terça-feira, 12 de março de 2013

Búzios: Entrevista com o vereador Felipe Lopes


por Camila Raupp

Estive na tarde de sexta-feira (08) no gabinete do vereador em seu segundo mandato, Felipe Lopes. Em um ambiente descontraído, ele falou sobre a questão que mais tem preocupado o buziano hoje - a Educação. além de outros temas pertinentes à cidade. 

Felipe Lopes em seu gabinete recebendo a
equipe do Blogão dos Lagos


Blogão dos Lagos: Como você vê o quadro político da cidade depois de quase 100 dias de governo?

Felipe Lopes: Ainda muito confuso. Claro que não vamos cobrar do André em três meses uma ação transformadora na cidade, mas, em termos de comunicação, de diálogo, ainda vejo tudo um pouco confuso. Esse é um governo que não se comunica. Um exemplo é o plano de governo para o próximo ano, eu tenho cobrado. O governo não vem à câmara para dizer, o nosso planejamento é esse, o jurídico é esse e esse. Não há planejamento, se um investidor quiser vir para a cidade hoje, ele não sabe o que o governo vai fazer. Se vão modificar parâmetro de uso do solo ou qual legislação que o governo vai aderir, não sabem. Há uma insegurança jurídica que ronda a cidade. Não é que o André esteja totalmente errado, mas ele tem que começar a planejar.

BL: Até que ponto você acha que a ausência de um governo de transição atrapalhou esse início de governo do André?

Felipe Lopes: Acho que atrapalhou muito, por exemplo, a gente pergunta sobre a falta de professores. A justificativa é que o governo anterior chamou muitas pessoas do concurso. Só que o ex-prefeito Mirinho, à uma hora dessas, está pescando. A responsabilidade não é mais dele. Em janeiro e fevereiro a Secretaria de Educação tinha que estar pensando em professor. A falta do governo de transição atrapalhou nisso tudo. E acabam usando desculpas para culpar sempre o governo anterior.

BL: Vocês se considera hoje são oposição?

Felipe Lopes: Sim me considero oposição. Hoje na câmara a maioria é oposição. O prefeito André fez dois vereadores. É notório que a gente fale que a câmara, no caso eu o vereador Lorram, o vereador Leandro, a vereadora Joice, demos todo o aparato que o prefeito queria para que ele pudesse fazer um ano maravilhoso. Nós votamos a reforma administrativa, demos 50% de remanejo de verba. Então quando a gente começa a questionar o governo não pode achar que é só oposição. O governo hoje tem todas as ferramentas para trabalhar. E se não trabalhar não vai ser por entrave na câmara. É claro, que hoje existe um consenso de fiscalização de maioria. A fiscalização vai ser mais intensa porque mais vereadores vão cobrar requerimento, cobrando explicações, indo à tribuna.

BL: Ser o mais votado do partido te deixa em uma posição mais confortável para questionar e decidir? Você acha que essa posição te torna um prefeitável?

Felipe Lopes: A gente sabe que o PDT está precisando trabalhar como partido. Em cidades de interior, os partidos servem apenas para o período de eleição. E isso é muito ruim. Em relação a ter sido o mais votado, acredito que muitos dentro do partido não esperavam isso e acabei sendo pelo nosso trabalho, pelas pessoas que estavam conosco. Se isso me da um privilégio ou uma posição dentro do partido, eu não acredito. Eu fui candidato a presidente da câmara e o partido não me apoiou, decidiu apoiar outro candidato. Companheiro nosso, amigo, mas que não era do partido. Eu não sei se isso me credencia a ser um prefeitavel pelo PDT. Agora, uma coisa é certa se eu tiver um dia a pretensão de ser prefeito eu vou começar a trabalhar e se eu estiver na frente, acredito que o partido vai respeitar isso. Mas tudo isso ainda é futuro, hoje ainda estou focado na manutenção do meu exercício como vereador.


O ex-prefeito Mirinho, à uma hora dessas, está pescando. A responsabilidade não é mais dele.


B.L: Você vê de alguma forma, esse caminhar natural para uma candidatura a prefeito? As pessoas te cobram isso?

Felipe Lopes: Algumas pessoas comentam isso comigo, porque de certa forma no PDT hoje há uma lacuna. Nas ruas há esse comentário, mas vindo do partido eu não sei se isso se mantém. Eu passei quatro anos sendo base do governo Mirinho. Escolhi estar no PDT, poderia ter escolhido qualquer partido, mas quis estar no PDT. Graças a Deus fui o mais votado. Passamos muita coisa dentro da câmara, já no partido, sou novo nos quadros, mas a votação é resultado do meu trabalho. Pode ser que a visão do PDT mude.

B.L: Te pergunto isso, porque entrevistando o ex-prefeito, ele me disse que se houver um nome forte ele apoiará daqui há quatro anos. Você acredita que poderia ser o seu um desses nomes?

Felipe Lopes: Acho que sim, não vejo razão para que Mirinho não me apoiasse, já que o apoiei durante todo esse tempo. O nome de Henrique Gomes para a presidência foi mais uma questão de compromissos passados. Talvez em uma candidatura à prefeito as coisas mudem. Vendo o que se viu, poderia-se pensar que eu não tenho apoio dentro do PDT. Lendo as entrelinhas, o Henrique é companheiro de Mirinho há muito mais tempo do que eu, mas se eu estiver bem, não vejo porque ele não me apoiaria. No futuro vamos ver.

B.L: Qual a sua relação hoje com a presidência da câmara , na pessoa do vereador Leandro, que foi o mais votado da cidade?

Felipe Lopes: A minha relação com Leandro é excelente, aliás, sempre foi. Quando nos elegemos pela primeira vez, estávamos no mesmo partido, no PSC. A gente fez campanha junto, estivemos esses quatro anos juntos, nuca tive nada pessoal com Leandro. Essa eleição para presidente fortaleceu mais os nossos laços porque a gente saiu de uma minoria e formou uma maioria. Mas isso se estende aos outros vereadores, tenho conversado muito com o Henrique Gomes, que é um vereador experiente. Leandro tem se mostrado um presidente preocupado com as questões da casa, e vai se manifestar logo sobre o secretário de educação que atacou a base.



Na sessão de terça passada eu tive um embate com o vereador Messias, que é do meu partido. É uma divergência de ideias, não é nada pessoal.

B.L: Hoje é mais fácil de trabalhar do que na época do ex-presidente Joãozinho Carrilho?

Felipe Lopes: É mais fácil por conta da conjuntura. João não era um presidente ruim no quesito administração da casa. Ele tinha uma linha de trabalho de batalha com o governo e nós éramos a base. Acabávamos indo para a linha de confronto. Hoje é mais fácil, há diálogo, não há embate com o governo. Mesmo sendo oposição. A presidência votou com o governo, e tem dado sustentação ao que é bom para a cidade.

Felipe é taxativo quando o assunto é educação

B.L: Qual o relacionamento com os vereadores da base do governo?

Felipe Lopes: É boa, o vereador Uriel é muito hábil e o vereador Jefferson está chegando e se saindo bem, já fez uso da tribuna. A casa é uma casa de embates,a gente nunca vai estar sem embates. Na sessão de terça passada eu tive um embate com o vereador Messias, que é do meu partido. É uma divergência de ideias, não é nada pessoal.

B.L: Já podemos fazer comparações entre Carolina e Claudio Mendonça á frente da educação?

Felipe Lopes: É muito cedo para equilibrarmos, fazer uma balança da gestão passada com essa gestão. Se você me perguntar o que você ouviu, eu vou te responder o que eu ouvi é que o Claudio é um sedutor, ele chega com a flautinha tocando e você vai na dança. Diria que ele tem boas ideias, por exemplo, ele mandou uma lei para a casa, que destina verbas diretamente à unidade escolar. A realidade da escola são os pequenos reparos que levam muito tempo para serem consertados, por causa da burocracia. Claudio e Carolina. Carolina conhece a realidade local. Claudio não conhece. Mas para fazer uma análise precisamos esperar pelo menos 01 anos. Educação tem que ter metas e resultado. Eu como político,  quero cobrar o resultado da educação. Não me interessa se ele é fera, se é bom, eu quero ver os resultados.

B.L: Você e o verador Lorram andaram pela cidade na última semana visitando as escolas. Como vocês encontraram essas escolas?

Felipe Lopes: Temos encontrado as escolas sem professor. Isso nos preocupa porque acredito que dificilmente desde a criação do município tenhamos ficado tanto tempo sem professor na maioria das escolas. Os diretores por exemplo, não sabem responder quando terá aula. Não se pode esperar seis meses para resolver a educação, se esperar seis meses só teremos resultados em um ano. Não é só a boa ideia, não é só a teoria, é a prática, educação é um todo. Creche por exemplo, não pode ficar sem funcionar, porque tem, mas que na maioria, dependem da creche para trabalhar. As creches hoje estão funcionando apenas meio período. A eleição dos diretores gerais deveria ter seguido o que está na lei, com eleição e direito de votos dos pais e professores. Cobrei esse tipo de eleição quando Carolina era secretária, o critério de escolha dos diretores não poderia ser processo seletivo.

B.L: Essa impessoalidade na educação que o novo secretário quer instaurar, você acha boa para Búzios?

Felipe Lopes: Eu acho a impessoalidade excelente. O processo seletivo é uma ação boa. O trabalho do político não pode ser fazer indicação de pessoal para trabalhar. O trabalho do político não é esse. Porém, temos que ter responsabilidade com isso. Não posso como vereador, permitir que tanto faça qual profissional entre se da cidade ou de fora. Estou falando do bom profissional. Não estou falando de empreguismo, mantê-lo por troca de favor. O que abordo sempre é que Búzios é uma cidade nova, com profissionais que se formaram há pouco tempo, e é exigido pós graduação? Numa cidade que não ajuda em nada com a realização dessa pós-graduação? Na graduação você recebe 150 reais, se passar no processo seletivo para a ajuda de custo. Após a graduação, você precisa de um emprego para continuar se graduando. Aí o secretário diz que eu sou nativista, seria nativista se eu dissesse que só devem entrar pessoas de Manguinhos, que é onde eu nasci. Sou vereador, fui eleito para proteger o morador e a cidade, o dia em que o vereador deixar de proteger o povo ele tem que ir embora. Buzianos não são só os que nasceram aqui, mas todos que escolheram morar aqui. O Claudio quis dizer que eu discriminava brasileiros, mas em Búzios nós temos mais de 60 nacionalidades. Não discriminamos estrangeiros, que dirá brasileiros. Preciso me preocupar se em Búzios as pessoas estão sem emprego. Ele também deveria porque quem paga o salário dele somos nós.

B.L: Como você vê a questão da ajuda de custo universitária e o transporte ?

Felipe Lopes: Ano passado fizemos uma emenda de 1 milhão para a ajuda de custo universitária, então se o governo prometeu dobrar a ajuda de custo, ele pode. Ele pode dobrar essa ajuda de custo porque isso já está previsto no orçamento.


A eleição dos diretores gerais deveria ter seguido o que está na lei, com eleição e direito de votos dos pais e professores. Cobrei esse tipo de eleição quando Carolina era secretária, o critério de escolha dos diretores não poderia ser processo seletivo.




B.L: A ajuda de custo poderia ser paga com o dinheiro dos royalties? Já que eles são para saúde, educação e saneamento?

Felipe Lopes: Eu não sei te responder de onde sai a verba para a ajuda de custo. Eu teria que estudar isso e assim que souber informarei sobre essa possibilidade. Independente disso, ele poderia fazer porque nós demos 50% de remanejamento de verba ao prefeito. Ele pode fazer se quiser, só depende da vontade dele. Se essa foi à prioridade dele durante a campanha, e ainda for agora, só depende dele fazer. Quanto ao ônibus, sempre foi uma cobrança minha aqui na câmara. Sempre cobrei, pois eu tinha vergonha do estado e como o ônibus estava. Quando Mirinho era prefeito o que se fez foi reunir os universitários e perguntar se eles queriam o ônibus ou a ajuda de custo. Eles preferiram a ajuda de custo. Até porque se falava na época que o ônibus só passava no eixo central da cidade. O que deixava muitos alunos em situação de risco, tarde da noite, tendo que andar a pé até suas casas. Nessa questão existem muitas pessoas que não precisam do ônibus nem da ajuda de custo, já outras precisam dos dois, essa questão social precisa ser vista e acompanhada. 

