terça-feira, 6 de maio de 2014

Búzios: Prefeito derruba quiosques da Praia da Ferradura

A Prefeitura de Búzios, por meio da Procuradoria e das Secretarias de  Meio Ambiente e de Ordem Pública, concluiu, ao longo da semana passada, a derrubada dos oito quiosques da Praia da Ferradura, cumprindo, assim, uma das etapas finais do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no dia 27 de fevereiro, pelo Ministério Público Federal e a Prefeitura da cidade.
            Neste momento, a Secretaria de Meio Ambiente está elaborando o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que vai apresentar, iniciar e executar, para os Promotores do Ministério Público Federal, em São Pedro da Aldeia, o licenciamento corretivo para o resgate ambiental, o qual inclui a recomposição da flora local e o plantio de árvores nativas na Praia da Ferradura, até o dia 7 de maio, próxima quarta-feira.  
            O cronograma de execução terá a duração máxima de seis meses, até o dia 7 de dezembro, época de chuva mais efetiva para recuperar a vegetação de restinga. Sendo que até o dia 7 de junho, a Prefeitura de Búzios tem o prazo para comprovar e cumprir o PRAD na Ferradura. Além disso, as notificações de retomada da área pública do município aos proprietários dos imóveis, que fazem limite à rua da orla da Praia da Ferradura, a qual foi invadida com muros, estacionamentos e afins, estão sendo entregues.
           Segundo o Prefeito de Búzios, o objetivo da atual gestão é legalizar e ordenar toda a orla, em conformidade com as diretrizes do Ministério Público Federal, através do TAC da Ferradura e do INEA e do SPU, através do projeto "Búzios Orla".



Cabo Frio: Campanha de combate ao abuso sexual de jovens

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (SECCA), apresenta nesta quinta-feira (8/5), às 19 horas, a Campanha de Atenção Permanente de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A apresentação acontece no auditório da Prefeitura, no centro da cidade.
"Você tem apenas 15 Segundos para transformar essa realidade". O slogan da Campanha se refere ao alarmante número divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destacando que a cada 15 Segundos, uma criança é vítima de violência sexual no mundo. Segundo dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos Nacional), a cada 8 minutos uma criança sofre abuso sexual no Brasil. Em cerca de 80% dos casos, os abusadores são pessoas próximas, familiares ou amigos, que frequentam o ambiente com liberdade e conhecem a rotina da família.
A equipe que integra a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente - profissionais na própria Secretaria, do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) e Conselhos Tutelares - participou de um curso de capacitação no tratamento e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com o objetivo de aprimorar conhecimentos e compartilhar experiências profissionais, melhorando as ações de enfrentamento.
A campanha vai contar com a distribuição de flyers, folders, cartilhas informativas e cartazes que serão fixados em estabelecimentos turísticos, escolas e no comércio em geral. O trabalho de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes vem sendo realizado desde o início da administração Alair Corrêa, e essa campanha tem o objetivo de reforçar a atuação em prevenção, tratamento e denúncia, junto à comunidade.
O evento terá uma presença ilustre: Joanna Maranhão, ex-nadadora olímpica, que em 2008, revelou publicamente que havia sofrido abuso sexual de seu ex-treinador, aos 9 anos de idade. Em 2009, um ano após a denúncia, foi aprovada uma lei federal que leva o nome da nadadora, com alterações nas regras de prescrição dos crimes de pedofilia e estupro de crianças e adolescentes. Joanna encerrou a vitoriosa carreira no ano passado.
A campanha de atenção permanente é realizada em uma parceria da SECCA com as secretarias de Turismo, Assistência Social e Comunicação Social.

Búzios: Prefeito inaugura a primeira unidade do PROCON

Com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, o Prefeito Dr. André Granado inaugurou, na manhã desta segunda-feira, dia 5 de maio, a primeira unidade do PROCON em Búzios. O núcleo funcionará na sede da Secretaria, localizada em frente à Praça Santos Dumont, no Centro da cidade.
             Estiveram presentes à solenidade a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda da cidade, Cláudia Carrilho; o Diretor Jurídico do PROCON Estadual, Dr. Carlos Eduardo Amorim; a Coordenadora Geral de Atendimento do PROCON Estadual, Dr. Soraia Panella; o Coordenador do PROCON de Búzios, Dr. Racine Filho; o Gerente da Caixa Econômica de Búzios, Emerson Presto; a Representante da OAB-RJ, subseção Búzios, Dr. Osmar Barbosa, além de Secretários e Vereadores municipais.
             Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito Dr. André Granado declarou que esta é uma conquista de grande importância para Búzios e elogiou a iniciativa da Secretária Cláudia Carrilho, enfatizando que, desde que assumiu a pasta, a Secretária vem conquistando muitos serviços de qualidade para a população:
                "Para nós, é muito importante ter mais essa ferramenta, que foi iniciada anteriormente, porém nunca funcionou. Agora, este serviço está realmente à disposição da população de buziana", declarou o Prefeito.
Segundo a Coordenadora Geral de Atendimento do PROCON Estadual, Soraia Panella, a função do órgão é, basicamente, trazer para a população o apoio que eles precisam, através de informações e conhecimentos sobre seus direitos: "Um consumidor bem informado tem uma paciência eterna, um consumidor mal tratado ou mal informado tem a paciência muito curta. O atendimento de uma unidade do PROCON facilita e diminui as demandas de um judiciário, a exemplo da cidade do Rio de Janeiro, onde alguns juizados e fóruns não fazem mais o atendimento ao consumidor, se antes a demanda não passar pelo PROCON. Desejo que Búzios consiga alcançar esse patamar", disse a coordenadora.
             O Diretor Jurídico do PROCON, Carlos Eduardo Amorim, elogiou a iniciativa da Prefeitura e disse que "se todos os municípios seguirem o caminho de Búzios, o trabalho do PROCON estadual ficaria muito mais simples e todas as cidades seriam atendidas". Para ele, a fiscalização do serviço das empresas é muito importante neste primeiro passo. Neste sentido, deve-se dar um prazo às empresas para que elas consigam se adaptar à realidade e não aplicar diversas multas que elas não podem cobrir.  Segundo o Diretor Jurídico, a melhor forma é tratá-las pedagogicamente, ensinando-as como se posicionar da maneira correta perante as leis.
            O Presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo, parabenizou a iniciativa da prefeitura e ressaltou a importância da consolidação e solidificação da cidadania: Devemos defender nossos direitos e nossa cidadania. Ás vezes, ficamos presos a grandes obras, mas existem pequenas realizações que são de uma grandeza que as pessoas só notam depois que usam", afirmou ele.  
                ​Com esta inauguração, a Prefeitura de Búzios garante que os serviços realizados pelo PROCON estejam próximos à comunidade, dando, assim, continuidade a um dos principais objetivos do governo municipal. O sistema do Procon de Búzios, incluindo registros de reclamações, denúncias e relatórios gerados pelas fiscalizações no município, estará diretamente ligado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão ligado ao Ministério da Justiça, que fará o acompanhamento de cada processo até a sua conclusão. "Além disso, o usuário, ao registrar uma queixa, por exemplo, obterá um número eletrônico que ele poderá utilizar para acompanhar, pelo site do Sindec, como está a sua situação, passo a passo. Desta forma, garantimos a integridade do consumidor e a credibilidade do serviço prestado em nossa cidade", afirmou o responsável pela unidade, Racine Filho.
            O funcionamento ao público acontecerá das 9h às 11h, já que a parte da tarde será destinada aos serviços de fiscalização e combate a irregularidades em questões fundamentais que envolvam o consumo.

Cano Frio: 12 mil pessoas passaram pelo Festival do Marisco

A cidade de Cabo Frio viveu neste último final de semana prolongado – 1 a 4 de maio – o reconhecimento de um de seus principais eventos gastronômicos, o Festival de Marisco.
Promovido pela Prefeitura, através da secretaria de Eventos e secretaria de Turismo, com total apoio da Comsercaf, o evento superou as expectativas tendo na Praça do Moinho, no Peró, um dos principais destinos turísticos da região, pelo menos 12 mil pessoas entre turistas e moradores de toda a Costa do Sol.
1,8 toneladas de mariscos limpos prepararam mais de 20 receitas servidas à base da iguaria. 12 barracas venderam nos quatro dias do evento, cerca de 10 mil pratos movimentando a economia local. Um verdadeiro sucesso de público e de animação.
A turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira observou que o evento, que envolveu cerca de 180 pessoas do bairro Peró foi um sucesso.
- Os envolvidos já possuem expertise na produção dos pratos e obtiveram retorno expressivo no resultado. O evento está consolidado e possui ótima aceitação do público. Aliar a atividade pesqueira aos eventos turísticos da cidade desponta como fator gerador de desenvolvimento, destacou Luane.
Para Aldenir Soares, um dos superintendentes da secretaria de Turismo, “a corajosa e sabia decisão do prefeito Alair Corrêa em custear o evento, foi decisiva para todo esse êxito”.
A visão moderna do nosso prefeito em fazer turismo passa pela estruturação adequada do atrativo, a qualificação dos atores e a divulgação competente do produto. Assim, unidas por um objetivo comum de realizar mais uma edição do Festival de Mariscos de Cabo Frio, as secretarias de Eventos, Turismo, Comunicação e a Comsercaf produziram a melhor edição desde sua criação, resultando em momentos de extremo lazer para os turistas e moradores, além do incremento econômico da comunidade, comemorou o superintendente, lembrando que o apoio da Via Lagos e da Marbella foi fundamental para o êxito do evento.
O artesanato de Cabo Frio também foi sucesso no Festival de Marisco.  Os artesãos trabalharam em 14 barracas, expondo e comercializando seus produtos.
Segundo a coordenadora do Artesanato da secretaria de Turismo, Vânia Carvalho, a feira de artesanato do Festival, apresentou os maravilhosos trabalhos da Casa Artesanal. 
- Das 14 barracas disponibilizadas pela prefeitura, metade tinham artesãos que nunca tiveram experimentado a oportunidade de trabalhar em eventos da cidade.
As vendas superaram as expectativas e o público compareceu em massa, consolidando assim a ideia de que quando apresentamos uma feira organizada e genuinamente de artesanato, os turistas prestigiam e agradecem, comemora Vânia.
O total de vendas nesses quatro dias de festival superou a casa dos 10 mil reais, o que agradou muito a esses menos experientes artesãos que pela primeira vez se viram trabalhando em um evento tão grandioso.
- O Festival do Marisco sempre trouxe um público diferenciado e isso para o artesanato é muito bom, pois são pessoas que valorizam esse tipo de trabalho e levam para suas casas lembranças confeccionadas por nossos artistas, originais e criativas, completou a coordenadora do Artesanato.
Outro sucesso do evento foram os shows de Rock e MPB das bandas contratadas para a programação musical: Banda In Pulse, Banda Ozires, Banda Faixa Etária, Banda Contrate e Jero e Banda.
- A qualidade e a diversidade das opções gastronômicas e a seleção criteriosa das opções musicais marcaram o sucesso do Festival do Marisco, que já se consagrou como um grande evento da gastronomia fluminense. Foi possível observar muitos turistas que vieram de longe e todos elogiaram a organização do evento e aqueles que não conheciam o Peró ficaram encantados com a beleza natural do bairro, disse o chefe de reportagem do Jornal O Globo, Paulo Roberto Araújo.

