quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prefeitura de Búzios convoca os aprovados no concurso público


A Prefeitura de Búzios informa que já iniciou a convocação dos aprovados em concurso público municipal realizado no primeiro semestre de 2012. Ao todo são 1.585 profissionais, que vão atender a necessidade da administração local e de diversas secretarias do município. Os aprovados devem aguardar comunicação oficial da Prefeitura, que enviará documento a cada pessoa a ser convocada. Os nomes dos convocados também podem ser conferidos nas edições do Boletim Oficial do Município, e editais lançados no site: www.buzios.rj.gov.br
Até o final do mês de dezembro, todos os aprovados no concurso serão chamados para tomar posse em suas funções.

Prefeitura de Búzios completa período de quatro anos com mais de 120 obras entregues

Rua Geraldo Martins

A secretaria de Obras, Saneamento e Habitação de Búzios acaba de concluir mais duas obras para a cidade. A primeira delas é um novo portal oficial de entrada no limite entre Búzios e Cabo Frio, uma unidade que irá funcionar como posto de informações turísticas, devendo ser inaugurado em breve. Também foi concluído o trecho de asfalto que faltava da Casuarina, que dá acesso ao Blue Tree, um dos maiores resorts do Estado, em Tucuns.
 A informação partiu do secretário de Obras, Saneamento e Habitação do município, Wilmar Mureb, que aproveitou para fazer um levantamento sobre as diversas obras entregues à população nos últimos quatro anos. Um total de 120 obras – a maioria considerada fundamental para o desenvolvimento por proporcionar infra-estrutura à cidade – é o saldo, até agora, das que foram concluídas no governo Mirinho Braga. Até o final do ano, várias outras obras em andamento estarão prontas.
Escola Professora Regina da Silveira - São José
                 De acordo com o secretário Wilmar Mureb, a maioria das obras executadas veio, incontestavelmente, facilitar a vida tanto de moradores, quanto de turistas, em termos de acesso aos principais bairros, pontos de visitação e praias.
                   Ele destacou como fundamental a Estrada da Usina que antes era de paralelos e se encontrava repleta de buracos, que foi toda asfaltada, proporcionando melhor fluidez no trânsito, trazendo conforto e segurança aos usuários de transportes coletivos e aos turistas que chegam em veículos próprios de várias partes do Brasil.
   Na opinião de Wilmar Mureb a remodelação da estrada Búzios-Cabo Frio, obra feita por intermediação direta do prefeito Mirinho Braga junto ao governo do Estado, foi outra grande vitória em termos de sustentação para o turismo. A melhoria do bairro de Tucuns também contribuiu ao ser contemplado com o programa “Asfalto na Porta”, tendo todas as suas ruas remodeladas, o que era uma antiga reivindicação dos moradores.  
Bosque de Geribá
 - Sem boas estradas de acesso não temos como receber bem os visitantes. Tivemos também o cuidado de fazer uma rotatória na Av. José Bento Ribeiro Dantas, na altura de Manguinhos, para permitir um fluxo melhor dos veículos, impedindo que aqueles  que trafegam indo ou vindo para a praia de Geribá, atrapalhem os que se dirigem ao Centro - disse.
  Como outras principais realizações neste período, o secretário citou a pavimentação de todo o bairro Bosque de Geribá; bem como a revitalização da orla do Canto Esquerdo de Geribá, que segundo os próprios moradores, era considerada uma espécie de “Faixa de Gaza”, mas acabou se transformando num cenário bucólico de cartão postal, graças a um calçadão com quiosques padronizados e banheiros públicos feitos pela prefeitura. 
Outra obra que trouxe benefício considerável para o crescimento do turismo na cidade, foi a extensão da rede de esgoto, feita em parceria com a Prolagos. Hoje, Búzios possui 45 km de rede separativa, dos quais 25 km  foram executados pela prefeitura, sendo considerado o município de maior percentual per capta em relação à rede separativa no estado do Rio de Janeiro.
- De um modo geral, todas as melhorias foram importantes. Além das inúmeras ruas pavimentadas por toda a cidade, construímos ou remodelamos escolas e diversas praças, como a do Skate e da Mandrágora; colocamos uma escada de acesso às praias de Azeda e Azedinha. Com isso, melhorou sem dúvida, a qualidade de vida e a auto-estima da população, que passa a receber o turista com mais prazer – analisa Wilmar Mureb.
Canto esquerdo de Geribá
Em andamento, segundo informou, ainda se encontram as obras de pavimentação de todo o Loteamento Yucas, em Manguinhos, totalizando 6 mil metros quadrados de ruas; a reforma total e ampliação da EM Nicomedes Theotônio Vieira; a construção do atracadouro no Píer de Manguinhos; e a pavimentação de diversas ruas em diferentes bairros da cidade, como o trecho que segue do Largo do Ceceu até a Lagoa de Geribá, recapeamento asfáltico e pavimentação em Cem Braças (trecho próximo ao Posto dos Bombeiros, e trecho em frente ao mercado Rezende), ruas de Tucuns, Vila Verde e Rasa.
Wilmar Mureb considerou muito positivo para Búzios o trabalho do governo Mirinho Braga, lembrando que este atuou de forma acertada, investindo de equitativamente em todos os setores ao mesmo tempo, inclusive, na Educação e no Meio Ambiente, sem o que não há como atrair o turismo.
Escola Eva Maria - Vila Verde
 - Foram construídas duas novas escolas municipais, a do bairro de Vila Verde, Eva Maria da Conceição, e do bairro de São José, Professora Regina da Silveira. Duas obras que criaram um novo paradigma para a Educação em toda a Região. Essas escolas são uma moderna referência em conforto, acesso e funcionalidade. Ampliamos a Creche Marly Quintanilha, construímos a Creche de José Gonçalves e abrimos mais duas, uma no Cruzeiro e outra em Cem Braças. Estamos reconstruindo e ampliando a Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira. É claro que sempre fica a sensação que poderíamos fazer mais, porém nos faltou tempo para resolver todos os problemas que herdamos. Não é só a construção de um centro de convenções, como alguns pensam, que iria refletir a nossa capacidade turística. Penso que foram importantes também inúmeras ações ambientais, atraindo projetos científicos sobre a nossa fauna e flora; a redução de quatro para dois os transatlânticos que chegam à península, visando garantir a preservação da natureza; assim como educar as crianças, para receber melhor o turista no futuro, é tão importante quanto fazer obras. Foi feito o melhor – finalizou Mureb.





