sábado, 1 de junho de 2013

Contra a cultura do estupro - Marcha das Vadias: Por Victor Viana

  
Recorte de Manchete/ Por Victor Viana/ em o Noticiário dos Lagos 
A ignorância e a violência

Por Victor Viana +victor viana  @VianaBuzios 


Noticiário dos Lagos/ Edição 902/ 2013/ 
Os casos de estupro de mulheres, que começa a se tornar uma discussão mais frequente e feita de forma mais aberta no Brasil, é um mal cultural que assola a humanidade desde tempos imemoriais.   Uma sociedade patriarcal centrada em moralismos excludentes, que visa à manutenção do machismo e da dominação feminina, é o alicerce da ignorância. E a ignorância gera violência.   O remédio conta a ignorância é a informação e o conhecimento. Esse é o objetivo da serie de reportagens, entrevistas e notícias que publico em diversos veículos de comunicação. 

Publicado em O Perú Molhado/ 11-05-2013/ Marise Egger  
O Perú Molhado/ Maio de 2013 / Marcha das Vadias 




































A mulher é o negro do mundo Vídeo onde John Lennon canta "Woman Is The Nigger Of The Word" - A Mulher é o Negro do Mundo - do Album Plastic Ono Band de 1970

PROJETO DE LEI 2158 A VERDADE - Por Janio Mendes

A PL era de conhecimento do Prefeito de Búzios,
André Granado e contou com sua assinatura.
Nos últimos dias tenho suportado toda a forma de agressão e insultos pelas redes sociais, acerca do PL.2158/13, como se fosse o autor da ideia e desejasse despejar todos os dejetos de Cabo Frio em Búzios. Na expectativa de que pessoas responsáveis assumam seus atos e deem as explicações necessárias à população.

Em respeito ao povo de Búzios e aos Vereadores, compareci a Audiência Pública na Câmara Municipal. Ouvi ali, vaias e insultos. Corajosamente, ao contrário do prefeito de Búzios, permaneci no local, falei e ouvi a todos.

Lamentavelmente, naquela Audiência, um pequeno grupo de pessoas articuladas por manifestações politicas - umas com intuito de me atingir politicamente e antecipando o processo eleitoral, outras por covardia e omissão, influenciaram a mesma, impedindo que técnicos fizessem o uso da palavra e outras, de forma dissimulada, fugiam do ambiente e da discussão. Uma atitude óbvia de quem quer se beneficiar politicamente e com claros objetivos de me usar como escada para atingir os seus objetivos pessoais.

Confiante no espírito democrático e também no potencial de discernimento da população buziana, não vou me abater por estas provocações e me disponho a estar cada vez mais junto das reivindicações e reclames do povo buziano para moldar o projeto técnico aos parâmetros desejáveis.

Tenho aguardado que estas pessoas venham a público e coloquem sua responsabilidade no processo. Como isso até aqui não aconteceu e, certamente não irá ocorrer, venho por meio deste enviar a população buzina cópia do Protocolo de Intenções, assinado pelo Prefeito de Búzios - Dr. Andre Granado - em 06/02/13, que deu origem ao PL 2158/13.

Por fim, informo que o PL 2158/13 foi por mim, juntamente com os demais deputados, alterado na Alerj de forma a impedir o despejo de efluentes direto no Rio Una. Alterando-o para Bacias a serem criadas nos municípios de Iguaba Grande e São Pedro. Suprimindo também, o dispositivo que garantia aumentar as tarifárias em razão dos investimentos do Governo do Estado - preservando os investimentos que salvam a Lagoa de Geribá.

Apelo a um debate respeitoso, responsável, transparente e despartidarizado, de forma a garantir que desta discussão possamos trazer mais benefícios, com mais investimentos no tratamento de esgoto de Búzios e Cabo Frio. Nossa luta visa melhorar e fazer funcionar os sistemas da ETEs de Jardim Esperança e São José.



Cordialmente,
Janio Mendes.


Veja a manifestação na Audiência Pública na Câmara de Búzios - 27/05/2013.

http://blogaodoslagos.blogspot.com.br/2013/05/manifestacao-na-camara-de-buzios.html

Festival de Esportes Náuticos completa Semana do Meio Ambiente

Atividades para família inteira serão oferecidas na Lagoa das Palmeiras, em Cabo Frio, no dia 9 de junho

Um lindo domingo de sol, com vento de 10 nós. Esta é a expectativa de um grupo de alunos do curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA) para o dia 9 de junho. Eles estão na organização da terceira edição do Festival UVA de Esportes Náuticos e contam com o apoio da natureza para deixar o evento ainda mais belo. A atividade integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e pretende abranger moradores da região, atletas profissionais e amadores, além da comunidade acadêmica.

