quarta-feira, 10 de agosto de 2016

[Búzios} Projeto de Lei Visa Instituir “Campanha dos 16 dias Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” em Búzios









Apesar das várias conquistas femininas no campo profissional e político e da Lei Maria da Penha, que visa coibir a violência doméstica contra a mulher; milhares de brasileiras ainda são vítimas de agressões diariamente.
Isso é o que apontam os dados do balanço da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Conforme o último balanço, referente a denúncias de janeiro a outubro de 2015 no país-: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diárias e 33,86% semanalmente. 

O balanço apontou ainda os tipos de violência mais denunciados no Disque 180. Do total de 63.090 denúncias de violência contra a mulher, 31.432 corresponderam a denúncias de violência física (49,82%), 19.182 de violência psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 1.382 de violência patrimonial (2,19%), 3.064 de violência sexual (4,86%), 3.071 de cárcere privado (1,76%) e 332 envolvendo tráfico (0,53%).

Com esses números e os constantes relatos de violência contra as mulheres difundidos na mídia, percebe-se que ainda há muito o que se fazer para coibir tais agressões.

Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”

No âmbito mundial, a “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”, convoca a sociedade e seus governos a tomarem atitudes frente à violação dos direitos humanos das mulheres. Iniciada em 1991 por 23 mulheres, a campanha atualmente é promovida por 130 países.

O vereador Gugu de Nair apresentou um projeto de lei, a fim de incluir essa campanha no calendário oficial do município. Após a tramitação, o projeto foi aprovado na semana passada na Câmara Municipal de Búzios. E vai ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Prevista para acontecer anualmente de 20 de novembro a 05 de dezembro, deverão ser desenvolvidas na campanha ações com objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade para a problemática da violência contra a mulher. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Curiosidade sobre a Campanha

Enquanto a campanha internacional inicia no dia 25 de novembro (Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres) e finaliza no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil o início desta Campanha é no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), devido ao reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras.

[Geral] O corpo humano em forma de poesias


Obra vencedora do prêmio Jabuti ganha nova edição

 
Com o intuito de explicar a maravilhosa criação do corpo humano em forma de poesia, Alexandre Guarnieri brinca com as palavras para descrever a criação e a evolução dos seres por meio da biologia. Reeditado pela Penalux, o livro “Corpo de Festim”, vencedor do prêmio Jabuti 2015, tem como proposta levar o leitor às infinitas descobertas sobre o início de nós mesmos e a continuidade da nossa história.

Segundo Guarnieri, a obra pretende acostumar o leitor à sua biologia, às suas entranhas e fazer com que estas lhe entreguem a verdade sobre o mundo, a vida e sua história, descobrindo e redescobrindo o novo e o antigo dentro da anatomia, da matéria orgânica e também das palavras.

Para o escritor Furio Lonza, autor do prefácio, o livro reúne poesias em torno de um tema, concentradas obsessivamente na materialidade da palavra, na dissecação, na anatomia, no “voyver biológico”.

- Sua repetição sobre seu objeto, o corpo, leva-nos a infinitas descobertas sobre o início de nós mesmos e a continuidade da nossa história, chegando perto das nossas interpretações de nossas verdades e mentiras – relata Lonza.

Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, Guarnieri se enquadra nos pódios da poesia brasileira contemporânea, por sua linguagem inovadora e única. Com tema impressionantemente modernos, seu peso materialista é familiar devido à cultura ocidental do século XXI, que precisa do material bruto para crer.

Sobre o autor
Carioca, nascido em 1974, Guarnieri é historiador da arte e mestre em tecnologia da imagem. Começou, a partir de 1993, a participar de eventos de poesia falada no Rio de Janeiro. Publicou seu primeiro livro, Casa das máquinas (Editora da Palavra), em 2011. É um dos editores da revista eletrônica Mallarmargens.

Além do Jabuti em 2015, o escritor conquistou em 2003 os prêmios Yêda Schmaltz, oferecido pela União Brasileira de Escritores, Seção Goiás; e Marco Lucchesi, oferecido pelo Jornal Panorama da Palavra/ RJ.




Ficha técnica:

Título: Corpo de Festim, segunda edição
Autor: Alexandre Guarnieri
Reedição: editora Penalux
Publicação: 2016
Tamanho: 15,5x22,5 cm
Páginas: 130 p
Preço: R$42,00

Búzios realiza campanha de Vacinação de Tríplice Viral em adulto


            Na próxima semana, a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Búzios realizará uma campanha de Vacinação de Tríplice Viral em adultos, com o intuito de vacina prevenir a população contra sarampo, caxumba e rubéola.
            A vacinação será realizada entre os dias 16 e 19 de agosto nos postos de saúde do município e na Policlínica, em adultos com idade entre 20 e 49 anos.