Fotos: Divulgação

Búzios inaugura Projeto Mulheres Mil com sucesso

subsecretária de Desenvolvimento Social,
Trabalho e Renda, Rita de Cassia do Amaral,
 com a primeira turma de Mulheres Mil de Búzios.
 

     Graças a uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios,vinte e cinco mulheres que participam do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na Rasa e José Gonçalves, assistiram nesta quarta feira, no campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense, pela manhã, a aula inaugural do Projeto Mulheres Mil, do governo federal, cujo objetivo é qualificar profissionais para o mercado de trabalho.
 A abertura, segundo Rita de Cássia Amaral, subsecretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda foi mais um resumo do que será o curso, cuja duração é de sete meses, acontecerá duas vezes por semana, com três horas/aula, e irá qualificar as mulheres para Auxiliar de Cozinha e Serviços de Copa e Atendimento em Bares, Lanchonetes e Restaurantes.
- A turma de Búzios é a primeira que está sendo formada neste projeto. Felizmente todas as mulheres do CRAS que se inscreveram compareceram hoje e estão muito animadas. Esse curso vai ajudar as que já trabalham nesta área de restaurante, mas, principalmente, àquelas que não tem profissão nenhuma. Quem não sabe ler, inclusive, vai ter curso de alfabetização, Inclusão Digital, e também participará de palestras e oficinas com temas diversos ao universo da Mulher. É mais que um simples curso, é um projeto amplo, que vale a pena! – comentou.
Ainda há outras 25 vagas disponíveis, abertas a qualquer interessada maior de 18 anos. De alto nível técnico, o curso é grátis, e a primeira turma começa, oficialmente, no dia 22 de novembro.  
            O programa que visa a Qualificação Profissional através de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e a elevação da escolaridade é ofertado exclusivamente pelo IFF com o apoio dos servidores da rede federal de ensino e a participação de órgãos importantes para a implantação e a realização de oficinas e palestras.
   Segundo André Lacerda, Coordenador da extensão do IFF, elas terão aulas gerais de português, matemática, cidadania, empreendedorismo, e aulas específicas da função escolhida. As alunas receberão uniformes, material didático e uma ajuda para a passagem.  

