sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Festival de gastronomia resgata sabores de Búzios


A estação mais quente do ano já está chegando e, para inaugurar o verão e resgatar os sabores de Búzios, a badalada cidade praiana na Região dos Lagos, o festival de gastronomia Porto da Barra Gourmet promete apresentar uma seleção de menus que abre a temporada de 2012/2013 com sugestões de pratos à base de peixes e frutos do mar e acompanhamentos que vão ser a aposta da próxima estação.
Esta é a segunda edição do evento de gastronomia que acontece de 22 a 25 de novembro e de 29 de novembro a 2 de dezembro.
Para fugir do agito da tradicional Rua das Pedras e da Orla Bardot, Búzios agora oferece um oásis de tranquilidade, bom gosto, arte, decoração e, o que não podia faltar, boa gastronomia.
Numa área de 14 mil metros quadrados, o complexo gastronômico Porto da Barra, em Manguinhos, reúne 13 restaurantes que, durante o festival, cada chef apresentará a sua aposta de pratos para o verão.
Para entrada, o chef Christopher Cabicieri, do Zuza, oferece Tartar de namorado com salada de tangerina e couscous marroquino de castanha do Pará, alho poró e limão siciliano finalizado com redução de contreau e laranja.
Encontrado em águas tropicais salgadas, o namorado é um peixe saboroso, que se alimenta de crustáceos, quase não tem espinhos e pouquíssima gordura. A salada de tangerina dá um toque cítrico e refrescante ao prato.
"O namorado é um peixe incrível para se trabalhar e o sonho de todo pescador, pois eles podem chegar a mais de um metro de comprimento. A carne crua e condimentada proporciona um tartar leve que combina muito bem com o couscous", disse Christopher.
Serviço:
Preço do prato no Zuza: R$ 35
Endereço do Porto da Barra Búzios: Rua José Bento Ribeiro Dantas, 2.900 - Manguinhos - Búzios, RJ
Datas: de 22 a 25 de novembro, de quinta a sábado, durante o jantar; almoço no domingo. De 29 de novembro a 2 de dezembro, de quinta a sábado, durante o jantar; almoço no domingo.

* Fabíola Ortiz é colaboradora do SRZD

EMPREGO - Banco de Oportunidades em Cabo Frio


Confira abaixo as vagas disponíveis:
Açougueiro (1), Administrador (2), Agente de Viagens (1), Almoxarife (1), Analista de RH (1), Arquiteto (1), Arrumadeira (3), Assistente de Produção (2), Atendente (155), Atendente de Telemarketing (8), Auxiliar Administrativo (5), Auxiliar de Cozinha (6), Auxiliar de Serviços Gerais (20), Babá (3), Balconista (5), Barman (2), Cabeleireira (2), Caixa (6), Camareira (14), Chapeiro (2), Confeiteiro(1), Conferente (16), Consultor (10), Contador (1), Contábil/Financeira (1), Copeiro (4), Corretor de Imóveis (2), Costureira (3), Cozinheira(6), Desenhista (3), Diarista (1), Doméstica (2), Educador (1), Eletricista (1), Eletrotécnico (1), Engenheiro (1), Entretenimento (11), Estofador (9), Estoquista (4), Faxineira (1), Fiscal (2), Frentista (16), Garçom (24), Gerente de Compras (1), Gerente de venda (2), Instrutor (2), Lavadeira (2), Manicure (5), Manobrista (3), Marketing e Publicidade (1), Mecânico de automóveis (7), Moto Boy (1), Motorista (14), Office-boy (3), Padeiro (3), Pedreiro (6), Podóloga (1), Professor (5), Profissional de Hotelaria (1), Programador (1), Promotor de Vendas (20), Recepcionista (8), Refrigeração (7), Repositor (1), Serralheiro (8), Supervisor (1), Tecnólogo em Sistemas de Informação (1), Telefonista (1), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Eletrotécnica (2), Técnico em Telecomunicações (4), Técnico em Informática (2), Transportador (2), Vendedor (58), Vigilante Patrimonial (10) e Webdesigner (1).

Mais informações: http://www.bomcabofrio.rj.gov.br/

Sala multimídia do Centro de Visitantes é fechada provisoriamente


Obra em prédio vizinho impactou a estrutura da casa histórica, segundo laudo da Defesa Civil

Sala Multimídia do Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios foi fechada sem data definida para reabrir. Localizada na Rua das Pedras, na histórica casa da Colônia de Pescadores, é uma atração de Búzios desde o verão passado, quando foi inaugurada. O fechamento se deu por conta dos graves danos causados aos muros, piso externo e paredes após a recente demolição do antigo empreendimento que ficava ao lado: o Brigitta.

