quarta-feira, 26 de junho de 2013

Veiga de Almeida: Alunos do Rui Barbosa visitam a Universidade

Intercâmbio auxilia no processo de escolha profissional de jovens que estão terminando o Ensino Médio

Cerca de 80 alunos do Colégio Municipal Rui Barbosa visitaram a Universidade Veiga de Almeida (UVA) na manhã desta quarta-feira, 26. Os alunos, todos do terceiro ano do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de conhecer o campus, além de bater um papo sobre diversas profissões, com professores e laboratoristas.

A professora Adriana Braga, coordenadora do curso de Turismo, apresentou a profissão e o vasto mercado de trabalho para os turismólogos de maneira bastante descontraída. Lembrou que ganhar dinheiro fazendo o que se gosta é muito mais prazeroso e resulta num trabalho de excelência. “Sou uma professora apaixonada. Para mim, é uma satisfação estar em uma sala de aula todos os dias”, ressaltou. O professor Marco Antônio Faria, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e o professor e fisioterapeuta Cláudio Queiroz também compartilharam suas experiências profissionais.

Após as palestras, os alunos foram divididos em grupos menores para as visitas guiadas ao campus, passando por diversos laboratórios, entre eles os de anatomia, Enfermagem e Comunicação Social. “Amei!” Em apenas uma palavra a jovem Stefany Monte resumiu a visita. Apesar de já ter feito o teste vocacional, está em dúvida entre a profissão que vai escolher. “Tenho até o fim do ano para tomar a decisão. O que não posso é ficar parada”, disse. Pedro Henrique dos Santos Matos contou que ao visitar o laboratório de Engenharia houve identificação. Ele conta que desde muito cedo sempre teve aptidão para a área de exatas. “Sempre tive uma visão muito clara do que é a Engenharia e do que eu quero. Quando entrei no laboratório, me vi fazendo aquilo”, destacou, acrescentando que a visita confirmou suas expectativas.

Feira de Profissões
Na próxima quarta-feira, 3 de julho, será a vez do Rui Barbosa receber alunos e professores da Veiga de Almeida para a Feira de Profissões. Diversos cursos estarão no colégio, entre 9h e 12h, realizando uma série de atividades reacreativas, além de demonstrações práticas do cotidiano profissional.

As visitas guiadas e Feira de Profissões são atividades do projeto Vivenciando, que promove a integração entre a UVA e as escolas de Ensino Médio de toda a Região dos Lagos, tanto públicas quanto particulares. A coordenadora do projeto, professora Eulalia Farias, ressalta que o projeto tem como objetivo auxiliar os alunos na escolha profissional, por meio de diversas ferramentas, entre elas os testes vocacionais, palestras de apresentação de cursos, visitas à Universidade, aulas ministradas pelos professores das escolas nos laboratórios da UVA. “Os alunos também podem agendar para assistir aula nos cursos de graduação e tirar dúvidas com os coordenadores”, informa Eulalia.

As escolas que desejam receber as ações do projeto Vivenciando, podem fazer a solicitação pelo e-mail vivenciandocf@uva.br ou pelos telefones (22) 2644-5282 e 2640-1600, ramal 295.

Aprovada lei que torna a corrupção crime hediondo.

A sessão extraordinária do Senado aprovou hoje - 26 - depois de quase cinco horas de trabalho a lei de autoria do senador Pedro Taques que transforma a corrupção em crime hediondo.

Mesmo com o quórum do senado limitado, o projeto foi aprovado e segue para a sanção da presidenta
Dilma Houssef.

A pauta estava no Senado desde 2011 e agora, depois das manifestações e do anúncio dos cinco pactos pela presidenta Dilma, e caráter extraordinário o projeto foi votado e aprovado.

Arraial do Cabo: SETOR DE PESCA EM ARRAIAL DO CABO TERÁ INVESTIMENTOS PARA MELHORIA DA ATIVIDADE

A Prefeitura Municipal através da Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac) está buscando parcerias nos Governos do Estado e Federal para melhorar a economia do setor pesqueiro do município. Em apenas cinco meses a frente da Fipac, o presidente Francisco de Assis, está a um passo de assinar o convenio de cooperação técnica com a Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) e trazer projetos para a cidade, o que deve acontecer ainda este mês. 

De acordo com Assis, a Fipac está focando na sua função científica e levantando dados para conseguir investimentos para o setor. E uma das atividades bem sucedidas é a maricultura, e a criação de garoupa é o próximo projeto que a Fundação quer implantar. 

