de bronze, assim como Tamires Rodrigues, Breno Silveira, Lincoln Muniz, Nathalia Costa, Iara da Silva e Adrielly de Oliveira.

Projeto - O projeto “Macaé de Atletismo” é uma ação conjunta da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur) e a Secretaria de Educação. O projeto é ministrado por três professores; Híller Franco, Leonardo Areas e Francine Farah. A coordenação é do professor Ricardo Silva, da Fesportur. 

- A rede municipal conta com programas esportivos como atletismo, judô, xadrez e koferbol, e muitos outros que visam trabalhar não apenas a coordenação motora e desenvolvimento do aluno, mas as habilidades como concentração, responsabilidade e disciplina -, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.

São Pedro da Aldeia: Avança obra de ligação da RJ 140 ao Bairro São João

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, está dando continuidade à obra de ligação que facilitará o acesso da Rodovia RJ 140 à Rua Marechal Juarez Távora, principal rua do Bairro São João. A fase de drenagem do terreno está sendo finalizada. Após o término dessa fase, será iniciada a etapa de pavimentação, com regularização e compactação do terreno, seguido da colocação de sarjeta, cremação e concreto asfáltico. A obra, que teve início em meados de abril, tem prazo de três meses para ser concluída.De acordo coSecretário de Urbanismo e Habitação, Júlio Berlandi explica o projeto.

 “A obra compreende não somente a ligação da rua com a rodovia, mas também a construção de uma pista de skate, um campo de futebol, uma nova área de lazer e uma nova entrada com pórtico de acesso”, disse.m o Prefeito Cláudio Chumbinho, o objetivo dessa obra de ligação é facilitar o acesso ao bairro. "Essa obra é um sonho antigo dos moradores do bairro. É um acesso que vai facilitar muito o transito no local", disse.

Rio das Ostras: Município recebe investimentos para Turismo

No próximo semestre, Rio das Ostras receberá novos investimentos no setor turístico. Graças a parcerias com os governos Estadual e Federal, a cidade vai receber nova sinalização turística, e ainda participar de um dos mais importantes festivais do setor no Brasil. Entre as conquistas da Administração Municipal, está ainda a inclusão de Rio das Ostras em um estudo realizado pelo Ministério do Turismo voltado ao índice de competitividade do município. As novidades foram anunciadas nesta segunda, 26, em uma reunião com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Laje, e da secretária de Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes. 

O encontro, ocorrido no Rio de Janeiro, também contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, Vicente José de Lima Neto, o secretário de Estado de Turismo, Claudio Magnavita, e representantes de outros dez municípios fluminenses. 

“É muito importante este contato com outras esferas governamentais. São nesses encontros que conseguimos parcerias em investimentos e podemos avançar em nossas ações”, contou Carla Ennes. 

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA - As placas serão instaladas até o final do próximo semestre e atenderão aos principais pontos turísticos de Rio das Ostras entre praias, os parques dos Pássaros e Municipal e o Circuito Eco Rural. A expectativa é de que quase 100 placas sejam colocadas, colaborando para a recepção dos turistas no próximo verão, período de alta temporada na Região. 

FESTIVAL DO TURISMO - Além da sinalização turística, Rio das Ostras foi escolhida para participar do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 4 e 6 de junho. Durante o evento, o Município vai divulgar, em especial, o Festival de Jazz & Blues, principal evento cultural da cidade. Este ano, o evento será realizado em dois finais de semana distintos, nos dias 8, 9 e 10; e 15, 16 e 17 de agosto, nos quatro palcos existentes. 

ESTUDO - No encontro, Carla Ennes também solicitou ao Ministro Vinicius Laje a participação de Rio das Ostras no Estudo de Competitividade do Governo Federal. A pesquisa visa avaliar os destinos turísticos competitivos do Brasil, considerando a relação do visitante com o município e suas diversidades e singularidade turística.


Saquarema: Dia mundial sem Tabaco

A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria de Saúde realizou no último sábado (31/05), um evento pelo dia mundial sem tabaco. Com uma tenda colocada na Praça de Bacaxá e outra em frente ao Hospital Nossa Senhora de Nazareth, uma equipe ofereceu serviços como Teste de Fageström (teste do grau de dependência química da nicotina),encaminhamento dos fumantes para o tratamento, conscientização entre outros.
Também aconteceu uma apresentação da banda musical do Colégio Oliveira Viana, além da distribuição de folders, explicando os malefícios do cigarro e os benefícios que se tem quando a pessoa para de fumar.
Essa foi mais uma iniciativa da Prefeitura de Saquarema, juntamente com a equipe da Secretária de Saúde, que juntas estão trabalhando para melhorar a cada dia mais a saúde dos saquaremenses.
Saquarema, cada vez melhor.

Araruama: Cidade participa de reunião de prefeitos do CONLESTE em São Gonçalo

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, William Paes Louzada, representou o prefeito em exercício de Araruama, Anderson Moura, na reunião do Consórcio dos Municípios do Leste do Rio de Janeiro (CONLESTE), realizada na sexta-feira, dia 30, na sede social do SEST SENAT em São Gonçalo.

O evento reuniu prefeitos de São Gonçalo, Niteroi, Magé, Cachoeiras de Macacu, Tangué e Rio Bonito, e contou com a presença de Gilmar Dominici, chefe de Assuntos Federativos da Presidência da República e ex-prefeito de Franca-SP, responsável pela ligação dos municípios com o Governo Federal.
Dominici orientou os presentes sobre a participação dos municípios no PAC II e falou sobre o lançamento do PAC III. Também foi abordada a questão do aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios e da melhoria do ISS com a mudança da tabela de arrecadação, incluindo entidades que não estão sendo tributadas, principalmente bancos, leasing e cartões de crédito, que terão suas arrecadações migradas para o interior.
O chefe de Assuntos Federativos detalhou também sobre a gestão do uso do solo e do projeto Minha Casa Minha Vida e seus impactos socioeconômicos. Ainda foram debatidos os impactos da implantação do COMPERJ nas áreas de segurança, saúde e infraestrutura. Dominici orientou os representantes sobre liberação de Emendas e Royatilies.
A próxima reunião do CONLESTE está marcada para o dia 27 de junho no município de Guapimirim.

Iguaba: Unidade Móvel da Sika leva treinamento a Iguaba nesta terça

Uma parceria entre a Sika e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer trará mais uma vez para Iguaba Grande a Unidade Móvel de Treinamento da empresa. Com capacidade para receber até 12 pessoas por aula, a carreta oferecerá curso gratuito de Novas Técnicas de Impermeabilização para pedreiros, mestres de obras, vendedores de lojas de material de construção e consumidores. As aulas duram cerca de 40 minutos e acontecerão das 09h às 18h, a partir desta terça dia 3.
A Unidade Móvel ficará em frente à Praça Edila Pinheiro, no Centro. As inscrições podem ser feitas no próprio local. O caminhão conta com sala de aula, laboratório próprio para a aplicação dos produtos, televisores e diversos recursos de som e imagem.
“Esta é a segunda edição do projeto. Resolvemos trazer o caminhão novamente porque no ano passado foi um sucesso. Queremos continuar oferecendo conhecimento técnico aos profissionais da nossa cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Marco Aurélio Gama.
A Sika Brasil é uma empresa multinacional com atuação na área de produtos químicos para construção civil e indústria. Hoje a empresa é uma das líderes em produtos químicos para a construção civil nas áreas de aditivos para concreto, impermeabilizantes, selantes e adesivos, dentre outros.
Os alunos que fizerem o curso receberão certificado e participarão do sorteio de bicicletas.