sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tempo na Região dos Lagos

Frente Fria e Tempo Instável no Fim de Semana

Uma frente fria que se aproxima no Sudeste na tarde desta sexta-feira (25) deixa o tempo instável no fim de semana em Campinas (SP) e região. Durante o dia, o sol predomina e faz calor nesta sexta. Ventos quentes que sopram da região norte do país aumentam a sensação de abafamento.


 Os termômetros chegam a marcar até 30ºC. A partir da noite, há previsão de chuva forte 
em alguns pontos isolados, acompanhada de queda de raios.
No sábado (26), a atuação da frente fria volta a organizar um canal de
 umidade sobre a região. Com isso, o dia amanhece com céu mais encoberto e 
há previsão de chuva a qualquer momento do dia. Com os ventos 
que passam a soprar de sul, as temperaturas caem um pouco e os termômetro
s variam entre mínima de 20°C
e máxima de 27°C em Campinas.
Já no domingo (27), a frente fria estaciona sobre o litoral do Espírito Santo. No estado de São Paulo, o tempo
 volta a ficar firme, mas ainda com céu bem nublado, de acordo com a Somar.

Maricá: Delegado José William se despede


Foto: João Henrique | Maricá Info
Da redação | João Henrique - Na reunião do Conselho Comunitário de Segurança, o delegado titular da 82ª DP (Maricá) José William de Medeiros, falou em tom de despedida e disse que deixará mais amigos do que inimigos, em Maricá.
O delegado José William de Medeiros conseguiu integrar a comunidade à Polícia Civil, aproximando a população da delegacia, o que antes não acontecia. Sua equipe realizou diversas operações na cidade, fechando comércios e clinicas dentárias irregulares além de realizar prisões importantes, como a de estelionatários, em Maricá.

O Dr. William, como é chamado, irá para a 13ª DP (Ipanema) após passar um longo período na cidade.Ao sair, o delegado disse que conseguiu disponibilizar mais um delegado de plantão nos domingos, de 15 em 15 dias, para efetuar os flagrantes. Antes, as ocorrências dos flagrantes nesses períodos, eram apenas efetuados na 77ª DP (Icaraí) por Maricá não ter um delegado de plantão.

A delegacia de Maricá (82ª DP) estará sob o comando do delegado Henrique Pessoa, que estava à frente da 4ª DP (Praça da República) antes de ser afastado pela chefe da polícia civil Martha Rocha.

Cabo Frio: Sobre as Ondas na Ilha dos Papagaios


Alair dá sinal verde em projeto de flutuante na Ilha dos Papagaios
O Prefeito Alair Corrêa recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (24) o professor do Departamento de Engenharia Naval da UFRJ, Alexandre Alho, acompanhado pelo Subsecretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira. A razão da visita foi uma idéia, originalmente exposta à Secretaria de Meio Ambiente, para que se instalasse um flutuante nas águas da Ilha dos Papagaios. Ainda segundo a idéia, o projeto seria basicamente um ponto inovador de atração turística e que contaria com um restaurante, piscina com vista para o fundo do mar, além de espaço para atividades turísticas e educativas.
O prefeito Alair Corrêa, juntamente com o subsecretário de Meio Ambiente, definiu que toda a logística de operação do restaurante e do espaço de atividades teria de ser ecologicamente correto. Deste modo, resíduos sólidos e líquidos de banheiros e cozinhas seriam tratados, bem como outros descartes - óleo de cozinha ou lixo plástico, por exemplo - seriam recolhidos em embarcação de apoio, para posterior eliminação.
A engenharia também obedece a orientação verde: a idéia inicial do flutuante é que o mesmo seja construído em concreto, material menos agressivo que as chapas de aço naval, mantida sobre as ondas através de uma tecnologia já amplamente dominada na região e utilizadora de mão de obra local.
O espaço contará com a gestão ambiental e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, mas ainda não tem prazo de apresentação oficial ao Prefeito.

Cariocão: Botafogo contrata Edmilson

Edmilson no Botafogo

Rio de Janeiro, RJ, 24 (AFI) - Após uma longa novela, o Botafogo anunciou oficialmente na tarde dessa quinta-feira a contração do lateral-direito Edílson (foto abaixo), que estava no Grêmio. A tendência é que o jogador comece a treinar com seus novos companheiros já nesta sexta-feira, após a partida contra o Bangu, às 17h00 desta tarde, em Moça Bonita. Ele chega para disputar posição com Lucas e com o jovem Gilberto.