“Nós fizemos um trabalho de estatística pesqueira que dá toda uma sustentação não só a nível municipal, mas também estadual e federal, que comprova a forte atividade de pesca em Arraial do Cabo. Com esses dados, a gente vai passar a ter um link com a Fiperj e com o Ministério da Pesca. Através dessas informações, conseguimos provar que Arraial do Cabo tem capacidade de receber projetos e investimentos para desenvolver este setor”, disse Assis.

Ainda de acordo com Assis, o Ministério da Pesca tem como um dos objetivos a implantação de infraestrutura de apoio à produção, ao beneficiamento e à comercialização do pescado e de fomento à pesca e para tal possui fundos para investir na atividade. Cabe ao município apresentar dados científicos que justifiquem o investimento na atividade pesqueira específica da cidade.

Arraial do Cabo, entre outros benefícios, deverá receber o Caminhão Feira, para venda de pescado nos bairros do município, e curso de capacitação para pescadores com maquinários a nível técnico. 

Casimiro de Abreu: Conferência Municipal de Educação inicia nesta sexta-feira


 A Prefeitura de Casimiro de Abreu vai realizar a Conferência Municipal de Educação nos dias 28 e 29 de junho. O evento será no Ciep Municipalizado 459 José Bicudo Jardim. As inscrições pela internet terminam nesta quarta-feira (26). No site da Prefeitura (www.casimirodeabreu.rj.gov.br) há um link para os profissionais de ensino que quiserem participar de debates dos eixos temáticos.
    Em agosto, será realizada a Conferência Estadual de Educação e no início do ano que vem a Conferência Nacional de Educação (CONAE). A proposta é discutir educação com sociedade civil, igrejas, sindicatos, lideranças comunitárias e autoridades durante as conferências municipais. A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu realizou duas pré-conferências para apresentação dos temas que serão abordados.


Programação



Dia 28
    
8h – Cerimônia de Abertura
8h às 12h – Credenciamento
9h – Aprovação do Regimento
10h – Discussão dos Sete Eixos Temáticos nas salas
12h – Almoço
13h30min – Prosseguimento d discussão dos Eixos Temáticos nas salas




Dia 29



8h – Prosseguimento da discussão dos Eixos Temáticos nas salas/Plenária Final
12h – Almoço
13h30min – Plenária Final / Escolha dos Representantes
18h – Encerramento

Maricá: Capelas de Araçatiba e Ponta Negra homenageiam São Pedro pescador

Com apoio da prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Turismo, as capelas de Araçatiba e Ponta Negra preparam uma série de atividades para homenagear o santo protetor dos pescadores, São Pedro, cujo dia no calendário religioso é tradicionalmente comemorado em 29 de junho. Missas, procissão e shows fazem parte da programação festiva que tem início na próxima sexta-feira, dia 28/06.
 
Em Araçatiba, a programação religiosa na capela, que já começou no último dia 20/06, segue até o dia 28/06, com a realização diária, às 19h30, das novenas com a participação de comunidades de outras capelas. No dia 28/06, sexta-feira, às 21h, será realizado show de forró com a banda “Tatudoemcasa”. 
 
No sábado, dia 29/06, dia do santo, as homenagens têm início às 6h, com alvorada festiva e café da manhã partilhado. Às 18h, haverá procissão no entorno da capela e, às 19h, celebrada Missa Solene no interior da igreja. Às 20h30 será realizado show católico e, às 22h, show de forró com a banda Pimenta do Reino. 
 
No domingo, dia 30/06, às 12h, será realizada uma feijoada especial com música ao vivo com a participação do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com as apresentações de Jô Borges e Aldo Correa. Às 16h, será realizada a procissão de barcos enfeitados por devotos, saindo da Praça Pedro Caetano, em Itapeba, em direção à capela de São Pedro, em Araçatiba. O ritual será acompanhado pela Corporação Musical Tambores do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel e, encerrando a programação, às 17h, será celebrada Santa Missa no interior da capela de Araçatiba. 
 
Capela de Ponta Negra
 
Já na capela de Ponta Negra, as novenas, iniciadas no dia 20/06, são realizadas às 19h até o dia 28/06. Às 21h30 será realizado o projeto da secretaria municipal de Turismo na Praça de Ponta Negra, com a participação dos cantores Ricardo Pop, Jô Borges e Aldo Correa.
 
