quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Búzios: Prefeitura abre processo seletivo para o cargo de diretor de escola


Educação abrirá processo seletivo para diretores de escolas

Edital já foi publicado no site da secretaria municipal

           
A Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acaba de publicar edital para Processo de Seleção Interna que visa ao provimento de vagas para diretores das unidades escolares do município. Serão realizadas três etapas para a seleção, as quais constam de análise de currículo; avaliação de perfil e programa de formação continuada. As inscrições serão realizadas entre os dias 4 e 15 de fevereiro e o resultado final do processo está marcado para ser divulgado em 4 de março.
Os candidatos selecionados para ocupar a função cumprirão jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais. Para participar do processo seletivo, possuir Ensino Superior completo; ser servidor ativo da carreira do magistério da Secretaria de Educação do Município, há, no mínimo, 3 (três) anos e ter, no mínimo, 3 (três) anos de efetivo exercício, em períodos contínuos ou alternados em regência de turma em unidade da rede pública municipal de educação, são alguns dos requisitos necessários.
A seleção vem atender uma antiga reivindicação dos profissionais buzianos já que é feita exclusivamente para concursados. Segundo o Secretário Municipal de Educação, Cláudio Mendonça, o principal objetivo deste processo é selecionar e formar líderes que atuem em prol de uma gestão diferenciada e inédita na rede municipal de ensino de Búzios:
“A educação buziana precisa de diretores que sejam líderes e consigam enxergar soluções eficazes ao se depararem com situações como conflitos de alunos e falta de motivação de uma equipe. Porque estar à frente de uma escola envolve vários eixos que vão desde a forma como se lida com seus funcionários até  a administração da merenda escolar”, afirmou o secretário.
A primeira etapa do processo seletivo visa, basicamente, à análise do currículo do professor e sua experiência profissional. Para isso, basta ao candidato preencher um formulário eletrônico no site da Secretaria Municipal de Educação –www.educabuzios.com.br  - com a declaração de dados que deverão ser comprovados durante a apresentação de documentos. A análise deste material será feita por uma equipe de inspeção escolar da secretaria de Educação.
Na segunda etapa, o objetivo é provocar comportamentos nos candidatos, com dinâmicas individuais e em grupo e apresentação de situações reais pelos profissionais em sala de aula. Segundo o secretário, é nesta etapa que será observado quais candidatos têm perfil para assumir a direção de escolas: “Vamos avaliar, dentre os pré-selecionados, aqueles que poderão somar à educação, com habilidade para administrar estas unidades. E somente simulando hipóteses de vivência, teremos como selecionar aqueles que se encaixam nessa função”.
Para Mendonça, contudo, na terceira etapa está a parte inédita do processo seletivo para diretores em Búzios. Além de uma formação continuada oferecida aos profissionais, os novos diretores serão os agentes de elaboração dos planos de gestão de cada unidade escolar. Os administradores escolares aprenderão, na prática, a executar um plano específico para sua gestão, que atenda, de forma singular, as especificidades daquela unidade de ensino.
“Daremos uma oportunidade única para que estes profissionais se tornem verdadeiros gestores, por meio de cursos que vão ensinar a fazer esta elaboração das diretrizes necessárias para sua própria gestão. Será como um pacto entre a Secretaria Municipal de Educação e estes novos diretores. Faremos um trabalho de bilateralidade para o desenvolvimento de uma política municipal singular, a partir de agora”, afirmou o secretário.

"Agita Forte": primeiro dia do projeto esportivo é sucesso na Praia do Forte



Expectativa da Secretaria de Esportes é que pelo menos mil pessoas tenham comparecido à arena nesta quinta-feira

Começou nesta quinta-feira, 10, o projeto "Agita Forte", desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer ,com o objetivo principal de proporcionar a crianças, jovens e adultos a prática de esportes e atividades físicas com orientação de profissionais de Educação Física, ressaltando a importância do esporte de participação na nova gestão da Prefeitura de Cabo Frio.