B.L: Quais as demandas hoje que mais chegam ao seu gabinete?

Felipe Lopes: A maior demanda que chega é emprego. As pessoas querem oportunidade, precisam trabalhar. A maior demanda é: - Preciso trabalhar! A nossa atividade como vereador, é restrita à fiscalizar, implementação de programas, e questão de efetividade, de criação de oportunidade é tudo no executivo. Como vereador eu posso chamar a atenção do executivo, para ele se preocupe com a baixa temporada, por exemplo. Se tiver que contratar alguém para a Prefeitura que seja de dentro de Búzios. Precisa-se também é de uma conscientização da iniciativa privada. Muitas pessoas que trabalham nas pousadas, restaurantes são de fora da cidade e estrangeiros. Precisamos fiscalizar com mais afinco. O conceito de que o buziano não pega qualquer tipo de emprego é mentiroso. Mas o cara que não quer pegar também aí paciência, foge do que podemos fazer. O projovem era bacana porque pelo menos 30% dos formandos teriam carteira assinada, para o seu primeiro emprego. Hoje infelizmente a prefeitura é o pilar econômico da cidade.

B.l: Você acha que a cidade sofrerá um impacto muito grande com a redivisão dos royalties do petróleo?

Felipe Lopes: Essa questão da redivisão dos royalties vai obrigar o funcionalismo público a ser mais profissional. A própria máquina pública vai ter que se aprimorar. Os prefeitos, secretários todos terão de se adequar a essa nova realidade. Precisará iniciar uma campanha série de arrecadação, de fiscalização, de legalização, porque o dinheiro do royaltie cai no colo do prefeito, ele não precisa fazer esforço nenhum. Hoje não estamos vivendo o turismo de forma profissional, a gente brinca de turismo. Precisa se profissionalizar muito o turismo na cidade, os hotéis, nas pousada, o mesmo cara que recepciona, limpa o chão, serve o café, carrega mala. Tem que profissionalizar. É muita gente capaz e profissional sem emprego.


“quem tem medo de lobo-mau não passeia no bosque”, como dizem.


B.L: Qual a importância da mídia social hoje na fiscalização e na aproximação com a população?

Felipe Lopes: Acho bom, claro que tem seus excessos mas de uma forma geral é uma coisa boa. A mídia social aproxima a população do vereador, o que a gente não consegue ver, onde a gente não consegue chegar a mídia social nos ajuda. Não concordo com o que dizem que é uma fatia muito pequena da cidade que tem acesso às mídias sociais. A participação está cada vez maior. Mesmo que as pessoas não vejam as questões pela mídia social, elas ficam sabendo nas conversas, nas ruas. Chega longe. E estamos falando aqui, localmente, veja essa revolução no mundo árabe se deu pelas mídias sociais. André foi vitorioso também porque o grupo trabalhou muito bem as mídias sociais, fizeram a informação chegar. Eu coloquei um vídeo meu da sessão, sem medo, achei que daria alguns acessos, foi totalmente acima de qualquer expectativa. Teve um alcance enorme e a repercussão foi mais positiva do que negativa, não me importei, coloquei sem medo porque “quem tem medo de lobo-mau não passeia no bosque”, como dizem.

B.L: Várias figuras públicas em Búzios tem blog e você pensa em montar um?

Felipe Lopes: Na verdade eu tinha um há muitos anos, um blog de história. Um pouco antes da eleição, em 2008. Na época da campanha eu fiquei receoso com algumas postagens porque o Dr. João - juíz na época -  foi bastante duro com o teor do que se postava. Se houvesse qualquer menção política, ele iria penalizar o candidato. Então eu deixei ele um pouco parado mas eu quero sim criar um, já até conversei com o pessoal que faz minha assessoria para criarmos o nosso blog. O blog atinge mais pessoas, não fica restrito ao facebook. O leitor de blog é crítico e exigente e é o que estamos precisando hoje em Búzios.


 crédito das fotos: Camila Raupp


Búzios: Sedia sedia 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos a partir de quinta-feira