No dia do santo padroeiro do bairro, 29/06, sábado, as festividades iniciam às 6h com alvorada seguida de café da manhã comunitário. Às 10h, será realizada a tradicional procissão das águas com a imagem de São Pedro percorrendo a lagoa. Às 12h, será servido almoço na cantina. Às 18h, será realizada a procissão com a imagem de São Pedro até a praia. Às 19h, haverá a celebração da palavra. Às 20h30, será a abertura da cantina com leilão e, às 22h, show com a banda Charada Carioca.
 
A importância de São Pedro para o catolicismo
 
São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.
 
Homem de origem humilde, ele é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, e, segundo a tradição católica, porteiro do reino dos céus. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover. 
 

BÚZIOS: AÇÕES DA PATAMO 5ª CIA



Patamo Búzios apreende menor foragido com 4 trouxinhas de maconha.


Patamo Búzios prende traficante da Vila Caranga Edmilson conhecido como "Misso" com 6 sacolés de cocaína.



Patamo Búzios prende elemento conhecido como "Xodó" da Maria Joaquina com um revolver calibre 38 com 5 munições.


Patamo Búzios apreende menor traficando na Praça de Cem Braças com 36 sacolés de cocaína e R$ 50 em espécie.


Patamo prende traficante na Maria Joaquina com 213 sacolés de cocaína, 1 balança de precisão e farto material para endolação. Sgt Torres, Cb Merlin e Cb M Almeida.


Macaé: Fórum Municipal de Aprendizagem discute políticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho

Discutir temas como educação, aprendizagem e responsabilidade social, além de políticas públicas voltadas à inserção dos jovens no mercado do trabalho, foi o enfoque do 1º Fórum Municipal de Aprendizagem realizado pela Prefeitura nesta terça-feira (25), no auditório do Paço Municipal. 

Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, o encontro reuniu empresas voltadas ao atendimento de jovens aprendizes e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Firjan, Petrobras, Sesi, Senai, Senac, CIEE, e Instituto Federal Fluminense, além de secretários e integrantes de órgãos municipais, além do vice-Prefeito Danilo Funke.

Presente na abertura do evento, o Prefeito Dr. Aluízio, ressaltou a importância da qualificação como ferramenta para garantir cidadania e independência dos jovens macaenses. A cerimônia contou com a presença do chefe do setor de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego de Cabo Frio, Augusto Eduardo Miranda Pinto, do representante da Comissão Municipal da Firjan, Luiz Eduardo Campino Rodrigues, do Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes e do vereador Marcel Silvano, representando o Poder Legislativo.

“A população quer hoje mais respeito, mais cuidado, mais transparência. Precisamos restaurar a vida dos nossos jovens através de oportunidades, pois através do trabalho os cidadãos se tornam independentes e senhores de seus destinos. Tudo o que está acontecendo no Brasil é porque governos e instituições acharam que a sociedade podia ficar distante deles, esquecendo que também fazem parte da sociedade. Que esse evento possa representar os anseios do governo em promover ações que fortaleçam a sociedade e que colaborem para que os cidadãos sejam cada vez mais independentes”, destacou o Prefeito.

A solenidade contou ainda com a entrega de uma placa comemorativa à família ao Professor Pierre Tavares da Silva Ribeiro, que faleceu em novembro de 2012, considerado uma das referências da Educação em Macaé.

São Pedro da Aldeia: Pique Novo, Marlon & Maicon e Sempre Assim agitam a Festa da Cidade

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fará uma programação de shows para os festejos em comemoração ao padroeiro da cidade. Como acontece tradicionalmente, o dia de São Pedro (29), será lembrado com uma programação popular. Os eventos acontecem na Praça da Matriz, a partir das 21h. Este ano, Pique Novo, Marlon e Maicon e Sempre Assim são as principais atrações musicais. Além da programação musical, haverá ainda programação religiosa promovida pela Paróquia São Pedro em parceria com a Prefeitura. 



A festa começa na sexta-feira (28) com som eletrônico. Às 23h, o palco será todo do grupo Pique Novo.  O grupo de pagode foi criado em 1989, no bairro de Ricardo de Albuquerque, subúrbio do Rio de Janeiro. Com seis CDs lançados, além do DVD “Nos Braços do Povo”, o grupo desfruta do sucesso do show de gravação do DVD “Ligando os Fatos” e do trabalho mais recente, o C “Palavras de um menino”.



No sábado (29), dia de São Pedro, a dupla sertaneja Marlon & Maicon vai embalar a noite.  Autores do grande sucesso “Por te amar assim”, a dupla ganhou os discos de ouro e platina, ultrapassando um milhão de cópias vendidas e recebeu uma indicação ao Grammy Latino do ano como melhor álbum sertanejo.



