terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Veiga de Almeida: Domingo é dia de Vestibular


UVA abre inscrições para vagas remanescentes e oferece bolsas de até 100%. Provas acontecem neste domingo, 24, em Cabo Frio, com início às 9 horas

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está com inscrições abertas para quem quiser ingressar em um de seus 37 cursos oferecidos nos quatro campi do Rio de Janeiro. O vestibular será realizado no dia 23 de fevereiro (sábado), nos campi Tijuca, Barra da Tijuca e Centro; e no dia 24 (domingo) no campus Cabo Frio.
 As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.uva.br/vestibular ou nas Centrais de Atendimento dos campi. A taxa de inscrição é de R$ 25,00, que pode ser substituída pela doação de duas latas de leite em pó integral ou um pacote de fraldas geriátricas. Os estudantes que alcançarem as melhores médias no exame concorrerão a bolsas proporcionais, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade.
Além das bolsas concedidas por mérito acadêmico, a UVA oferece também condições especiais para alunos que já iniciaram seus estudos em outra instituição (transferências) e para os que já possuem uma graduação. Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro) e 0800 0246 172 (Cabo Frio). 
Em 2012, a UVA cresceu da décima para sétima posição entre as melhores universidades privadas no ranking nacional do Índice Geral de Cursos (IGC), principal instrumento de avaliação do MEC da qualidade do ensino superior no Brasil. Além disso, a Veiga de Almeida passou para a faixa 4 do indicador, o nível mais alto atingido pelas universidades privadas do país, e foi classificada como a segunda melhor universidade privada do estado do Rio.
Entre os cursos de destaque estão o de Engenharia Civil e de Produção, apontados pela avaliação do MEC como os melhores do estado do Rio de Janeiro; e o de licenciatura em Letras, avaliado como a segunda melhor Universidade do estado. Além dele, o curso de Educação Física da UVA foi considerado o melhor entre universidades públicas e privadas do estado do Rio.
Vestibular
A prova é composta por uma redação e 20 questões objetivas de conhecimento geral. O vestibulando tem até três horas para concluir o exame. A redação vale até 30% da nota final e as questões objetivas somam 70%. O candidato não pode zerar nas questões de múltipla escolha.
Enem e Prouni
Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova. A Instituição também participa do programa do Financiamento Estudantil (Fies), antigo Crédito Educativo, e do Prouni.
 Social
Os alimentos e fraldas arrecadados como taxa de inscrição são repassados para instituições que realizam serviços de utilidade pública. Nesta terça-feira, 19, a UVA entregou mais de 100 quilos de alimentos, 70 latas de leite em pó e 14 pacotes de fraldas geriátricas ao Centro de Recuperação e Reabilitação Vida Plena. O Centro atende cerca de 50 homens, todos com histórico de dependência de álcool e outras drogas, em duas unidades (Cabo Frio e Búzios). O tratamento é realizado por meio da internação voluntária e o Centro recebe, inclusive, pessoas sem lar.
 Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das sete melhores universidades privadas do país, de acordo com o MEC, a UVA tem cerca de 24 mil alunos distribuídos em cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado, Extensão e Doutorado em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga alcançou recentemente o IGC (Índice Geral de Cursos) faixa 4, o mais alto alcançado por uma universidade privada no país. Mais informações no site www.uva.br.

São Pedro da Aldeia: Prefeitura inicia o plano para saneamento básico e resíduos sólidos

Prefeitura de São Pedro da Aldeia inicia o plano para saneamento básico e resíduos sólidos 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto com as Associações de Moradores dos diversos bairros da cidade, vão iniciar, amanhã (20/02), às 19h, na Câmara Municipal, as discussões para a criação dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 

De acordo com o secretário de Urbanismo, Júlio César Berlandi, durante o encontro será distribuído um questionário com perguntas sobre as demandas de cada local, dentro dos temas propostos na reunião.