Mesmo após a chegada do lateral, ex-Grêmio, do técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, afirmou que ainda deseja mais peças para fortalecer o elenco. O ataque é setor considerado o que precisa de ao menos mais um jogador.
"Edilson é um atleta que nós contamos para construir nosso elenco. Precisamos ainda de alguns outros nomes. Na hora adequada isso vai acontecer", afirmou Oswaldo.
Márcio Azevedo e Dória negociam com Palmeiras e Juventus-ITA, respectivamente, em caso de saída de ambos a diretoria também deve correr atrás de substitutos.

Búzios: Prefeitura segue com obras na Escola Nicomedes Theotônio Vieira


Prazo de entrega da obra está previsto para o dia 15 de fevereiro

 A Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios informa, por meio da Secretaria de Obras e Saneamento, que a reforma da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos, está a todo vapor. Com uma equipe trabalhando de domingo a domingo no local, a unidade escolar, uma das maiores do município com cerca de 800 alunos matriculados, deverá ser entregue à população no próximo dia 15 de fevereiro, já contemplando o início do ano letivo, marcado para 18 de fevereiro.
Segundo o Secretário de Obras e Saneamento, Genilson Drumond, além de atender à crescente demanda da rede municipal de ensino de Búzios, a reforma na unidade escolar também cumpre uma determinação do Ministério Público para a construção de um novo espaço no lugar do segundo pavimento interditado no ano passado. “O prazo do Ministério é abril, mas o Prefeito não cogitou prolongar esta obra e tem urgência em terminá-la, a fim de oferecer a unidade pronta para a população, já na volta às aulas. O pavimento estava todo comprometido com rachaduras e já havia sido derrubado no ano passado. A escola tem mais de 20 anos e uma reforma é uma demanda antiga”, explicou o secretário.
O novo anexo, que substituirá o segundo andar, contemplará os estudantes com sete novas salas, todas com ar-condicionado, além de banheiros e uma cantina. Será disponibilizado, ainda, um laboratório de ciências climatizado e a quadra esportiva será incorporada definitivamente à unidade. Com a construção do anexo, os módulos habitacionais temporários, onde os alunos estavam instalados, já foram desapropriados pela Prefeitura:
“Para a Educação, uma das prioridades do Prefeito André Granado, estão previstas a construção de creches e a reforma estrutural de escolas. Serão implementadas, ainda, quadras poliesportivas cobertas em todas as unidades. E a população pode ficar tranqüila pois tudo o que for anunciado será cumprido. Esta será uma marca do governo atual, que já tem um cronograma de obras a ser realizado e será divulgado para a população, em breve”, afirmou Drumond.
Levantamento em cada bairro – A Secretaria de Obras e Saneamento iniciou, desde o início de janeiro, um diagnóstico para identificar as necessidades em cada localidade do município e elaborar um planejamento para a realização de obras pela cidade. Além de acelerar a construção de creches e escolas, projetos como um espaço para oferecer café da manhã ao trabalhador, o centro de convivência e lazer do idoso e a revitalização da estrada da Tartaruga – cuja obra deverá iniciar logo após o carnaval - estão na lista de prioridades do Governo Municipal. O cronograma da secretaria contemplará, ainda, a drenagem e pavimentação de diversas ruas do município, projeto que será realizado em parceria com os governos estadual e federal, a exemplo da reforma da entrada da cidade, que é resultado de uma articulação com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Outra meta será solucionar a questão do esgoto, com estudo de alternativas para eliminar os pontos de valas negras: “Há locais críticos no município, onde se observa o esgoto sendo jogado indiscriminadamente, como Geribá, Praia dos Ossos e Centro. Temos pedido apoio da população, que também precisa ligar seu esgoto à rede, preservando a cidade”, afirmou o secretário, destacando, ainda, que o Governo Municipal já agenda uma reunião com a concessionária Prolagos, a fim de iniciar o trabalho de saneamento necessário no município.




Macaé: Prefeitura e Construtécnica juntas para preencher vagas


 Prefeitura de Macaé firmou parceria com a empresa Heleno & Fonseca Construtécnica para preenchimento de vagas para os cargos de armador, pedreiro, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, entre outros, para trabalhar na cidade. Os interessados deverão estar com o currículo cadastrado na Central de Atendimento do Trabalho (CAT), para ter oportunidade de participar do processo seletivo que teve início dessa semana.

De acordo com o responsável pelo recrutamento da empresa Heleno & Fonseca, Luciano Fernandes, os salários obedecem ao acordo coletivo da categoria, além de outros benefícios, como vale transporte, ticket alimentação e assistência médica. Ele explicou que a empresa existe há 60 anos no ramo de engenharia civil e realiza obras nos segmentos de edificações, terraplanagens, pavimentações, saneamento e obras especiais.

