segunda-feira, 15 de abril de 2013

Casimiro de Abreu: Prefeitura recupera 10 hectares de áreas degradadas



A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu está realizando o plantio de mudas nativas em vários pontos do município. O trabalho, que faz parte do programa municipal ‘Verdes Matas’, está recuperando cerca de 10 hectares de áreas degradadas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Thiago Michelini, a proposta do programa é recuperar as áreas desmatadas com foco nas APPs (Áreas de Proteção Permanente), que abrangem as matas ciliares, nascentes e trechos com alta declividade. Entre as principais espécies que estão sendo plantadas estão o ingá, tarumã, goiabeira, aroeira, vinhático, ipê roxo, entre outras nativas da mata atlântica.

 “Estamos realizando o plantio de aproximadamente 5 hectares de mata ciliar do rio Indaiaçu, 2 hectares de área degradada às margens da BR-101 e 1,7 hectares próximo a RJ Serramar”, falou Thiago, observando que a vegetação ciliar possui uma grande importância para o meio ambiente, já que protege rios e córregos contra a erosão e o assoreamento. “Além de servir de abrigo para os pássaros e manter o equilíbrio do ecossistema” falou Thiago.

De acordo com o engenheiro agrônomo, grande parte do plantio acontece em áreas urbanas e de expansão, o que dificulta o trabalho dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, já que muitos donos de terra não abrem suas portas para o plantio. “Uma de nossas maiores dificuldades é chegar até os proprietários e mostrar os benefícios que o reflorestamento vai trazer para ele”, observou Thiago.

Macaé: Macaé Basquete vence mais uma e garante vantagem na semifinal



foto: Bruno Campos
O Macaé Basquete venceu mais uma partida pela Copa Brasil-Sudeste. O time derrotou o XV de Piracicaba, de São Paulo, por 82x76, neste sábado (13), no Ginásio do Tênis Clube de Macaé, o "Juquinha". Mais uma vez um grande público compareceu para apoiar e incentivar os jogadores.
 Com o resultado, a equipe está em primeiro lugar e garantiu a vantagem de jogar a decisão do playoff semifinal em casa.O grande nome da partida foi o armador Rafinha, do Macaé Basquete. Ele foi o cestinha do jogo, com 27 pontos, e contagiou os torcedores com muita raça e técnica. Esta foi a segunda vitória do time em apenas dois dias. Na sexta-feira (12), a equipe havia derrotado o Rio Claro, também de São Paulo, em Macaé, por 81x73. Na última rodada o time enfrenta o Fluminense, fora de casa.
Macaé Basquete, Rio Claro, XV de Piracicaba e Fluminense estão classificados para as semifinais. Minas Tênis e Ginástico, ambos de Minas Gerais, não têm mais qualquer chance de conquistar uma vaga. Nos playoffs, o primeiro colocado da fase de classificação joga contra o quarto. E o segundo enfrenta o terceiro. 

O Macaé Basquete é patrocinado pelo Boom Gastronomia e conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo – FESPORTUR. A Copa Brasil – Sudeste é o primeiro desafio para chegar ao Novo Basquete Brasil, o NBB, a principal liga do esporte nacional. 

O Macaé Basquete precisa se manter entre os três primeiros para se classificar para a Super Copa, realizada na primeira quinzena de maio. Sendo campeão ou vice, disputará um quadrangular contra os dois últimos colocados do NBB 2012/2013 e, finalmente, os dois melhores desta disputa têm vaga garantida no NBB 2013/2014.


Búzios: Secretaria de Saúde divulga alteração no mutirão de mobilização popular contra a dengue


Iniciativa da Prefeitura começa nesta segunda-feira, dia 15

A partir desta segunda-feira, dia 15, a Prefeitura de Búzios dá início a um programa de mobilização popular contra a dengue, em todo o município. A meta é visitar cerca de 22 mil imóveis, intensificando a luta contra a doença. Com o objetivo de dinamizar o cronograma de visitas, a Secretaria de Saúde realizou alterações na tabela das datas em que o mutirão ocorrerá em cada localidade do município (veja abaixo).
O grande mutirão se estenderá até o dia 24 de maio, incluindo visitas domiciliares e tratamento em pontos estratégicos para combate de macro-criadouros. A ação será feita de forma direcionada, em bairros específicos a cada semana, e sempre de segunda a sexta-feira.
Contando com a colaboração direta da população, os bairros contarão com uma série de atividades de prevenção e bloqueio em locais identificados como áreas de risco. Haverá palestras nas escolas, mobilização e parceria com as associações de moradores, recolhimento de lixo e entulhos nas residências, comércios e terrenos baldios e mapeamento das áreas de riscos.
Com a identificação de casos suspeitos de dengue, os agentes tomarão medidas emergenciais como ações de bloqueio e cadastramento de criadouros do mosquitoAedes Aegypti para um posterior monitoramento e tratamento quinzenal, que será feito com inseticida residual e equipamentos próprios para intervenção nas casas. Outra iniciativa será a presença de tendas nestas localidades, durante toda a semana, onde estarão presentes agentes capacitados para orientar a população sobre a doença e receber denúncias de possíveis focos da dengue no município.



