terça-feira, 19 de março de 2013

Entrevista com o Empresário Alexandre Martins, ex vice-prefeito de Búzios.


Alexandre Martins recebeu a reportagem do Blogão dos Lagos no seu escritório no Condomínio Porto Belo em Manguinhos. Entre um cliente e outro que visitava o escritório conversamos sobre Búzios e sobre seus planos futuros.

Alexandre Martins recebeu o Blogão dos Lagos,
entre um cliente e outro em seu escritório
por Camila Raupp

Blogão dos Lagos: A primeira pergunta é algo que cremos que muitos gostariam de saber. O que o ex vice-prefeito está fazendo?

Alexandre Martins: Estou trabalhando como comerciante e na imobiliária do meu pai (Miguel Guerreiro). Além de estar trabalhando na área de construção civil. Voltei a atuar  na mesma área em que trabalhava antes.

Blogão dos Lagos: Com essa retomada ao comércio, como avalia a situação da cidade nesse sentido?

Alexandre Martins: O empresariado de Búzios está passando por um momento difícil.  Sendo que os empresários do ramo de roupas, assessórios e derivados sofrem mais, porque os hoteleiros consideram boa uma ocupação de até 60% e no caso dos restaurantes, todos precisam comer, e realmente temos a melhor gastronomia do estado. Mas alguns tipos de comércios sofrem mais com a sazonalidade e com o dólar baixo.

Blogão dos Lagos: Na sua opinião o que agrava o problema da sazonalidade em Búzios?

Alexandre Martins: A falta de políticas de continuidade. O governo que entra não dá continuidade às boas coisas que o governo anterior realizou, isso prejudica muito. Porque a cidade fica em um eterno recomeçar do zero.

Blogão dos Lagos: O que você tirou de bom da jornada como vice-prefeito?

Alexandre Martins: Adquiri experiência, mesmo não tendo poder de decisão, o que é muito difícil. Mas acho que fiz a minha parte. Vice bom é o que não traz  problemas ao prefeito e acho que eu ajudei a resolver muitos problemas.  Para mim foi muito importante dirigir duas ou três edições do governo itinerante, no tempo que ele durou. O meu gabinete era aberto à população, algo que sempre me deu muita satisfação, afinal eu recebia para isso. Recebia para atender o povo.  Quando fui vereador já fazia isso.

Blogão dos Lagos: Por que você foi a sessão solene de posse do novo governo no hotel Atlântico?

Alexandre Martins: Não fui a posse (entrada) do novo governo, fui à minha saída. Eu estava como vice-prefeito representando o governo que estava saindo e não estava saindo pela porta dos fundos. Perdemos uma eleição e isso faz parte de uma disputa eleitoral, só isso. Entrei pela porta da frente e saí pela porta da frente.  No momento que me deram a palavra repeti a frase que ouvi de de um amigo: "Quem não sabe perder não merece ganhar". E além disso eu havia sido convidado pelo presidente da câmara. 

Blogão dos Lagos: E como se sentiu na sessão? 

Alexandre Martins:  Nunca é uma sensação confortável estar na festa da vitória de um adversário  mas eu precisava ir e fui muito bem recebido  por todos.  

Blogão dos Lagos:Você é prefeitável? 

Alexandre Martins: Acho muito cedo para responder isso. Quem tem que indicar isso é a opinião publica, uma candidatura legítima tem que ter algum apelo popular. No meu caso estou focado em minha vida particular.

Blogão dos Lagos: O que está achando do novo governo? 

Alexandre Martins: É cedo para uma análise. Mas a primeira impressão é a de que está faltando diálogo entre alguns agentes do governo. 

Blogão dos Lagos: Planos para 2013? 

Alexandre Martins: Cuidar da minha família, ter um pouco mais de tempo pra mim, estabelecer uma rotina de trabalho, alcançar alguns projetos pessoais. Um cargo público exige muito da pessoa. Enfim, é isso, trabalhar bastante na minha área, dar atenção á minha família e estar atento como cidadão ao que acontece na minha cidade. 

