quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Prefeitura de Búzios completa período de quatro anos com mais de 120 obras entregues

Rua Geraldo Martins

A secretaria de Obras, Saneamento e Habitação de Búzios acaba de concluir mais duas obras para a cidade. A primeira delas é um novo portal oficial de entrada no limite entre Búzios e Cabo Frio, uma unidade que irá funcionar como posto de informações turísticas, devendo ser inaugurado em breve. Também foi concluído o trecho de asfalto que faltava da Casuarina, que dá acesso ao Blue Tree, um dos maiores resorts do Estado, em Tucuns.
 A informação partiu do secretário de Obras, Saneamento e Habitação do município, Wilmar Mureb, que aproveitou para fazer um levantamento sobre as diversas obras entregues à população nos últimos quatro anos. Um total de 120 obras – a maioria considerada fundamental para o desenvolvimento por proporcionar infra-estrutura à cidade – é o saldo, até agora, das que foram concluídas no governo Mirinho Braga. Até o final do ano, várias outras obras em andamento estarão prontas.
Escola Professora Regina da Silveira - São José
                 De acordo com o secretário Wilmar Mureb, a maioria das obras executadas veio, incontestavelmente, facilitar a vida tanto de moradores, quanto de turistas, em termos de acesso aos principais bairros, pontos de visitação e praias.
                   Ele destacou como fundamental a Estrada da Usina que antes era de paralelos e se encontrava repleta de buracos, que foi toda asfaltada, proporcionando melhor fluidez no trânsito, trazendo conforto e segurança aos usuários de transportes coletivos e aos turistas que chegam em veículos próprios de várias partes do Brasil.
   Na opinião de Wilmar Mureb a remodelação da estrada Búzios-Cabo Frio, obra feita por intermediação direta do prefeito Mirinho Braga junto ao governo do Estado, foi outra grande vitória em termos de sustentação para o turismo. A melhoria do bairro de Tucuns também contribuiu ao ser contemplado com o programa “Asfalto na Porta”, tendo todas as suas ruas remodeladas, o que era uma antiga reivindicação dos moradores.  
Bosque de Geribá
 - Sem boas estradas de acesso não temos como receber bem os visitantes. Tivemos também o cuidado de fazer uma rotatória na Av. José Bento Ribeiro Dantas, na altura de Manguinhos, para permitir um fluxo melhor dos veículos, impedindo que aqueles  que trafegam indo ou vindo para a praia de Geribá, atrapalhem os que se dirigem ao Centro - disse.
  Como outras principais realizações neste período, o secretário citou a pavimentação de todo o bairro Bosque de Geribá; bem como a revitalização da orla do Canto Esquerdo de Geribá, que segundo os próprios moradores, era considerada uma espécie de “Faixa de Gaza”, mas acabou se transformando num cenário bucólico de cartão postal, graças a um calçadão com quiosques padronizados e banheiros públicos feitos pela prefeitura. 
Outra obra que trouxe benefício considerável para o crescimento do turismo na cidade, foi a extensão da rede de esgoto, feita em parceria com a Prolagos. Hoje, Búzios possui 45 km de rede separativa, dos quais 25 km  foram executados pela prefeitura, sendo considerado o município de maior percentual per capta em relação à rede separativa no estado do Rio de Janeiro.
- De um modo geral, todas as melhorias foram importantes. Além das inúmeras ruas pavimentadas por toda a cidade, construímos ou remodelamos escolas e diversas praças, como a do Skate e da Mandrágora; colocamos uma escada de acesso às praias de Azeda e Azedinha. Com isso, melhorou sem dúvida, a qualidade de vida e a auto-estima da população, que passa a receber o turista com mais prazer – analisa Wilmar Mureb.
Canto esquerdo de Geribá
Em andamento, segundo informou, ainda se encontram as obras de pavimentação de todo o Loteamento Yucas, em Manguinhos, totalizando 6 mil metros quadrados de ruas; a reforma total e ampliação da EM Nicomedes Theotônio Vieira; a construção do atracadouro no Píer de Manguinhos; e a pavimentação de diversas ruas em diferentes bairros da cidade, como o trecho que segue do Largo do Ceceu até a Lagoa de Geribá, recapeamento asfáltico e pavimentação em Cem Braças (trecho próximo ao Posto dos Bombeiros, e trecho em frente ao mercado Rezende), ruas de Tucuns, Vila Verde e Rasa.
Wilmar Mureb considerou muito positivo para Búzios o trabalho do governo Mirinho Braga, lembrando que este atuou de forma acertada, investindo de equitativamente em todos os setores ao mesmo tempo, inclusive, na Educação e no Meio Ambiente, sem o que não há como atrair o turismo.
Escola Eva Maria - Vila Verde
 - Foram construídas duas novas escolas municipais, a do bairro de Vila Verde, Eva Maria da Conceição, e do bairro de São José, Professora Regina da Silveira. Duas obras que criaram um novo paradigma para a Educação em toda a Região. Essas escolas são uma moderna referência em conforto, acesso e funcionalidade. Ampliamos a Creche Marly Quintanilha, construímos a Creche de José Gonçalves e abrimos mais duas, uma no Cruzeiro e outra em Cem Braças. Estamos reconstruindo e ampliando a Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira. É claro que sempre fica a sensação que poderíamos fazer mais, porém nos faltou tempo para resolver todos os problemas que herdamos. Não é só a construção de um centro de convenções, como alguns pensam, que iria refletir a nossa capacidade turística. Penso que foram importantes também inúmeras ações ambientais, atraindo projetos científicos sobre a nossa fauna e flora; a redução de quatro para dois os transatlânticos que chegam à península, visando garantir a preservação da natureza; assim como educar as crianças, para receber melhor o turista no futuro, é tão importante quanto fazer obras. Foi feito o melhor – finalizou Mureb.





Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário