segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Palestras sobre inovação e criatividade marcam a abertura do Fórum de Gestão com Pessoas


Nesta terça, 30, uma série de oficinas será oferecida ao público, nos períodos da manhã e noite

Com o tema “Inovação e criatividade, em busca da sustentabilidade”, a quarta edição do Fórum Interdisciplinar de Gestão com Pessoas da Universidade Veiga de Almeida (UVA) será aberta no início da noite desta segunda-feira, 29 de outubro, a partir das 18h30, com entrada gratuita. O evento será realizado no auditório principal do campus Cabo Frio, iniciando com a apresentação cultural do grupo Abadá Capoeira. Em seguida, Ricardo Mendonça abrirá a rodada de palestras com o tema “Gestão e seleção por competências”. Logo após, Clarissa Cortes falará sobre a importância da gestão com pessoas para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a inovação e, encerrando a programação, Ricardo Veloso abordará o tema "A verdadeira face da sustentabilidade nas empresas".

Amanhã, dia 30, serão ofertadas diversas oficinas simultaneamente, nos períodos da manhã, com início às 9h, e da noite, a partir das 19h30. Os participantes podem escolher até dois temas por período.

“As pessoas são imprescindíveis nas organizações, mas é fundamental que estejam qualificadas e motivadas”, destaca o diretor acadêmico da UVA em Cabo Frio, professor Daniel Barcelos. Pesquisa realizada pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), dos Estados Unidos, revelou três fatores capazes de melhorar o desempenho profissional e a satisfação pessoal de pessoas que precisam desenvolver habilidades cognitivas em seu trabalho: autonomia, para que haja engajamento; domínio da área; e propósito, não apenas pessoal, mas da empresa onde trabalha. “São as pessoas que fazem uma organização. Elas criam tecnologias, inovam, sustentam a cultura. Essas mesmas pessoas podem levar a empresa ao crescimento ou à queda e o grande desafio atual é saber como manter os colaboradores em um ambiente criativo”, observa Daniel.

Gestores de Recursos Humanos, empresários e pessoas que tem a tarefa de conduzir equipes estão entre o público-alvo do evento. O Fórum é uma iniciativa dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Psicologia da Veiga de Almeida e, pela primeira vez, também será realizado em Salvador, BA, pela Unijorge, que, assim como a UVA, integra a Rede Ilumno, que reúne nove instituições de ensino superior da América Latina.

Oficinas – 30 de outubro - manhã (9h):
- Gamificação - como utilizar técnicas de jogos para engajamento e criatividade dos funcionários, com Clarissa Cortes;
- O comportamento individual e seus reflexos no comportamento do grupo, com Marco Antonio;
- Gestão de pessoas: o caso de Adão e Eva (gestão diferenciada de talentos masculinos e femininos no ambiente de trabalho), com Luiz Neves;
- Inovando em comunicação empresarial, com Camilla da Silva Duarte, José Luiz de Souza Camargo e Rafael Bittencourt de Carvalho;
- Criatividade e inovação em atendimento ao cliente, com Lídia Busin e Carmem Mariza Monteiro;
- Intervenções em saúde do trabalhador: a Síndrome de Burnout, com Guilherme de Carvalho;
- Os desafios da criatividade e inovação nos serviços públicos de saúde no contexto da precarização do trabalho, com Luiz Lessa;

Oficinas – 30 de outubro - noite (19h30):
- Motivando sua equipe de trabalho, com Wesley de Kós, Aline dos Santos e Nathalia Kury;
- Gestão estratégica: criatividade e inovação, com Ítalo Sampaio;
- Apresentação e prática do teste: a escala da empregabilidade, com Fernanda Severo Perez;
- Quando o sujeito encontra a literatura: uma experiência da psicologia no esporte, com Clarice Medeiros;
- Intervenções em saúde do trabalhador: a Síndrome de Burnout, com Guilherme de Carvalho;
- Os desafios da criatividade e inovação nos serviços públicos de saúde no contexto da precarização do trabalho, com Luiz Lessa;



Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.

Quiosque na Praia das Dunas em Cabo Frio é assaltado mais uma vez.



