quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cabo Frio: Cidade está fora da estatística das cidades com epidemia de dengue


Cabo Frio saiu da estatística que aponta os municípios com epidemia da dengue, segundo a secretaria Estadual de Saúde.
Em toda a Região dos lagos, apenas Araruama e Armação dos Búzios continuam no boletim divulgado nesta quarta-feira (15). Rio das Ostras, também no interior, continua considerada uma das cidades com grande número da doença.
O critério para avaliar o estado das cidades está baseado no registro de mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Cabo Frio: Internet liga Posto de Saúde do Parque Burle à Central de Marcação de Consultas


Novo atendimento acaba com deslocamento de pacientes até a Central para agendamento de consulta 
A partir de agora o paciente que procura atendimento no Posto de Saúde do Parque Burle e necessita de consulta com médico especialista, não precisa mais se deslocar até a Central de Marcação de Consultas, localizada no Braga, para agendar o atendimento. O Posto de Saúde do Parque Burle é a primeira unidade de saúde básica de Cabo Frio interligada à Central de Marcação de Consultas. O sistema informatizado está em funcionamento desde o último dia 10.
- O atendimento inicial é com o clínico-geral que trabalha no posto de saúde do bairro e é o profissional mais indicado para fazer o primeiro diagnóstico. Cabe a ele examinar o paciente e apontar, se necessário, o tratamento com o médico especialista, explica o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito Azevedo.
O cirurgião-dentista Kelbes Miquelito, sub-secretário em Saúde Básica de Cabo Frio, afirma que a Saúde da Família, como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde, tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Segundo ele, a Atenção Básica busca uma maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas pelas equipes do programa.
- O que interessa é a saúde do paciente. Com a prevenção, já foi comprovado, que conseguimos que este paciente tenha mais saúde e qualidade de vida. Pesquisas indicam que, um paciente bem atendido pela Atenção Básica, gera uma economia de R$5,00 no serviço de média complexidade e até R$10,00 na alta complexidade. O que isso quer dizer? Um paciente, por exemplo, com quadro de pressão alta. Se ele tem um acompanhamento na Atenção Básica, ele vai ter a doença controlada e não vai evoluir para um infarto, afirma.
Responsável pelas 27 unidades de Estratégia em Saúde da Família – ESFs – de Cabo Frio, instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – o sub-secretário em Saúde Básica garante que as unidades desempenham um papel fundamental na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade.
- Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. Elas atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde desta comunidade, explica o médico.
Dona Zuleima Bizzo, de 76 anos, mora no bairro e procurou o posto de saúde para cuidar do problema de pressão alta. Ela sabe que, caso necessite de atendimento especializado, o clínico-geral irá fazer o encaminhamento.
- É a volta do clínico-geral para cuidar da nossa saúde. Isso é muito bom. Tenho certeza que se for necessário ele irá fazer o encaminhamento, e o que é melhor, já vou sair daqui com a consulta marcada sem ter que enfrentar filas, disse a dona de casa.
Segundo o diretor da Central de Marcação de Consultas, Antônio Marcos Durães, em dois meses de funcionamento, o novo sistema alcançou o principal objetivo que era o de melhorar o atendimento à população acabando com as filas para a marcação de consultas. Os pacientes também estão se acostumando novamente com o clínico-geral. De acordo com o Antônio Marcos Durães, desde a mudança no sistema de marcação, das 1.800 consultas semanais agendadas, cerca de 450 são marcadas com o médico generalista.
- Essa é uma maneira de fazer com que as consultas marcadas com os médicos especialistas sejam para pacientes que realmente necessitam de atendimento específico. Antes, havia especialidades que não precisavam de encaminhamento e isso fazia com que consultas desnecessárias fossem marcadas - informou.
Ainda segundo ele, até junho, outras seis unidades de saúde estarão com o sistema de marcação de consultas interligado à Central do Braga. Já na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, o Posto de Saúde do Peró, que esta semana está em treinamento, estará com o sistema pronto para funcionar. As outras unidades que também começam a operar interligadas com a Central de Marcação de Consultas até junho, são: Jacaré, Guarani, Praia do Siqueira, Tangará e Porto do Carro.
- Nós já instalamos os computadores e a internet. Agora as equipes serão treinadas para que, até meados de junho, essas outras unidades de saúde também estejam interligadas, concluiu Antônio Marcos Durães.

Maricá: Guardas Mirins realizam atividades no trânsito do Centro



Os alunos da Guarda Mirim da prefeitura de Maricá, com apoio da Guarda Municipal, realizaram nesta quarta-feira (15/05) atividades no trânsito do Centro da cidade. Trinta guardas mirins - 15 durante a manhã e 15 na parte da tarde - auxiliaram pedestres na travessia de vias, orientaram motoristas e motociclistas sobre a utilização de cinto de segurança e de capacete, além de monitorar o trânsito de veículos.

O comandante da Guarda Municipal, Luciano Moret Lopes, destacou que este projeto melhorou o comportamento dos alunos na escola e em casa. “Eles aprendem noções de disciplina, respeito e estão mais atentos aos estudos. Os pais também afirmam que eles estão mais obedientes”, declara o  comandante.

O projeto “Guarda Mirim”, desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança Pública em parceria com a secretaria de Educação, retomou as atividades em abril e conta com 30 alunos das escolas municipais Amanda Peña e Darcy Ribeiro. A coordenadora Janaina dos Santos acrescentou que a formação desta turma acontece em julho e, em agosto, serão escolhidos outros 30 alunos de mais duas escolas da rede municipal de ensino. “Realizamos atividades com lições de cidadania, educação ambiental, prevenção às drogas, higiene e economia doméstica”, acrescentou a coordenadora.

Casimiro de Abreu: Agricultores ganham mais um espaço para comercializar sua produção

Secretaria de Agricultura e Pesca dá início ao cadastramento dos produtores rurais junto a CEASA



 
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, obteve mais uma conquista para os pequenos produtores. Um estande será montado na CEASA de Colubandê (São Gonçalo), de segunda a sábado, para comercialização da produção. A cessão do espaço foi acertada entre o gerente de divisão Walter Figueiredo e o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina, além de produtores casimirenses.



Para garantir o espaço, é preciso que o agricultor se cadastre junto à CEASA para receber um documento de identificação. A Secretaria de Agricultura começou o cadastramento pela comunidade do Ribeirão, maior produtora agrícola do município. De acordo com Ubirajara Pina, a Prefeitura fornecerá ao agricultor caminhão para levar a produção até o local.



— Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Casimiro de Abreu para valorizar o homem do campo, pois sua mercadoria terá preço justo, e com isto eliminamos o atravessador. Este, além de pagar preço baixo à produção agrícola, transporta a mercadoria sem nota fiscal, deixando nosso município fora das estatísticas de produção agrícola do IBGE. — observou o secretário. 



Considerado o entreposto com maior potencial de crescimento do Estado, a Unidade São Gonçalo da CEASA possui 118 lojas comerciais e 250 produtores atuam diretamente no Mercado Livre do Produtor. Em funcionamento desde 1972, comercializa produtos hortigranjeiros destinados ao consumo dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Magé, Itaboraí, Rio Bonito e outros.

Macaé: Cidade se prepara para Fórum da Aprendizagem

 Visando a adesão das empresas da cidade e a inserção de jovens aprendizes no mundo do trabalho, foi realizada nesta quarta-feira (15), na sede da secretaria de Trabalho e Renda mais uma reunião preparatória para o Fórum Municipal da Aprendizagem. Em Macaé cerca de três mil jovens por ano são recrutados para atuar com aprendizes em empresas. 

 O evento que contará com a parceria da Petrobras, Centro Integrado Empresa Escola (Ciee), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai), Instituto Federal Fluminense (IFF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Ong Viva Rio, será realizado no dia 25 de junho.

O Fórum será voltado para empresas, sendo este um momento importante de sensibilização, adesão e cumprimento da lei que exige cota de aprendizes. A Lei 10.097/2000 determina que empresas de médio e grande porte contratem como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores efetivos.

O secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes dos Santos ressalta que a contratação de um jovem aprendiz além de contribuir com a formação de novos profissionais, favorece o desenvolvimento pessoal. “Incentivar que empresas contratem e legalizem essa mão de obra é primordial. Os benefícios são diversos, para o aprendiz, para a empresa e para a sociedade como um todo”. A lei do aprendiz regulamenta a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos.

OdontoClínica Búzios


São Pedro da Aldeia: Pedra fundamental do polo automotivo será lançada na cidade


Por Luana Macêdo
Na próxima sexta-feira (17), a pedra fundamental do polo automotivo será lançada pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, a partir das 10h, em São Pedro da Aldeia. O evento será realizado no bairro Balneário das Conchas, próximo ao horto escola, onde o polo funcionará. O polo automotivo será composto pelas montadoras, Fiat, Renault, Nissan, Jac Motors e Hyundai, gerando mais de mil novos postos de trabalho na cidade. O cronograma de construção da Renault prevê a finalização das obras em outubro e inauguração em novembro. Já a Fiat deverá estar completamente instalada em março de 2014.

Visando o aumento de oportunidades de emprego e a geração de renda, o Prefeito Cláudio Chumbinho destacou a importância de receber o pólo em São Pedro da Aldeia.
“A geração de trabalho e renda é uma das bandeiras da nossa administração. Somos uma cidade carente de bons empregos e a localização geográfica de São Pedro da Aldeia interessa a empresários principalmente pela questão logística. A chegada do polo na cidade vai movimentar muito a economia regional”, afirmou o prefeito.
As vagas de trabalho serão prioritariamente para moradores de São Pedro da Aldeia, que serão capacitados pelas próprias concessionárias. Já na fase da construção civil, 60 pessoas estarão trabalhando.

Fotos: Pierre Sampaio

Veiga de Almeida: UVA prepara semana especial alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Os eventos, que estimulam a reflexão e um maior contato com a natureza, serão abertos à comunidade em geral

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, desde a década de 70, terá uma programação especial, organizada pelos cursos de Educação Física, Engenharia e Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. Palestras, caminhada ecológica para observação de aves, curso sobre cetáceos e um festival de esportes náuticos fazem parte das atividades, que serão realizadas entre os dias 5 e 16 de junho.

Os eventos tem como objetivo despertar a comunidade acadêmica e convidados a uma reflexão sobre o relacionamento e a responsabilidade individual e coletivas com o meio ambiente. “Mais do que comemorar a data, precisamos fazer uma reflexão sobre os rumos do planeta para as futuras gerações. É necessário criar um novo modelo de desenvolvimento, alicerçado no consumo consciente”, ressalta o coordenador dos cursos da área ambiental, professor Eduardo Pimenta. A diversidade e importância da avifauna do Estado e o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos serão apresentados por meio de palestras, no dia 5, a partir das h, no aiditório da UVA.

Na manhã de sábado, dia 8, será realizada uma caminhada ecológica, de três quilômetros, para a observação de aves (Birdwatching) na restinga de Cabo Frio. A programação continua no domingo, com o Festival Uva de Esportes Náuticos, que será realizado na Praia das Palmeiras, com demonstração, aulas práticas e até uma regatinha para crianças. Na ocasião, a UVA se unirá ao movimento Lagoa Limpa para recolher o microlixo deixado às margens da Lagoa de Araruama. “É um evento para toda a família, com diversas atividades esportivas”, convida o coordenador de Educação Física, professor Alexandre Motta.

Curso
Em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa de Cetáceos de Arraial do Cabo, a UVA promove, nos dias 15 e 16, o curso de extensão sobre “Biologia, Ecologia e Conservação de Baleias e Golfinhos na Costa da Região de Arraial do Cabo”. O curso terá aulas teóricas e práticas. O investimento é de R$ 60,00, inclusos certificado, apostila e coffe break. O evento é aberto a estudantes, a partir do nível médio, e adultos.

Água em Búzios : Depósito Água da Serra


Cabo frio: Seleção Brasileira Feminina de Handebol disputa amistoso na cidade

Pela primeira vez na história, as meninas do handebol desembarcam na cidade. Jogo contra a Áustria acontece no dia 25



por Téo Arrabal



Após a conquista do Sul-Americano em março, a seleção brasileira feminina de handebol está pronta para mais um desafio. E pela primeira vez na história, a equipe nacional passará pela cidade de Cabo Frio, no próximo dia 25 (sábado), no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, às 10h, contra a seleção da Áustria.

A programação faz parte da preparação para o Campeonato Pan-Americano, que será disputado de 1 a 8 de junho na República Dominicana. Entre as convocadas está a ponteira capixaba Alexandra Nascimento, eleita recentemente a melhor jogadora do mundo.

Para os torcedores que desejarem prestigiar a Seleção, foram disponibilizados 2500 ingressos que serão entregues em troca de 1 kg de alimento não perecível, a partir da próxima terça-feira (21), no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto.