Desde cedo, as atividades na arena montada na Praia do Forte chamaram a atenção de quem passava pelo local. No palco, professores do projeto e da Academia Rose Fitness deram uma concorrida aula de lambaeróbica. Enquanto as equipes de trabalho se revezavam no cadastro de quem chegava para participar das atividades oferecidas (jogos de mesa, brinquedoteca e quadras de vôlei, futevôlei, peteca e futebol), o secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, estava atentamente acompanhando as ações. Mais que isso: chegou a auxiliar no cadastro dos participantes nos horários de pico.

A expectativa de atender, em média, mil pessoas por dia, foi alcançada já no primeiro dia, segundo informações da coordenação do "Agita Forte". Somente até às 13h, mais de 600 pessoas já haviam se cadastrado. Nesta sexta-feira (11), o projeto terá início no canto esquerdo da Orla de Tamoios, na localidade conhecida como "Pontal".


Secretário de Esporte de Cabo Frio 
O "Agita Forte" vai até o dia 3 de fevereiro, sempre das 9 às 17h. Das 17h às 18h, há, todos os dias, aulão de lambaeróbica, sempre ministrado por uma academia da cidade. Todas as atividades são gratuitas, sendo feito um cadastro para controle estatístico da participação de moradores e visitantes


FOTOS: Fabio Pereira
TEXTO: Anderson Lopes

Prefeitura de Araruama: anuncia novos itinerários do transporte alternativo




A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Transportes, anunciou os novos itinerários das vans e kombis que transportam passageiros para São Vicente de Paulo, Praia Seca, Bacaxá, Morro Grande e Km 30.
O ponto final das linhas de transporte alternativo está localizado na Avenida Beira Rio, próximo ao Shopping Popular. Um dos projetos que já vêm sendo estudados pela Secretaria de Transporte é a regularização do transporte alternativo e coletivo.
De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Josivan Paulino do Nascimento, o principal objetivo desta mudança é beneficiar moradores de diversos bairros, como Rio do Limão, Mataruna, Praça da Bandeira, XV de Novembro, Clube dos Engenheiros, Mutirão, Nossa Senhora das Graças, entre outros.
“Com essa iniciativa, moradores de diversos bairros não precisarão mais andar até a rodoviária. O transporte passará bem próximo de suas casas. O novo itinerário também vai privilegiar muitas pessoas que precisam de atendimento de saúde, como no PAM, Ibasma, Hospital Estadual, Centro de Terapia Renal e UPA 24h”, contou Josivan.
 Fonte: ASCOM Araruama 

TAMOIOS: FESTIVAL DE PIPAS

Dia 13 em Aquarius na Praia do Pontal a partir das 09:00hs

Dia 20 em Unamar a partir das 09:00hs 

Prêmios: 
MAIOR PIPA
MENOR PIPA
PIPA MAIS DIFERENTE
ENTRE OUTROS

SÓ NÃO PODE CEROL 



CULTURA: Os indicados ao Oscar 2013

Melhor Filme

"Argo"
"As Aventuras de Pi"
"Lincoln"
"Django Livre"
"A Hora Mais Escura"
"Os Miseráveis"
"O Lado Bom da Vida"
"Indomável Sonhadora"
"Amor"



Melhor Diretor

Steven Spielberg ("Lincoln")
Quentin Tarantino ("Django Livre")
David O Russell ("O Lado Bom da Vida")
Ang Lee ("As Aventuras de Pi")
Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável Sonhadora")


Melhor Roteiro Original

Quentin Tarantino ("Django Livre")
Mark Boal ("A Hora Mais Escura")
Wes Anderson, Roman Coppola ("Moonrise Kingdom")
John Gatins ("O Voo")
Michael Haneke ("Amor")