Os interessados devem comparecer ao CAT na secretaria de Trabalho e Renda, que fica localizada na rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro da cidade. O horário de atendimento ao público é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones: (22) 2762.4518, 2762.4740, 2772.6495 e 2772.6845. O contato também poderá ser feito pelo e-mail: semtre@macae.rj.gov.br ou, se preferir, o interessado pode preencher o formulário no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.


Vagas

Ajudante com noções em obras (10)

Carpinteiro (02)

Armador (03)

Pedreiro (02)

Montador de andaimes (02)

Auxiliar de serviços gerais (01)

Auxiliar de departamento pessoal (01)

Auxiliar de almoxarife (01)

Técnico/auxiliar técnico de meio ambiente (01)

Búzios: Caseiro de mansão é preso por posse de arma


O caseiro Lindomar Xavier
Lindomar Xavier Cardoso, de 35 anos, teve a prisão temporária cumprida na manhã de ontem pelos policiais da 90ª Delegacia de Polícia. Ele também está sendo investigado na Operação Black Hat, que prendeu, nos últimos dias, treze suspeitos de usarem a internet para realizar operações bancárias fraudulentas.

Conforme informado pela Polícia, ele havia sido preso sexta-feira em Búzios, na mansão onde trabalhava como caseiro, quando os agentes capturaram a suposta quadrilha. Contra ele pesava apenas a acusação de posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Encontrado com dez munições calibre 380 intactas, ele foi autuado e solto após pagar a fiança.

Na segunda-feira, porém, quando o delegado Ronaldo Aparecido Ferreira Brito apresentava o resultado da operação, a imprensa foi informada de que Lindomar poderia ser preso novamente. “Nós encontramos indícios de que fazia parte do grupo”, disse o delegado na ocasião.
O suspeito foi capturado na Região dos Lagos e levado à carceragem da 90ª DP. 

Saquarema: Novo site


Acessibilidade
Acessibilidade, um direito de todos.
Implantamos em nosso website, ícones de acessibilidade, onde as pessoas portadoras de necessidades especiais, poderão navegar através do conteúdo existente, utilizando de recursos que colaboram e facilitam a leitura e entendimento por parte desses internautas.

Esta medida foi tomada de acordo com o Decreto Federal nº 5296/2004, Capítulo VI, Art. 47:


"...será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso
às informações disponíveis"

Os atalhos existentes no canto superior direito do website, permitem que as fontes utilizadas em seu conteúdo sejam aumentadas ou diminuidas de tamanho, bem como pode ser alterado o contraste de cores utilizados no corpo do site.


http://www.saquarema.rj.gov.br

Polícia prende ladrões de Abadá do Cabofolia

foto ilustrativa
Dois menores de idade que cometiam assaltos na Praia do Forte

Ontem (24) por volta das 16h policiais militares, Cabo Julian e Soldado Fablo, da MPtran ( de motocicleta) 

durante busca para prender homens que estavam assaltando na Praia do Forte, conseguiram prender Daniel 

Rodrigues Neto, de 19 anos, e dois menores com 17 anos em frente ao Teatro Municipal de Cabo Frio. 

Com eles foram encontrados um revolver de calibre 32 sem munição e seis “abadás” que juntos valem R$ 

450,00. Os menores são ambos do bairro Jardim Caiçara, em Cabo Frio e foram apreendidos.

Araruama: Prefeito se encontra com o Secretário de Saúde do Estado

O Prefeito de Araruama, Miguel Jeovani (PR), juntamente com secretário de Administração, Wilson Celeiróz, esteve em audiência nesta terça feira, dia 22, com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortês, onde trataram de assuntos para a melhoria da saúde no município de Araruama.
De acordo com o prefeito Miguel Jeovani, um dos assuntos de maior destaque foi a revitalização do Pronto Socorro, que é uma das grandes preocupações do chefe do executivo araruamense.
“Agora, com a parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Araruama, a nossa cidade receberá recursos financeiros para projetos voltados para a saúde. Uma das maiores dificuldades do município no passado era a ausência de projetos na área. A saúde preventiva é uma das nossas principais metas”, contou.
Já está sendo agendada uma visita de uma equipe especializada da Secretaria Estadual de Saúde para análise das deficiências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ainda serão realizados cursos de capacitação humanizada para os funcionários da unidade.
O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortês, e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro estiveram na quarta-feira em Cabo Frio, reunidos com o prefeito e os secretários do município. O encontro teve como objetivo de mobilizar os gestores para traçar ações conjuntas de controle e combate à dengue.

