segunda-feira, 25 de março de 2013

Como prevenir-se da Dengue!

Búzios: Prefeitura aumenta o número de vagas em Creches



    A Prefeitura de Búzios iniciou o ano de 2013 ampliando a oferta de vagas em diversos segmentos da rede municipal de ensino. Para a Educação Infantil, a oferta de vagasnas creches triplicou em relação ao ano anterior. Atualmente o município conta com três creches - Laurinda de Souza Conceição, Marly Quintanilha, Profª Diva Nunes Chaves e Profª Eliete Mureb além de  mais duas em fase de estruturação e ampliação - Escola Maria Rita Coelho e Laurinda de Souza Conceição. A educação municipal atende, desde o ano passado, cerca de 120 crianças, e tem a expectativa de preencher mais 180 vagas na Rasa e uma em Cem Braças.
            Inicialmente, as vagas, hoje em aberto, somam 30 para a Creche Municipal Laurinda da Conceição (Cem Braças) e 150 para a Escola Estadual Municipalizada Professora Maria Rita Coelho Novelino (Rasa). Esta última está sendo adaptada para atender nove turmas de creche II, III e IV. A mudança na escola foi possível devido à implantação doInstituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI) – antigo Centro Municipal de Educação Integral (CEMEI) – a partir deste ano, e que passa a oferecer formação integral, resultando na transferência dos estudantes de 6º e 7º ano matriculados na Maria Rita.
            Além da reestruturação da Escola Maria Rita, cujas obras para ampliação das salas devem durar, em média, 20 dias, a Prefeitura também está criando mais duas salas na creche Laurinda da Conceição. Na Escola Municipal Profª Eliete Mureb de Araujo Gomes, em José Gonçalves, uma sala foi destinada especificamente para alunos deste segmento infantil, aumentando, ainda mais a oferta de vagas na rede municipal de ensino.
            Cadastro de inscrição - Devido à grande demanda de alunos para as creches municipais, as unidades estão sendo ampliadas, mas as aulas estão sendo ministradas normalmente. Somente na Escola Maria Rita, onde a intervenção estrutural é maior, o expediente ainda não foi normalizado.
Com o objetivo de dinamizar o processo seletivo para as vagas ofertadas, durante os próximos 30 dias, uma equipe de assistentes sociais fará as visitas aos alunos cadastrados em uma lista de espera do ano passado para as creches. O objetivo do governo municipal é verificar quais estudantes ainda atendem os requisitos para matrícula, respeitando a ordem de cadastro. Este processo será utilizado para selecionar alunos para as vagas das creches Maria Rita e Laurinda Conceição.
De acordo com informações da Secretaria de Educação, a meta é concluir as visitas e abrir as inscrições para a população em geral, oferecendo vagas remanescentes, ainda no mês de abril.

foto: Marte Oliveira

Cabo Frio: Prefeitura vai deflagrar Operação de Preservação ao Meio Ambiente


Município, estado e união se unem para coibir práticas proibidas no 1º e 2º distrito


Uma ação conjunta entre órgãos do município, do estado e da união está programada para acontecer no próximo dia 30/3, a partir das 7h, no 1º e 2º Distrito de Cabo Frio. Trata-se de uma operação para coibir a prática de atividades proibidas em áreas de preservação ambiental do município como o desmatamento, a caça de animais silvestres, a pesca com artes proibidas, ocupação irregular e danos a vegetação nativa provocada por exploração de estacionamento irregular.
Responsável pela intervenção, o comandante da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio, Valdemar Sérgio Guedes vai se reunir na próxima segunda-feira (25/3), às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Cabo Frio com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Legislação Fundiária, Ordens Públicas, Serviços Públicos e Fiscalização de Posturas; Polícia Militar Florestal; Delegacia dos Portos de Macaé e Agência da Capitania dos Portos de Cabo Frio para últimos acertos preliminares da operação.
- Estaremos orientando aos representantes dos órgãos, das atuações que serão praticadas durante todo o dia de sábado, dia 30, simultaneamente no Parque Municipal do Mico Leão Dourado, em Tamoios e na Ilha do Japonês e adjacências, em Cabo Frio, alertou Guedes.