quinta-feira, 1 de maio de 2014

Rio: Festival 100 em 1

No dia 04 de maio, domingo, o projeto 100 em 1 chega à cidade maravilhosa levando alegria e arte para as ruas, buscando incentivar a voz ativa do povo carioca através de ações de cidadania. Em um único dia o evento traz para as ruas do Rio de Janeiro 100 formas de intervenções, onde o importante é que cada cidadão demonstre seu amor pela cidade e pelo próximo, levando para a comunidade ao seu redor as mudanças que gostariam de ver no mundo. Peças de teatro, apresentações musicais, oficinas sustentáveis, murais de arte ou até mesmo um simples abraço podem fazer parte das manifestações.
Chamado também de festival de cidadania ou carnaval dos benfeitores, o projeto nasceu com estudantes em Bogotá, na Colômbia, em 2011, que sonhavam em mudar a cidade. Quando o festival aconteceu pela primeira vez eram somente 100 integrantes, e na última edição, em 2013, este número cresceu para 3 mil intervenções num só dia. Em três anos, o projeto se espalhou por doze países entre eles a Rússia, Canadá e agora, Brasil.
Pela primeira vez no nosso país, a ideia de trazer o 100 em 1 para o Rio de Janeiro veio das empresárias Myrtes Mattos e Renata Tasca, sócias da Satrapia, uma agência de empreendedorismo social com foco em soluções para cidades. Criar projetos que façam a diferença em diversas comunidades já faz parte da rotina de ambas, mas trazer o Festival 100 em 1 ao Brasil faz parte de um antigo sonho. “A ideia é estimular as pessoas a terem voz ativa em sua cidade, a se apossarem do espaço e da consciência de que nós devemos ser a mudança que gostaríamos de ver no mundo”, comemoram as realizadoras.

Para participar é fácil, todos estão convidados a inventar e se reinventar com pequenos atos que fazem toda a diferença. Basta criar um projeto e enviá-lo para o email queroser1@100em1rio.com.br. Cada participante receberá um kit com camisa e cartaz e estará pronto para fazer sua intervenção. Simples e colaborativo. No dia do evento, o público receberá um mapa com os locais onde acontecerá cada atividade. “Convidamos todos a mostrar para a nossa cidade que somos capazes de transformações e que pequenos atos fazem toda a diferença”, concluem Myrtes e Renata.
O Festival 100 em 1 conta com apoio da Secretaria de Cultura, Natura, Plano & Mídia – Planejamento em Comunicação, Farm, Eixo Rio, e da Cine Video.

Intervenções:

Praia Acessível ADAPTSURF
Atividades gratuitas de esporte e lazer adaptados na Praia Acessível, com acessibilidade e surf adaptado para pessoas com deficiência de todas as idades.
Praia do Leblon, em frente ao posto 11/ 9 às 14 horas

AMORIFIQUE-SE
Construção de um Mural de Mensagens de amor, onde as pessoas que passam pela intervenção são convidadas a deixar qualquer mensagem de amor presa no mural e em troca, recebem outra de presente do coletivo Amorifique-se. Além disso, exposição de grafite ao vivo, ligando a arte urbana com a importancia de espalhar o amor pela cidade. 
Av. Atlântica, Posto 4/ 10:00

Diz quem é maior que o amor
Para acabar com o nosso estresse e mau humor diário por causa da dificuldade de acessar os nossos meios de transportes, seja trem, metrô, a pé, carro e ônibus, um pouco de arte distribuida em folhetos.
Metrô/ das 14:00 até as 16:00

Plantando amor
No dia 4 de maio, a Bianca Tasca estará espalhando mudas pela cidade com o bilhete: leve e plante com amor.
Flamengo/10h
_______________________________________________________________________
Brinquedos bem bolados
A empresa Bolei, de design focado em materiais reutilizados fará uma oficina de aviãozinho de papel reutilizado e de bolhas de sabão com garrafas PET para crianças de todas as idades
Posto 12 - Praia do Leblon/9:00

Abraços Grátis
Durante o festival, Clara Esperança junto com amigos irão Abraçar pessoas, árvores, prédios históricos, animais e tudo e todos que quiser um pouco de amor
Aterro do flamengo/ 9h