O secretário de Eventos, Edson Leonardes destacou que “a programação musical foi elaborada pensando na cultura e estilo do bairro, nos frequentadores do evento e, atendendo os pedidos dos responsáveis das barracas de gastronomia”.
- Desta forma não tinha como dar errado e as bandas interagiram com o público, proporcionando momentos de emoção, empolgação e alegria aos presentes, comemorou o secretário. 
Genilson Araújo, repórter aéreo das Rádios Globo, CBN e Beat 98 que foi homenageado pelo prefeito Alair Corrêa, através do secretário de Comunicação Edinho Ferrô, com uma peça do artesão da Casa Artesanal, Orlando Belloti, disse que “foi um festival bonito, que chamou a atenção pela organização, criatividade dos chefs informais, variedades de pratos e preços acessíveis.
- Também me chamou a atenção o caráter familiar da festa. Depois do marisco, o ponto alto foi o show da banda Faixa Etária, muito elogiado por todos.  Achei muito interessante a prefeitura promover este evento fora da alta temporada para estimular a economia local. Eu, minha mulher e meus amigos nos divertimos muito e queremos voltar no ano que vem, profetiza Genilson Araújo.

Búzios: Academia Hexagon Sports é inaugurada

 A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, inaugurou na noite da última sexta-feira, dia 2, a quarta unidade da Hexagon Sports HXS no estado do Rio, academia movida à energia solar e ao ar livre, para a prática de atividades físicas gratuitas, como aulas de ginástica, dança, artes marciais, capoeira, e ioga, e principalmente as funcionais, na Praça do Trevo da Barbuda, em Manguinhos.
            A academia Hexagon Sports poderá ser utilizada gratuitamente por jovens, adultos e idosos, além de pessoas com necessidades especiais, através do acompanhamento de profissionais de educação física, que serão disponibilizados pela Secretaria para supervisionar e orientar as atividades dos alunos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
           A unidade foi inaugurada com a presença do Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, do Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Manoel Gonçalves, do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Marcio Ewbank, do Deputado Federal Dr. Paulo César, do Deputado Estadual André Lazaroni, do lutador de MMA Fábio Leão, e do atleta paralímpico, Clodoaldo Silva, além de vereadores, secretários e moradores de Búzios.
              Segundo o Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, toda a mudança é difícil, mas muitas vezes, necessária:
              "O conhecimento e a coragem fazem com que as barreiras sejam vencidas dia após dia, principalmente para crianças e adolescentes já condenados pelo destino. Com o esporte, o indivíduo enxerga as possibilidades do que elas podem ser no futuro e a vida tem muitas 'medalhas' a oferecer. O esporte traz qualidade de vida a todos, sem distinção de capacidade, idade e de bairro", disse o Prefeito de Búzios. 
              Outras informações, como inscrições nas atividades, podem ser esclarecidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: (22) 2623-6832.

Herbalife em Búzios

Já usa Herbalife?
Ainda não?
Venha conhecer os produtos.

Venha viver saúde.

EVS Manguinhos
Rua 9 casa 6b - atrás da escola Nicomedes.
(22) 99806-8537

Café da manhã, almoço e Jantar.
A partir das 07 da manhã.