quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrevista com o prefeito eleito de São Pedro d'Aldeia Chumbinho

Entrevista originalmente publicada no jornal Noticiário dos Lagos
 concedida ao jornalista Victor Viana

Tenho grandes expectativas, mas sei que o tamanho dos desafios é grande.

Chumbinho (PT), prefeito eleito de São Pedro da Aldeia, eleito com 24.067 votos (56.32%) tem como nome completo “Claudio Vasques Chumbinho de Campos”   mas esse aldeense de 49 anos, é mais conhecido como Chumbinho,  que não é um apelido como muitos pensam, é parte mesmo de seu sobre nome de família. É do interior do município, o Bairro da Cruz e afirma se orgulhar muito disso. Contou-nos que começou a trabalhar muito cedo, como Office Boy na Antártica, quando a empresa esteve presente no município de Cabo Frio, trabalhou  em 2000 com Paulo Lobo ( 2° colocado na ultima eleição),  segundo vereador mais votado em 2004, 2° candidato mais votado para prefeito de São Pedro em 2008 e candidato a deputado estadual em 2010, tendo tido votação expressiva .  É casado há 15 anos e pai de três filhos, se diz tranquilo com a nova responsabilidade, mas assume que saber que tem pela frente um grande desafio.

Noticiário dos Lagos: O senhor trabalhou com Paulo Lobo, seu adversário nessa eleição de 2012, quando este foi prefeito pela primeira vez em São Pedro da Aldeia. Como foi essa experiência?
Chumbinho: Fiz curso de técnico em informática e de Office Boy passei a gerência da parte técnica na Antártica. Em 2000 Paulo Lobo ganhou para prefeito de São Pedro da Aldeia e fui convidado para trabalhar na informatização da prefeitura. Fiz toda a informatização da prefeitura.

NL: E quando surgiu o interesse pela política e quais foram suas motivações?
Chumbinho: O Interesse surgiu quando percebi que podia fazer a diferença. Em 2004 vim candidato a vereador (fui o segundo mais votado da historia de São Pedro) e no segundo biênio concorri para a presidência da câmara e também venci as eleições por unanimidade.  Fiz uma gestão que marcou porque pus ordem na casa e minhas ações, como de devolver dinheiro aos cofres públicos, serviu de exemplo para outros legisladores dos municípios vizinhos.  Hoje muitos passaram a ter essa iniciativa.

NL: Sendo um vereador com um alto índice de popularidade por que decidiu vir como prefeito em 2008 e não tentar mais uma candidatura como vereador?
Chumbinho: Em 2008 eu achei que já tinha dado minha contribuição no Poder Legislativo e sempre gostei de administração, das ações do executivo.  Vim candidato a prefeito e fui o segundo mais votado. A classe política não acreditava no meu nome para candidato, o próprio partido não acreditava na minha candidatura e briguei muito  para ser o candidato. Tanto que o PT não caiu de cabeça na minha campanha.
NL: Isso em algum momento abalou sua confiança no partido?

 Chumbinho: Não. Isso realmente não tirou minha confiança no partido.  Muitos me diziam que não era minha hora, mas eu insisti que não queria mais ser vereador e que poderia fazer mais no executivo. Não estou na política pelo poder, mas sempre senti que poderia fazer a diferença. São Pedro de Aldeia é uma cidade muito bonita, amo morar aqui e vejo que nenhum governo que passou pela cidade teve responsabilidade com ela.  As pessoas brincam de governar e foi por isso que pus meu nome para prefeito em 2008, ficando em segundo lugar com 14,542 votos.

NL: O senhor também foi candidato a deputado.  Foi importante para que o PT o enxergasse como uma liderança?
Chumbinho: Vim candidato a deputado estadual em 2010 e foi ai que o partido viu que estava nascendo uma nova liderança.  Passou a acreditar no meu nome.  Fizemos uma parceria entre as lideranças do Partido dos Trabalhadores em toda a região para que houvesse só um nome disputando pelo PT na região. O Alfredo Barreto, que era secretario do governo de Cabo frio, aceitou participar e ser o coordenador da minha campanha.  Fomos para a rua e trabalhamos, gastamos muita sola de sapato, porque minha campanha é na rua mesmo.