Por precaução, o Projeto Coral Vivo - que realizou e opera o lugar em convênio com a prefeitura local - decidiu funcionar a partir de 1º de novembro somente com a exposição do aquário recifal com a vida marinha de Búzios e mantendo aberta a loja temática no pátio em frente da Colônia de Pescadores. Até a correção completa do problema, essa exposição parcial estará aberta ao público de terça a domingo, das 17h às 22h.

Motivo do fechamento temporário
O Projeto Coral Vivo relatou os recentes problemas na estrutura do imóvel para o Secretário de Obras do Município, Paulo Abranches, e a Defesa Civil foi acionada. O laudo emitido - apesar de não interditar o local - indicou a "existência de risco de colapso do imóvel com possibilidade parcial ou total da edificação" e recomendou expressamente a "adoção imediata por parte do proprietário do imóvel, no sentido de executar obras de recuperação". Segundo Abranches, a demolição foi feita sem licença. O responsável pela obra será notificado pela Prefeitura de Armação dos Búzios, devendo corrigir os problemas gerados no imóvel da Colônia de Pescadores antes de prosseguir com a obra dele.

 Reuniram-se no local no dia 25 de outubro, quinta-feira, o Secretário de Obras do Município, o coordenador do Projeto Coral Vivo, Clovis Castro, o presidente da Colônia de Pescadores, Amarildo (Chita) Silva, e o engenheiro responsável pela obra, Salviano Martins, onde foram constatadas as avarias e definidas as possíveis ações necessárias para a correção dos problemas.

Como a casa da Colônia é hoje um local com grande visitação pública, inclusive de turmas escolares, o Projeto Coral Vivo considerou que a falta da interdição formal não retira a responsabilidade e o ônus de qualquer incidente que lá ocorra, especialmente após a Defesa Civil relatar o problema. Segundo Clovis, não é possível correr qualquer tipo de risco (assim como sugerido pelo laudo) neste tipo de estabelecimento. Tal posição foi apoiada por Paulo Abranches.


Zé Márcio - vereador eleito em Búzios - na ABAV


O vereador eleito Zé Márcio, que sempre participou de feiras, teve uma experiência especial, foi buscar parcerias para nossa cidade. A Feira de Turismo das Américas, está na 40ª edição, é a ultima vez em local fixo – Rio, próximos anos será itinerante. Segundo Zé Márcio, vale a pena estar presente, a inovação é a Rodadas de Negócios, organizada em parceria entre o Sebrae e a Embratur. Hoje (26) é o ultimo dia das 11h às 18h, no Riocentro, Rio de Janeiro. A previsão para este ano é de 25 mil visitantes, reunindo, além de agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) provenientes do Brasil e do exterior.Uma somatória de 50 países fazem parte do evento entre eles, Europa, Estados Unidos, África e Ásia.





Drika Nogueira
DNP Assessoria

CONTRA OS PLANOS DE SAÚDE

HOJE DE MANHÃ FOI PEDIDA PELO MÉDICO A INTERNAÇÃO DE URGÊNCIA DO MEU BEBÊ DE 1 ANO, E A GOLDEN CROSS RECUSOU ALEGANDO CARÊNCIA DO PLANO. NOS COMPRAMOS A CARÊNCIA DO PLANO HÁ TEMPOS - ESTÁ EM CONTRATO!!!... POR MESES ALIÁS, PAGAMOS 2 PLANOS JUNTOS PARA QUE ISSO NÃO ACONTECESSE E A Golden Cross AINDA ASSIM REBATE O QUE ESTÁ EM CONTRATO.

A CONSEQUÊNCIA DISSO É UM SERZINHO INDEFESO COM ASMA AGUDA GRA
VE SEM ATENDIMENTO, OU SEJA, É ELE QUEM PAGA A NÃO SERIEDADE DA EMPRESINHA.

FOMOS REMOVIDOS PARA O HOSPITAL PÚBLICO PELA POLÍCIA, QUE NADA PODE FAZER UMA VEZ QUE COMO TODO PÚBLICO, O HOSPITAL ESTÁ LOTADO E NÃO APRESENTA LEITO.