Comerciante não revela o nome temendo represálias

 Segundo o comerciante de 57 anos seu quiosque na praia das Dunas foi assaltado na madrugado de Sábado para Domingo pela segundo vez esse ano, como dá primeira vez os bandidos teriam entrado pelo telhado, “fui assaltado no dia 16 de Maio e agora mais uma vez, o roubo é sempre o mesmo", disse com indignação.  O comerciante ainda nos informou que próximo aos quiosques localizados na Praia das Dunas há um ponto de venda de drogas e que assaltos tornaram-se comuns na região.  O assalto foi registrado na 126º Delegacia de Cabo Frio. O Comerciante reside na cidade há 40 anos e não permitiu a publicação de seu nome e imagem temendo represálias.

Victor Viana @Vianabuzios 


Bob Sinclar confirma turnê de Réveillon e Carnaval no Brasil


O DJ Bob Sinclar fará shows no Brasil durante o Réveillon 2012 e o Carnaval 2013. As informações são da agência Carpe Noctem.
A turnê de Réveillon do francês passará pelas cidades de Fortaleza (28 de dezembro), Natal (29 de dezembro), Florianópolis (30 de dezembro), Recife (31 de dezembro), Búzios (01 de janeiro) e Camboriú (05 de janeiro).
Em fevereiro, o dono do hit “Love Generation” voltará ao Brasil para o Carnaval e fará shows em Salvador (nos dias 07 e 08), Maresias (dia 09), Votuporanga (dia 10), Recife (dia 11) e Florianópolis (dia 12).
Confira o clipe mais recente do DJ, “Groupie“:

RIO DAS OSTRAS - NOVEMBRO AGITADO

02.11 - ROSA DE SARON
  Rio das Ostras realiza grandes eventos no mês de novembro. Já nesta quinta-feira, dia 1º, começa a Feira de Promoções, que até o dia 4 vai reunir produtos e serviços variados com descontos especiais no Camping Costazul. Na sexta-feira, dia 2, feriado de Finados, serão abertos dois festivais: o Primavera & Verão, que leva variados shows para a Vila Olímpica até o dia 18, e o de Frutos do Mar, em sua 16ª edição, apresentando receitas inéditas até o dia 20 nos principais restaurantes da cidade. Novembro conta ainda com um outro evento consagrado, oFestival de Dança de Rio das Ostras, que, dos dias 15 a 18, apresenta excelentes bailarinos e coreografias, além de mostra competitiva, no Camping de Costazul. 
03.11 - ROUPA NOVA
04.11 THIAGUINHO
05.11 CALCINHA PRETA
15.11 BABADO NOVO

Estilos variados como rock, MPB, axé, forró e pagode animam o Festival Primavera & Verão, uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Na abertura, sexta-feira, dia 2, a banda católica Rosa de Saron promove momentos de louvor. No sábado, dia 3, grandes sucessos da banda Roupa Nova prometem embalar a plateia. A primeira semana de shows será fechada com o príncipe do pagode, Thiaguinho. As apresentações acontecerão no espaço esportivo da Vila Olímpica Chico Leite, no Village, a partir das 22h, e prosseguem com Calcinha Preta (dia 14), Babado Novo (dia 15), Jota Quest (dia 16), Ana Carolina (dia 17) e Péricles (dia 18). 

A Feira de Promoções, outra realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, oferece em um mesmo local, como um grande shopping, produtos e serviços. O evento conta com empresas das áreas de construção, tintas, imobiliárias, alimentos, beleza, brinquedos, bebidas, roupas, calçados, veículos, informática, piscinas, móveis planejados, artigos esportivos, energia solar, imóveis, decoração, agências de turismo, cachaçaria, entre outras, praticando preços especiais e descontos que, em alguns itens, podem chegar a 70%. No espaço ainda vai funcionar uma praça de alimentação, recreação infantil, música ao vivo e Salão de Artesanato. 

Tradicional na cidade, o Festival de Frutos do Mar é uma das maiores referências em gastronomia no Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento, que acontece entre os dias 2 e 20, cada estabelecimento participante oferece um prato à base de frutos do mar para ser comercializado. O consumidor também poderá participar do evento gastronômico, mais uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, por meio de um "passaporte", criado com a intenção de levá-lo ao maior número de restaurantes e credenciá-lo aos sorteios. 

Durante quatro dias, de 15 a 18 de novembro, Rio das Ostras se transforma na “Cidade da Dança”. Consagrados bailarinos e espetáculos em diferentes modalidades, do balé clássico ao hip hop, animam o evento. O Festival de Dança, que acontece no Camping Costazul e é uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura, reúne ainda oficinas e mostra competitiva, com inscrições gratuitas. Todas as atrações do festival têm entrada franca.




VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM : http://www.riodasostras.rj.gov.br/noticia558.html

Macaé - Prefeitura anuncia 1.648 oportunidades de emprego

A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, inicia a semana disponibilizando 1.648 vagas de emprego para setores como o de Comércio, Construção Civil, Serviços e Offshore. Quem deseja se candidatar a uma das vagas, deve comparecer à sede da Secretaria, que fica na Rua Doutor Télio Barreto, 28, Centro, a partir das 8h30. 

Para quem já possui cadastro, basta levar Carteira de Trabalho, CPF e currículo (para o caso de conseguir encaminhamento para uma oportunidade no mesmo dia). Quem ainda não é cadastrado, precisa levar a cópia e original dos seguintes documentos: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência, Registro Profissional (caso tenha), comprovante de cursos, além de uma foto 3x4 e currículo atualizado. 

Confira as vagas:
Representante De Atendimento – 400 
Vendedor (a) – 89
Auxiliar De Serviços Gerais – 74
Ajudante Geral – 60
Atendente – 56
Pedreiro – 55 
Servente De Obras – 48 
Garçom – 32
Operador De Caixa – 32
Vendedor Externo – 32
Carpinteiro – 30 
Vigilante – 30 
Cozinheiro (a) – 23
Auxiliar De Cozinha – 20
Doméstica – 19 
Costureira – 15 
Manicure – 13 
Armador – 11 
Camareira – 11
Babá – 10
Divulgador/Pesquisador – 10 
Projetista – 10 
Encarregado Construção Civil – 8 

* Assessoria da Secretaria de Trabalho e Renda

Surfista Buziano participa do "Nas Ondas"

Duas bodyboarders de Niterói, um surfista do Rio de Janeiro e um de Búzios. Depois de dez dias de votação na internet, quatro internautas garantiram o direito de participar da quarta edição do Nas Ondas, o reality esportivo do Verão Espetacular. Camila Sampaio, Mariana Farias, João Paulo Zampioe e Raoni Silva vão se juntar aos dois surfistas profissionais - Pedro Scooby e Felipe Cesarano, o Gordo - e às duas bodyboarders profissionais - Soraia RochaMaria Helena Tostes. Dois artistas vão completar os quintetos.

João Paulo Zampier
Idade: 19 anos
Cidade: Búzios (RJ)
Votos: 8.586
João Paulo surfa desde os 5 anos de idade nas ondas de Geribá (vejo o vídeo).
- Desde então não larguei mais. O surfe me proporcionou muitas coisas como amigos, um pouco de fama e muita adrenalina, sou muito grato ao esporte.

Cabo Frio - Pesquisadora descobre dados que mudam a biografia de Teixeira e Sousa

A pesquisadora Rose Fernandes, depois de muito trabalho, dedicação e interesse, descobriu, através de um documento encontrado no Arquivo da Arquidiocese de Niterói, que a data do nascimento de Teixeira e Sousa, primeiro romancista brasileiro a publicar um livro, “O Filho do Pescador”, não é dia 28 de março de 1812 e sim dia 30 de março do mesmo ano. Além disso, Teixeira e Sousa, segundo o documento, não era filho de pai português, mas sim de pais, ambos,  pardos forros (livres).

A pesquisadora descobriu esses dados no registro de batismo de Teixeira e Sousa (9 de abril de 1812), que equivalia, à época, à certidão de nascimento. O padrinho do escritor foi Antonio de Souza, do qual recebeu o nome, um costume muito comum na época. O padrinho não esteve presente à cerimônia, mas foi representado por procuração e foi batizado pelo padre coadjutor Caetano Pires Gameiro.

Ao fazer tal descoberta, Rose encaminhou ao secretário de Cultura, José Correia, uma cópia do documento transcrito para que fosse publicado:

- Teixeira e Sousa é hoje para Cabo Frio um ícone que além de ser reconhecido pela sua obra literária, foi um homem de conhecimento e cultura, tendo o privilegio de ocupar o cargo de escrivão da Primeira Vara de Juiz do Comércio da Corte, em 1855, aos 43 anos, pois ser escrivão, à época, era um dos cargos mais almejados e melhor remunerado, normalmente ocupado pelos brancos. Ele conquistou esse lugar graças à sua capacidade intelectual sim, mas também por influência de cabofrienses com certa influência política na Corte. A busca deste documento começou em 2010 e somente há uns 15 dias, consegui dar minha parcela de contribuição para as comemorações dos 200 anos de Teixeira e Sousa – afirma Rose.