Veja, abaixo, o cronograma de atividades e datas nos bairros:

De 15 a 19/04 – Capão, São José, Tucuns, José Gonçalves, Baía Formosa e Caravelas

De 22 a 26/04 – Marina, Praia da Rasa, Cem Braças e Golf

De 29/04 a 03/05 – Rasa, Vila Verde, Arpoador da Rasa e Alto Marina  

De 6 a 10/05 – Bosque de Geribá, Manguinhos, Tartaruga, Vila Caranga, Portal da Ferradura e Enseada do Gancho

De 13 a 17/05 – Albatroz, Ferradurinha, Geribá e Ferradura  

De 20 a 24/05 – Centro, Forno, Praia do Canto, Armação, Morro do Humaitá, Ossos, Brava e João Fernandes.

Saquarema: Surfista Kayane Reis vai representar a cidade na Austrália



A surfista saquaremense Kayane Reis, de apenas 14 anos, foi a grande vencedora na categoria Feminina, do campeonato de surf “Rip Curl Grom Search” que aconteceu na Praia do Tombo, Guarujá (SP), nos dias 23 e 24 de março.

A Prefeitura de Saquarema, por meio do Secretário de Esporte e Lazer Amarildo, levou os competidores (Kayane e Daniel Templar - 4º lugar categoria grommet) e seus pais à São Paulo para representarem o município.

 “Foi muito bom, menos cansativo. Fomos de carro, foi a primeira vez que isso aconteceu, foi até mais tranquilo para ela competir, ela ficou descansada. Ele (o Secretário de esportes, Amarildo), saiu às 4h da manhã para nos levar.” Disse Marcelo Alves de Assis, pai da Kayane.
Kayane, já ganhou 18 vezes título de primeiro lugar em competições no Rio de Janeiro, São Paulo, Búzios, Saquarema, Cabo Frio, e em outros lugares.

  O que você achou da iniciativa do Secretário de Esportes em levar e acompanhar vocês na competição em São Paulo? 
“Foi demais porque ainda não tenho patrocínio e meu pai que arca com as despesas, então eu queria agradecer ao secretário e à prefeitura, foi show. Eu fui campeã brasileira para mostrar que a nossa cidade estava lá em São Paulo, que eu estava lá, representando Saquarema. E eu queria muito agradecer também o deputado Paulo Melo, porque foi ele quem me ajudou a ir para Santa Catarina, obrigada de coração.”

  Qual a importância desta vitória para você e para a sua carreira? 
“É muito importante. Eu queria muito ganhar esse campeonato da Rip Curl, porque no ano passado eu bati na trave e não ganhei, então esse ano eu falei: ‘vou ganhar’, e treinei muito para isso. E com o meu prêmio de primeiro lugar, eu vou para a Austrália, mas não vou para passear não, vou para treinar, competir e representar Saquarema, se Deus quiser, porque eu amo minha cidade, que é a capital do surf.” 

 Qual será o seu próximo passo? 
“Ser uma surfista profissional. E o meu sonho é ir para o WCT. O surf é a minha vida, e eu amo o que faço.”

Arraial do Cabo: ESTUDANTES PARTICIPAM DE PEDALADA ECOLÓGICA


foto: Marlon

A Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou na manhã desta quinta-feira (11), uma pedalada ecológica com a escola SOCEC, pelo Parque Estadual da Costa do Sol até a Zona de Conservação da Vida Silvestre da Lagoa Azul. 
A pedalada ecológica é um dos projetos que a Secretaria desenvolve com as instituições de ensino do município. Durante a atividade ambiental são passadas informações e alertas aos alunos para a preservação do meio ambiente. Além de fortalecer o lazer ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um símbolo expressivo da atual relação do homem com a natureza.
Os guarda-parques do INEA acompanharam a pedalada e ministraram uma palestra sobre as funções que desenvolvem na unidade de conservação estadual.
Segundo o Coordenador de Campo do INEA, Maycon Victorino, os guarda-parques são responsáveis pela implantação de uma filosofia de cuidado nas áreas no parque, de ordenamento da visitação, de prevenção e combate a incêndios florestais, que são a principal causa de destruição da Mata Atlântica fluminense.
De acordo com a Secretaria do Ambiente, a cidade de Arraial do Cabo possui um potencial físico-natural invejável e uma grande rede de trilhas históricas e de belezas cênicas construídas desde cerca de seis mil anos, dos tempos dos homens dos sambaquis, povos neolíticos que viviam na região, que nos proporciona um ambiente favorável para estudar os diferentes significados que as práticas de pedaladas ecológicas remetem através das percepções atribuídas por seus praticantes.
As escolas interessadas em participar do mesmo projeto, particulares ou da rede pública devem procurar a Secretaria do Ambiente, que fica na Avenida Leonel de Moura Brizola, nº04, Centro, no horário comercial de 8h às 17h.