“Ninguém melhor que o morador para saber quais são as necessidades de seus bairros. Por isso, a Prefeitura, o Governo do Estado e o Inea estão juntos nessa parceria para a criação desse plano” explicou Berlandi.

Segundo o secretário, essa é apenas a primeira de uma série de reuniões que acontecerão para a elaboração dos planos, que tem o prazo de até dezembro para estar pronto.

“Amanhã daremos o primeiro passo. Quero deixar aqui o convite a toda população para participar da elaboração desses planos, que são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do nosso município” afirmou.

Ascom/PMSPA
Texto: Renato Silveira 
www.pmspa.rj.gov.br

Cabo Frio: 2º distrito inicia desocupação de calçadas


Equipe de Posturas da CODESTAM
Material que ocupava a frente das lojas começou a ser recolhido pelos comerciantes. Choque de Ordem ocorre nos mesmos padrões do primeiro distrito
Por solicitação da Superintendência de Posturas da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), os comerciantes que já haviam sido notificados iniciaram na manhã desta segunda-feira (18/2) a liberação das vias públicas, especialmente as calçadas, que eram ocupadas irregularmente pelas lojas.  
Choque de Ordem em Tamoios
Segundo o responsável pela Fiscalização e Posturas da CODESTAM, Aderbal Lins, foram feitas no mês de janeiro cerca de 70 notificações a comércios e residências.
– O prefeito Alair Corrêa foi bastante compreensivo em relação à situação dos comerciantes que geralmente investem bastante esperando um retorno no verão. Com esse pensamento,o prefeito esperou passar o carnaval para dar inicio ao choque de ordem na cidade – afirmou Aderbal.

Nesse primeiro momento, a população do Distrito de Tamoios está sendo orientada, e aos poucos de forma consciente e voluntária, já começa a se adaptar aos novos parâmetros adotados no município.

Fotos e Texto: Katyuscia Chaparral/ Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Direto da Câmara de Búzios

"Entre posturas e POSTURAS, e muito “fogo de palha”, já se passaram 10 anos!!!


                                                                                                               por Messias Carvalho

É desanimador verificar que ainda hoje se discute o que pode e o que não pode quanto às POSTURAS, que pressupõem a manutenção da ordem pública. O que cabe discutir é se o contido na Lei Complementar (Municipal) nº 6, que é de 2003, e que institui o CÓDIGO DE POSTURAS, é ainda suficiente para se determinar o que pode e o que não pode se fazer no Município com relação ao sossego e ao bem estar público (art’s 48 ao 54), a utilização dos logradouros públicos, inclusive calçadas (Art’s 61 ao 65), e o funcionamento de casas e locais de diversão pública (Art’s 96 ao 101), entre outros. 


Cito apenas estes três CAPÍTULOS da referida Lei porque estão relacionados, respectivamente, com discussões provocadas recentemente pelas seguintes ocorrências: aglomeração de pessoas e som alto em vias públicas e estabelecimentos comerciais, altas horas da noite e durante à madrugada; obstrução de logradouros públicos (ruas) por deks, assoalhos (calçadas) e outros; a tragédia na boate de Santa Maria (RS), que resultou na morte de 238 pessoas. Entendo eu que, embora já tenha quase 10 anos, o Código de Posturas é bem atual, mas necessita sim, em alguns pontos, de regulamentações, algumas já determinadas no texto da própria Lei e que, via de regra, cabem ao Executivo Municipal. 

Isso porque regulamentação tem que ver com procedimentos, rotinas, que devem ser estabelecidos para a execução das ações governamentais, dando assim cumprimento ao que determina a Lei. Por ter este entendimento, faço INDICAÇÃO na Sessão da próxima quinta-feira para que o Executivo estabeleça ROTINAS (regulamentação), envolvendo setores de governo (Secretarias de Ordem Pública, Serviços Públicos, Fazenda e outras), para que o Código de Posturas do Município seja cumprido (o mesmo vale para o cumprimento de outras leis importantes, como por exemplo, o PLANO DIRETOR e o CÓDIGO DE MEIO AMBIENTE).

Pelo que tenho visto, as intervenções promovidas nas questões dos ambulantes na Orla Bardot e da notificação aos responsáveis pela colocação de material de construção nas calçadas, revelam que o Governo esta dando cumprimento ao que determina o Código de Posturas. Que o mesmo seja feito com relação a vendedores de passeios, e de outros produtos, nas vias públicas e outras questões também previstas no Código. Não se esquecendo da necessária REGULAMENTAÇÃO, quando for o caso, e da necessária FISCALIZAÇÃO, para que “motivações políticas” não transformem tais intervenções em “fogo de palha”."














Messias Carvalho é vereador em seu terceiro mandato.

Entre em contato com o gabinete do vereador: 
Email: vereadormessias@hotmail.com
Telefone: (22) 2633-6300 (Ramal: 213)
Partido: PDT - Partido Democrático Trabalhista


















Búzios: Secretário de Ciência e Tecnologia se reúne com representante do IBGE



Secretário de Ciência e Tecnologia de
Armação dos Búzios, Rafael Fontenelle

O Secretário de Ciência e Tecnologia do município de Armação dos Búzios, Rafael Fontenelles, se reuniu nesta terça-feira, dia 19, com a representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Região dos Lagos, Maria Cristina Silva, para propor parceria que visa implementação de pesquisas municipais na cidade.
A parceria consiste em fornecimento de equipamentos (tablets) e treinamento para coletar informações da população e identificar as demandas de cada segmento de forma dinâmica e ágil. De acordo com o secretário, o objetivo é oferecer informações rápidas para que os setores da administração pública as avaliem, e invistam em cada departamento, conforme as necessidades de cada setor.

“Praticamente todas as áreas de atuação municipal podem encontrar no geoprocessamento um importante aliado nas etapas de levantamento de dados, diagnóstico do problema, tomada de decisão, planejamento, projeto e execução de ações e medição de resultados. De um modo geral, o fato de conhecermos onde os problemas ocorrem e poder visualizá-los espacialmente facilita seu entendimento e nos mostra as possíveis soluções, senão a única”, disse o secretário.

Crédito das fotos: Divulgação

Cabo frio: ACIA convoca empresários para quitação de débitos


O empresário que efetuar o pagamento após o dia 25 não poderá votar ou concorrer à eleição

Termina na segunda-feira, dia 25, o prazo para os empresários associados interessados em formar chapas e votar na eleição da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA) ficar em dia com as mensalidades. De acordo com o Estatuto da entidade, quem efetuar o pagamento após a data, não estará apto a votar ou concorrer. A escolha da nova diretoria para o biênio 2013/2015 será no dia 15 de março, na subsede – Major Belegard – Centro, das 9h às 17h.  Também participam da eleição, formando chapas ou votando, os associados contribuintes honorários, cuja filiação tenha ocorrido até 13 de novembro de 2012. Até o momento, nenhuma inscrição de chapa foi recebida pela ACIA. O período de inscrições vai até 5 de março, dez dias antes do pleito.
Na última quinta-feira, dia 14, o setor financeiro da entidade enviou por e-mail e entregou aos estabelecimentos comerciais o boleto financeiro referente ao mês de fevereiro, com vencimento dia 25. A cobrança também deve estar quitada para que o associado vote ou concorra à eleição de março. Caso não tenha recebido o boleto de pagamento, o empresário deve solicitar a segunda via na subsede da ACIA, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O presidente da Comissão Eleitoral da ACIA, Osmar Sampaio, ressalta a importância do voto para o fortalecimento da entidade:
“A participação do empresário na escolha da nova diretoria é fundamental. O fortalecimento do comércio depende do poder de decisão de cada associado no dia da eleição. Os interessados em formar chapas ou votar devem ficar atentos aos prazos para que o Estatuto da eleição seja rigorosamente cumprido”, disse Osmar Sampaio.
 Vale ressaltar que todas as regras eleitorais e o Edital de Convocação foram publicados em jornais locais. Os comunicados com o regulamento e regras, estão disponíveis na subsede da entidade, que funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já as inscrições das chapas, podem ser feitas das 9h às 17h, no mesmo local, de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento Eleitoral. Os eleitos tomarão posse no dia 3 de abril.

Convenção do PMDB juventude

A convenção será realizada no dia 20 de fevereiro, às 15h, na sede estadual do partido.


O presidente da juventude do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de Maricá tomará posse nesta quarta-feira (20) como 2º tesoureiro da juventude estadual do partido.
Rafael Pina atuou como articulador político na campanha do vereador Filipe Bittencourt (PMDB), é membro da executiva estadual, presidente na JPMDB – Maricá e Coordenador dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães.
Rafael será o representante de Maricá na juventude do diretório estadual, tendo direito à voz e voto.
Eleições 2014
A ida de um representante da cidade para o diretório  da juventude estadual do partido do governador mostra a importância da cidade no cenário político estadual.
O filho do governador do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral poderá se candidatar a Deputado Federal em 2014 e teria apoio em peso na cidade de Maricá.
Marco Antônio Cabral é o atual presidente da JPMDB e dará lugar para Jéssica Ohana assumir o cargo. Jéssica é a atual presidente da Juventude do PMDB de Niterói.
A convenção será realizada no dia 20 de fevereiro, às 15h, na sede estadual do partido. A convenção será realizada no dia 20 de fevereiro, às 15h, na sede estadual do partido, que fica na Av. Alm. Barroso, 72 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Cabo Frio: Parcerias para divulgar a cidade

Muito proveitosa a reunião realizada na manhã de hoje (18/02) entre representantes da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Cabo Frio e membros da diretoria da Associação de Hotéis do município.
Uma aproximação com a atual gestão da secretaria foi a tônica da discussão com a entidade para traçar estratégias e ações para a divulgação do destino Cabo Frio.


A Secretaria de Turismo se colocou a disposição para formatação de uma parceria para o desenvolvimento do município.
Fizeram parte da reunião, os coordenadores executivos Aldenir Soares e Gilson Peres, os turismólogos Luane Ferreira, Vanina Navega e William Bruce e os representantes Cláudia Secioso, proprietária do Hotel Píer e diretora da Associação de Hotéis; Lucimeri Tomas, gerente do Hotel Malibu e diretora da Associação de Hotéis; José Martins Pintor, gerente do Hotel Portal do Mar e associado e Ricardo Silva, proprietário do Hotel Píer e associado.

Texto e fotos: Telma Flora | Assessora de Imprensa Secretaria de Turismo

Lagoa Limpa: Participe!!


Búzios: Universitários são ouvidos pelo Secretário de Educação

Universitários levam ao secretário de Educação, Claudio Mendonça seus questionamentos

Na última sexta-feira (15), estudantes universitários de Búzios se reuniram com o Secretário de Educação, Cláudio Mendonça, a fim de tratarem sobre o transporte universitário há muito esquecidos pela cidade. Outros temas em pauta foram a Ajuda de Custo e o Estágio Universitário. 

O secretário e os Vereadores em momento de conversa
informal com os universitários
A reunião aconteceu no plenário da câmara dos vereadores, e contou com a presença também dos vereadores de Armação dos Búzios: Uriel Pereira, Felipe Lopes, Lorram Silveira, Jefferson Gonçalves, Gugu de Nair entre outros.

Na reunião, estiveram mais de 40 universitários e a conversa se deu de forma sadia e clara entre o poder público e os universitários ali presentes. Esse movimento universitário se inciou na rede social Facebook, com a criação de um grupo chamado "Ônibus Universitário para Búzios!" E desde sua criação tem agitado essa parte da população buziana.


A comissão eleita, deliberando sobre
 as questões dos universitários
A principal intenção, segundo a comissão representante do grupo, é estimular a juventude a criar uma nova concepção de política, fazendo-a acessível e transparente à população. Essa nova concepção só pode ser criada com um diálogo aberto entre os representantes do poder legislativo e executivo e os moradores da cidade, cada um expondo seu lado, de maneira clara.