Por um domingo mais doce
Domingo é dia de descanso pra boa parte da população. Menos para a turma que continua a todo vapor, trabalhando nos shoppings, restaurantes, lojas... Pensando nessa turma que dá um duro danado, a Confraria Colherada Carioca propõe o seguinte: que tal fazer o domingo dessas pessoas mais doce? Para simbolizar a iniciativa, vamos distribuir 500 brigadeiros para quem estiver trabalhando.
Feira de São Cristovão, Laranjeiras, Largo do Machado e Barra da Tijuca / 11 horas

Disritmia | Música Brasileira ao Ar Livre
Imagine uma festa de música brasileira, pós-praia, à beira-mar, de graça. Essa é a Disritmia, que há dois verões ocupa a Pedra do Leme com sets brasileiros comandados pela DJ Lili Prohmann. A festa é a cara do Rio e é considerada a sensação do verão carioca. Um evento livre, ao ar livre. No Rio, à beira-mar...
Poesia no Metrô
Recital de poemas e cronicas de autores conhecidos e desconhecidos em saídas do metrô da cidade recitadas por Douglas Oliveira de Albuquerque Maranhão
Saída do metrô General Osório e saída do metrô Botafogo.
14h as 15 (G.O.) 16h as 17h (Botafogo)

Amores de Rio
No dia 4 de maio a fotógrafa Lafa Cac fará uma intervenção igual a um photobooth,onde as pessoas poderão registrar seu amor por alguma coisa ou alguém! as fotos serão enviadas para o face da Kiwi e a pessoa poderá ver depois o resultado.
Troca Troca de Livros com Contação de Histórias
A Janine Rodrigues do Piraporiando, fará uma intervenção onde cada criança é convidada a levar um livrinho usado para a feira. Lá chegando, é estimulada a contar uma historinha e após isto pode escolher por qual livro da feira ela quer trocar o livro dela.
Parque de Madureira
14h às 18h30
________________________________________________________________________
Quem dança seus males espanta

o dançarino Ivaldo da Silva Correia vai
fazer uma apresentação solo de Jazz, assim, quem estiver passando pelo
parque Garota de Ipanema vai ter uma feliz surpresa.
Parque garota e ipanema / 10:00
____________________________________________________________________
Karaokê BG
O Karokê BG é o lugar certo para você colocar sua voz no mundo. Se liberte do chuveiro e vem para a praça do do Baixo Gávea soltar sua voz no melhor espírito "pra todo mundo cantar junto".
Praça Santos Dummont, Baixo Gávea/ Das 20h às 10h

Gniyllub
Como parte do festival 100 e 1 dia Rio, no dia 4 a Letícia Novaes da banda Letuce estará espalhando elogios por ai. Na verdade vai muito além disso:
Gniyllub é Bullying ao contrário, e a performance visa elogiar estranhos, não apenas por questões visuais ou estéticas, mas utilizando frases de incentivo e estímulo no geral. O objetivo é dar mais confiança e coragem aos cariocas.
Quinta da Boa Vista/ início 16h, término 18h

TransverAcidade
O coletivo trô pitantes composto por Tiago St. e Matheus Assunção convida os cariocas no dia 4 de maio a transver a cidade através de desenhos, colagens, fotografias e poesias expostas em caixotes de madeira em uma praça da cidade. A intervenção tem como objetivo expor um olhar diferente sobre a nossa cidade e e as pessoas que vivem nela retratadas em ilustrações. Colagens feitas em quadrinhos com poesia concreta e fotografias de coisas ou pessoas do nosso dia dia chamando as pessoas para olharem com outros olhos as simples coisas da vida. A intervenção também contará com um varal de poesias de nossa autoria onde as pessoas poderão passar e pegar uma poesia ou deixar uma mensagem ou que bem quiserem.
Lapa/12h

Bem me quer
A Perestroika vai as ruas alegrar a vida dos cariocas, através da distribuição de flores para garotas e garotos de Ipanema.  Essas flores serão feitas por crianças durante uma oficina promovida pela escola.  A ideia é o seguinte: durante um semestre serão coletados livros para a criação de uma biblioteca para uma creche carente.
No dia da entrega dos livros, será feita uma oficina com as crianças para a produção dessas lindas rosas a serem entregues. Uma flor  nunca ajudou tanta gente :)"
Ruas de Ipanema/ ao redor da Praça Nossa Senhora da Paz

