sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[Cabo Frio] Jovem vereador eleito pelo PDT vai brigar pela presidência da Câmara





Rafael Peçanha 

Faltando apenas dois meses para terminar 2016 as articulações para as definições politicas  pro  próximo mandato do legislativo já estão em andamento em Cabo Frio.  Rafael Peçanha, foi eleito com  1794 votos "sem saco de cimento, remédio e cesta básica", como faz questão de lembrar. 

O jovem, atuante desde a infância no PDT de Cabo Frio, está firme em sua decisão e não quer nada mais que a presidência da Casa.






“Nossa campanha foi pautada na renovação de verdade, numa nova proposta para o legislativo cabo-friense. Então entendemos que nossa candidatura é necessária e coerente com nosso trajeto político. A população quer isso.”, disse com exclusividade ao Blogão dos Lagos.

Outros vereadores eleitos também disputam nos bastidores pela cadeira de presidente. São eles Aquiles Barreto, Luiz Geraldo e Vanderlei. No entanto, Rafael é categórico em afirmar que representa a mudança esperada pela população de Cabo Frio no legislativo e na politica  do município como um todo.

“A câmara não precisa de uma sacudida. precisa de um terremoto inteiro”, afirma sem medo. 

[Búzios] Escola do Legislativo é Inaugurada na Câmara



Aulas Serão Disponibilizadas na Internet

O presidente da Câmara de Búzios Henrique Gomes inaugurou nesta quinta-feira (03/11) a Escola do Legislativo, cujo objetivo é treinar e capacitar seus servidores e os conselheiros municipais de fiscalização, contribuindo para o aprimoramento dos serviços e melhora no controle social.

Oitenta por cento do curso será através de vídeo-aulas, disponibilizadas no site da Câmara para qualquer interessado; e 20% presencial, restritas aos funcionários e conselheiros municipais. Os temas abordados serão “Contabilidade”, “Execução Orçamentária”, “Licitação”, “Prestação de Contas”, “Orçamento Público”, entre outros.

“Hoje estamos inaugurando nessa Casa a Escola do Legislativo, deixando um legado dessa legislatura. Esse é mais um instrumento que a Câmara oferece à população buziana, para gestores públicos e conselheiros.”, comentou Henrique.

Na inauguração, o monitor interno da Escola do Legislativo Marcelo Valverde explicou aos funcionários e conselheiros como funcionarão os cursos. Segundo ele, na Escola será utilizada a pedagogia da sala invertida. “Enquanto na pedagogia tradicional, o aluno aprende e estuda em casa; na pedagogia da sala invertida, ele estuda na internet e depois vai à sala de aula para atividades práticas, estudo de casos e tirar dúvidas.”, explicou. A flexibilidade de horário e o maior alcance é a grande vantagem do curso no ambiente online.

A vereadora Joice Costa parabenizou a iniciativa. “Essa questão dos conselhos, podendo vir à Casa participar das aulas para entender a parte contábil, é muito importante, pois alguns conselhos, como o da Saúde, têm dificuldade em entender os números apresentados.”, acrescentou.

[Búzios] Vereadora Joice bem cotada após ser a única reeleita no município





Joice Costa 
O resultado das eleições no legislativo buziano não foi o esperado pelo grupo politico formado em torno do prefeito André Granado (PMDB).  André - que foi vitorioso em sua reeleição, contava que conseguiria reeleger além de Joice Costa (PP) outros vereadores, em especial Lorran Silveira (PP).  

Diante do fato a vereadora experiente, entra agora em seu terceiro mandato, tem seu nome ventilado para assumir alguma secretaria, assim Lorran, que se mostrou um vereador bem atuante aos longo de seus dois mandatos, e que está como suplente, iria de volta para a Câmara, o que seria estratégico pras ações do governo nos próximos  quatro anos. 

Mas ao que parece, e é bem possível, o destino de Joice seja mesmo a presidência da Casa, também estratégico para o governo.  

Nenhuma das  alternativas é oficial, são especulações, no entanto, seja qual for o resultado, o certo é que Joice esta no comando da decisão do caminho que trilhará em 2017, ela está com autoridade pra isso: foi reeleita pela terceira vez, deixou nomes que pareciam mais promissores que ela pra trás e ganha força no partido do atual presidente da Câmara e Vice-prefeito eleito Henrique Gomes, homem forte do PP e do vice-governador Francisco Dornelles  na Região dos Lagos.


Gladys


A Câmara terá mais uma mulher 


Nos próximos quatro anos Joice deixa de ser a única mulher na Câmara, terá a companhia da vereadora eleita Galdys (PRB). O tom da sua atuação de Gladys, que concorreu no grupo do segundo mais votado  pra prefeito Alexandre Martins,  na Câmara de Búzios é uma das coisas mais esperadas  pro próximo ano no município. 

[Cabo Frio] Câmara de Cabo Frio, RJ, fica sem luz e cancela sessão nesta quinta-feira





A Câmara de Vereadores de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, cancelou a sessão na manhã desta quinta-feira (3). De acordo com a Casa, o prédio ficou sem energia elétrica durante a manhã. Segundo a Câmara, a energia elétrica foi normalizada por volta das 11h30. O expediente da Câmara continua normalmente.

Segundo a Câmara, comércios e casas próximas à Casa também ficaram sem energia. A assessoria da Casa informou que todos os funcionários permaneceram em seus setores enquanto aguardavam o retorno da energia.

A comunicação da Ampla, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Cabo Frio, ainda não se pronunciou.