quarta-feira, 10 de abril de 2013

Veiga de Almeida: Ciclo de palestras oferece qualificação complementar aos futuros fisioterapeutas


Temas relevantes não contemplados na grade curricular e troca de experiência com profissionais da área marcam os encontros
 
Apresentar aos alunos de graduação o dia-a-dia de diversas áreas em que o fisioterapeuta pode trabalhar e promover a atualização sobre temas relevantes à profissão. Com esta proposta, o curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, está desenvolvendo o ciclo de palestras de vivência profissional. Nesta quinta-feira, 11 de

abril, a partir das 20h30, João Magalhães falará sobre gestão em Fisioterapia e o papel do fisioterapeuta na política. O evento ocorrerá no auditório azul, aberto a estudantes e profissionais da área.

João Magalhães é fisioterapeuta, com experiência profissional em gestão e auditoria em saúde, e foi um dos autores do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos, proposto pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), como forma de regulamentar a cobrança pelos serviços realizados pelos profissonais da área.

O coordenador de Fisioterapia, professor José Luis de Magalhães Martins Junior, explica que os cursos de extensão tem como objetivo proporcionar aos alunos a prática necessária para a sua formação integral e os temas escolhidos abordam questões que não estão na grade da graduação, como novas tecnologias e práticas do mercado de trabalho para o profissional fisioterapeuta.
 
A próxima edição será um intensivão em interpretação de diagnóstico por imagem, previsto para os dias 25 e 26 de maio, das 8h às 18h. Além do conhecimento adquirido, os alunos da Veiga de Almeida que participam do evento recebem horas de atividade complementar.

Vivências
O ciclo de palestras iniciou em março, com a experiência na área de acupuntura compatilhada pelo fisioterapeuta Adriano Jaña Rosa. A médica ortopedista Andréa Bello, especialista em medicina do exercício, também realizou palestra, com o tema "Os benefícios do exercício na saúde”.

Búzios: Educação lança projeto Residência Pedagógica


Objetivo é aprimorar o professor recém-formado

          A Prefeitura de Armação dos Búzios lançou um projeto inédito no município que visa aprimorar e oferecer qualificação aos professores recém-formados, por meio de estágios em unidades escolares da rede municipal de ensino. O projeto é direcionado para professores formados nos últimos três anos (2010 a 2012) no Colégio Municipal Paulo Freire e contemplará todas as escolas municipais com turmas de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental I.
          A iniciativa é do Prefeito André Granado e tem o objetivo de superar a distância entre teoria e prática, com um projeto de formação continuada que permita desenvolver competências docentes destes novos professores e introduzi-los na vida escolar. As inscrições foram realizadas entre os dias 19 e 24 de março e a divulgação do resultado final aconteceu no dia 3 de abril, com o total de 21 classificados. As atividades dos residentes serão supervisionadas por professores titulares das unidades escolares e os vencimentos chegam a  R$ 1.295,36.
          De acordo com o edital, o residente pedagógico atuará efetivamente na execução das atividades realizadas na unidade escolar, junto ao professor regente das turmas de 1º a 3º ano, somando uma carga horária semanal de 20h. Dentre as atribuições do residente estão a participação nas reuniões de coordenação na unidade escolar em que atua, planejamento semanal da residência  e participação nos Conselhos de Classe.
                A Residência Pedagógica pareia professores recém-formados, de modo a oportunizar ao novo profissional uma formação adicional em questões de ensino- aprendizagem na área/disciplina, assim como aspectos da vida escolar. Além disso, serão recuperados conteúdos do ensino básico que os residentes não dominam, com a possibilidade também de uma ampliação no campo literário visando à transformação dos mesmos em apreciadores ou verdadeiros leitores e produtores de textos, com acesso a experiências em outras linguagens”, afirmou Secretário Municipal de Educação, Claudio Mendonça.

Cabo Frio: Entidade envia carta de agradecimento à Secretaria de Esporte


 Lar Esperança foi uma das entidades que recebeu alimentos arrecadados no Desafio Internacional de Futsal
 por Téo Arrabal
O Lar Esperança – Casa de Apoio a Pessoas Positivas – entregou no último dia 3 de abril (quarta-feira), à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, uma carta de agradecimento pela doação dos alimentos obtidos no Desafio Internacional de Futsal, jogo entra Brasil e Venezuela, realizado no dia 20 de março, no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto.
Foram exatos 112 kg de macarrão; 49 kg de farinha; 124 kg de trigo; 344 kg de arroz; 491 kg de açúcar; 374 kg de feijão; 186 kg de fubá; 52 kg de sal; 16 litros de óleo; café; achocolatado; molhos de tomate; creme dental; sabonetes; cremogema; creme de leite; farinha de kibe; leite em pó; mistura pra bolo; canjica e leite.
Na carta, a presidente da entidade Aparecida Porto da Silva, agradeceu ao secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves, e informou que parte desses alimentos também foram repassados para a Casa Renê Pessa, entidade espírita que oferece atendimento aos portadores de HIV, e para o Lar da Cidinha, que cuida de idosos carentes.
Vale lembrar que na “1ª Caminhada e Corrida da Mulher”, realizada em março, a Paróquia de São Cristóvão recebeu a doação de 500 kg de alimento.

São Pedro da Aldeia: Prefeitura aldeense e Senai abrem inscrições para o Programa Jovem Aprendiz


por Raíra Morena
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ), já abriu o período de inscrições para o Programa Jovem Aprendiz.  Inicialmente, estão sendo oferecidas 80 vagas para jovens entre 18 a 22 anos e meio de idade em três cursos profissionalizantes: carpinteiro, armador e construtor de edificações. As inscrições vão até o dia 25 de abril. Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário (próximo ao Horto Escola) ou ao Banco de Oportunidades Itinerante, que nesta quarta-feira (10) vai estar no bairro Cruz, na Escola Municipal Capitão Costa. É necessário levar cópias dos documentos de identidade e CPF.
A prova de seleção acontecerá no dia 27 de maio na Escola Municipal Feliciano Sodré, no Centro da cidade, no período das 9h às 11h. Os alunos deverão chegar ao local com 1h de antecedência, munidos do documento de identidade ou carteira de trabalho, além de caneta preta ou azul. A previsão de início das aulas é para o dia 02 de maio. O local onde serão ministrados os cursos ainda está sendo acertado pela Prefeitura.
Será formado um total de quatro turmas com jornadas de 4h diárias. O curso de construtor de edificações terá duas turmas de 40 alunos: uma no turno da manhã e outra à tarde. Para armador, uma turma de 20 alunos será formada no turno da manhã. Já o curso de carpinteiro acontecerá somente na parte da tarde e contará com 20 vagas. A duração de cada curso é de, aproximadamente, um ano. Depois de concluído, os alunos terão garantia de contratação pelas empresas parceiras do Projeto e terão todos os direitos trabalhistas conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, 13º salário, vale transporte, entre outros.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, os cursos são uma grande oportunidade para a qualificação profissional dos jovens aldeenses e a garantia do ingresso no mercado de trabalho. “Os cursos são uma porta de entrada para os nossos jovens ao ensino profissionalizante e, consequentemente, ao mercado de trabalho em empresas de toda a região. Estamos muito felizes com essa parceria firmada com o Senai e esperamos trazer outras modalidades de cursos de capacitação profissional. A geração de emprego e renda para a população tem sido uma das grandes prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho”, ressaltou.
Na parceria, o SENAI vai oferecer os professores, pedagogos, instrutores, materiais didáticos e consumíveis, equipamentos, máquinas e todo o aparato técnico necessário. Em contrapartida, a Prefeitura vai ceder o espaço físico e toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades. A parceria entre o Senai e a Prefeitura ainda prevê a chegada de outros cursos. Por isso, a SAGAT também está realizando a inscrição de jovens na faixa entre 14 a 22 anos. “Desde já nós estamos fazendo o cadastramento de reserva, aguardando a confirmação de chegada de novos cursos”, informou a diretora de Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda.

Comissão marca a primeira reunião para tratar da despoluição da lagoa

Emanoel Fernandes - presidente da Câmara de Cabo Frio


Acontece amanhã(11), às 17 horas, na Câmara Municipal de Cabo Frio, a primeira reunião da comissão especial criada para tratar de assuntos referentes à despoluição da Lagoa de Araruama. Formada pelos vereadores Emanoel Fernandes, Braz Enfermeiro, Luis Geraldo, Eduardo Kita e Jefferson Vidal, a comissão vai discutir os detalhes para a convocação da primeira audiência pública para tratar do assunto, cujo objetivo é acelerar o processo de recuperação do corpo lagunar através de ações mais efetivas com a participação de todos os setores e órgãos ligados direta ou indiretamente à preservação ambiental.
- Antes de marcar a data da audiência temos que definir uma série de questões como, por exemplo, definir quem são as entidades que serão convidadas. Até agora, além das duas concessionárias, temos mais de 70 nomes listados entre prefeituras, secretarias municipais de esporte, turismo e meio ambiente, vereadores dos municípios do entorno da lagoa, deputados estaduais e federais ligados à nossa região, representantes do governo estadual, entidades ligadas ao turismo e ao comércio, associações de pescadores, ONGs ligadas ao meio ambiente, Ministério Público, OAB, sem contar a própria população e a imprensa, que também têm interesse nesta questão. Devido a este grande número de envolvidos, precisamos definir, também, em que local será realizada a audiência, já que o plenário da Câmara é muito pequeno. Além disso, antes da audiência queremos percorrer todo o entorno da Lagoa de Araruama para verificar a situação de perto e registrar tudo, com fotos e vídeos, para que possamos cobrar das concessionárias com base em provas reais dos danos que continuam sendo causados – explicou o presidente da comissão e autor do projeto de resolução que criou a comissão, vereador Emanoel Fernandes.
Esta é a segunda vez que a Câmara Municipal de Cabo Frio cria uma comissão para tratar da despoluição da Lagoa. A primeira foi em 2003, também por intermédio do vereador Emanoel Fernandes. Na ocasião, por conta das discussões, as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba aceleraram os investimentos para evitar o despejo de esgoto in natura na Lagoa de Araruama, mas10 anos se passaram e as expectativas que previstas em 2003 não foram alcançadas.
- A Prolagos, por exemplo, reduziu sua meta: na época ela anunciou ampliaria os investimentos em coleta e tratamento de esgoto evitando que 85% dos dejetos produzidos em sua área de concessão fossem despejados na Lagoa de Araruama até o final de 2003. Hoje a própria empresa admite que só coleta e trata 71% do esgoto, e nova meta é ampliar isso para 80% somente em 2018 – denuncia o vereador.
A comissão terá 180 dias de funcionamento, contando a partir da data da publicação da resolução (dia 26 de março), podendo esse prazo ser prorrogado caso seja necessário.

ADDP/Cabo Frio já pensa no América


Depois de vitória na estreia, time intensifica preparação para o jogo desta sexta-feira, em casa


A ADDP/Cabo Frio se prepara para o jogo desta sexta-feira (12/4) diante do América, no ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio. Depois da vitória na estreia diante da Casa de España/Botafogo (4 a 3), o time se reapresentou ontem com duas sessões de treino.

Os jogadores avaliaram como positiva a atuação no jogo de semana passada, mesmo sabendo que o time ainda está longe do ideal. "Se contarmos que estamos no início do trabalho, o resultado foi bom. Falta entrosamento e o condicionamento físico tá ainda longe do ideal, mas a atuação agradou. Temos que melhorar a cada jogo", declarou Wellington, autor do primeiro gol da ADDP/Cabo Frio no campeonato.

Para o jogo diante do América, o técnico Everaldo Rangel já tem dois desfalques confirmados em relação ao último jogo: os pivôs Arthur, expulso diante da Casa de España/Botafogo; e Marcos Paulo não atuam. Em contrapartida, há a expectativa da estreia de Vinícius Leonardes e Dawisson.

Bruno Regufe, que saiu contundido do jogo de quinta-feira, ainda é dúvida. O jogador está fazendo tratamento com gelo, mas ainda sente fortes dores na perna esquerda e será reavaliado nesta quarta-feira.