Blogão dos Lagos: Houve um rumor sobre uma possível candidatura a deputado estadual em 2014, citando o seu nome. Isso procede?

Alexandre Martins: Esse fato também me pegou de surpresa. Algumas pessoas tem comentado isso comigo, inclusive elas tem vindo ao escritório falar comigo sobre essa possibilidade. Estou analisando a situação e se for bom para a cidade, por que não. Mas não há nada definido ainda.

Búzios: Secretaria de Educação realiza Encontro de Formação na Creche


Evento acontece neste sábado, na Creche Municipal Marly Quintanilha da Silva
  por Vanessa Campos
            A Prefeitura de Búzios realiza no próximo sábado, dia 23, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Encontro de Formação na Creche”, que objetiva traçar uma diretriz de trabalho para os profissionais que atendem a este segmento da Educação Infantil. Com o tema “Rotina Planejada, espaço organizado”, o evento acontece das 8h às 12h, na Creche Municipal Marly Quintanilha da Silva, bairro Rasa. 
            O projeto será desenvolvido por meio de oficinas temáticas e tem como público-alvo todos os profissionais de educação envolvidos no processo cotidiano na creche. A meta é oferecer, para os presentes, ferramentas que contribuam para a compreensão lógica temporal e espacial que permeia a rotina destes educadores; proporcionar momentos de reflexão e conscientização da importância destes profissionais na organização da rotina para garantir uma educação de qualidade; esclarecer de acordo com o regimento escolar as atribuições de cada profissional e planejar ações práticas para aplicabilidade no cotidiano da creche.
            Segundo os organizadores, o encontro surgiu a partir da percepção de que ainda existe uma dificuldade, por parte dos profissionais que trabalham em creches, sobre o que se pode fazer ou como fazer determinadas atividades nestes ambientes. Desta forma, o encontro pretende consolidar e implementar na rotina destes educadores uma didática planejada que estruture o tempo/espaço nestas unidades escolares.
          

Cabo frio:Legislação Fundiária apura denúncias de invasões em Tamoios


Equipe da secretaria esteve apurando as denúncias de invasões e criações de falsos loteamentos no Distrito
A equipe de legislação fundiária em ação
 por Katiyuscia Chaparral
Nesta segunda-feira (18/3), uma equipe da secretaria de Legislação Fundiária de Cabo Frio esteve em visita ao Distrito de Tamoios, apurando as denúncias que estão sendo feitas referentes a invasões e criações de falsos loteamentos.
A comitiva contou com o subsecretário Abílio Bernardino, o superintendente Ricardo Sampaio e o fiscal fundiário André Heringer.
Segundo Heringer, quando a denúncia é referente a áreas públicas, o primeiro passo a ser dado nesses casos é a solicitação de apresentação imediata da documentação da área em questão.
Para Ricardo Sampaio, é de extrema importância a intensificação desse tipo de ação no Distrito de Tamoios.
– Temos como consenso a meta de coibir qualquer tipo de invasão no município de Cabo Frio,  especialmente em Tamoios, tendo em vista o histórico reincidente ocorrente no Distrito – concluiu Ricardo.
O subsecretário completou informando que as ações de fiscalização e combate, ocorrerão rotineiramente em toda a cidade, com visitas em dias alternados semanalmente aos bairros de maior índice de casos de invasões, sendo os invasores enquadrados nas formas da lei.
As denúncias de supostas invasões podem ser feitas também por telefone para secretaria de Legislação Fundiária, através do número (22) 2645-5541 - ramal 208.
No Distrito de Tamoios, a fiscalização será intensificada nos próximos dias, já que são constantes os casos de abertura e venda de terrenos em loteamentos falsos ou irregulares.