Rio das Ostras: Desfile comemorativo reúne cerca de 5 mil pessoas

A secretária de Educação, Andrea Machado, o presidente da Câmara, Alzenir Pereira Melo e o prefeito Sabino durante o desfile realizado na Avenida Amazonas, no Centro

Celebrando a história e as conquistas de Rio das Ostras, cerca de 5 mil pessoas participaram do Desfile Comemorativo ao 21º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, na manhã desta quarta-feira, dia 10. Em cores, palavras e músicas, alunos e funcionários das escolas municipais e servidores de secretarias municipais apresentaram a trajetória dessa jovem cidade. 

Estudantes levaram ao público trechos do hino do Município e frases enaltecendo a cidade e o povo riostrense. Também foram apresentados projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura nas áreas de saúde, esporte, educação e assistência social, incluindo o Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social. 


O prefeito Sabino, o vice-prefeito, Gelson Apicelo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alzenir Pereira Melo, secretários municipais, entre outras autoridades, acompanharam o desfile, realizado na Avenida Amazonas, no Centro. 

Idosos do Projeto Feliz Idade
Sessão Solene – Também como parte das celebrações, a Câmara Municipal de Rio das Ostras realiza nesta quinta-feira, dia 11, às 18h30, a Sessão Solene Comemorativa ao 21º Aniversário de Emancipação Político-administrativa de Rio das Ostras. 

Vinte e seis pessoas serão homenageadas com os Títulos de Cidadão Riostrense e de Cidadania Riostrense por Mérito Municipal. 

Durante o evento que contará com a presença do prefeito Sabino, o deputado estadual Marco Figueiredo receberá uma Moção de Aplausos das mãos do presidente da Câmara, vereador Alzenir Pereira Melo.


foto: Jorge Ronald

Búzios: Samara Felippo com barrigão de grávida nas areias buzianas

A atriz que já é mãe de Alicia, com o jogador de basquete Leandrinho, em visita à Búzios escreveu o nome da filha, LARA, nas areias de uma praia da cidade.

São Pedro da Aldeia Mutirão de iluminação e limpeza em mais bairros nesta segunda e terça


Por Raíra Morena
Nesta segunda (15) e terça (16), os mutirões de limpeza e iluminação pública estarão em mais seis bairros aldeenses, de acordo com o cronograma de trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos. Nos dois dias, os bairros Recanto do Sol, São Matheus e Botafogo serão atendidos pela equipe de limpeza, das 8h às 16h30. Já o mutirão de iluminação vai atender os bairros Rua do Fogo, Cruz e Três Vendas com serviços de lâmpadas queimadas e manutenção elétrica, das 9h às 22h.
Entre os serviços realizados pelo mutirão de limpeza estão a capina, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de lixos, entulhos, tocos e galhos. O trabalho é realizado com o auxílio de caminhões, retroescavadeiras e roçadeiras, com acompanhamento constante de fiscais de bairro para garantir a realização dos serviços.
Desde o início do mês, uma equipe de quatro homens para capina e varrição está sendo disponibilizada para todas as oito áreas. Segundo o Subsecretário de Serviços Públicos, Volmar Madruga Vaz, o novo esquema, que vai se estender durante todo o mês de abril, tem como objetivo atender melhor às necessidades dos bairros.

Araruama: Show da Cantora Fernanda Brum


Coluna do Nando Braga


O tempo não para...

O mundo não é mais o mesmo desde que eu acessei meu email a uns 3 minutos aproximadamente. Tudo já mudou. Meu planejamento diário já sofreu modificações, meus pensamentos já mudaram, minhas perspectivas são outras para o meu dia. Essa velocidade quase frenética de mudanças só me deixa uma conclusão: É preciso se reciclar a cada dia, melhorar para fazer melhor, fazer bem feito para acertar e não refazer pelo erro do "mal-feito" e não ter medo de executar, pois não adianta observar, pensar e não fazer. E não fazer significa ver o tempo passar e nada produzir. Aliás se você não produz, outro fará no seu lugar e consequentemente nada mudará para você. O tempo está passando bem mais rápido do que a um minuto atrás. Não comemoramos aniversários como "mais um ano de vida" mas sim como "menos um ano em nossas vidas", portanto assuma seu papel frente a estas mudanças relâmpago e faça a sua parte, faça acontecer para você e para os seus próximos. Aliás, estou parando agora de escrever esta crônica, pois desde o título até agora, muita coisa está acontecendo e eu preciso acompanhar no mesmo ritmo, afinal não quero perder um minuto mais destas mudanças tão rápidas neste mundo tão louco... Quer acompanhar? Só depende de você mesmo!

Nando Braga