No último dia, domingo (30), a festa será fechada em grande estilo: o grupo Sempre Assim será o responsável pelo show que promete alegrar e colocar o povo para sambar até a madrugada. O grupo interpreta os maiores sucessos do pagode e samba, misturando ritmos durante a apresentação. Com 10 anos de carreira, o Sempre Assim já tocou com nomes como Revelação, Belo, Sorriso Maroto e Leandro Sapucahy. O grupo promete embalar a noite com sucessos como “o Amor é Cego”, “Não mereço ser amante” e “Coisa Louca”.

De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a escolha das atrações para a festa foi feita para agradar a todos. '“Estamos trazendo atrações de diversos gêneros para animar a festa. Há anos que São Pedro da Aldeia não comemora de maneira tão alegre a festa do seu padroeiro. A programação é diversão para toda a família, espero que os aldeenses e os moradores das cidades vizinhas compareçam a essa festa, que foi pensada com muito carinho”, afirmou o Prefeito.

Veiga de Almeida: Jornada destaca quedas e cuidados com idosos

Evento será realizado na UVA, neste sábado (29), aberto gratuitamente aos profissionais de saúde e demais interessados no assunto

O Ministério da Saúde já admite que as quedas e suas consequências entre as pessoas idosas no Brasil assumiram proporções de epidemia. Só no ano de 2009, o SUS gastou mais de R$ 80 milhões com tratamento, medicação e reabilitação de fraturas de pessoas acima de 60 anos. O assunto merece atenção no mundo inteiro, tanto que a data de 24 de junho foi escolhida como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos. Na Universidade Veiga de Almeida (UVA), a data será lembrada neste sábado, 29, por alunos e profissionais da área da saúde e demais interessados na melhor idade, durante a I Jornada do Envelhecimento Humano, que este ano tem como tema “Quedas, Cuidados e Persperctivas”. O evento tem início às 8h, no auditório principal do campusCabo Frio, com uma série de palestras. A entrada é gratuíta e o encerramento está previsto para o meio-dia.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia alerta que a queda entre os idosos é um grave problema de saúde pública e que 30% da população dessa faixa etária leva algum tipo de queda de maior gravidade a cada ano. A fisioterapeuta e gerontóloga Márcia Corolano, coordenadora do curso de pós-graduação em Envelhecimento Humano em Cabo Frio, ressalta a importância dos profissionais das diferentes áreas da saúde despertarem o interesse para o assunto, pois a população brasileira está envelhecendo e esta faixa etária de pacientes e/ou clientes requer cuidados especializados. As projeções indicam que até o ano de 2025, a população idosa brasileira corresponderá a mais de 34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

A Jornada colocará em discussão os seguintes temas: aspectos fundamentais na queda do idoso: uma questão de saúde pública; fisioterapia nas fraturas de colo de fêmur no idoso; fase hospitalar, domiciliar e ambulatorial: realidades opostas; ptofobia (medo de cair) e a alteração de humor no idoso; alimentação saudável na prevenção de quedas; desafio para um envelhecimento saudável; atividade física na terceira idade: novas perspectivas. O evento é aberto aos profissionais e estudantes de Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, entre outros. Alunos da Universidade receberão horas de atividade complementar.

Serviço:

Mais informações sobre o evento - http://www.uva.br/eventos/i-jornada-envelhecimento-humano-quedas-cuidados-e-perspectivas   

Portal do Ministério da Saúde/Idoso - http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=153

Conheça o site Casa Segura - http://www.casasegura.arq.br/casa_segura.html

Cabo Frio: Prefeito Alair Corrêa antecipa ações propostas pela presidente Dilma esta semana