NL: Faz um balanço positivo da campanha para deputado?
Chumbinho: Sim eu faço. Mas Infelizmente teve aquela dupla tragédia em um mesmo dia.  O falecimento da esposa do Dr. Paulo Cesar e poucos minutos depois faleceu na minha carreata o Alfredo Barreto, isso abalou muito todos os envolvidos na campanha.   Mas mesmo assim tive uma votação expressiva, fiquei na 3° suplência.  Inclusive nesse mês saiu o meu mandato de deputado, mas não vou assumir por ter sido eleito prefeito. 

NL: Finalmente chegamos à campanha de 2012 para prefeito de São Pedro da Aldeia.   Dessa vez pode dizer que teve o apoio do partido?
Chumbinho: Nessa campanha o partido em peso me apoiou e conseguimos formar uma frente de mais 13 partidos me apoiando. Fui para a rua, mantendo o pé no chão, com muita transparência e assumindo compromissos com a população. 

NL: Qual campanha foi mais difícil a de 2008 ou a de 2012?
Chumbinho: Por incrível que apareça a outra eleição teria sido mais fácil se eu tivesse tido apoio que tive nessa de 2012 e também uma maior estrutura para fazer ao menos uma pesquisa, acho que teria vencido em 2008.  O meu concorrente tinha 77% de rejeição e eu e o outro concorrente na época (Iédio Rosa) dividimos os votos e acabamos dando  á vitoria a Carlindo. Tanto que nessa eleição de 2012 eu e Iédio Rosa viemos juntos, ele é o meu vice.

NL: Paulo Lobo foi um adversário difícil?
Chumbinho: Sim meu concorrente foi forte, Paulo já tinha sido prefeito por dois mandatos, eu fiz parte daquela gestão. Se não estivemos juntos foi por culpa dele mesmo, primeiro que em 2008 não teve responsabilidade com São Pedro da Aldeia ao não apoiar o seu sucessor natural, que seria eu, preferindo ficar neutro. E em segundo, as pesquisas mostravam que eu estava liderando. Mais continua meu amigo.

NL: Quais sãos suas expectativas para esses quatro anos?
Chumbinho: Tenho grandes expectativas, mas sei que o tamanho dos desafios é grande. A cidade está passando por momentos muito difíceis.

NL: Quais são esses desafios e qual é o maior?
Chumbinho: Os bairros estão abandonados, à saúde está precária. A saúde hoje é o mais grave. Estou buscando parcerias com o Governo do Estado. Estive em Brasília fazendo contatos com deputados para futuras emendas que beneficiem São Pedro da Aldeia, e todos estão me recebendo muito bem.  Tenho disposição para trabalhar e gosto de trabalhar, tenho facilidade em fazer amizades e isso ajuda.  Eu trabalho sempre com transparência, lealdade, honestidade. Nossa credibilidade hoje é forte e já conquistamos boas parcerias.  Em Janeiro já iniciaremos grandes modificações na saúde e a reestruturação dos bairros.

NL: Há algum plano para revitalizar o turismo e consequentemente a economia aldeense?
Chumbinho: A recuperação da lagoa é imprescindível para isso. A revitalização da lagoa irá trazer o turista de volta e também dará um novo fôlego a pesca do município.   O turismo, que é uma grande força econômica, virá com a recuperação da lagoa. Traremos grandes eventos para a nossa lagoa. Temos projetos de eventos náuticos para a lagoa. Estive com Lars Grael, é ele quem vai coordenar esses projetos aqui para São Pedro. Fiz esse convite pra ele e dia 17 estará presente aqui comigo.  Estou conseguido a continuação da orla através de parceria com o Governo do Estado e haverá a licitação dessa obra para dar uma nova cara a chegada da cidade. Estamos com grandes projetos para São Pedro da Aldeia, vamos criar um calendário de eventos para São Pedro.  Será uma gestão transparente e participativa.

NL : Já montou seu secretariado? Há algum nome que já pode ser revelado?
Chumbinho: Estou montando meus secretários e já há alguns nomes definidos, mas só revelarei daqui á 10 dias.  Eu estou formando uma grande equipe de pessoas do bem, com responsabilidade com a cidade. Posso adiantar que a equipe que vai entrar é uma equipe técnica. Estive com o Ministro da Pesca Marcelo Crivella em Brasília, em uma reunião muito boa, e o Crivella vai indicar alguns nomes para assumir a pesca em São Pedro.  Assim como o Ministro Carlos Minc irá também indicar alguns nome para o Meio Ambiente em São Pedro. Eu quero trabalhar em prol do município e esses são os ministros que estão nessas pastas tão importantes do Governo Federal, eles podem ajudar São Pedro da Aldeia.