Cabofolia: Primeiro dia é marcado por Axé e Sertanejo

Fernando e Sorocaba

O cantor Tomate e a dupla Fernando & Sorocaba misturaram ritmos na abertura da maior micareta do Verão
Uma multidão acompanhou a primeira noite de shows do Cabofolia 2013, na quinta-feira, dia 24, no Espaço de Eventos de Cabo Frio. A abertura foi ao som do sertanejo universitário de Fernando & Sorocaba. A dupla iniciou o show com uma das músicas mais executadas do último ano “É Tenso”, seguida dos grandes sucessos da carreira, além do passeio por canções consagradas do axé, como Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.


Após a dupla, quem se apresentou ao público foi o cantor Tomate, que abriu o show com a canção “Te Espero no Farol” e apresentou uma mistura de ritmos até às 6h da manhã. Os sucessos “Parará”, “Cheirinho da Vovó” e “Eu Te Amo Porra”, além de funk, pagode e até versões de canções no ritmo arrocha marcaram a passagem do baiano na micareta.
O cantor Tomate
A festa continua até domingo, com a abertura dos portões às 21h. Nesta sexta-feira, dia 25, as bandas Jammil e Uma Noites e Babado Novo são as atrações da festa. No sábado, dia 26, quem sobe ao trio elétrico é a Banda Asa de Águia e o cantor Tuca Fernandes, ambos veteranos na micareta. Já no domingo, dia 27, a cantora Cláudia Leitte e o cantor Naldo encerram as comemorações dos 15 anos do Cabofolia.
Para quem ainda não comprou ingressos, a venda de Abadás, ingressos para a Pista e Camarotes VIP’s continua no Escritório da Praia do Forte, na Avenida do Contorno, 320, em Cabo Frio, e na bilheteria do evento. O contato direto com a equipe de vendas pode ser feito pelo telefone: (22) 2647-5050.
O público no Cabofolia
A entrega dos abadás está sendo feita até sábado, dia 26, em estrutura montada na Rua Anita do Valle, que fica entre o Teatro Municipal e a Praça da Cidadania, na Praia do Forte, das 10h às 19h. A troca também pode ser feita no local do evento, das 22h até meia-noite. Já no domingo, dia 27, a entrega será somente no Espaço de Eventos, a partir das 20h. Para receber o Abadá, o folião deverá apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identidade.


Fotos: Sandro Honorato/Divulgação

Búzios: Projeto em Baia Formosa é inédito na cidade


“Família Cuidada é Família Feliz” é projeto piloto em Baia Formosa
 A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e de Saúde, iniciou um projeto em parceria com os profissionais do Posto de Saúde de Família (PSF) de Baía Formosa. O objetivo do projeto, intitulado “Família Cuidada é Família Feliz”, é promover saúde e bem estar para as famílias que participam do Criarte, um espaço voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, onde são oferecidas diversas oficinas sócio-educativas, tais como teatro, futebol, música e capoeira.  
Segundo a coordenadora do projeto, Tatiara Leon, a meta é, em princípio, oferecer cuidados médicos para as 140 crianças que, hoje, integram o Criarte: “O ‘Família Cuidada é Fámília Feliz’ é um projeto social que, em primeiro lugar, visa a zelar pela saúde da população, já que jovens saudáveis estarão mais dispostos para  o aprendizado, daí a importância dessa parceria que se estenderá a toda família. A meta é oferecer cuidados médicos básicos, como tratamentos odontológicos e de pele, para estas crianças”, disse ela.
De acordo com a secretária Cláudia Carrilho, a preocupação do Governo é trabalhar  de maneira integrada para obter resultados eficientes. “Um trabalho em rede, que envolva todas as secretarias, é um pedido firmado pelo prefeito André Granado para que resultados positivos sejam alcançados”, disse ela.

Arraial do Cabo: Instalação e troca de lixeiras


Com o objetivo de tornar as praias de Arraial do Cabo mais limpas e livres do micro lixo, a Prefeitura de Arraial do Cabo através da Empresa Cabista de Desenvolvimento Urbano e Turismo (Ecatur) está distribuindo lixeiras moveis nas praias da cidade e na extensão das lagoas.
De acordo com o presidente da Ecatur, Francisco Eduardo Freire Barbosa (Chico), são 100 lixeiras de 200 litros que também serão colocadas nos distritos e em eventos de grande concentração.
“Estamos colocando as lixeiras na areia, para uso exclusivo dos banhistas. Pedimos quiosqueiros que coloquem suas próprias lixeiras para desafogar o sistema público, principalmente, na alta temporada.”, disse Chico, acrescentando ainda que o  recolhimento do lixo é feito duas vezes por dia.
Texto e fotos: Secom Arraial do Cabo