Aos moradores do Segundo Distrito ou de outras cidades, o telefone (22) 7817-3523 ou o rádio 837*16823 estarão disponíveis para reserva de ingressos. A partida também será transmitida pelo canal a cabo SporTV. 

Desafio Internacional: Brasil x Áustria
Dia: 25 de maio, sábado
Local: Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto
Troca de ingressos: a partir do dia 21, das 9h às 17h, no local do jogo
Troca de ingressos para outras localidades: Ligar para (22) 7817-3523 ou rádio 837*16823

Búzios: Semana da Enfermagem prossegue com atividades gratuitas na Praça Santos Dumont


Evento acontece até às 16h

                       Continua, nesta quarta-feira, dia 15, a programação da Semana de Enfermagem, que teve início nesta terça-feira, em Búzios. As atividades de hoje incluem serviços gratuitos para a população, na Praça Santos Dumont, até às 16h. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento oferece duas tendas onde agentes de saúde estão à disposição para informar a população sobre dengue, DST e outras doenças, e realizar serviços como aferição da pressão arterial e teste rápido de hepatite. Há, ainda, nutricionistas e preparadores físicos de plantão para tirar dúvidas sobre alimentação e vida saudável.
Com o objetivo de oferecer diversas atividades de capacitação para profissionais do setor, principalmente palestras com especialistas de renome nacional, que abordarão temas como humanização no atendimento e doenças do trabalho, a Semana da Enfermagem acontece em locais distintos, com encerramento previsto para esta sexta-feira, dia 17. Nesta terça-feira, dia 14, o Prefeito de Búzios, André Granado, participou da cerimônia de abertura da Semana, acompanhado por secretários municipais, dentre outras autoridades presentes. Em seu discurso, o Chefe do Executivo Municipal enfatizou que a enfermagem é uma profissão pautada na luta e na superação:
“Tem que ter vocação, tem que querer enfrentar desafios e saber que é um ofício de doação, assim como a profissão de médico. O dia do enfermeiro são todos os dias e esta semana é apenas para escolher um momento de homenagem para este grupo que lutou contra o preconceito e venceu, tendo hoje seu trabalho tão nobre reconhecido. A essência da medicina é o espírito de servir e prevenção, e são estes dois pontos que vamos focar na saúde de Búzios. Desejo que vocês tenham um belo sonho profissional e que seja o de contribuir para melhorar a vida das pessoas”, disse ele, aos participantes presentes.
A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação do coral da Escola de Música Villa Lobos (Núcleo Avançado Tom Jobim), a qual foi aplaudido de pé pelos presentes. O primeiro dia seguiu com diversas palestras no Blue Tree Resort.
             
            Segue, abaixo, a programação da Semana de Enfermagem de Búzios:


Programação

Dia 15/05/2012 – Local: Praça Santos Dumont (Centro)
De 9h às 16h – Atividades para a população em geral

Dia 16/05/2012 – Local: Cine Bardot (Centro)
9h - Abertura Estudantes da Ferlagos

9h15 -  “Cuidado ao paciente cirúrgico”
Palestrante:  Enfº. Carolina Pacheco
Residência em CM E CC , Prof. Univ. Estácio de Sá.

10h - “Abordagem aos Programas de Saúde em Búzios”.
Palestrante: Enfº. Silas Freitas

10h45 - Intervalo

11h -“O Profissional de Enfermagem e os preceitos éticos e legais”
Palestrante: Enf. Janaina Magalhães
Conselho Regional de Enfermagem,
Pós Graduação Vigilância Sanitária ENSP/FIOCRUZ.

11h45 - Almoço

13h30 - “Acidente e Doenças do trabalho”
Palestrante: Enfº. Miquéias
Pós Graduando em Enfermagem do Trabalho

14h15 - “Unidade de dor Torácica”
Palestrante: Drº Sérgio Menezes
Especialista em Cardiologista

15h - Intervalo

15h45 - “A Importância do Acolhimento na Urgência e Emergência”
Palestrante:  Enfº. Mº Carolina
Especialista UTI Adulto, Classificação de Risco Hospital Azevedo Lima.

16h30 - “Homenagem para Enfermagem”
Palestrante: Sandra Peres
Assistente Social H. M. R. Périssé Búzios


Dia 17/05/2012 - Local: Tênis Clube Geribá

20h - Festa de confraternização da Enfermagem
Rua Casuarina s/nº – Canto Direito de Geribá

CURTA A FANPAGE BO BLOGÃO NO FACEBOOK