NL:  O TSE decidiu que Alair Correa é  prefeito de cabo Frio, isso é bom para São Pedro da Aldeia?
Chumbinho: Eu preciso muito do apoio de Alair porque São Pedro faz divisa com Cabo Frio e os bairros de Porto do Carro e Vinhateiro sofrem muito, tive uma votação muito boa nesses bairros e honrarei a confiança deles. Sei que Alair tem vontade de fazer essa parceria que é também importante para Cabo Frio.
 
NL: O senhor tem algum recado final a deixar?
Chumbinho: Quero agradecer a oportunidade que o Noticiário dos Lagos está me dando e agradecer a população de São Pedro da Aldeia.  Mas não somente de São Pedro de Aldeia, mas de todos que gostam de mim e torceram por mim.  Tenho compromisso com a cidade e o meu mandato entrará para história de São Pedro da Aldeia.



Búzios: Feira de Adoção de animais domingo


















Olá amigos, Domingo tem feirinha de adoção na Praça Santos Dumont. Se você não pode adotar um amiguinho, você também pode ajudar doando: ração e remédios. Nosso Bazar também necessita de doações, estas mesmas são revertidas em ração, vacinas, remédios, pagamento da clínica veterinária entre outras coisas. Clique no evento e participe. Sua ajuda é fundamental!!






POESIA: com Souza Junior


Sem eira nem beira

Que alegria eu posso ter para voltar a casa,
Se base da própria caiu e suas pilastras principais se foram.
Vou jogar suas cinzas á beleza do vento forte do leste,
Que cai como uma peste no mar vermelho do esquecimento.
Tenho medo dos fantasmas da solidão dos meus olhos,
Que só de pensar neles brotam nascentes e
Resvalam-se nas marcas dos tempos de minha face como cachoeiras.
Essa saudade que queima dentro do peito,
Destrói o pouco que me resta de minha inocência,
E nos dias santos vejo alguns a mesa, mais faltam dois, que tristeza!
Me falta coragem para atravessar o lago congelado do meu coração,
Que ficou frio como um rio,
Morre em uma ilha um sentimento familiar em mim,
Levando o meu motivo de voltar à casa ao fim....
Souza Junior
Dedicada aos meus pais
Dia 24/11/2008

TAMOIOS: 2º distrito de Cabo frio ganha obras na tubulação de água


A Prolagos, empresa responsável pelo abastecimento, está trabalhando na instalação de uma grande tubulação para incluir Tamoios, 2º distrito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, em um sistema que já atende cinco municípios da região. A previsão é de que as residências dos primeiros condomínios e dos bairros Florestinha e Aquarius sejam ligadas à rede ainda este mês.
As obras da Prolagos fazem parte de um pacote de melhorias estipulado em contrato, cujo valor gira em torno dos R$ 76 milhões. O prazo de conclusão é até o fim de 2013.
Devido às obras, a empresa informou que o abastecimento em Búzios ficará comprometido até às 18h desta terça (04). A Prolagos pede, ainda, que os buzianos evitem a agravação do problema e não desperdicem água. Em caso de dúvidas e reclamações, a concessionária disponibiliza o número 0800-7020-195 para contato.