Melhor Roteiro Adaptado

Tony Kushner ("Lincoln")
Chris Terrio ("Argo")
David O Russell e Matthew Quick ("O Lado Bom da Vida")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável Sonhadora")
David Magee ("As Aventuras de Pi")


Melhor Ator

Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Joaquin Phoenix ("O Mestre")
Denzel Washington ("O Voo")
Hugh Jackman ("Os Miseráveis")
Bradley Cooper ("O Lado Bom da Vida")


Melhor Atriz

Jessica Chastain ("A Hora Mais Escura")
Naomi Watts ("O Impossível")
Jennifer Lawrence ("O Lado Bom da Vida")
Quvenzhané Wallis ("Indomável Sonhadora")
Emmanuelle Riva ("Amor")


Melhor Ator Coadjuvante

Alan Arkin ("Argo")
Philip Seymour Hoffman ("O Mestre")
Christoph Waltz ("Django Livre")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Robert DeNiro ("O Lado Bom da Vida")


Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams ("O Mestre")
Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os Miseráveis")
Helen Hunt ("As Sessões")
Jacki Weaver ("O Lado Bom da Vida")


Melhor Fotografia

Roger Deakins ("007 - Operação Skyfall")
Claudio Miranda ("As Aventuras de Pi")
Robert Richardson ("Django Livre")
Janusz Kaminski ("Lincoln")
Seamus McGarvey ("Anna Karenina")


Melhor Filme Estrangeiro

"Amor" (Áustria)
"O Amante da Rainha" (Dinamarca)
"No" (Chile)
"Kon-Tiki" (Noruega)
"War Witch" (Canadá)


Melhor Animação

"Valente"
"Frankenweenie"
"Detona Ralph"
"ParaNorman"
"Piratas Piratas"


Melhor Trilha Sonora

Mychael Danna ("As Aventuras de Pi")
Alexandre Desplat ("Argo")
John Williams ("Lincoln")
Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Thomas Newman ("007- Operação Skyfall")


Melhor Canção Original

Before My Time (Chasing Ice)

Skyfall (007 - Operação Skyfall)

Suddenly (Os Miseráveis)

Pi's Lullaby (As Aventuras de Pi)

Everybody Needs A Best Friend (Ted)



Melhor Documentário

Searching For Sugar Man

The Gatekeepers

The Invisible War

How To Survive a Plague

5 Broken Cameras



Melhor Montagem

Argo

Lincoln

O Hora Mais Escura

As Aventuras de Pi

O Lado Bom da Vida



Melhor Direção de Arte

Sarah Greenwood e Katie Spencer (Anna Karenina)

Eve Stewart (Os Miseráveis)

Rick Carter, Jim Erickson e Peter T. Frank (Lincoln)

David Gropman e Anna Pinnock (As Aventuras de Pi)

Dan Hennah (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada)



Melhor Figurino

Paco Delgado (Os Miseráveis)

Jacqueline Durran (Anna Karenina)

Eiko Ishioka (Espelho, Espelho Meu)

Joanna Johnston (Lincoln)

Colleen Atwood (Branca de Neve e o Caçador)



Melhor Efeito Visual

As Aventuras de Pi

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Os Vingadores

Prometheus

Branca de Neve e o Caçador



Melhor Efeitos Sonoros

007 Operação Skyfall

Os Miseráveis

Lincoln

As Aventuras de Pi

Argo



Melhor Edição de Som

007 - Operação Skyfall

A Hora Mais Escura

Django Livre

As Aventuras de Pi

Argo



Melhor Maquiagem

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Os Miseráveis

Hitchcock



Melhor Curta-Metragem

Adam and Dog

Fresh Guacamole

Head over Heels

Maggie Simpson in "The Longest Daycare"

Paperman



Melhor Curta-Metragem (Animação)

Asad

Buzkashi Boys

Curfew

Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)

Henry



Melhor Curta-Metragem (Documentário)

Inocente

Kings Point

Mondays at Racine

Open Heart

Redemption