Por um Rio musical
Sabe aquela sensação de estar em um lugar ao ar livre, com um ótimo ambiente e uma paisagem incrível e pensar: “só faltava uma musiquinha pra ficar perfeito”? Desse pensamento surgiu a ideia do "Por um Rio Musical", projeto desenvolvido pela Interessa para a Lev e a Rádio Ibiza que pretende levar um pouco de trilha sonora para os diversos cantos do Rio de Janeiro. Uma Lev, uma caixa de som e uma playlist customizada pela Rádio Ibiza fazendo a identidade sonora de diferentes paisagens da cidade. No dia 4 de maio a bike customizada estará rodando a orla da cidade espalhando música e alegria.
Orla do Leme ao Leblon

Sobe no banquinho
Sobe no banquinho e diga para a cidade o que você mais ama nela e qual o seu potencial de transformação! Vamos fazer essa mensagem chegar do outro lado da cidade com nosso megafone!
Rua Siqueira Campos, próximo a estação do metrô. 14:00 às 16:00 hrs
_______________________________________________________________________
Pitacoteca
"Se você pudesse deixar um conselho pro mundo, qual seria? ""Viva um dia de cada vez""? "" Pense antes de agir""? ""Usar pasta de dentes pode prevenir até 12 problemas bucais""?
Bom, é isso que a Pitacoteca quer: sua contribuição para a vida da gente. Ela é um projeto que consiste basicamente em fotografar conselhos com uma câmera instantânea- desde o mais simples até a mais pura nata da filosofia. Sem julgamentos, sem autocritica excessiva. Só love.
O projeto, que até hoje conta apenas com conhecidos da autora, está pronto pra crescer: a partir dia 4 de maio serão fotografados anônimos. Pode ser você, o seu vizinho, o presidente, o mendigo.
A estreia dessa nova fase vai acontecer no dia 4 de maio, como parte do projeto 100 em 1 dia Rio. As fotos serão feitas na Rua Dias da Cruz, no Méier - afinal, um pouquinho de subúrbio não faz mal a ninguém. Esperamos você lá!
Rua Dias da Cruz, Méier15h

FlashMob Voltz
O Voltz Parkour , fará performance de esportes  urbanos radicais na Lagoa.

Galeria de Arte do Borel / Boreart
No dia 4 de maio a boreart  abrirá suas portas para o festival. O projeto BoreArt, é uma galeria de arte na favela do Borel, onde obras de artistas brasileiros, são expostas em paredes dentro de 4 casas do Borel, na rua nova, no Barranco.

Morro do Borel local conhecido como Barranco Rua Nova
10hs as 15hs

Não Saio Daqui Porque
'Não Saio Daqui Porque' busca estimular o vínculo das pessoas com o espaço onde elas vivem. Pensando nas paredes como meio de comunicação urbano, na expressão desse vínculo contida nas pessoas e influenciados pelo trabalho da artista americana Candy Chang (www.candychang.com), desenvolvemos o "Não Saio Daqui Porque". Ao propor que as pessoas preencham esse questionamento em uma parede de grande visibilidade, acreditamos acender uma reflexão coletiva, reforçando a união e a ideia de comunidade. Ao redirecionar olhares para opiniões, as opiniões redirecionam olhares.
Rua Pacheco Leão, Horto. A partir das 11h

Que ônibus passa aqui?
Através de adesivos vamos sinalizar quais linhas de ônibus passam nos pontos de ônibus sem tal sinalização.
Méier/ 13 horas

"Yarn bombing"
Intervenções com crochê em lugares públicos. A ideia é ocupar a cidade com cores e texturas de maneira divertida e lúdica. Deixar a cidade mais bonita e humana. Cidade para pessoas, cidade com vida! 
Praça Xavier de Brito - Tijuca  10 horas
Siga a trilha
Fazer intervenções nas trilhas do Rio sinalizando o caminho para as cachoeiras e mirantes.
Trilha | Cachoeira dos Primatas ( R. Sara Vilela, 83 - Jardim Botânico)
8h
Parque das Ruínas
No dia 4, o Parque das Ruínas cede o seu espaço para abrigar atrações de música e oficinas dedicadas a crianças.
Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Tupiniquim na Praça

No dia 4, teremos a festa Tupiniquim na Praça. Para quem não conhece, a festa é dedicada a música brasileira e tem a Barrra da Tijuca como casa. O clima é leve e abraça o público, que dança, pula e vibra em descontração sincera.