Um das pautas será a questão dos royalties e suas conseqüências para os municípios fluminenses
por Vanessa Campos
Nos próximos dias 14 e 15 de março, quinta e sexta-feira, o município de Búzios sediará o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos – Gestão 2013/2016, evento promovido pela Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) e pelo jornal O Dia, no Hotel Blue Tree, bairro Tucuns. Além da pauta de palestras e debates sobre diversos temas da administração pública, o encontro, que reunirá um grande número de gestores municipais e autoridades estaduais, terá como foco a eleição da nova diretoria da Associação Estadual e o lançamento da publicação “Cadernos Aemerj de Gestão Pública”, que reúne textos de especialistas, gestores públicos e boas práticas que fortalecem as administrações públicas.
Segundo os organizadores, o 3º Encontro de Prefeitos e Prefeitas 2013 marca o início dos novos mandatos municipais no Estado do Rio de Janeiro e objetiva servir como espaço privilegiado para a troca de informação entre as lideranças políticas nas três esferas de governo, amadurecimento de propostas e compromissos assumidos durante a campanha, planejamento e construção conjunta de estratégias de sustentabilidade, assim como promoção das cidades fluminenses. Estão confirmados neste evento, além do Governador Sérgio Cabral, do Vice Luiz Fernando de Souza Pezão e do Prefeito de Búzios, André Granado, representantes e secretários estaduais de diversos setores e de órgãos financiadores do Estado e do Governo Federal, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Agência Estadual de Fomento.
Em 2004, o 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos reuniu mais de 200 participantes, oriundos de 66 dos 92 municípios do Estado. Realizado em 2008, o 2º Encontro contou com mais de 500 inscritos, representantes das 92 cidades.
De acordo com o Vice-governador do Estado, o encontro no município de Búzios terá como prioridade debater o futuro das cidades sem os recursos dos royalties e buscar alternativas de financiamento:
“Vamos, unidos, às últimas conseqüências para impedir essa grande violência contra o Rio. O projeto quebra contratos e viola o equilíbrio orçamentário dos municípios. Não podemos permitir essa covardia”, disse ele, esta semana, à imprensa.
Para o Prefeito André Granado, o encontro em Búzios é uma oportunidade de os novos gestores firmarem parceria e buscarem projetos que sirvam de exemplo para outros estados:
“Estamos no início de nossa gestão e temos muitos desafios pela frente. Administrar um município não é tarefa fácil, mas tenho certeza de que todos os prefeitos que assumiram o Executivo sabem a responsabilidade que teremos daqui em diante. Um encontro como este serve como momento de unirmos forças em prol da população”, disse ele.
Outras informações sobre o evento, além de orientações para participação do encontro, estão disponíveis no site: www.aemerj.org.br. O telefone para contato é: (21) 3138-1179.

Confira, abaixo, a programação completa do evento:

14 de março (quinta-feira):
10h – Credenciamento e café de boas vindas
11h - Cerimônia oficial de abertura com a presença do Governador Sérgio Cabral; do Vice-Governador Luiz Fernando de Souza Pezão; do Presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo; do Subsecretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto; do Prefeito de Búzios, André Granado; do Presidente da Aemerj, Vicente Guedes, e representantes do Grupo EJESA e FECOMERCIO.
Lançamento da publicação: “Cadernos Aemerj de Gestão Pública”, com o Presidente da Aemerj, Vicente Guedes, e Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama
13h – Almoço
14h30 – Palestra de abertura: “As mudanças dos royalties do petróleo – impactos para a economia do Estado e dos municípios” – Julio Bueno, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS)
15h10 – Painel: “Políticas Habitacionais: eficiência, eficácia e justiça social” - Maria do Carmo Avesani, Diretora de Produção Habitacional – Secretaria Nacional de Habitação (a confirmar)
16h10 – Painel: “Mecanismos de Financiamento Municipal” – AGERIO (Agência Estadual de Fomento), presidente José Domingos Vargas; CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), diretor (em exercício) de Política Industrial e Novos Negócios, Alexandre Castanhola Gurgel; e EGP-Rio (Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado do Rio de Janeiro), subsecretário do EGP-Rio/Casa Civil, José Candido Muricy
17h10 – Lançamento do Lidera Rio – SEBRAE, superintendente do SEBRAE-Rj, Cezar Vasques; AGERIO, presidente da Agência Estadual de Fomento, José Domingos Vargas; SEPLAG, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; ALERJ, presidente Paulo Melo; Caixa Econômica Federal, superintendente Nelma Tavares, e Banco do Brasil, superintendente regional de governo, Luis Claudio Batista