PARA INTERNAÇÃO PARTICULAR (ENFERMARIA COM MAIS 4 CRIANÇAS) O HOSPITAL PEDE UMA GARANTIA DE 2MIL E 500 REAIS. (INDIVIDUAL SÃO 5MIL REAIS PRA COMEÇAR A CONVERSAR).
O RESULTADO É UM BEBEZINHO REPUXANDO TODOS OS MUSCULOS DO CORPO PARA CONSEGUIR AR (O QUE PODE RESULTAR NUMA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA A QUALQUER MOMENTO), POIS INALAÇÃO NÃO TIRA DAS CRISES - PRECISA DE INTERNAÇÃO COM INTERVENÇÃO DE MEDICAMENTO ENDOVENOSO RÁPIDO.

AGORA, EU VOU NÃO SÓ MOVER JUDICIALMENTE (QUANDO MEU FILHO ESTABILIZAR, NÉ??? POIS ESTAMOS CORRENDO CONTRA O TEMPO COM UM BEBE CIANÓTICO), CONTRA A GOLDEN CROSS, COMO FAREI A MAIOR CAMPANHA JÁ VISTA CONTRA OS MESMOS, DE RUA, DE INTERNET, POR TODA A MÍDIA QUE SE POSSA IMAGINAR.

(Se for possível compartilhar essa mensagem eu agradeço...)

Feira da ABAV deixa o Rio com sucesso de público e saldo positivo para Búzios

Adicionar legenda

  Com participação de mais de trinta países e um público de mais de 20 mil visitantes terminou nesta sexta feira, 26, no Riocentro, na Barra da Tijuca, a 40ª. edição do Congresso da ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens, produtora da maior e mais importante feira de turismo do continente. Realizada há dez anos no Rio de Janeiro a Feira de Turismo das Américas, está deixando a cidade maravilhosa, para funcionar em caráter itinerante por várias capitais do país.
 A informação foi prestada pelo presidente da ABAV, Georges Irmes, em entrevista ao Comunica Búzios, na visita que fez ao stand do município, na tarde desta quinta feira, onde foi recebido pelo secretário de Turismo da cidade, Cristiano Marques.
Búzios foi o único município da Região dos Lagos com stand próprio na feira, tendo sido grande a visitação do público ali durante os três dias do evento (os demais municípios estavam cooperados com o governo do Estado). Equipado com bom gosto, numa área de 50 m2, ali os visitantes podiam descansar, assistir vídeos sobre as belezas do município, e recebiam um kit com prospectos de divulgação da cidade. 
Além das várias atrações culturais, brindes e comidas típicas oferecidas tradicionalmente nos stands das várias nações representadas, pela primeira vez na feira, foram realizadas as chamadas Rodadas de Negócios, nacionais e internacionais, o que atraiu muitos empresários ao local. Participaram várias empresas ligadas aos segmentos de Turismo Cultural, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Turismo de Sol e Praia, Turismo de Eventos e Negócios e Turismo de Bem-Estar e Saúde. A feira da ABAV  contou, este ano, com patrocínio do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (Vila do Saber), além do Equador (Sala de Imprensa) e México (canais de comunicação – portal e newsletter).
  Fazendo uma análise do evento, o presidente da ABAV, Georges Irmes, lembrou que quando este começou a ser realizado no Rio, há dez anos, a feira ocupava uma área de 10 mil m2, mas hoje, expandiu-se para 45 mil m2, contando com mais de 1350 expositores. Ele considerou o nível do evento superior ao de anos anteriores, em especial pelas rodadas de negociações que envolvem muito dinheiro para o país, em razão, principalmente, da copa do mundo e olimpíadas no Brasil, o que está despertando interesse de empresas internacionais para cá.

- O nível profissional e técnico do evento cresceu muito, e isso se deve não só a ideia de se realizar negócios nela, mas por termos trazido a Vila do Saber, capacitando os participantes com cursos excelentes. O público lotou as palestras, em razão do nível dos assuntos e dos palestrantes – comentou.
    Ele agradeceu a participação de Búzios na feira, lembrando que o município é um dos que mais vendem a imagem do turismo no Estado do Rio de Janeiro, e juntamente com Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis e Itatatia, tem ajudado a fixar o turista internacional o máximo possível de seu tempo no país, dentro de nosso estado.