O Festival começará por volta das 10h, com aulas em terra e na água de esportes a vela e com remo. Diversos tamanhos de embarcações a vela, stand up paddle, caiaques e canoas havaianas poderão ser utilizados pelos visitantes. No fim das aulas, as crianças participarão de uma brincadeira competitiva. A única modalidade que terá aula apenas no simulador, por questão de segurança, é o widsurfe.

O professor Ricardo Fernandes, responsável pelas disciplinas de Gestão de Eventos e Esportes de Aventura na Água, explica que para os alunos as atividades vão além da parte lúdica e da troca de informações com a comunidade. O Festival tem peso de prova prática e todos serão avaliados dentro de suas atribuições, tanto na organização da competição quanto no ensino dos desportos.

“O local escolhido para as atividades é seguro e todas as pessoas, de qualquer idade, podem participar”, ressalta o professor, acrescentando que o evento também pretende despertar o interesse das pessoas para os esportes náuticos. “Há um estigma de que a vela é um esporte caro e elitista. No remo, por exemplo, o investimento é baixo. A vida útil dos equipamentos, em geral, também é elevada”, considera, observando que a cultura brasileira valoriza muito o mar como local para tomar banho e não usufrui de todas as posibilidades esportivas que são possíveis.

Para aqueles que tem restrições à água, haverá uma série de atividades físicas no solo (como jump e ginástica), atividades de orientação de saúde, entre elas aferição de pressão, e de educação ambiental. “Será um grande encontro da Universidade com a comunidade”, destaca o professor.

Competição
Ricardo explica que o Festival, apesar de oferecer premiação aos melhores classificados, tem caráter festivo. “Será uma navegação mais solta, leve, próxima das margens para que o público possa curtir cada momento”, ressalta Ricardo. Velejadores e remadores de toda a Região dos Lagos foram convidados para o evento. Diversas associações já confirmaram presença. O valor da inscrição para a competição oficial é um quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas no local e a competição terá início às 13h.

Livro
Na ocasião, o professor Ricardo Fernandes, mestre em Educação, fará o pré-lançamento do seu livro “Ensinando a Velejar”. A edição, que tem prefácio do iatista Lars Grael, é um manual para professores de vela, especialmente aqueles que desejam aprimorar a didática de ensino. “O livro é resultado de mais de uma década de estudo e desenvolvimento de metodologia, com pesquisa e prática na escola de vela”, destaca o autor, citando que há vários livros orientando os velejadores, iniciantes e experientes, mas literatura que ensina a ensinar, especialmente no Brasil, não há. “Velejar não é apenas um ato mecânico, mas cognitivo também. Velejar é uma ciência”, diz Ricardo, com a experiência de 40 anos de vela.

Limpeza
Apesar do Festival ter início às 10h, uma turma de voluntários chegará mais cedo, com uma missão de cidadania e sustentabilidade. A partir das 8h, eles arregaçam as mangas em mais uma atapa de limpeza da Lagoa de Araruama, para coletar resíduos sólidos existentes às margens da laguna. Universidade e Movimento Lagoa Limpa se unirão, mais uma vez, para dar uma singela contribuição em prol deste ecossistema tão importante para a Região dos Lagos.

Além do pessoal de Educação Física, estudantes e professores de Engenharia e Gestão Ambiental, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia marcarão presença.

Prefeito Alair Corrêa diz que sucesso da Feira Forte é exemplo de trabalho e união entre empresários e poder público

Prefeito abre oficialmente a 10ª edição da Feira Forte e se emociona ao lembrar que também inaugurou a primeira edição do evento em 2004