Veiga de Almeida: Universidade premia com viagem aos Estados Unidos


A ação “Embarque nessa trip!” será realizada pelo Facebook da Universidade
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou o concurso cultural "Embarque Nessa Trip"! A promoção, disponível no Facebook (www.facebook.com/veigadealmeida), foi inspirada nas tradicionais campanhas “indique um amigo” e tem como objetivo, além de gerar inscrições para o Vestibular UVA 2013, aumentar o relacionamento com jovens e estudantes do Ensino Médio.
Através de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Facebook, os usuários podem participar do concurso, pedindo o apoio dos seus amigos e os indicando para participarem do Vestibular UVA 2013. A cada etapa, o usuário acumula pontos.
O participante que conseguir acumular mais pontos vence o concurso. A promoção ficará disponível até 28 de março. O 1º colocado ganhará uma viagem para Buenos Aires com mais dois acompanhantes; o 2º colocado ganha um iPad3, o 3º, um smartphone e do 4º ao 10º colocado, um mp3 player, cada. O Facebook da UVA éwww.facebook.com/veigadealmeida.



Sobre a Universidade Veiga de Almeida:
Com 40 anos de existência e uma das sete melhores universidades privadas do país, de acordo com o MEC, a UVA tem cerca de 24 mil alunos distribuídos em cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado, Extensão e Doutorado em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga alcançou recentemente o IGC (Índice Geral de Cursos) faixa 4, o mais alto alcançado por uma universidade privada no país. Mais informações no site www.uva.br.

Sobre a Ilumno:
A Rede Ilumno consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno acesse o site da rede: www.redeilumno.com.br.

Iguaba: Comerciantes precisam se cadastrar para participar de eventos


Sem  o cadastro os comerciantes não poderão participar de futuros eventos na Cidade
A prefeitura de Iguaba Grande, na Região dos Lagos Rio de Janeiro, está organizando um cadastro para comerciantes, feirantes e ambulantes que queiram trabalhar em futuros eventos públicos do município. O registro tem objetivo de regularizar o uso de espaços públicos para fins comerciais, segundo informações da prefeitura.
Sem o cadastro, os comerciantes, feirantes e ambulantes não poderão atuar. Os interessados deverão comparecer à prefeitura dez dias antes de cada eventos para se inscrever. Apenas com esse cadastro os trabalhadores estarão autorizados a vender nos eventuais espaços públicos.
Para regularizar o cadastro é necessário à apresentação de cópias dos documentos de identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência atualizado, indicação de pelo menos dois corresponsáveis.
No ato da regularização o trabalhador deverá declarar o tipo de produto a ser comercializado e informar dois lugares de preferência para a instalação, além de quitar todas as dívidas pendentes junto a Secretaria de Fazenda.
Dúvidas e informações serão esclarecidas junto às secretarias na Rodovia Amaral Peixoto, n°2.275, Km 97, no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2624-3275 ou pelo email: secfaz@iguaba.rj.gov.br, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
fonte: G1

La Rioja palpita La Chaya



El tradicional festival, que tiene su origen en una leyenda, contará con más de 50 artistas de todo el país. Los festejos se trasladan también a las calles, con harina, agua, música popular y mucha alegría.
Del 8 al 12 de febrero, se realizará la Chaya, la fiesta riojana más importante, que promete sumergir durante seis días a toda la provincia en un reino de risas, música, festivales y danzas. Con presencia de más de 30 artistas locales, a los que se suman otros convocantes de la escena folklórica nacional, el Festival que se organiza en paralelo a las diversas actividades tradicionales que impone la agenda chayera, tendrá su espacio central en el Autódromo de la Ciudad de La Rioja.
En febrero el ambiente festivo se apodera de la provincia de La Rioja con matices y actividades diversas. Los topamientos en los barrios, el Festival de la Chaya, las fiestas de harina y albahaca y los corsos carnavalescos se mezclan en cada rincón para unir a los pobladores, quienes ocultos tras la harina o pomada de zapatos, tiñen sus caras.

Uno de los momentos clave de la Chaya son los topamientos en los barrios, que son los enfrentamientos amistosos entre los hombres y las mujeres, que al llegar al centro de la calle se arrojan agua y harina como símbolo de confraternidad. Durante toda la tarde el barrio está sumergido en el ritmo de la música folclórica, en una fiesta que culmina al atardecer. Los vecinos organizan este encuentro los fines de semana, donde el vino, las empanadas, la harina, la albahaca y la música popular circulan a discreción entre todos los participantes.
A la par de la tradicional celebración que se destapa en cada poblado, desde hace más de diez años se realiza un mega festival folklórico con artistas de todo el país, que habitualmente congrega a más de 15 mil personas. Desde 2012 ese marco se amplió con el fin de sumar además a músicos y bailarines de La Rioja.