Doze pessoas da secretaria de Turismo do município estiveram envolvidas na organização, tendo esta providenciado um ônibus que transportou, gratuitamente, cerca de 50 agentes de viagem, jornalistas e representantes de hotéis e pousadas, previamente inscritos, até o Riocentro na quinta feira. Segundo o secretário Cristiano Marques, a participação de Búzios foi muito positiva em razão da visibilidade que a feira trouxe para o município em vários países.
 - Um evento como esse, visitado por milhares de pessoas, empresários e agentes de viagens, sempre atrai bons negócios. Foi também um momento de atualizarmos informações  e fazermos contatos importantes. Recebemos aqui vários representantes do governo do estado,  empresários como Maria Galant e Carlos Mena da Euroal, o diretor da  Panrotas, entre outros. Também soubemos que foram fechados com algumas empresas buzianas bons pacotes para 2013, o que representa investimentos na cidade. Foi muito bom termos participado – concluiu. 

fotos: Victor Viana

Vila Lobos de Búzios participa de master classe com Gustavo Menezes segunda


Alunos do Núcleo Tom Jobim, da Escola de Musica Vila Lobos, de Búzios, participam na próxima segunda feira, dia 29, de um evento musical com o professor Gustavo Menezes, spalla da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em Arraial do Cabo, promovido pela Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes).
Trata-se de uma master classe para alunos de música na Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior, de Arraial do Cabo, quando  os participantes poderão tirar dúvidas com Gustavo Menezes, que é spalla (braço direito do maestro) da Orquestra do Teatro Municipal do Rio e concertino (braço direito do líder de cada naipe de instrumentos) da Opes, além de membro do Quarteto do Rio de Janeiro. Participará da aula, como professor convidado, o violinista João Daltro de Almeida. O encontro começa às 14h e acontece no auditório da escola.
O objetivo da master classe é abordar técnicas para tocar violino e aumentar a integração entre os estudantes de música da região. Entre os convidados para a aula estão alunos de escolas de Búzios, Macaé, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. As inscrições para o encontro terminaram, nesta quinta-feira (25/10).

Moradores de bairros de Rio das Ostras, RJ, sofrem com a falta d´água


O tempo muito seco está causando problemas em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. Segundo os meteorologistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), de Macaé, o nível das chuvas este ano está muito abaixo do normal.
Segundo os técnicos, choveu apenas 3,8 milímetros até outubro deste ano, enquanto no mesmo período do ano apssado foram 112 milímetros. Desta forma, o nível do rio que abastece a cidade também está abaixo do normal e a captação de água precisou ser reduzida. Os moradores de já sentem o reflexo nas torneiras de casa, como mostrou a reportagem do RJ Inter TV 1° Edição.
A reportagem também mostrou que os moradores do bairro Cidade Praiana reclamaram que o abastecimento de água no local é ruim o ano inteiro, independentemente da estiagem. A Cedae explicou que o problema no bairro pode ser pontual e que enviará equipe ao local para verificar a situação. A empresa afirmou que o abastecimento de água para o bairro é feito regularmente.

http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/moradores-de-bairros-de-rio-das-ostras-rj-sofrem-com-falta-dagua.html

R. S. Rose motiva estudantes de História


Durante palestra, o pesquisador falou do seu próximo livro que será lançado em 2013

    O historiador norte-americano R. S. Rose esteve pela primeira vez em Cabo Frio, nesta quarta-feira (24) para compartilhar suas experiências com um grupo atento de alunos. O evento ocorreu no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e as barreiras da língua não impediram o professor de incentivar os estudantes, principalmente do curso de História, a buscar novas respostas para o passado por meio da exploração e pesquisa dos fatos.

    Compartilhando sua própria experiência, o historiador brasilianista disse que para o pesquisador encontrar “coisas novas” equivale a achar um tesouro. “A beleza da história é descobrir que algumas coisas que você acreditou a vida inteira eram falsas”, relatou, instigando a platéia: “Você acredita em tudo o que lê nos jornais? No que as autoridades falam?”. Em seguida, relatou que passou 14 meses absorto nas pesquisas sobre a Era Vargas no Rio de Janeiro, o que resultou, inclusive, no divórcio da primeira esposa. R. S. Rose foi o primeiro civil a ter acesso aos arquivos do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e durante a pesquisa descobriu que Johann Heinrich Amadeus de Graaf, que estava infiltrado no grupo comunista de Carlos Prestres, na realidade era um agente de serviço secreto da polícia britânica. As pesquisas, que duraram mais de uma década e foram realizadas em 14 países, resultaram no livro “Johnny – a vida do espião que delatou a rebelião comunista de 1935” (Editora Record), que tem como co-autor o canadense Gordon D. Scott.