São Pedro da aldeia: Secretaria de Educação recebe inscrições para aula do PNAIC



Estão abertas as inscrições para a aula inaugural do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Podem se inscrever professores efetivos e contratados da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia, que estão atuando nos anos de escolaridade: primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental.  As inscrições devem ser feitas na secretaria de Educação, na sala 28, na parte da manhã, até a próxima sexta-feira.
A aula inaugural acontece no dia 11 de março (segunda-feira), às 18h00, no Teatro Municipal Átila Costa. De acordo com a subsecretária de Educação Fátima Motta, este evento marcará o início da Formação Continuada do PNAIC em São Pedro da Aldeia.
O PNAIC tem por meta garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

São Pedro da Aldeia: Prefeito Cláudio Chumbinho assina nesta terça-feira termo para implantação do Polo Automotivo


por Renato Silveira

Dando continuidade ao projeto de atração de grandes empresas que geram trabalho e renda em São Pedro da Aldeia, o prefeito Cláudio Chumbinho recebe nesta terça (19), às 10h, em seu gabinete, o representante das concessionárias da Fiat e Renault, o empresário Geraldo Oggioni, para a assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bem Público do Polo de Empresas de Concessionária de Veículos Automotores de São Pedro da Aldeia.
O Polo Automotivo vai receber, além da Fiat e Renault, as concessionárias da Nissan, Jac Motors e Peugeout, gerando mais de mil novos postos de trabalho na cidade.
No sábado (9), foi lançada a pedra fundamental da Boibom Distribuidora, que passará a funcionar, a partir de novembro de 2014, no Balneário, em São Pedro da Aldeia.

Búzios: Cidade recebe projeto de responsabilidade socioambiental


Alunos de escolas municipais aprenderão noções de saneamento, saúde e qualidade de vida
          A partir dea segunda-feira, dia 18, o município de Búzios começa a receber o programa “Saúde Nota 10”, desenvolvido pela Concessionária Prolagos com apoio da Prefeitura, e que objetiva enfatizar a importância dos serviços de saneamento básico e o uso racional de água entre estudantes da rede pública de ensino. Entre hoje e o dia 5 de abril, o projeto acontece na Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira e inclui atividades como palestras, teatro e concursos sobre o tema. A partir do dia 17 de junho, a Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, recebe o projeto, cujo encerramento está marcado para o dia 5 de julho.
O Programa “Saúde Nota 10”, que teve a primeira edição realizada no ano passado, inicia 2013 cheio de novidades. A grande surpresa é a inclusão da peça teatral “As aventuras no Mundo Encanado”, que aborda conceitos de sustentabilidade e saneamento, de forma lúdica e divertida, tendo como personagem principal o polvo Prolaguito, mascote da Concessionária que já virou o super-herói da garotada.
Lançado em setembro de 2012, o projeto leva noções de saneamento, saúde e qualidade de vida para as escolas. Por meio de palestras e de uma divertida e colorida revista, educadores ambientais conscientizam os alunos sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde e o meio ambiente. Em sala de aula, também são passadas informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel que cada cidadão tem na preservação dos recursos hídricos e preservação ambiental. O trabalho é consolidado com a realização de concursos de desenho e redação sobre os temas abordados. Os três melhores colocados em cada categoria ganham prêmios.
Em 2013, a meta é que mais de 10 mil alunos sejam beneficiados pelo projeto, em 13 escolas municipais na área de concessão da Prolagos, nas cidades de Cabo Frio (incluindo o Distrito de Tamoios), São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo (contemplando Monte Alto/Figueira). O calendário de atividades do Programa de Responsabilidade Socioambiental, que será realizado no período de março a dezembro, foi apresentado aos representantes das Secretarias de Educação, Cultura e Meio Ambiente das cinco cidades atendidas pela empresa. Durante o encontro, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o “Saúde Nota 10”, o material didático de apoio utilizado durante as palestras em sala de aula e também o Prolaguito.
No ano passado o Programa realizou 46 palestras em escolas públicas, nos cinco municípios atendidos pela Concessionária, beneficiando cerca de 1.700 estudantes.