Na agenda da Comissão de Universitários constam dois compromissos importantes nesta semana: 

* Reunião com o Prefeito André Granado a pedido do próprio Prefeito. Nesta terça (19).
* Reunião  com o Secretário de Educação na quinta-feira (21) para maiores esclarecimentos.

O grupo ressalta que tem sido ótimo perceber o interesse dos governantes no movimento e que isso estimula os demais universitários, além de criar uma nova identidade buziana, com jovens focados na educação, no bem-estar coletivo e com interesse na mudança.

Comissão Representante de Universitários de Armação dos Búzios 





Atenciosamente,

Géssyca Souza - Presidente da Comissão Representante de Universitários de Armação dos Búzios.



Cabo frio: Capitão do Tri em 70 visita o gabinete do Prefeito


Carlos Alberto Torres visita o gabinete do prefeito Alair Corrêa

Capitão da seleção brasileira no tricampeonato mundial em 1970, ex-jogador vai auxiliar a Secretaria de Esportes na captação de recursos para projetos sócio-esportivos
O prefeito Alair Corrêa, e o secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, recebem na manhã desta terça-feira (19/2) no gabinete da prefeitura, Carlos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira no tricampeonato mundial de futebol em 1970, na Copa disputada no México.
Carlos Alberto Torres vem a Cabo Frio com o intuito de ajudar a secretaria de Esporte e Lazer no sentido de captar de recursos para a viabilidade do projeto “Crescendo com o Esporte”, aproveitando o ensejo para abrir novas fronteiras para a cidade com relação ao esporte amador.
Carlos Alberto Torres 
Um dos maiores laterais-direitos da história, ele foi o capitão da Brasil que ganhou a Copa de 70, no México, ficando conhecido como o Capitão do Tri. “Capita”, como é conhecido, jogou pelo Fluminense, Botafogo, Flamengo, Santos e New York Cosmos (EUA). Ele foi companheiro de Pelé nos últimos dois clubes.
Como treinador, Carlos Alberto Torres teve passagens por alguns dos maiores clubes do país, além de experiências no futebol do México e da Colômbia e de ter dirigido as seleções nacionais de Omã e do Azerbaijão. Há 30 anos, em seu primeiro trabalho como treinador, Torres foi campeão brasileiro com o Flamengo.

Texto: Téo Arrabal / Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Búzios: Ordenamento na Orla Bardot e Informações turísticas no cais do Centro


Visitantes são recepcionados em estandes no cais do Centro
A Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está recepcionando os visitantes que chegam ao píer municipal em novos quiosques de informações turísticas instalados no local.
Em cada quiosque, duas recepcionistas bilíngues estão orientadas a prestar informações sobre praias, pontos turísticos, transportes e serviços básicos, como localização de hospitais, farmácias, casas de câmbio, entre outros.
Vestidas no melhor estilo buziano, com bermuda, top, camiseta e chapéu de palha, as moças não pararam um só minuto neste fim de semana.  Para os turistas que descem dos transatlânticos, poder contar com informações seguras e oficiais é mais que um diferencial, é fundamental para um destino turístico internacional como Búzios:
“Quando cheguei e avistei o estante vim correndo buscar as informações que eu precisava. Muito melhor poder perguntar para alguém que está preparado para dar respostas confiáveis e precisas, do que ficar perguntando pelas ruas. Para mim, este é um serviço fundamental”, declara a turista Rosângela Ogrodovvsky, do Rio Grande do Sul.
Paralelo ao novo serviço, a prefeitura está implementando o ordenamento de toda a Orla Bardot, através do deslocamento dos artesãos e ambulantes para a Travessa ao lado da escola João Oliveira Botas, liberando a calçada do principal cartão postal da cidade, que é patrimônio paisagístico-cultural do balneário e retirando das ruas os vendedores autônomos de passeios turísticos.  A partir de agora os passeios de barco e os city tours pela cidade só poderão ser vendidos nas agências de turismo especializadas e devidamente cadastradas na prefeitura.