15 de março (sexta-feira):
9h30 – Painel: “Controle Interno e Administração Pública” – Tribunal de Contas da União, Secretário de Controle Externo (TCU), Carlos Eduardo de Queiroz Pereira; Controladoria Geral da União (CGU), Marcelo Paluma, Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção e Corrupção da CGU/RJ; Tribunal de Contas do Estado (TCE), inspetor geral, Sergio Ricardo Sacramento
10h30 – Painel: “Probidade Administrativa – Novos Desafios” – advogado Dr. Fábio Medina Osório; advogado Dr. Aloísio Zimmer Junior; mediador: Dr. Jurandir Borges Pinheiro – juiz auxiliar STF – Gabinete Ministro Gilmar Mendes
11h30 – Coffee break
11h40 - Painel: “Políticas Estaduais e os Desafios para os Municípios” – Saúde – Secretário Estadual de Saúde, Sergio Luiz Cortês da Silveira; educação – Secretário de Estado de Educação (SEEDUC), Wilson Risolia; assistência social – Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADHS), Zaqueu da Silva Teixeira; Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) – Subsecretário de Estado de Informações e Projetos Especiais, Reynaldo da Silva Braga; ambiente – Secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc
13h – Almoço
14h30 – Proclama do resultado da eleição da Aemerj
15h30 – Cerimônia de posse e encerramento do encontro.
Fonte: Aemerj / O Dia

Cabo Frio: Proteso contra o Deputado Marcos Feliciano

Marcos Feliciano é presidente da comissão pelos direitos humanos
na câmara dos deputados


Um protesto será realizado na noite desta terça-feira (12) em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, contra a eleição do deputado Pastor Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O ato vai acontecer em frente a Câmara Municpal de Cabo Frio, no Centro, às 17h.
Para o Presidente do Grupo Iguais e Coordenador Nacional da Articulação Brasileira de Gays, Rodolpho Campbell, o discurso do pastor Marco Feliciano segue na contramão dos interesses da comissão.
"O deputado não tem histórico de defesa e de interesse em nossas políticas públicas e seus discursos pejorativos e de ódio aos negros e gays não caminham juntos aos nossos direitos de fato. " - disse Rodolpho.
Protestam acontecem em todo país
No sábado (9), diversas capitais brasileiras realizaram a manifestação contra o deputado. Em São Paulo, a concentração aconteceu às 14h na esquina entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, na região central de São Paulo. Com cartazes, os manifestantes caminharam pela Rua da Consolação, ocupando parte da rua no sentido Centro.
Em Brasília (DF) o protesto também pediu saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A manifestação na capital começou na Rodoviária do Plano Piloto, organizada em redes sociais por membros do movimento LGBT. 
Já em Vitória (ES), mais de 200 pessoas se reuniram na Praça do Papa para protestar contra a nomeação do novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
fonte: G1

Niterói: vereador Bruno Lessa participa de solenidade pelo dia da mulher

Fernanda Tauil, Charbel Tauil e Bruno Lessa

Em 1910, durante a Conferência da Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de Março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem as mulheres que morreram em uma fábrica em 1857, durante uma greve defendendo seus direitos. Mas apenas em 1975 a data foi oficializada pela ONU. As mulheres são parte fundamental em nossa sociedade. São trabalhadoras e batalhadoras. Muitas delas levam horas em transportes coletivos para alimentarem e educarem seus filhos. 

Hoje, comandam diversas atividades de prestígio que antes pertenciam somente aos homens. Em sua maioria têm dupla ou tripla jornada de trabalho. Sendo assim nada mais justo prestarmos uma homenagem a essas guerreiras. 
Mães, irmãs, tias, primas, amigas, namoradas, mulheres.

     No dia 08 de março, vereadores de Niterói comemoraram o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Niterói com uma sessão solene apresentando o lançamento da exposição “Imagens das Campanhas Educativas de Prevenção do Câncer do Colo do útero no Brasil”.