Praça das Rosas, Barra da Tijuca, 16h às 22h

______________________________________________________________
Desenha comigo
No dia 4, a orla vai ganhar mais uma atração, com papel craft e giz de cera todas as crianças serão convidadas a desenhar e se divertir.
Copacabana, posto 6, às 10h
___________________________________________________________________
Bloquete "Não Interdita Minha Mangueira"
O Bloquete é um Bloco de rua alternativo, com enfoque em música eletrônica e na cena alternativa/fashion carioca.
Rua do Resende, número 82 (em frente ao club La Paz) - Lapa
14h - 20h
_____________________________________________________________________
Calligraffiti
No dia 4 de maio,  Ângelo Martins e seus amigos irão fazer uma intervenção de arte. Serão feitos pintura em painéis de madeira.
Praça São Salvador
16 h
Customização com papel
A Betina Sanches fará sua intervenção através da customização da cidade com papéis: Flores, fitas e móbiles para colorir os nossos lugares.
Rua General San Martin, 11h
___________________________________________________________________
Vem Brincar na Rua!
A proposta da intervenção é resgatar as brincadeiras e brinquedos antigos de criança, aquelas na rua, ao ar livre e que possibilitavam maior integração entre as crianças. Entre as brincadeiras, estão previstas: Amarelinha, Twister, Peteca, Pular Elástico, Taco, entre outras.
Aterro do Flamengo
08:30h até 12:30h
ID de Povo-Flor
ID de povo-flor é uma extensão para o espaço público da mais recente série de colagens do Britta. Serão distribuidas máscaras-flor. Trata-se de uma performance livre onde você vive um dia normal da sua vida, só que como flor.
Largo do Paço em frente à rua Sete de Setembro, ao lado do Paço Imperial
10h até 15h
I <3 Lindy
Não importa se você já dança há anos, se acabou de começar, ou se é apenas um curioso que gosta de ouvir jazz, o I Preto de copas (cartas) Lindy quer reunir todo o tipo de pessoa que tenha paixão por dança ou por músicas dos anos 20, 30 e 40.
Lagoa, ao lado do Quiósque Oke Ka Baiana Tem.
PLANTE COMIDA – HORTA URBANA COMUNITÁRIA
Para participar do festival  A Luiza Barreto boechat e o Thomaz Amadeo irão fazer uma horta urbana comunitaria.
Praça Santos Dumont, Gávea, 15 h

Projeto Namoradeira
Karina Edde e Fabiola Greco criam um ambiente num dos bancos da praça com o intuito de fazer as pessoas sentarem um pouquinho, pra  namorarem umas com as outras e também a nossa cidade maravilhosa.

Praça Santos Dumont, Gávea, 10:00

GaleRio 1
O Galerio, que visa pintar os 40,4 km da Linha 2 do Metrô e ser uma das maiores galerias de arte urbana a céu aberto do mundo. Vai fazer parte do festival e no dia 4 de maios o Muro de triagem ganha novas pinturas
Os artistas envolvidos nesses muros são: 
Equipe 1: CRIZ / RAIOS/CETY/BARBA/ MICA/SCRAU/IOGS/GREND/GORDO/X
Equipe 2: EMA/DUIM/MENOR/MANG/NEXT/COMBO/KAJAMAN/BUGão/AILA  DIGO
Local: Final da Rua Bérgamo, dentro do Bairro Carioca - Triagem.  Horario: Dia inteiro
_______________________________________________________________________
GaleRio 2
Em outro local da cidade os artistas do Galerio dão continuidade a sua obra
Equipe: Metton/Babu/Guga/Muda/Anix/Polon/Tmotz/Tião/Thipan/Donasc
LocaL: Muro sequencial da saída da estação do Metrô de Triagem.

Horário: dia inteiro

GaleRio 3
Para finalizar a equipe 4 estará mostrando sua arte
Equipe: AIRÁ O CRESPo/ZECO/TICK/KDO/L.ANK/PAKATO/DANTE
DAVI/GAL/JEFF/WARK
Local: Muro do aboratório do Exército, em frente ao Metrô de Triagem.
Horário: dia inteiro

Tour 100 em1 no pedal
Que tal um passeio ciclístico passando pelas intervenções espalhadas na cidade? É isso que o Gabriel Marques da Rocha irá fazer. Se quiser se juntar é só chegar.
Do Aterro até o Leblon - 10h