Sobre as doenças - O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.
            A caxumba tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar.

            A rubéola mostra seus primeiros sinais através da febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. A rubéola é comumente confundida com outras doenças, pois sintomas como dores de garganta e de cabeça são comuns a outras infecções, dificultando seu diagnóstico. Apesar de não ser grave, a rubéola é particularmente perigosa na forma congênita. 

Loja da Prolagos em Búzios opera com sistema instável neste terça-feira

A loja de Búzios da Prolagos está com problemas no sistema, nesta quarta-feira, 10. 
O motivo é o rompimento do cabo de fibra optica de internet de Búzios. A concessionária está trabalhando para e retorno completo do sistema o mais breve possível.
A Concessionária afirma que  está à disposição de seus clientes por meio de outros canais de atendimentos. 
Os consumidores podem buscar informações e fazer solicitações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) nos números 0800 7020 195 ou (22) 2621-5095 ou pelo atendimento via WhatsApp (22) 9.9722-8242.

[MACAÉ] 4ª Ciranda Literária


[SÃO PEDRO DA ALDEIA] Defeso das espécies da Lagoa de Araruama vai até 31 de outubro

O defeso das espécies da Lagoa de Araruama, instituído por Lei Federal em 2013, está valendo desde o dia 1º de agosto. Com isso, estão proibidas todas as atividades de pesca, tanto profissional como de lazer. A fiscalização para o cumprimento da lei será feita pela Unidade de Polícia Ambiental (UPAM), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Para o secretário de Agricultura, Pesca, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o resultado do defeso ficou bem claro este ano. “Na temporada da tainha, tivemos um bom aumento no tamanho dos peixes, assim como o da perumbeba, sem falar no número muito maior. O defeso tem sido um acerto”, afirmou. 
De acordo com o Coordenador de Pesca, Marlon Guimarães, o defeso vale para qualquer tipo de pescado dentro da área da Lagoa, que abrange cinco municípios. “Todas as espécies vivas da Lagoa estão protegidas por essa lei, o que tem surtido bons resultados ano a ano, com o repovoamento", comemorou.

[MACAÉ] Vereador é pioneiro em uso de aplicativo para aproximar mandato da população



Marcel Silvano do PT afirma querer ter uma participação cidadã em sua atuação na Câmara 




Que as eleições de 2016 serão marcadas pela força da internet, em especial das redes sociais, já não é mais novidade. Mas políticos eleitos que já usam essas ferramentas ao seu favor também já começam a se tornar comum. Em Macaé, na Região Norte do Rio de Janeiro, um vereador foi além e lançou um aplicativo próprio onde a população pode interagir diretamente com o seu mandato. 


No aplicativo criado pela equipe do vereador Marcel Silvano (PT) a população pode ter acesso a todas as indicações, requerimentos e outras ações do mandato do vereador, pode também fazer sugestões de pauta e denúncias para que ele apresente na Câmara e  fiscalize. 



“É também um espaço para avaliação do mandato. Podem me enviar criticas também. Além de ser mais uma ferramenta de prestação de contas”, explicou o vereador. 


Essa iniciativa é pioneira no interior do Rio de Janeiro, não se tem registro de outro vereador que esteja fazendo o mesmo, e também um dos poucos  vereadores a tomarem essa atitude em todo o país. 


O link para quem quiser conferir o aplicativo é só clicar no link 


[BÚZIOS] Tratamento para Tabagistas pela rede Municipal

O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. As estratégias adotadas na cidade de Búzios seguem 05 linhas de ação: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação.

Neste sentido, o Programa atua por meio de estratégias para a mudança na aceitação social do cigarro ao estimular o cidadão a deixar de fumar, a reduzir a poluição de ambientes fechados e beneficiar o fumante passivo (especialmente as crianças), desestimulando a iniciação entre jovens.

O Programa efeito nas unidades básicas de saúde, com palestras regulares por profissionais capacitados pelo programa. Cartilhas educativas, gomas de Nicotina, medicação (conforme necessidade) e adesivos são dados para os pacientes. 

Porcentagem do tratamento em Búzios: 23,08% abandonaram o tratamento, 61,54% de cessação do uso do tabaco e 82% fizeram uso de medicação.