El mito chayero
El origen de la Chaya suele remontarse la historia a la época en que en los valles y quebradas de la actual Rioja vivían los diaguitas, los aborígenes de la zona noroeste del país. En una de estas tribus vivía una joven llamada Challai (Chaya), que por su belleza se creía que era un homenaje vivo a  la Pachamama (la Madre Tierra, a la que también se llamaba Allpa Huama).

Chaya se enamoró de Pujllay, una especie de semidios. Algunos historiadores opinan que se trataba de un joven y rubio colono. Pero el amor entre ellos no pudo concretarse, ya sea por no ser aceptada la niña por la familia del muchacho o por no ser correspondido su amor. La niña, desengañada, huye a las montañas. Se dice que cuando su tribu estaba a punto de encontrarla en una quebrada, Chaya se convirtió en nube y ascendió a los cerros. Y que cada año, en febrero, vuelve convertida en rocío, para endulzar las flores del cardón, como una lágrima derramada por su amor perdido. Pujllay, con su corazón partido, se emborracha y cae en un fogón, donde muere.

Esta leyenda da el nombre de Chaya a la fiesta y deja como personaje principal a Pujllay, que se representa con un muñeco desgarbado que preside la celebración, desde su desentierro al inicio de la Chaya hasta su entierro o quema, que marca el último día de la fiesta.

El show
La grilla para la edición 2013 de la celebración incluye el viernes 8 de febrero a Abel Pintos, Facundo Toro, Nacho y Daniel Campos y Los Changos; el sábado 9 a Jorge Rojas, Coplanacu, Por siempre Tucu y Orellana Lucca; el domingo 10 a Sergio Galleguillo, Los Manseros Santiagueños, Los Huayras y Diableros de Orán; y el lunes 11 a El Chaqueño Palavecino, Amboe y Néstor Garnica.
Entre los artistas locales se destaca la presencia de: La Bruja Salguero, Aguablanca, Carlos Ferreyra, Daniel Argañaraz, Emiliano Zerbini, Germán Nieto, Grupo Vocal Norte, Kike Alamo, Las Valijas, Los Legales, Natalia Barrionuevo, Pica Juárez o Yuyo Salvatierra, entre otros.

Más información: 
www.turismolarioja.gov.ar


Búzios: Moradores da Vila Verde pedem resolução para rua 15

Rua 15 em Vila Verde
Moradores de Maria Joaquina sofrem com o lixo

A moradora Miriam Rezende, no espaço repórter cidadão do Jornal A Raza, nos enviou estas fotos da situação da Travessa da rua 15 em Vila Verde. Os moradores do bairro sofrem com a falta de calçamento, poeira e recolhimento irregular de lixo.
O bairro de Vila Verde em Búzios, sofre há algum tempo com o abandono e a precariedade dos serviços. E não é de hoje que pede auxílio e tenta chamar a atenção do poder público.


Está dado o recado.



Vila Verde sem coleta de lixo



Comentários no Facebook do A Raza:









Seja você também um repórter cidadão e envie sua reclamações, sugestões e elogios sobre seu bairro ou cidade. blogaodoslagos@hotmail.com / 22 2623-2359

Moda com Thaís Trigo: Como iniciar a carreira de modelo

barbara-palvinGisele Bündchen, Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Alessandra Ambrósio, Ana Beatriz Barros. Quase impossível ler esses nomes e não associar ao concorrido e restrito mundo da moda. Também pudera, essas mulheres que citamos são algumas das mais famosas, e bem pagas, modelos do mundo; além de serem brasileiras. Por esse motivo, servem de inspiração para muitas garotas que sonham um dia desfilar nas passarelas mais desejadas e fazer parte desse universo fashion.

Mesmo para aquelas que preferem as lentes das câmeras, ver essas modelos fazendo sucesso em todos os lugares, estampando capas de importantes publicações, certamente é um estímulo para ir em busca da profissão.

E, chegar onde elas chegaram, é possível. Mas, como devem imaginar, não é uma tarefa tão fácil. Modelos trabalham com a aparência e, quem decide o melhor corpo e rosto do momento, são as grandes indústrias têxteis, que idealizam um biotipo e saem em busca daquela que se encaixa perfeitamente nele.
 