Bianca Simões (esposa do deputado federal Dr.
Paulo César), vereador Bruno Lessa e Karla Simões
(presidente do PSD mulher de Niterói)
 O vereador Bruno Lessa discursou durante o evento sobre a importância da mulher nos dias atuais, citando suas grandes vitórias até então e não deixou de comentar sobre o prazer de trabalhar ao lado de três novas guerreiras que conduziram o evento: As vereadoras Verônica Lima, Priscila Nocetti e Tânia Rodrigues.

“Enquanto houver mulheres alegres falando, florindo, fluindo e influindo amor, a humanidade pode ter esperança.” Artur da Távola



Feliz dia das mulheres!
(Vereador Bruno Lessa)

Búzios: Denúncia de um cidadão

por Débora Fernanda - moradora de Vila Verde via e-mail

Olá, gostaria de fazer uma denúncia sobre o que está acontecendo aqui no Alto da Boa Vista, desde que me mudei meu vizinho tem o habito de colecionar pneus, passamos o governo anterior inteiro reclamando na prefeitura, na secretaria de saúde, sobre essa situação, reclamamos tanto que eles mandaram um carro para recolher na época, e ficavam vindo fazer a visita aqui, só que desde que mudou de governo essas visitas pararam de ocorrer (compreendo que o atual governo ainda deve estar se adaptando).

Como imaginávamos que seria porque o antigo governo não deixou dito que precisava ocorrer essa fiscalização , fomos hoje lá na secretária de saúde reclamar, minha mãe já está apresentando os primeiros sintomas da dengue, e infelizmente semana passada o desinformado do meu vizinho trouxe mais pneus, a casa da gente vive lotada de mosquitos temos que dar a tal da "bombada" com o SBP todos os dia, quase toda hora..

 Enfim,  fomos lá hoje e o que ouvimos foi que "A cidade está sem o carro de busca por isso não tem como vir recolher" aí informamos das visitas que eram feitas até o fim do ano passado e ouvimos que eles não podiam fazer nada! Tinha que esperar o carro (sem data para chegar) para que possam pegar os pneus aqui. Informamos ainda a situação da minha mãe que está doente e que o bairro vive tendo caso de dengue, ouvimos inacreditavelmente que eles não podiam fazer nada para ajudar!

Expresso aqui minha revolta, espero que vocês possam publicar essa denuncia porque isso que ouvimos é um desaforo, o dinheiro que vem do governo estadual para tratar da dengue, tá indo pra onde?

Enfim, estamos mandando também em anexo as fotos da situação desses pneus..

 Isso está acontecendo na Rua da Madereira- Travessa Planejada, Alto da Boa Vista, Rasa, Búzios. 




Mande sua sugestão, crítica ou elogio para: blogaodoslagos@hotmail.com


Búzios: Prefeitura de Búzios consolida parceria com empresas privadas e oferece cursos técnicos de capacitação


Curso de hidráulica já está com inscrições abertas
 A Prefeitura de Búzios acaba de fechar parceria com diversas empresas privadas do município com o objetivo de oferecer cursos técnicos de capacitação e qualificação para a população buziana. Neste momento, as inscrições estão abertas para o curso de hidráulica destinado a bombeiros, eletricistas e demais jovens que desejam ingressar no mercado de construção civil.
O curso será realizado entre os dias 18 e 21 de março. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 30 vagas imediatas, além de uma lista de espera para dez inscritos. A grade curricular inclui aulas de “Água Fria”, no dia 18, das 14h às 17h; de “Água Quente”, no dia 19, das 14h às 17h; de “Esgoto”, no dia 20, das 15h às 17h, e de “Drenagem e Águas Pluviais”, no dia 21, das 15h às 17h.
As inscrições – gratuitas e limitadas – devem ser efetuadas, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, localizada à Praça Santos Dumont, nº 111, Centro. Os interessados devem ser, preferencialmente, maiores de 18 anos e apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos (originais e cópias): CPF, documento de identidade (RG) e comprovante de residência.
Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo número: (22) 2623 – 6497.