De Carioca para Carioca
No dia 4 de maio, 100 pessoas distribuirão gestos de amor pela cidade. Mas e se elas puderem distribuir gestos de amor para outras pessoas? Se você pudesse dar um presente para uma pessoa aleatória, o que seria? É isso que a interessa quer descobrir. No dia 4 de maio, leve um presente aleatório para dar a uma pessoa aleatória, e veja o que essa pessoa aleatória resolveu te dar. Pode ser qualquer coisa: um biscoito Globo, um desenho, um poema, uma foto… vale tudo!
Parque do Cantagalo – Lagoa – 11h
Roda na Feira da Glória
O Time de Crioulo, estará cantado no "gogó" sambas novos e antigos que dividem espaço com improvisos de partido alto e sambas inéditos atraindo músicos, compositores, fregueses da feira, moradores e vizinhos.
Feira da Glória - 12h às 16h

RAMPAQUI
Comandados por Hugo Rapizo e André Almeida, do Simplicidades, o grupo fará um mapeamento crítico de calçadas que deveriam estar com a rampa de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Chamando a atenção destes pontos de forma criativa e propositiva.
Rua Sacadura Cabral e Venezuela – 11h às 14h

Baile Frito do Tuia de Doido
Intervenção artística da banda de música instrumental Tuia de Doido que mistura literatura de cordel com gêneros musicais brasileiros rearranjados para sua formação doida, onde o compromisso da Tuia é não deixar ninguém parado.
Praça Glauce Rocha - Santa Teresa - 18h às 22h

Desafio Posto 12 + Limpo

O Desafio Criativo coloca a mão na massa e ajuda na limpeza da praia do Leblon, mais especificamente o Posto 12. Eles organizarão um mutirão no dia 4, e quem quiser chegar está mais que convidado. 

Local: Praia do Leblon, Posto 12
Horário: 15:30h

10 bagunças no 100 em 1 - Farm
No dia 4, a Kombi da Farm irá circular pela cidade fazendo pockets shows! Serão 10 "ataques" musicais de 15 a 30 minutos, junto com a banda Bagunço!A intervenção começa cedinho  E dando "Bom dia" para a galera.


Local: Itinerante
Horário: Início às 10:00
Da MENOR Importância / Fabiane Pereira / Simone Mizrahi
Fotografar gestos, pequenas gentilezas cotidianas, sentimentos, objetos e detalhes que de tão intrínsecos no nosso dia a dia não ganham um olhar mais atento. Vamos percorrer a orla com um olhar atento aos detalhes e postar através da criação de um mosaico nossas 100 melhores fotos do site 'Da Menor Importância'. Destas 100, escolheremos 10 que serão postadas tanto no Instagram qto na fanpage do projeto.
Orla - Leme até o Leblon
10h às 14h
Cartografia Imaginária
Montar um inventário cartográfico imaginário carioca com a contribuição do público Venha participar deste inventário cartográfico imaginário. O seu mapa carioca vai ser feito na hora e será publicado em um tumblr depois do evento, além de compor um desenho conjunto no final do dia.
Santa Teresa – 10 horas
Mega Intervenção Imagina na Copa no 100 em 1 Rio!
No dia 4/5, o Imagina na Copa estará na Praça Santos Dummont promovendo uma série de missões com o objetivo de espalhar alegria, sensibilidade e solidariedade durante o 100 em 1 dia no Rio!
Praça Santos Dummont / Baixo Gávea - 9:00h às 17:00h
Ganhe Uma Bicicleta
"Sorteio de bicicletas por meio de brincadeiras e gincanas no dia do evento. Essa ação tem o principal objetivo de conscientizar a população para o uso benéfico da bicicleta e engajar a comunidade na doação de bicicletas que não estão sendo utilizadas. No dia do evento serão distribuídos flyers sobre os benefícios que as bicicletas trazem para a saúde e o bem estar,como também para a comunidade como um todo. Mapas das ciclovias existentes no Rio
serão distribuidos no dia do evento. A  divulgação do projeto será realizada através das mídias sociais, pelos doadores e pelas lojas que estarão participando do evento. Nosso objetivo é o de arrecadar no minimo 10 bicicletas, o projeto comecará a ser anunciado a partir do dia 15/04/2014. "
Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Corte do Cantagalo
Das 09:00-15:00
_______________________________________________________________
Perto do Leão Etíope do Méier
O projeto de ocupação cultural de praças no Méier, propõe uma programação quinzenal de apresentações musicais e de outras áreas artísticas que reverenciem, em sua maioria, a cultura negra, fazendo jus à história do bairro do finado Clube do Samba, de João Nogueira.
Perto do Leão Etíope do Méier traz outras roupagens temáticas e estéticas à movimentação cultural do bairro, sutilmente revigorado com a reabertura do Imperator.
O nome do evento é uma referência à história da Etiópia enquanto nação de liderança na resistência anti-colonialista africana.  O objetivo do projeto é agregar diferentes nomes de artistas ao circuito cultural já existente no bairro, oferecendo um espaço para que produções artísticas locais e de outras zonas da cidade possam divulgar seus trabalhos em um local público, em um evento gratuito, com fácil acesso, boa iluminação e seguro.
O evento é realizado, geralmente, a cada 15 dias, podendo ter duas edições no mesmo fim de semana.
A estimativa de público é de 100 a 300 pessoas por ocasião.
Praça Agripino Grieco, Rua Dias da Cruz, s/n - Méier, Rio de Janeiro, RJ
16h - 00h
______________________________________________________________
Dança livre para todos
A proposta consiste em criar um espaço de dança livre para todos dentro do espaço urbano, na Praça Saens Pena, na Tijuca, Rio de Janeiro.
Este espaço será delimitado no chão com uma fita vermelha adesiva removível.
Haverá também como dispositivo da instalação uma caixa de som e playlist de duração de 2 horas, que passa por diversos ritmos e estilos musicais, bem como duas placas anunciando “Dança livre para todos”
Em um formato de flash mob, os performers irão atravessar a praça em diversos momentos e se dirigir em direção a este espaço e iniciar a dança cada um por si.
O espaço de dança é aberto à população no tempo duração da performance e o grupo irá integrar e criar espaço e disponibilidade para que os transeuntes possam se integrar e dançar.
Neste caso específico do festival “100 em um dia” a performance pretende ser realizada pelo grupo inteiro de artistas-alunos da aula de Interpretação (25 pessoas ao total) e demais interessados.
Saens Pena
15h30 às 17h30