Local da inscrição: IFF – Campus Cabo Frio (antigo CENTRINHO)
Procurar o Escritório de Acesso ou Coordenação de Extensão do Campus
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 06 a 09 de Novembro/12 e 21 a 30 de Novembro/12. Horário: 9h às 17h.
Maiores Informações com André Lacerda Tel. (22)2629-9077 / (22)2629-9344.

Foto Divulgação

Legenda: A subsecretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Rita de Cassia do Amaral, com a primeira turma de Mulheres Mil de Búzios. 

Avião bi-motor que ia para Cabo Frio, RJ, faz pouso emergencial na capital


Um avião bi-motor que saiu do interior de São Pauloem direção à Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, fez um pouso de emergência por volta das 9h30 da manhã desta terça-feira (6) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio.
De acordo com a Infraero, um dos motores do avião falhou. No início da tarde desta trerça-feira (6), técnicos e mecânicos farão uma inspeção na aeronave. Cinco passageiros estavam à bordo e não ficaram feridos.

RECEITA DOS ROYALTIES PARA O ESTADO


“Não há razão para vetos. O projeto votado na Câmara protege o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, garantindo a eles o patamar de receitas que receberam em 2010. E isso é uma cifra de R$12 bilhões”. Assim, o senador Wellington Dias (PT-PI), autor da proposição inicial que resultou na nova política de distribuição de royalties votada nesta terça-feira (06) pela Câmara dos Deputados, comemorou a aprovação da matéria que segue agora para sanção presidencial.
O projeto foi votado na forma de substitutivo do senador Vital do Rego (PMDB-PB), texto que, desde o ano passado, aguardava a deliberação dos deputados. Ao sair de um jantar no Palácio da Alvorada, nesta mesma terça-feira, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que a presidente Dilma Rousseff sancionará o projeto sem vetos.
O texto não era o que desejava o Poder Executivo e deixou de fora a previsão de repasse de 100% dos royalties dos novos poços para a educação, como queria a presidente. De acordo com Raupp, Dilma Rousseff encarou essa mudança “com naturalidade”.
– A tendência é sancionar sem vetos, pelo menos foi o que ouvi dela, pelos comentários que ela fez quando chegou o resultado da votação – disse Raupp.
No Senado, Wellington Dias explicou porque isso não é preocupante.
– O Estado ou o Município que quiser poderá aplicar 100% da receita dos royalties em educação. A parcela destinada à União, com certeza, será destinada, em 100%, à educação. Nos estados e municípios, é variável a necessidade de cada um aplicar esse dinheiro no ensino público.
De acordo com Wellington Dias, o texto aprovado mantém a essência do que deseja o governo federal, que é a mudança do regime de concessão para o regime de partilha. Ele diz que o Brasil passa a ter uma nova regra para os próximos leilões, depois de passar cinco anos sem fazer leilão nenhum.
– O Brasil vai abrir, a partir de 2013, uma leva de leilões. São muitas as descobertas de poços feitas na costa brasileira, não só na área do pré-sal. Se a Constituição diz que todas as riquezas existentes no mar pertencem à União, elas pertencem a todo o povo brasileiro. A distribuição que agora segue para sanção presidencial é proporcional à população do país e inversamente proporcional à pobreza do país. O fato é que todos sairão ganhando e ninguém sairá perdendo.
Agência Senado

Professora Assassinada: Nota de solidariedade da UVA



NOTA DE SOLIDARIEDADE
A comunidade acadêmica da Universidade Veiga de Almeida (UVA) lamenta informar o falecimento da professora Josy Ramos de Oliveira Amador, ocorrida na madrugada desta terça-feira, 6 de novembro de 2012. Josy era assistente social, mestre e doutoranda na área de Serviço Social e ingressou na Universidade Veiga de Almeida em agosto de 2007, ministrando aulas nos cursos de Serviço Social e Pedagogia. Em respeito à memória da professora, as aulas do curso de Serviço Social foram suspensas nesta terça-feira. 
Segundo informações de familiares, o sepultamento está previsto para a cidade natal de Josy, Bom Jesus do Itabapoana, no norte fluminense. Josy nasceu em 25 de junho de 1980 e deixa marido e um filho.
Aos familiares, colegas, amigos e alunos da professora Josy, a Universidade presta solidariedade e sinceros pêsames neste momento de dor e saudade.  

Att,


Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas

UVA - Universidade Veiga de Almeida

_________________________________