Medidas de gestão já foram aplicadas no município e prefeito foi o primeiro no estado a abrir diálogo com movimentos sociais para ajustar metas de governo
 Muito antes das ações anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT) como reflexo aos protestos que se espalham pelo país, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP) já havia anunciado, nos primeiros meses de 2013, propostas no modelo de gestão pública para melhorar serviços à população. Os cinco pontos apresentados pela presidente Dilma na noite de segunda-feira, como Responsabilidade Fiscal, Mobilidade Urbana, Saúde, Educação e Diálogo com a Comunidade já foram apresentados e colocados em prática pelo prefeito de Cabo Frio.
Na sexta-feira (21/6) o próprio prefeito Alair Corrêa redigiu um comunicado oficial onde se colocou à disposição dos movimentos sociais que organizam passeatas pela cidade para rediscutir a melhor forma de administrar a maior cidade da Região dos Lagos que beira 200 mil habitantes. Os pontos principais defendidos pelo prefeito de Cabo Frio como estratégia de governo coincidem com os pactos apresentados agora pela presidente Dilma.
1- RESPONSABILIDADE FISCAL - Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal que prevê gastos de no máximo 54% do orçamento com a folha de pagamento,em março, o prefeito Alair Corrêa tomou medidas drásticas e demitiu cerca de 1.500 servidores que oneravam a folha de pagamento ultrapassando os limites previstos na LRF.
- O problema não é falta de dinheiro, porque Cabo Frio é uma das cidades que tem um bom orçamento, mas sim de respeitar o que diz a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isso, fomos obrigados a demitir pessoal para nos ajustarmos dentro da Lei - disse o prefeito Alair Corrêa.
2 – SAÚDE PÚBLICA – Mesmo antes de tomar posse, o prefeito Alair Corrêa já havia anunciado um novo modelo de gestão pública para a área de saúde. O conceito inédito no país prevê dois secretários para a área de saúde; um médico experiente para cuidar da área humana e um técnico em finanças para a gestão administrativa. Além disso, o prefeito Alair Corrêa depois de inúmeros estudos de viabilidade econômica reajustou o salário dos médicos plantonistas. Cabo Frio paga o melhor salário aos médicos em toda a região.
3 – EDUCAÇÃO - A falta de professores em todo o país obrigou o prefeito de Cabo Frio a conceder significativo aumento salarial aos professores e a remanejar o projeto de educação para não deixar nenhuma criança fora da escola. O objetivo foi alcançado. As filas para matriculas no começo do ano sumiram e todas as famílias que procuraram vagas foram atendidas. Cabo Frio tem mais de 35 mil alunos em sala de aula. Mais de 2 mil professores são treinados e orientados por técnicos em educação
REFORMAS - Para abrigar todos os alunos, o prefeito determinou a reforma em caráter emergencial de 40 escolas em todo o município.
4 – TRANSPORTE e MOBILIDADE URBANA - Depois de consultas jurídicas aos órgãos públicos como MP e Tribunal de Contas, o prefeito Alair Corrêa instalou o Cartão Dignidade com chip que permite a qualquer morador pagar apenas R$ 0,50 na passagem de ônibus. No período de duas horas dentro do município, o passageiro paga apenas um passagem e pode viajar quantas vezes precisar. A diferença da tarifa que é de R$ 2,80 é paga pela prefeitura.
Em Tamoios, foi implantado o Cartão Dignidade, com tarifa zero para os mais de 60 mil moradores.
Agora, o prefeito Alair Corrêa propõe rediscutir o modelo de subsídio dentro do município e abre diálogo com todos os prefeitos da Região dos Lagos para encontra soluções para uma tarifa única regional e consequentemente, redução das tarifas de ônibus que chega a custar R$ 4 entre municípios vizinhos.
5 – DIÁLOGO - Conversar com todos os movimentos sociais com objetivo de ajustar metas de governo e cumprimento de prazo. Este foi o tom proposto pelo prefeito Alair Corrêa que, atento ao movimento das ruas, percebeu a necessidade de mudança de metas para atingir objetivos administrativos com maior rapidez e consequentemente melhor qualidade de vida das pessoas que moram, frequentam e visitam Cabo Frio.

Búzios: Expo Hotel em Agosto

Durante a quarta edição da Expo Hotel Búzios, que acontece no litoral fluminense entre os dias 13 e 15 de agosto, a Senac Editora lança mais uma publicação voltada para o mercado hoteleiro. Trata-se do livro Serviços em Hotelaria, das autoras Giovanna Bonelli e Rossana Spena.
Na obra, as autoras traçam um panorama geral da estrutura hoteleira e do dia a dia de quem atua nesse segmento, analisam os perfis profissionais exigidos para um atendimento de qualidade e trazem muitas informações úteis sobre o mercado de trabalho. Apresentam ainda os diferentes departamentos, tipos de serviço, equipes, atividades e rotinas de trabalho e os perfis profissionais requeridos para um bom atendimento.
“O livro é um guia dos serviços em hotelaria, um grande aliado para estudantes e profissionais da área que buscam aperfeiçoamento constante no atendimento aos clientes. Ficamos muito felizes em poder fazer este lançamento em Búzios, durante o evento”, declara Janice Kunrath, graduada em Hotelaria e organizadora da Expo Hotel Búzios.
Serviço