    “O historiador precisa ter dedicação quase exclusiva para entender o passado e fazer a sua arte”, ressaltou, dizendo que pessoas sérias para pesquisar mais a fundo os fatos são essenciais. O historiador aposta na próxima geração de pesquisadores para esclarecer os fatos do nosso passado que ainda continuam obscuros. Para desenvolver seu trabalho, Rose disse ao governo brasileiro que pesquisaria a Era Vargas, quando na realidade se aprofundava em conhecer melhor tudo o que envolvia tortura, violência e repressão naquela época. Um pouco dessa descoberta está no livro “Uma das coisas esquecidas – Getúlio Vargas e controle social no Brasil” (Cia. das Letras, 2009).

Novidade
O cuiabano Filinto Müller, que foi chefe de Polícia do governo de Getúlio Vargas entre os anos de 1933 e 1942, é o personagem principal do próximo livro do historiador norte-americano R. S. Rose. Com o título “O homem mais perigoso do país”, o lançamento da biografia está previsto para o início de 2013, pela editora Record. Müller é mais um personagem encontrado por Rose em suas pesquisas e foi quem descobriu a identidade secreta de Johnny. Müller carrega a fama de ter sido o responsável pela deportação de Olga Benário, a companheira de Carlos Prestes, que estava grávida, para a Alemanha, em 1936. Demitido por Vargas, cinco anos depois Filinto Müller se tornou senador pelo Mato Grosso e ficou no cargo por quase três décadas, quando morreu com a esposa em um acidente aéreo (vôo 820/Varig) ocorrido em Paris, em 1973.
            Tortura, queima de arquivo e deportações marcaram a era Vargas, da qual Filinto Müller foi um dos principais agentes. Impedido de dar mais detalhes sobre a nova obra por um acordo firmado com a editora, R. S. Rose questionou a plateia: “Vocês acham que ele foi tão terrível quanto a fama de ‘diabo’ a ele atribuída?”. A resposta pode estar na próxima obra do escritor.

    Finalizando evento, R. S. Rose foi para o meio do público, onde respondeu a uma série de questionamentos. O historiador também doou à biblioteca da universidade exemplares das suas obras.



Hoje na THE MUST - Búzios


Jornais da Região : O Peru Molhado

Edição Especial - ABAV













Leia na íntegra em: O PERU MOLHADO

O segundo andar do Colégio Nicomedes, em Búzios, está sendo desativado.


Fim das obras está previsto ainda para esse ano

Operários já retiraram o telhado e estão perfurando a laje do segundo piso para a retirada definitiva de todo o segundo andar. A Escola Nicomedes foi destaque pelas reuniões de pais, mestres e autoridades municipais para as decisões a serem tomadas diante dos possíveis riscos de desabamento do 2° piso nos meses anteriores ás eleições municipais, com destaque para a ação imediata da Prefeitura de Búzios na resolução das revindicações da comunidade diante dos problemas da construção. Segundo o Secretario de Obras Vilmar Mureb, o segundo andar está sendo desativado dando uma unidade arquitetônica e também a mesma estrutura das escolas-modelo construídas nos bairros de Vila Verde e São José.   Novas salas estão sendo construídas ao lado do primeiro andar do Colégio Municipal. Os alunos estão temporariamente alocados no Clube de Manguinhos em salas modulares com acomodações apropriadas para que alunos possam estudar sem o contato com as obras, o que poderia causar vários danos á saúde e ao rendimento escolar.

por Victor Viana

Blitz da PM e PROLOAGOS em Búzios



Simultaneamente BLITZ de rotina da PM e operação conjunta com a PROLAGOS

Fotos: Victor Viana 




















Aconteceu sexta feira – 26- por volta das 9 horas da manhã, em Búzios, Blitz em frente ao DPO na Avenida José Bento Ribeiro Dantas com o objetivo de apreensão de veículos em situação irregular. Até o fim da manhã, segundo informações, cerca de 20 carros já haviam sido detidos.  O Sargento Guerreiro - 25° BPM- nos informou que se tratava de uma ação de rotina e que também simultaneamente a PM estava fazendo em conjunto com a PROLAGOS uma operação para identificação de Caminhões de venda de água que usam adesivo da empresa e que, no entanto não tem ligação com a empresa.

Victor Viana