reprodução de conteúdo: G1

COLUNA DO NANDO BRAGA: Que venha 2013


2013 está quase chegando e convenhamos: Você seguiu a risca o que objetivou para 2012? O que deu certo? O que não deu certo? O que te surpreendeu ou o que te fez pensar, neste ano que está acabando, que precisa ser diferente no próximo que está chegando? Vai dar um 360 graus em tudo ou vou ficar inerte dando moral a falta de criatividade e atitude para com sua própria vida?
Repense, invente, faça diferente mais faça acontecer. Não fica aí parado se lamentando por tudo que não saiu como você queria. Aprenda com os retrocessos a alavancar paços a mais na trilha rumo a felicidade. Se o verde não foi a sua cor da sorte, tente o azul... Mas não conte sempre com a sorte não, pois esta só acompanha quem sabe fazer e quem sabe se antever as dificuldades antes que elas possam te derrotar. A quem te enganou, agradeça, pois foi sabendo que você mesmo estava sendo enganado que você eliminou da sua vida este mesmo que te fazia esse mal. A quem te fez bem e te ajudou agradeça a Deus por ter colocado em sua vida. 
Renove-se em 2013. Abra o leque das opções e arrisque tudo nos seus desejos. Lembre-se que o tempo esta passando... Não estamos começando a viver mas sim começando a morrer... Por isso não perca tempo e viva mais !
... E "viva" 2013 !!! Que venha com tudo pata todos nós !!!

BÚZIOS : Vereador eleito Zé Márcio participa de encontro

foto: divulgação
Estiveram reunidos no Yate Club de Búzios o vereador Zé Márcio o organizador do encontro com nosso Prefeito eleito Dr. Andre, Lars e Torben Graell, comodoro Alan, Thomas Weber, entre outros. O tema do encontro foi Olimpíadas Rio 2016, na tentativa de trazer uma das modalidades das olimpíadas para Búzios, obvio que foi a vela, Búzios é a queridinha dos velejadores. Foi dado o primeiro passo, agora é articulação com forças governamentais. 

Drika Nogueira

ALUGUEL DE SOM

Quer animar sua festa? Chame o Douglas Souza!
Ninguém anima melhor o seu momento de alegria. 
Aluguel de som, e pocket show.
Preço a combinar.

(22) 9968-2037

EMPREGO: 500 vagas abertas!


BOM oferece mais de 500 oportunidades de trabalho

O Banco de Oportunidades Municipal – BOM Cabo Frio está com várias oportunidades de empregos esta semana. Para ter acessos às vagas, basta ao candidato cadastrar o currículo e candidatar-se pelo site. Também é possível entrar em contato direto com o empregador. O site para consulta das vagas é: http://www.bomcabofrio.rj.gov.br.
Seguem, abaixo, as oportunidades desta semana:

Açougueiro(a)
1
Administrador(a)
2
Agente de Viagens
1
Arquiteto(a)
1
Arrumador(eira)
4
Assistente Administrativo
2
Assistente de Produçao
2
Atendente
78
Atendente de Telemarketing
3
Auxiliar Administrativo
6
Auxiliar de Cozinha
6
Auxiliar de Serviços Gerais
18
Balconista
4
Barman
3
Cabeleireiro(a)
1
Caixa
11
Camareiro (a)
14
Chapeiro
2
Chefe de cozinha
1
Confeiteiro(a)
3
Conferente
11
Consultor(a)
17
Contador(a)
2
Contábil/Financeira
1
Copeiro(a)
5
Corretor(a)  de Imóveis
2
Costureiro(a)
6
Cozinheiro(a)
9
Desenhista
3
Despachante
3
Doméstica
2
Educador(a)
1
Eletricista
3
Eletrotécnico
1
Empacotador(a)
8
Engenheiro(a)
1
Entretenimento
10
Estofador(a)
9
Estoquista
1
Faxineiro(a)
1
Fiscal
4
Frentista
15
Garçom
22
Gastrônomo
1
Gerente de Compras
1
Gerente de venda
4
Instrutor(a)
4
Manicure
1
Manobrista
1
Marketing e Publicidade
1
Mecânico(a) de automóveis
5
Moto Boy
4
Motorista
16
Office-boy
2
Padeiro(a)
2
Pedreiro
6
Pintor(a)
2
Podólogo(a)
1
Professor(a)
2
Programador(a)
1
Promotor de Vendas
11
Promotor(a) de Vendas
10
Recepcionista
18
Refrigeração
5
Repositor(a)
7
Serralheiro(a)
8
Supervisor(a)
4
Tecnologo em Sistemas de Informação
1
Técnico (a) em Refrigeração
2
Técnico em Contabilidade
3
Técnico em Eletrotécnica
4
Técnico em Telecomunicações
4
Técnico(a) em Enfermagem
1
Técnico(a) em Informática
4
Transportador(a)
2
Turismólogo(a)
1
Vendedor(a)
89
Vigilante noturno
1
Vigilante Patrimonial
10
Total de Vagas
539