quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BÚZIOS: Festival de cinema tem inicio

Cine Bardot


Em sua 18ª edição, iniciou nesta quarta-feira, dia 21, a grande festa cinematográfica da península, o Festival de Cinema de Búzios. Mais uma vez, o Gran Cine Bardot sedia este encontro de cineastas, artistas, produtores, exibidores e amantes do cinema, exibindo uma programação composta por grandes títulos em pré-estreia para o Brasil, muitos deles premiados internacionalmente. Palco do cinema a céu aberto, a Praça Santos Dumont apresenta uma seleção de filmes populares de grande repercussão  no circuito nacional.
A Atriz Ingryd Guimarães
Foto: Marcello Sá Barreto / Foto Rio News
A exibição do filme “O Amante da Rainha” de Nikolaj Arcel, às 21h , abriu oficialmente o Festival, realizado pela 18ª vez pela CIMA e pelo Gran Cine Bardot, com patrocínio da Prefeitura de Búzios. O filme participou da competição oficial do Festival de Berlim, onde saiu premiado nas categorias de melhor Ator e Roteiro.
Chegando a seu 11º ano, o Show Búzios promove novamente o encontro entre exibidores e distribuidores do país, estabelecendo um importante debate sobre as possibilidades dos próximos anos no mercado brasileiro. Durante os dias 22 e 23 de novembro, serão apresentados os trailers e campanhas dos títulos programados para o circuito cinematográfico de 2013.
fotos: Ronald Pantoja
PROGRAMAÇÃO:

CABO FRIO: Comissão de verão se reune


Comissão de Verão se reúne para definir ordenamento da cidade para alta temporada

A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, a primeira reunião da Comissão de Verão 2012/2013. Visando garantir a segurança, a acessibilidade e o divertimento de moradores e turistas, o encontro teve como objetivo a definição da estratégia de ordenamento da cidade para a alta temporada, que se inicia a partir do dia primeiro de dezembro.
Estiveram presentes à reunião os Secretários de Turismo (Paulo Massa), que também é presidente da comissão; de Ordem Pública (coronel Gilson da Costa) e de Obras (Carlos Sant’Anna); o Coordenador de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, Ricardo Azevedo; além de representantes da Secretaria de Saúde, da Subprefeitura do Jardim Esperança, do Secaf, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Dentre os pontos ressaltados no encontro esteve a necessidade da contratação de um efetivo maior para atender a Guarda Municipal, a Secretaria de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura e o Secaf, responsáveis pelos serviços de segurança, fiscalização e limpeza da cidade. Também foi destacada a necessidade da aquisição de equipamentos novos e a manutenção das câmeras de segurança que fazem o monitoramento da orla da Praia do Forte, visando à qualidade dos serviços prestados à população.
A próxima reunião da Comissão de Verão está marcada para o dia 29 de novembro e contará, também, com a presença de um representante da Capitania dos Portos.


Adriane Andrade


Dr. Paulo Cesar participa de reunião

Foto e texto: Lucia Zomer
Deputado acompanhado do filho Gabriel


Atualmente, todos os países discutem temas relacionados a Sustentabilidade, a Lei número 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS foi promulgada no dia 2 de agosto de 2010.
Com um histórico de quase 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, essa lei representa um marco histórico na gestão ambiental no Brasil e promoverá grandes mudanças no cenário dos resíduos.
A PNRS estabelece normas gerais, dando ao país diretrizes no que diz respeito à gestão e ao gerenciamento dos resíduos, entretanto, para que seja implementada serão necessárias ações conjuntas entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade, fazendo-se necessário inclusive que os estados e municípios, embasados por essas diretrizes, criem novos planos de ação ajustados à nova política, dentro das suas peculiaridades e realidades, proporcionando às respectivas populações um modelo eficiente de gerenciamento de resíduos que priorize a não-geração de resíduos, a reciclagem e a destinação adequada dos resíduos.
Foto e texto: Lucia Zomer

BÚZIOS inaugura o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial


A secretaria de Saúde de Búzios inaugura, oficialmente, na próxima segunda-feira, dia 26, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, voltado para dar assistência a pessoas portadoras de transtornos mentais graves e persistentes dentro do município, que requerem cuidados além do tratamento ambulatorial que já funcionava dentro do Programa de Saúde Mental do Hospital Municipal Rodolpho Perissé e no NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
              Na realidade o acompanhamento a pacientes mentais com quadro grave vinha sendo realizado desde o ano passado, quando em razão de uma demanda reprimida, o prefeito Mirinho Braga autorizou a contratação de uma equipe exclusiva para o CAPS, tendo esta passado a atuar junto aos Módulos de Saúde da Família e da Policlínica Municipal, fazendo cadastramento e  prestando atendimento.
          Foram cadastrados, desde então, 180 pacientes, alguns dos quais receberam, inclusive, atendimento intensivo com internação de curta permanência no hospital da cidade e/ou visitas domiciliares. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental da secretaria de Saúde de Búzios, Júnia Prosdócimi, o CAPS funciona regularmente desde o dia 02 de outubro, e atende hoje a 80 pacientes e seus familiares.  
            De acordo com a Portaria 336 GM de fevereiro de 2002, os serviços do CAPS são essenciais e requerem dispositivos ambulatoriais de atenção diária, para prestar atendimento e promover ações de reabilitação psicossocial.
            O CAPS presta atendimento individual em Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional, atuando também através da Terapia de Grupo para viciados em álcool e outras drogas e Grupos de Familiares; realizando  Oficinas Terapêuticas, Assembléia de Usuários, Familiares e Técnicos e fazendo Visitas Domiciliares.
          A equipe do CAPS conta com 1 psiquiatra, 2 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 1 enfermeira, 1 técnico de enfermagem, 1 agente administrativo, 1 motorista e 1 auxiliar de serviços gerais. Também foram convocados pelo concurso público para completar a equipe, 1 assistente social, 1 musicoterapeuta, 1 psicólogo, 1 oficial artesão e 1 agente administrativo, que ainda no ano de 2012 assumirão os seus cargos.
Na inauguração, marcada para às 15h da próxima quarta feira, haverá um show com a Banda Harmonia Enlouquece, formada por técnicos e pacientes do CPRJ, Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.
A unidade irá funcionar na Estrada Cabo Frio - Búzios, ao lado do DETRAN, de segunda a sexta feira de 8 às 17 horas. Mais informações pelos telefones 26235687 ou 26235025.