Seja Horta Nossa
Aproveite este momento para somar suas ideias junto à Horta Nossa.
Este projeto começou em uma noite de sexta-feira, quando quatro amigos chegaram com pás e mudas ao que sobrou da Praça do antigo Ipê. Recebemos muito apoio e algumas plantas vingaram nesta primeira fase da experiência.
Agora se passou um longo verão de estiagem, e com o retorno das chuvas queremos abrir um novo capítulo desta jornada com a ajuda do “Rio 100 em 1 dia” para atingirmos uma maior parcela de pessoas que estejam motivadas para contribuir.
Planejamos neste dia revitalizar o espaço com as seguintes atividades:
- Concerto do banco de bamboo
- Plantar mudas diversas
- Estabelecer um nova organização/distribuição especial da horta
- Roda aberta com interessados para planejar futuros projetos."
Marques de São Vicente 110, Praça do Ipê
13h
Tragam mudas e ferramentas quem tiver.
Um sonho por um sonho
Quem tal trocar os nossos sonhos ? Eu te dou um sonho,e você me documenta qual é o seu.
Praça Saens Pena
16h
MATRIZ ART FEVER
A casa da matriz abre as suas portas no dia 4 de maio, mas dessa vez não é para dançar. A casa terá uma best trick de skate na rua interativo junto com uma exposição de arte da casa da matriz
CASA DA MATRIZ
5° piquenique dos desapegos dos bebês e creches parentais da Zona Norte
A intenção do piquenique é oferecer uma opção CONTRA o CONSUMISMO inconsciente e invasor ao qual nós somos submetidos a cada dia. Por isso ao levar seus desapegos, pense se aquilo realmente tem alguma utilidade, se é saudável, se pergunte porque seu filho não uso mais, mas outra criança deve usar? Se você tem interesse em participar de uma iniciativa de compartilhar cuidados ou creche parental, venha conhecer outras famílias com as mesmas ideias!
Quinta da Boa Vista
a partir das 10h até a tarde por volta de 16h
Correspondências de Amor
Portando uma máquina de escrever, estarei escrevendo cartas de amor as pessoas que estarão atravessando meu caminho.
Rua do Catete, em frente ao Museu da República
9 da manhã até as 13 horas
Árvore dos Sonhos
Todos estão convidados a visitar a 'Árvore dos Sonhos', de Tamara Ganem. Pendure seu sonho na Árvore, ajude-a a florescer e não deixe que seu sonho adormeça. Com a contribuição de todos a intervenção colorirá a cidade e o interior de cada um.
Lagoa Rodrigo de Freitas - próximo ao Corte do Cantagalo e em frente ao restaurante Palaphita
14h-18h
Mãos à praça
O formigueiro será mais um no grupo dos 100 que no próximo dia 4 semeará ideias e intervenções pela cidade.
Eles estarão na praça Sarah Kubitscheck na N.S. de Copacabana com  ferramentas, materiais e ideias para que juntos pensem  a praça com suas mãos.
Através do Design, disposição e ajuda dos amigos eles irão tornar a praça mais acessível sinalizada e agradável para todos.
Podem se preparar para um dia de muita pintura e construção.
Praça Sarah Kubitscheck - Av. Nossa Sra. De Copacabana
11:00 às 17:00
#RioEuTeAmo apresenta "Brota o amor"
Atos de amor não brotam em árvore.
Quem disse?
Nessa ação do #RioEuTeAmo, exclusiva para o 100 em 1, 1000 corações em origami estarão espalhados nos galhos de árvores no Aterro do Flamengo. No interior e cada coração, você pode encontrar uma mensagem, uma dica ou uma pergunta - sempre lembrando de como viver a vida com mais paixão vale a pena.
No dia 4 de maio, passe no nosso bosque e colha um pouquinho de amor.
Aterro do Flamengo
9h às 14h
Pássaros de origami
Decorar o Largo da Freguesia e aproveitar o espaço que ainda há árvores e pregar Tsurus, símbolo internacional da paz.
Estrada de Jacarepaguá em frente ao 7836
11h
__