 O prefeito Alair Corrêa classificou a abertura da 10º edição da Feira Forte como “emocionante e um momento muito especial”. A avaliação foi dita durante o discurso de abertura da feira em que Alair Corrêa lembrou o apoio que deu a um pequeno grupo de empresários que tiveram a iniciativa de fundar a Feira Forte em 2004.
-Um grupo de empresários me procurou e apresentou a idéia e o projeto. Eu apoiei porque gosto muito de desafios. Hoje, dez anos depois posso dizer que a Feira Forte é um filho que cresceu, ficou bonito e caminha com as próprias pernas e vai crescer ainda muito mais-, disse o prefeito.
Logo após a tradicional frase “declaro aberta a 10ª edição da Feira Forte”, o prefeito Alair Corrêa foi convidado pelo presidente da Acia, Walmir Porto e demais autoridades a conhecer o projeto do evento que pela primeira vez é realizado no prédio da Sendas.   O prefeito também agradeceu ao empresário Arthur Sendas Filho, que estava no local,  por permitir a realização da Feira naquele espaço.
Durante a caminhada pelos amplos corredores que abrigam cerca de 260 expositores, o prefeito cumprimentou empresários, lojistas, funcionários, posou para fotos e até brincou com alguns lojistas.
-Estou muito feliz hoje e muito confiante porque a população me colocou pela quarta vez para ser prefeito de Cabo Frio. Agora sei que meu projeto vai, mais uma vez, mudar essa cidade-, disse enquanto era cumprimentado e solicitado a posar para fotos com pessoas que o admiram.
O empresário Walmir Porto e presidente da Acia disse que todo o esforço para montar a Feira ficou mais fácil com a parceira da prefeitura e o interesse de promover a cidade demonstrado pelo prefeito Alair Corrêa.
-Só pedi ao prefeito apoio e ele garantiu todo apoio necessário. Por isso a feira cresceu e já e maior do varejo no estado-, disse Porto.
Já o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Rio de Janeiro, Facerj, Jésus Mendes Costa, lembrou que a carreira política do prefeito Alair Corrêa é coroada de vitórias e exemplos de boa administração. E um evento como a Feria Forte só ganha força com o interesso do poder público junto com empresários locais.
-Todos lembram. Alair quem reconstruiu essa cidade. Gosto muito de Cabo Frio que frequento há mais de 40 anos e podemos dizer que a cidade é antes e depois de Alair. Agora, de novo na prefeitura, só podemos agradecer e convocar os empresários a participar das ações em conjunto. A união é fundamental para o crescimento econômico de uma cidade-, lembrou.
O prefeito disse que iria encontrar um “tempinho” na lotada agenda para voltar com a família para poder comprar e visitar a Feira com mais tranquilidade. 

Fotos: Walmor Feitas/W2Imagens 
Legenda foto 8873: Alair caminhando pelas lojas da Feira Forte e brincou ao posar com a camisa do Flamengo num manequim
Legenda foto 8849: Prefeito Alair Corrêa o presidente da Acia Walmir Porto e o Presidente  da Facerj Jesus Mendes Costa
Legenda foto 8903: Na Feira Forte o Prefeito visitou o stand da SecTUR de Cabo Frio e fez questão de posar para fotos com equipe da Secretaria de Turismo

Prolagos comemora Semana do Meio Ambiente com apresentações gratuitas de teatro

Espetáculo “As aventuras no mundo encanado” levará conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público
A magia do teatro e da cultura irá contagiar a Região dos Lagos na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Para celebrar a data, a Prolagos – concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav - preparou uma programação especial, entre os dias 03 e 07 de junho, com sessões gratuitas da peça “As aventuras no mundo encanado”. As apresentações, que contam com a parceria das Prefeituras da área de concessão, serão realizadas em praças públicas e teatros.
O espetáculo leva, de uma forma lúdica e divertida, conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público e fala sobre a importância do uso racional da água e do tratamento de esgotos para a preservação do meio ambiente.
O teatro de bonecos tem como personagem principal o Prolaguito – polvo mascote da concessionária - que já virou o super herói da garotada. A peça teatral, incentivada pela lei Rouanet, é encenada pela Trupe Falcatrua com os atores Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, sob a direção de Cesar Valentim.

Confira a programação das apresentações teatrais nas cidades da Região dos Lagos:
Dia 03/06 – São Pedro da Aldeia
Local: Teatro Municipal Dr. Átila Soares da Costa
Endereço: Rua Francisco Santos Silva, s/nº, Bairro Nova São Pedro
Horário manhã: 09:30
Horário tarde: 14:00
Entrada franca 

Dia 05/06 – Cabo Frio
Local: Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/nº - bairro Algodoal
Horário: 14:00
Entrada franca  

Dia 06/06 - Iguaba Grande
Local: Praça Edyla Pinheiro
Endereço: Centro da cidade
Horário: 14:00
Entrada franca 

Dia 07/06 - Búzios
Local: Praça Santos Dumont
Endereço: Rua das Pedras - Centro - Búzios
Horário manhã: 10:00
Horário tarde: 14:00
 Entrada franca 

Búzios Love