Cabo Frio: Prefeito e secretária de Educação reúnem-se com gestores escolares


Reunião aconteceu no Hotel Malibu e serviu para ouvir as reivindicações dos gestores
 por Anneliese Lobo 
Com base na proposta do Governo de Cabo Frio em promover uma escola verdadeiramente cidadã e digna, o prefeito Alair Corrêa recebeu no Hotel Malibu todos os diretores das escolas municipais cabofrienses. O objetivo principal era ouvir cada profissional que está diariamente nas escolas, vivenciando todas as situações que englobam o universo escolar, e, juntos, buscar soluções cabíveis para cada problemática apresentada.
– Nossa intenção é tornar Cabo Frio uma cidade educadora e para isso precisamos encarar a Educação como um compromisso de todos. Então, além da Secretária, que já traz as necessidades para o meu gabinete, eu também quero estar perto de vocês gestores das escolas, pois sei que conhecem toda a realidade de nossos alunos com propriedade e, por isso, podem nos ajudar a seguir da melhor forma possível – declarou o prefeito Alair Corrêa.
Durante mais de três horas, o prefeito Alair Corrêa, a secretária de Educação, professora Elenice Martins e a subsecretária Celma Rosa, ouviram os gestores que traziam suas angústias com os problemas vivenciados nas escolas. Na maioria dos casos eram em relação à infraestrutura dos prédios. Alair Corrêa escutou todas as reivindicações atentamente e, na maioria dos casos, se comprometeu a resolver brevemente os problemas. Em outras situações, prometeu estudar soluções cabíveis com o Jurídico e tomar as atitudes possíveis, respondeu questionamentos diversos e inclusive apontou soluções para algumas problemáticas. Entretanto, a questão unânime foi a importância desse espaço aberto e direto com o Executivo, na qual Alair Corrêa mais uma vez surpreendeu e já deixou fixada uma agenda trimensal de Encontros com gestores, decisão bastante aplaudida por todos.
– Esse encontro é primordial, principalmente porque cada gestor representa não só a escola que lidera, mas principalmente a comunidade. Além disso, são muitos problemas que enfrentamos e nem sempre temos esse espaço aberto de diálogo com o Prefeito da cidade para debatermos assuntos sérios que envolvem nossas crianças e adolescentes. A Secretaria de Educação também está de parabéns pela atenção, dedicação e respeito com o nosso trabalho. Toda a equipe está sempre pronta para ajudar – enfatizou o gestor Fábio da E. M. Prof.ª Leomari G. Barreto.
Cabo Frio começou o Ano Letivo com o pé direito e, logo no início do Governo Alair Corrêa, teve questões primordiais totalmente resolvidas para alavancar a Educação no município. Primeiramente, o prefeito Alair Corrêa nem tinha assumido o comando da cidade e já sentava com sindicatos para negociações e, assim, o Servidor Público passou a contar com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) com reajustes que podem chegar a quase R$ 9 mil (DOC I, F6 – 40h). Depois, com a implantação da Lei Complementar nº12 de 27/06/2012 que reduziu a carga horária para professores do Ensino Fundamental I, por exemplo, de 20 para 14 horas semanais em sala de aula.
Com essa medida a Prefeitura regulamenta a Lei Federal nº 11.738/2008, que assegura que 1/3 do horário dos professores seja cumprido para o desempenho de pesquisas, reuniões pedagógicas, planejamento de aulas, formação, entre outras atividades, remuneradamente. Desafios que, como qualquer mudança séria, exigem cautela, determinação e muita coragem, como afirmou o prefeito durante o encontro:
– Jamais tive uma atitude tão digna, tão acertada, que tenha beneficiado tantas vidas, como foi a implantação do PCCR. Uma ação que visava, primeiramente, beneficiar o funcionalismo público. Mas indiretamente o grande beneficiado foi a população que ganhou profissionais ainda mais dedicados, professores mais satisfeitos, e a cidade toda foi beneficiada – explicou Alair que ainda fez questão de desmentir boatos de que o prefeito não irá cumprir o PCCR, pois os royalties vão acabar.
 – Isso não existe e eu quero acalmar a todos os funcionários, pois o PCCR agora é Lei, da mesma forma que os aposentados e pensionistas também serão beneficiados, obviamente. O que eu precisei sim foi de muito reajuste para cumprir essa Lei, mas agora é conquista – afirmou.
Todas as reivindicações da categoria foram anotadas pela assessoria de imprensa e devidamente encaminhadas para o prefeito e para a secretária que se comprometeram a resolver cada questão. Em junho uma nova data do Encontro entre gestores escolares será marcada.
– Compreendo que são muitas questões para serem solucionadas, mas confio no Prefeito e na Secretária. Sei também que não dá para ser tudo resolvido de uma hora para outra, por isso, vamos aguardar! – dizia a gestora Cláudia Oliveira, da E. M. Vereador Leaquim Schuindt, no Jardim Esperança. Já o gestor João Roberto, do C. E. M. Prof.ª Marli Capp, em Unamar, assumiu que seria injusto pedir mais, pois em apenas 60 dias sua escola teve uma atenção especial.
– Parabenizo a coragem dessa administração de resolver em tempo recorde diversas necessidades para o início das aulas. Fui atendido em tudo que minha escola precisava. Uma administração de respeito que olhou pelo 2º Distrito – contava orgulhoso.