"Nosso objetivo é dar mais segurança aos visitantes e evitar o tumulto dos vendedores nas ruas de Búzios. Além disso, os pacotes adquiridos nas agências de turismo são mais seguros. Mas é evidente que temos uma preocupação com estes vendedores que há anos se dedicam a esta atividade. Oferecemos a eles apoio para a legalização de uma associação ou cooperativa e até mesmo empregos nas agências autorizadas. Nada está sendo feito de forma arbitrária, tudo está sendo conversado com eles”, afirma o Secretário de Turismo, José Márcio.


Fonte: Ascom – Turismo
Fotos: Marcelo Dutra. 

Deputado Paulo César é recebido por assessora parlamentar


por  Lucia Zomer

O deputado Dr. Paulo César foi recebido pela assessora parlamentar
do Ministério da Saúde, Ana Ramos. O encontro foi marcado para dar
continuidade ao estudo do projeto do Centro de Recuperação Nutricional para
Cabo Frio e propostas para a prevenção e tratamento da obesidade Infantil.
Um encontro importante que acrescentou ideias, projetos e pesquisas mais
recentes sobre a obesidade, que é uma doença que compromete a saúde dos
indivíduos. Um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade, a
obesidade é considerada uma epidemia global. A participação de membros do
Instituto de Pediatria da UFRJ destaca a grande preocupação desses médicos
pesquisadores com o aumento importante no número de crianças acima do
peso. A maior contribuição dessas pesquisas para a prevenção e tratamento
da obesidade é o conhecimento técnico para impedir ainda mais o crescimento
dessa doença que coloca o Brasil em segundo lugar em velocidade de
crescimento em obesidade. O projeto contempla: identificação dos casos
(avaliação epidemiológica), identificação dos fatores de risco, orientação
terapêutica e ações de prevenção. Com determinação política, o deputado
Dr. Paulo César conseguiu apoio do Ministro da Saúde e uma reunião será
marcada nos próximos dias, com os doutores e pesquisadores da Universidade
Federal do Rio de Janeiro e técnicos do ministério nas áreas de nutrição e
epidemiologia.

Cabo Frio: Corpo de Bombeiros divulga números da Operação Verão

Corpo de Bombeiros de Cabo Frio

O comandante do 18° Batalhão dos Bombeiros de Cabo Frio, Região dos Lagos,  coronel Rodrigo Bastos, divulgou nesta segunda-feira (18) a estatística de socorros realizados na área do batalhão  - Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Búzios - entre os dias 21 de dezembro, quando foi iniciada a operação de verão e carnaval e 17 de fevereiro, fim da operação especial de verão e carnaval.
Segundo o balanço, foram realizados  3.913 salvamentos aquáticos, com nenhum registro de morte por afogamento. "Em 2012, foram registrados 1.328 salvamentos, com quatro mortes registradas. Pela primeira vez, temos uma estatística zero de óbito por afogamento desde a implantação do serviço de salvamento no mar pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro nas praias de nossa região. Estamos muito felizes com o resultado positivo do trabalho", comentou Rodrigo Bastos.
fonte: G1

Rio das Ostras: Gari que perdeu a perna durante o trabalho será indenizado e receberá pensão até os 65 anos


O município de Rio das Ostras e a empreiteira Palmaq terão que indenizar no valor de R$ 50 mil, por danos morais, materiais e estéticos, um gari que perdeu a perna quando estava trabalhando.
A decisão é dá 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. O homem trabalhava para a Palmaq, que prestava serviço para o município, fazendo a coleta de lixo do bairro Costa Azul, quando, repentinamente, o motorista do veículo deu partida e o atropelou, causando a amputação de sua perna.

Para o tribunal, o ocorrido gerou os danos reivindicados no processo. O gari ainda receberá uma pensão até a data em que completar 65 anos de idade.