Rio de Janeiro: Seminário


Búzios: Prefeito recebe integrantes da Agenda 21

         O Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, recebeu um grupo de pessoas e de profissionais integrantes da sociedade civil organizada, comprometidos com as diretrizes da Agenda 21 e, especialmente, com os problemas que envolvem a questão ambiental na cidade.
            Na reunião, foram abordados diversos problemas críticos do município, que foram identificados por cada morador, tais como: a liberação de licenças ambientais; o saneamento básico, incluindo a questão do tratamento primário, segundo e terciário através da instalação de fossas, filtros e sumidouros; a instalação de ETE regionais; a elaboração de projetos sistêmicos e com mapeamento macros, e a situação irregular dos loteamentos.
            "Este governo está empenhado com o desafio de fazer de Búzios uma cidade melhor. E ainda com o trabalho e alinhamento com pessoas que tenham esse espírito. O tempo vai mostrar qual é a intenção de cada um. O bem-estar da população é o bem-estar de Búzios", disse o Prefeito.  
            Estiveram presentes à reunião: D. Maria, da Vila Caranga; Mabel, do Grupo Inteligente; Philippe, engenheiro suíço; Nicole, do grupo Observação Mangue de Pedra; Noeli Borek, pedagoga da Vila Verde; D. Uia, integrante da comunidade quilombola; João Luiz Magalhães Cerqueira; Thaís Junqueira; Solange Modica, advogada que presta serviços voluntários; Tayrone e Jaqueline Santos, do grupo Observação Búzios; o professor José Figueiredo e Rômulo Mendonça. Além do Subsecretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Henrique Tucci.
            Agenda 21 Brasileira – Trata-se do processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, contabilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento é resultado de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construída a partir das diretrizes da Agenda 21 global, a fim de ser um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no país. ​