Veiga de almeida: Troca de experiência com profissionais respeitados marca as aulas inaugurais


Expoentes da profissão foram convidados para apresentar temas relevantes para alunos que estão iniciando a vida acadêmica

Ele defende o Vasco, literalmente, mas o assunto interessa a todas as torcidas. O advogado do Club de Regatas Vasco da Gama, Paulo Reis, estará em Cabo Frio nesta terça-feira, 19, para falar com estudantes sobre “O Direito Desportivo no Brasil da Copa”. A palestra marca a aula inaugural do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA), com início às 19h, no auditório principal da instituição. Todos os eventos são abertos à comunidade.
Na quarta-feira, 20, a manhã promete ser movimentada na Universidade. Os alunos de Educação Física participam da abertura oficial do semestre letivo com uma demostração prática de esportes náuticos na Lagoa de Araruama. O evento começa às 9h, com a palestra “Esportes de aventura no meio náutico e a Educação Física”, que será ministrada pelo professor Ricardo Fernandes, especialista em metodologia dos esportes a vela, e pelo empresário do setor, Leonardo Rebello, da Upwind. Após a palestra, o público seguirá para a lagoa, no campus da Universidade, para conhecer melhor esportes como windsurf, kitesurf, SUP (stand up paddle), canoagem, entre outros. O secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, confirmou presença na programação e o projeto Vivenciando, que faz o intercâmbio entre escolas de Ensino Medio e a Universidade, trará 150 alunos do Colégio Estadual Miguel Couto para participar da aula.
À noite, também no dia 20, o auditório está reservado para os estudantes de Engenharia, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a profissão. A palestra “De aluno a engenheiro, uma vagem diferente para cada um” será ministrada pelo 1° Tenente Engenheiro da Aeronáutica, Felipe Santana Lopes, mestre em engenharia de infraestrutura da aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A palestra tem início às 19h.

Valorização Regional
O curso de Pedagogia abrirá o semestre com uma convidada ilustre da Educação cabofriense. A professora Therezinha de Jess Tavares Monteiro,mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, falará “A formação de professores na Região dos Lagos – uma história”. A aula magna marca o início do projeto Memória de Professores da Região dos Lagos, que será desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Veiga de Almeida, com o objetivo de resgatar e registrar a vida dos grandes mestres. A palestra ocorrerá nesta sexta-feira, 22, a partir das 18h30.

Início
Os cursos de Psicologia e Serviço Social abriram a temporada de aulas magnas no campus. O professor doutor Marcelo Henrique da Costa falou aos futuros colegas de profissão sobre “Prática profissional e comporomisso social da Psicologia”, no último dia 12. Já no dia 13, o tema “O Serviço Social no setor de serviços” foi abordado pelas professoras Marcia da Conceição Silva, doutora, e Mary Lane Madureira, mestre, coordenadora do curso de Serviço Social em Cabo Frio.