Para o secretário de Cultura José Correia, essa descoberta vai gerar desdobramentos:

- Sugiro que a Semana Teixeira e Sousa, que acontece todo ano, de 21 a 28 de março, passe a ter mais dois dias de comemoração e só termine no dia 30 de março, dia em que o escritor nasceu e que viemos a saber agora, ao invés de terminar no dia 28 – afirmou.


Fonte:. http://www.cabofrio.rj.gov.br/detalhenoticia.aspx?id=1eae933d-0bd3-4557-aeee-b067d424fb02 

Araruama - Novo Mercado Municipal é entregue à população


Investimento foi mais um fruto da parceria entre o governo municipal e o governador Sérgio Cabral
A população de Araruama já pode voltar a desfrutar de um antigo espaço da cidade que, depois de anos de abandono, finalmente passou por obras de reforma, ampliação e reurbanização. Trata-se do novo Mercado Municipal Prefeito Adherbal de Azevedo Soares, inaugurado hoje pela manhã. Localizado na área central da cidade, ao lado do Mercado do Pequeno Produtor Dra Vanessa de Drummond, e próximo à Escola Municipal Orlando Dias (ambas obras inauguradas no ano passado, pelo atual governo municipal), o Mercado Municipal também fica ao lado do Canal do Peixe, que está passando por obras de envelopamento, com drenagem, pavimentação e urbanização de todo o entorno, dando fim aos antigos problemas de alagamento e valorizando ainda mais os bairros cortados pelo canal artificial.
Inaugurado em 1981, o Mercado Municipal estava com suas instalações completamente abandonadas, causando transtornos não apenas aos comerciantes, mas, também, aos moradores que precisavam ir ao local para fazer compras. O local, de aspecto sujo e mal cuidado, agora deu espaço a uma área limpa, arejada e com claridade natural, graças às obras de reforma e ampliação, modernização e revitalização do prédio, realizadas através do programa Somando Forças, uma parceria do governo municipal com o Governo do Estado. A área atual é de 2.300 m² divididos em térreo, onde estão instalados 68 boxes, e piso superior, onde serão instalados, em breve, dois restaurantes com vista panorâmica.
Nos boxes do térreo, além de 11 peixarias, a população também encontra dois hortifruttis, salão de beleza, loja de artesanato, bombonier, lanchonetes, material de churrasco e galões de água, mercearias, grafitaria, duas lojas de games, informática e acessórios, loja de utilitários (R$ 1,99), artigos descartáveis e materiais de festa, papelaria, loja de bolsas, cintos e sapatos, brinquedos, DVDs, queijos e vinhos entre outros. No espaço, que também possui banheiros masculino e feminino para o público, já estão instalados o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araruama e a Associação dos Comerciantes Autônomos do Mercado Municipal.
Com relação à nova infraestrutura, a cobertura do prédio foi feita em estrutura metálica recoberta com telhas de alumínio e translúcidas, favorecendo a iluminação natural. Já a cobertura interna dos boxes foi feita em estrutura de madeira recoberta com telhas de cerâmica, possibilitando um espaço a mais para depósito ou mezanino.
Além disso, todos os boxes receberam revestimentos, paredes, tetos e pisos com nova padronização, além de projeto de acessibilidade. As instalações elétricas e hidráulicas foram feitas em atendimento às normas vigentes. Já as instalações de esgoto de todo o prédio, incluindo boxes e banheiros, foram diretamente ligadas à rede de esgoto do município. A área de circulação e acesso dos dois pavimentos receberam piso antiderrapante, de fácil limpeza e manutenção.
A solenidade foi comandada pelo Assessor de Articulação Institucional, Dr Natalino Gomes de Souza Filho, com presença da primeira dama e secretária de Política Social, Paula Pêgas, além do presidente da Associação dos Comerciantes Autônomos do Mercado Municipal, Hugo Magno Garcia, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriana Soares de Oliveira, do responsável técnico da empresa Terpasi (responsável pela obra), Felipe Edgard, e do sócio diretor, Vinícius Fonseca, entre outras autoridades.

Fotos: Cristiane Zotich e Messias Neves