Búzios: Prefeitura inaugura academia Hexagon no dia 2 de maio

A cidade de Búzios ganha nesta sexta-feira, dia 2, às 17h, uma unidade da Hexagon Sports, academia ao ar livre gratuita que possibilita a prática de atividades físicas funcionais. A academia está instalada na praça do Trevo da Barbuda, em Manguinhos, e poderá ser utilizada por jovens, adultos e idosos, além de pessoas com necessidades especiais.
A Hexagon Sports tem como diferencial a estrutura física 100% de alumínio, ficando livre da ação corrosiva, e uso da treliçada, o que permite o ajuste do elástico usado na prática de pilates para pessoas de todos os tamanhos e idades. A academia possui, ainda, placas de captação de energia solar e produz energia para a iluminação com lâmpada LED e som ambiente. Além disso, possui cobertura de policarbonato alveolar cristal de seis milímetros, que possibilita maior conforto aos usuários, reduzindo a ação dos raios UV e o risco de câncer de pele. Essa cobertura permite ainda a prática de atividade física em dias de chuva. A manutenção mensal garante a durabilidade de, no mínimo, 15 anos.
O Secretário de Esporte e Lazer, Marco Ewbank, informou que é fundamental o acompanhamento de profissionais de Educação Física para a prática dos exercícios, que serão disponibilizados pela secretaria para supervisionar e orientar as atividades dos alunos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. "O objetivo, com a instalação da academia, será incentivar o máximo de pessoas a praticarem atividade física e a terem momentos de lazer, proporcionando assim mais qualidade de vida à população", disse ele.

Cabo Frio: ACIRB comemora sucesso do Café da Moda

Um encontro elegante focado na moda, discutindo os rumos do associativismo e a tendência da moda que estará nas vitrines nas próximas estações. Estes foram os pontos altos da primeira edição do Café da Moda promovido pela Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis ACIRB. O Sebrae, Firjan e Convention Bureau apoiaram o evento realizado no auditório do Hotel Marlen na Praia do Forte.   
-Estou muito feliz com o auditório lotado de empresários e pessoas ligadas à moda e ao comércio. Isso mostra que nosso trabalho na ACIRB começa a mostrar resultados positivos-, ressaltou o Silvio Cesar Rodrigues presidente da entidade que reúne o setor de moda praia de Cabo Frio com cerca de 200 lojas, 20 fábricas e emprega mais de três mil pessoas.
A jornalista e consultora de moda, Alessandra Marins do Instituo Rio Moda apresentou um resumo da evolução da moda no mundo e como os empresários estão se posicionando em relação ao consumidor final apresentando novidades e soluções criativas em tecidos e padronagens.
- O mundo mudou,  a moda evoluiu e o empresário precisa estar atento a todas as evoluções do mercado internacional. Até para poder planejar as compras de maneira correta sem desperdícios ao planejar as coleções-, disse Alessandra que é consultora de moda pós-graduada em Cultura em Moda  e Gestão Empresarial  e reúne experiência como estilista, compradora.
De acordo com a empresária Maria Inês Oliveros, presidente do Convention Bureau, a iniciativa do Café da Moda mostra a seriedade com que os empresários estão olhando para os negócios do setor.
-É um novo momento de reflexão e estratégias com foco no resultado planejado e tudo isso passa por workshops, palestras cursos de aperfeiçoamento-, disse Maira Inês.
O Café da Moda será realizado periódicamente e as datas serão confirmados de acordo com a agenda dos palestrantes e convidados para os eventos em Cabo Frio. 

Cabo Frio: Nota do Prefeito Alair Corrêa

Como divulgamos AMPLAMENTE nos últimos dias que cortaríamos as horas extras e dobras dos funcionários, comunicamos então que estaremos, a partir de hoje PAGANDO AO FUNCIONALISMO O SALÁRIO DO MÊS DE ABRIL sem esses acréscimos. 
A medida ora tomada se deve ao fato do crescimento do valor da folha de pagamento do funcionalismo municipal, tornando difícil para a administração fazer este pagamento. Além disso, o RH apresentou um levantamento com mais de 2 mil funcionários recebendo tais acréscimos, sendo que a grande maioria faz essas horas extras ou dobram seus salários sem qualquer necessidade para o município, já que temos mais de 14 mil funcionários que podem perfeitamente preencher esse espaço, tornando assim desnecessário que os funcionários trabalhem acima do horário contratual, se sacrificando, quando outros servidores não trabalham. 
Como todos os chefes de setores, mesmo dos menores, autorizavam essas horas e dobras, resolvemos de uma vez por todas proibir esta prática. Para se PRATICAR A JUSTIÇA COM OS SERVIDORES QUE REALMENTE TRABALHAM FORA DO PERÍODO PREVISTO POR CONTRATO, por absoluta necessidade da própria administração municipal, CRIAMOS UMA COMISSÃO QUE JÁ A PARTIR DE AMANHÃ, ANALISARÁ CADA CASO. Somente esta comissão – e mais ninguém – poderá autorizar horas extras ou dobras.
Alair Corrêa - Prefeito