Cabo frio: Começou a operação de limpeza do Centro Hípico


Bairro, que fica próximo ao Parque Municipal do Mico Leão Dourado, terá atenção especial
A equipe que efetuou a limpeza
 por Katiuscya Chaparral
Teve inicio na sexta-feira (8/3) a operação de limpeza do bairro Centro Hípico, área próxima a reserva ambiental do Parque do Mico Leão Dourado, no Distrito de Tamoios.
Segundo o administrador da COMSERCAF/Tamoios, Amigo Hugo, umas das principais reivindicações feitas pelos moradores do local é a falta de recolhimento de galhos e entulhos, além da varrição.  A operação, que contou com o apoio do Superintendente de Meio Ambiente da CODESTAM, Bruno Marques, possui como meta a abrangência satisfatória de todas as ruas do bairro.
Para Hugo, outro fator também de extrema importância para a população de todo o Distrito é a colocação de placas, que estão sendo espalhadas em diversas localidades, informando a proibição da colocação de lixo e entulhos em terrenos baldios, além da informação do telefone para contado dos moradores com a SECAF Tamoios.
A operação será realizada durante toda semana e tem como meta atender cerca de aproximadamente 50 ruas no Bairro. Só no primeiro dia, o lixo e o entulho recolhido encheu oito caminhões-caçamba, além da retirada de duas carcaças de automóveis.
Moradores do local comemoram a iniciativa, e comentaram sobre o novo momento em que vive o Distrito de Tamoios.
– Uma revolução está acontecendo em nossas vidas, estou muito feliz. Tenho fé no governo Alair Corrêa, que colocou para administrar Tamoios moradores do local,  pessoas que realmente amam essa terra – comentou a moradora Noêmia de Pádua.

Cabo frio: “1ª Corrida e Caminhada da Mulher” movimenta a orla da Praia do Forte


Moradoras de toda a Região dos Lagos participaram do evento, que superou as expectativas da organização
Largada da prova
 por Téo Arrabal
Na manhã deste domingo (10/3) foi realizada a “1ª Corrida e Caminhada da Mulher”, evento organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Mais de 400 competidoras acordaram cedo, e debaixo de um sol escaldante, percorreram os 3 km de caminhada ou os 6 km de corrida no trajeto demarcado pelos organizadores.
Além da competição, houve inúmeras atividades, como aula de aquecimento, lambaeróbica, aferição de pressão, entre outras. Além da medalha de participação, e premiação para as ganhadoras, todas as presentes ao evento receberam um “Kit Lanche do Hortifruti”.
Em um ônibus fretado pela Prefeitura Municipal, 50 moradoras do Distrito de Tamoiosmarcaram presença no evento, e 80 participantes saíram do Jardim Esperança e do bairro da Gamboa para a corrida.
O pódio
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, o evento superou as expectativas e ele promete muito mais para 2014.

– Foi excelente! Não poderia ter um evento mais convidativo que esse. A mulher gosta de participar e interagir, então foram mais de 400 mulheres caminhando e correndo num domingo de sol, festejando o final da semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher. É uma festa que vai ficar dentro do calendário oficial da cidade, e ano que vem, sem dúvidas, com mais apoio e infrarestrutura, será ainda melhor – afirmou o secretário.
fotos: Téo Arrabal / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Búzios: Forma tem contrato exclusivo com Blue Tree Búzios

Renato Costa, da Forma Turismo, e Silvia Hernandez, da Blue Tree Hotels


Forma Turismo e a Blue Tree Hotels fecharam acordo por meio do qual a operadora terá quatro fechamentos exclusivos do resort Blue Tree Park Búzios (RJ), que receberá grupos de estudantes em setembro, outubro e novembro. O contrato pode contemplar mais quatro fechamentos da unidade fluminense para datas ainda não definidas.

A parceria entre a Forma Turismo e o Grupo Blue Tree teve início em meados de 2012, quando a operadora fechou o resort Blue Tree Park Búzios para a realização de um weekend (programa que levaestudantes para um resort durante um fim de semana), que recebeu cerca de mil passageiros de diversas regiões do Brasil no mês de setembro.

"O resort de Búzios é perfeito para a realização dos eventos da Forma Turismo e depois da chegada da Blue Tree Hotels ao empreendimento, vislumbramos a oportunidade de ampliar ainda mais a oferta, com a qualidade ideal para nossos clientes", explica o diretor da Forma Turismo, Renato Costa.