Como exemplo dessa mudança de perfil, podemos citar entre meados e fim da década de 1990, em que o aspecto andrógeno – aqueles em que as mulheres, e também homens, tinham que ser magérrimos, quase osso e pele – era o mais requisitado. Nas passarelas só se viam garotas de pernas finas, com seios pequenos e rosto afinalado. Em um determinado momento, alguém achou mais interessante para o mercado uma modelo, digamos, mais encorpada. E foi ai que nossas modelos, com corpos esculturais, ganharam notoriedade.

Ou seja, não depende somente de você. Claro, é preciso ter perseverança e pé no chão, além de estrutura para aguentar as recusas de agências e clientes. Inclusive, essa é, de acordo com agenciadores, uma das partes mais complicadas, principalmente pelo fato das candidatas ainda serem novas.


Apesar de o mercado estar mais flexível, a idade média para uma garota iniciar sua carreira é 13 a 14 anos.  Se por um lado pode ser negativo do ponto de vista de experiência de vida e capacidade emocional para aguentar o difícil caminho, por outro é extremamente positivo para aquelas que querem levar a profissão à sério. Iniciando ainda pré-adolescentes, terão mais tempo e disposição para batalhar, uma vez que a carreira de modelo não dura por muito tempo. Em geral, a “aposentadoria” chega, em média, aos 27. Ou seja, quando seus amigos estiverem crescendo em seus trabalhos, você estará procurando uma alternativa para continuar ganhando dinheiro. Claro, tudo depende de como estará sua aparência quando chegar nessa idade, das exigências do mercado e do tipo de trabalho que participará. Mas é certo que as atividades diminuem bastante, mesmo para as tops.

Contudo, para as chamadas modelos comerciais, ou seja, aquelas que fotografam não só para moda como, também, para publicidade, é possível estender o tempo de trabalho. Isso porque o mercado abrange uma infinidade de produtos que atingem crianças, adolescentes, adultos, idosos e por ai vai. Sendo assim, não importa se é baixa ou alta, magra ou gordinha. Basta ser fotogênica e atender às expectativas do cliente.


Por onde começar


Modelos como Gisele Bündchen foram “achadas” em supermercados, shoppings ou mesmo andando na rua. Quando isso acontece, pode ter certeza de que você realmente tem um perfil de modelo e pode dar certo na carreira. Essas pessoas que saem em buscas da nova menina de ouro são treinadas para achar uma top em potencial e levam isso a sério. Porém, não são todos que fazem com profissionalismo. Existem muitos mal intencionados por ai, que dizem ser de agência de modelo mas, na verdade, estão buscando outro tipo de modelo, mais sensual e, por que não dizer, sem pudores.

Por isso, desconfie sempre. Mesmo tendo uma beleza encantadora, um olheiro – como também são chamados os profissionais que buscam talentos – irá olhar para você como um todo, observar seu jeito de andar, se mover, se portar. Isso quer dizer que ele não escolhe garotas apenas pela beleza. Então, se alguém te parar e dizer que você deveria ser modelo e entregar um cartão, pegue e agradeça. Ao chegar em casa, faça uma busca pelo Google para descobrir que tipo de agenciador é aquele.

O mesmo serve para as meninas que querem ser modelos fotográficas. Não se iluda com qualquer promessa e procure conhecer a agência antes de fechar acordos. Vá ao endereço informado no cartão ou site, procure garotas que trabalham para a mesma agência e pergunte o tipo de trabalho, a regularidade do pagamento e o tratamento dentro da agência. Tudo isso é importante para que não perca tempo e se fruste.

Mas, e se ninguém a procurou? Não tem problema. Nada impede que você vá atrás deles com seu book em mãos. Antes de ganhar dinheiro com o que gosta, terá que gastar fazendo boas fotos que exaltem seus pontos positivos e mostre que você nasceu para ser uma modelo de sucesso. Não esqueça que as fotos devem ter qualidade boa, seu cabelo deve estar bonito, a maquiagem bem feita e as roupas combinando com a imagem que deseja passar. Para tanto é preciso, novamente, estar atenta à empresa que irá contratar para montar o book. Tenha em mente que esse será seu currículo inicial e deve ser feito com responsabilidade e profissionalismo.