Búzios: Marc Jacobs e o namorado Harry Louis curtem a cidade



Os desfiles de Marc Jacobs sempre estão entre os mais aguardados das semanas de moda mundo afora, esteja o estilista por detrás da marca homônima, da Marc by Marc Jacobs ou da Louis Vuitton. As apresentações são grandiosas e marcantes, mas, Marc consegue ser bem low profile quando o assunto são seus aniversários.
O estilista é avesso a festas e, para marcar a chegada de seus 50 anos, celebrados hoje (9), o designer desembarcou no Rio de Janeiro no fim de semana com seu namorado, o mineiro Harry Louis, que já trabalhou na indústria pornô e hoje comanda uma linha de chocolates em formato de joias, onde ficam até quinta-feira (11).

fonte: JB

Búzios: Artistas expõem peças de lixo reciclado durante evento de moda

Argina Seixas apresentou uma lixeira construída a partir
de madeira de demolição e materiais reciclados

 O Fashion Cruise desembarcou em Búzios, no Rio de Janeiro, nesta terça (9). O iate clube da cidade, que recebeu diversos desfiles durante o dia, abrigava também uma exposição inusitada. O projeto convidou artistas para criarem lixeiras feitas de material reciclado, que mais tarde serão doados à prefeitura. As obras deverão ser distribuídas em locais turísticos de Búzios.

A obra de Argina
A designer Adri de Macedo é uma das artistas que participa da exposição. “Tivemos sete dias para fazer o cesto de lixo. Peguei tudo que tinha no ateliê, no meu quintal e quis fazer algo mais conceitual. Criei uma lixeira que questiona a existência do lixo”, contou. A artista cria luminárias, telas, móbiles e esculturas com material reciclado.  “Faço um desenho para criar uma solução para o lixo voltada para decoração e arte para casa. A ideia é trazer o lixo que você produz de volta, com uma utilidade para o lar”, explicou.

Já Sérgio Paulo Soares se auto intitula um artista prático. Ele desmonta barcos e recolhe materiais de mergulho para criar suas obras, misturando madeira pesada com pinturas delicadas. “Eu tinha uma semana, mas montei a minha lixeira em duas horas usando duas polpas de barco. Fiz uma pintura do mapa da cidade em um lado e uma paisagem do outro e adicionei uma mensagem dizendo S.O.S Mangue de Pedra, porque esse é um lugar lindíssimo onde estão querendo construir um condomínio”, disse.

Incentivar não apenas a limpeza das ruas, mas das cabeças das pessoas é a proposta de Gerson Portela. “Vim de uma família que trabalhava com construção civil e moro em Búzios há 11 anos. Atualmente tenho uma chamada Mosaico de Portela e trabalho com revestimento. Comecei a juntar restos de obra e a bagunça da cidade e passei a brincar com mosaicos, que para mim são quebra-cabeças divertidos. Fiz uma lixeira brincando com o Pac Man e com a ideia dele se alimentar com o lixo do universo”, revelou.
A proposta de Gerson Lopes é limpar não só as calçadas mas
também as mentes

Argina Seixas também aplicou a experiência adquirida criando obras a partir de madeira de demolição e material reciclado para fazer a lixeira que apresentou na exposição. “Inicialmente pensei em criar a lixeira com lata de tinta, mas achei que ficaria muito pequeno. Então tive a ideia de fazer com um tambor de máquina de lavar revestido com lona. Trabalho muito com recorte também”, afirmou. Sua obra possui as cores verde e amarelo e uma banana, que remetem às belezas naturais do Brasil. “Como vamos doar para a cidade também precisava ter uma vida útil mais longa. Provavelmente elas ficaram em um lugar mais aberto e visível aos turistas então tive essa preocupação com a durabilidade”, revelou.

Fashion Cruise
A obra de Gerson
A quinta edição do Brazil Fashion Cruise percorre o litoral brasileiro entre 8 e 12 de abril com tendências a bordo do Splendour of the Seas, da Royal Caribbean. A única passarela em alto-mar do mundo reúne grandes nomes da moda brasileira, estudantes, empresários e jornalistas. Entre eles, Dudu Bertolini e Rita Comparato (da grife Neon), Thais Gusmão, Jacques e Janine Goossens (do salão Jacques Janine) e a cantora Corona.




fonte: Terra