Com o book em mãos, procure agências boas. Não se deixe intimidar por empresas famosas pois, se são conhecidas, é porque, em grande parte, são confiáveis. Agências importantes, e comprometidas, não irão te oferecer trabalho e, sim, te apresentar aos clientes. E é exatamente isso que elas devem fazer, já que conquistar o contratante é tarefa única e exclusivamente sua. Novamente, pesquise sobre a agência antes de assinar contratos e fechar trabalhos. Uma outra dica importante é ter uma pessoa próxima, que possa te acompanhar em entrevistas e fotos. Muitas modelos elegem a própria mãe, o que é uma ótima opção; além de te conhecer mais do que ninguém, vai saber te guiar pelos caminhos corretos. Sabe como é, intuição de mãe costuma não falhar. Isso sem contar que em alguns casos será necessário a permissão de um responsável. Sua mãe estando junto, agiliza as coisas.


Como se manter no mercado


Ao decidir embarcar na carreira de modelo, é preciso atentar para um detalhe importante: a partir do momento em que começa a trabalhar para uma agência, é como se você fosse uma empresa. E como toda empresa, é importante ter organização e disciplina. Isso inclui cumprir rigorosamente com os horários agendados, ficar atenta às oportunidades que aparecerem e ter uma ótima relação com os clientes. Uma observação importante quanto aos encontros com clientes: não exagere na maquiagem. Eles querem ver como você realmente é, e não como pode ficar. Passe o básico, como um batom claro, um rímel e um pouco de blush.

Outro ponto essencial é ter uma rotina de cuidados com a pele, cabelo, corpo, dentes, unhas, ou seja, um investir literalmente na beleza com tratamentos, academia, salão, boas lojas e o que mais precisar. Cursos de dança e interpretação também podem ser úteis, já que farão com que você fique mais desinibida diante de outras pessoas e ajuda a ter mais leveza no corpo. Sem contar que para fotografar, irá te proporcionar maiores possibilidades de poses.

Mas não se esqueça da saúde. É preciso ter disposição, já que você poder ter vários testes no mesmo dia e precisar correr para cumprir todos os compromissos. Uma simples gripe pode fazer você perder o trabalho que te levaria ao hall da fama. Para fazer uma capa, por exemplo, uma modelo pode passar um dia inteiro fotografando, sem poder alimentar direito ou descansar. Algumas chegam às 7 horas e vão embora somente à noite.

Ganhou dinheiro com uma campanha? Ótimo, coloque parte dele em uma poupança ou um invista em algo rentável. Como disse anteriormente, carreira de modelo é perecível e você não tem como adivinhar quantos trabalhos terá pela frente. Aproveite para colocar tudo no papel para não gastar mais do que o necessário.

Seu objetivo principal é aparecer. Então faça um site, mesmo que simples, para publicar fotos suas e contatos. Não deixe de acompanhar as estatísticas de acesso; elas darão uma ideia de como está indo seu trabalho e a possibilidade de conseguir outros. Com o tempo, você pode incrementar o site.

Não podemos esquecer o lado psicológico. Como disse, uma modelo leva mais “nãos” do “sims” na carreira. Por esse motivo, é bom frequentar um psicólogo, mesmo que seja somente para desabafar. É uma profissão onde você compete o tempo inteiro com outras garotas e isso pode afetar sua alto-estima e acabar com sua carreira. Sem contar que o tal glamour transmitido pelas revistas e desfiles só existem neles. Más influências também acontecem e é preciso fugir delas. Entretanto, muitas vezes você não percebe o que está acontecendo à sua volta e uma pessoa qualificada pode te ajudar a ver a realidade de forma madura e consciente.

Como podem perceber, ser modelo é mais que sorte. Depende muito de atitude e determinação. Então, se você está certa da sua escolha, corra atrás do seu sonho e não desista!

Inspire-se com algumas imagens






Modelo da Semana:


A  Modelo desta  semana  é  Thais  Silva  ela  é  Modelo  da  TJSTRIGO MODELS   com  matriz  no  Rio  de  Janeiro  e  Filial  em  Cabo  Frio.

Aniversário do nosso repórter mais querido, fundador do Blogão - Victor Viana


 O Victor Viana é um vencedor. Tudo que ele traça, com muita garra ele empreende e realiza. Assim foi em toda a sua vida e até aqui.
 Jornalista, escritor, poeta, amigo.
O Victor é um daqueles caras que dá gosto de ficar perto.
Inteligente, pouco assunto ele não domina.
Um cara legal.
 Um pai exemplar.
Quem convive sabe, que por esses dois ele faz qualquer sacrifício.
Já fez muitos. E eles são os fãs número um do papai.
Serão homens de bem!
 Sorte é ter uma família e uma estrutura. Esperar até meia noite só para cantar parabéns.
Assim somos nós.
Presença especial do Chitão e da Roberta direto de Canoas no Rio Grande do Sul.

Parabéns Victor.
O Blogão dos Lagos te deseja tudo de melhor!