quinta-feira, 16 de outubro de 2014

UM GIRO NA REGIÃO DOS LAGOS


BÚZIOS:
Dos dias 11 de outubro a 11 de novembro, no Posto de Saúde de José Gonçalves, o recadastramento do SUS continua. Compareça a Policlínica com documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Não deixe para a última hora, o recadastramento é obrigatório para continuar utilizando os serviços de saúde. Mais informações na unidade de saúde mais próxima de você ou no site saude.buzios.rj.gov.br.

Na Sessão Ordinária de terça-feira (14), o vereador Messias Carvalho apresentou a Indicação 79/2014, solicitando ao Executivo municipal que se estabeleça um calendário oficial, amplamente divulgado, a fim de informar as datas de pagamento da ajuda de custo aos universitários. A justificativa é que o pagamento da ajuda de custo vem sofrendo constantes atrasos, deixando os estudantes sem informação sobre quando irão recebê-la. Durante a discussão da proposição, Messias criticou também que a cada ano letivo os beneficiários do programa têm que participar de processo seletivo, quando o certo seria fazer apenas sua renovação. Defendeu que deveria ser aberto processo seletivo apenas quando forem ofertadas novas vagas. É de autoria de Messias a Lei Municipal 658/2008 que determina a ajuda de custo mensal aos universitários. 

MACAÉ:
O Campeonato Estadual de Estrada 2014, que acontece no próximo fim de semana em Macaé, exigirá um esquema especial de trânsito.  Com isso, a Linha Verde, local escolhido para a realização da competição, terá algumas restrições na circulação, tanto no sábado, quanto no domingo. Esta é uma das competições mais importantes do calendário de ciclismo do Rio de Janeiro, recebe a chancela da Federação Estadual de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.  A realização é da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (a Fesportur) e com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A Primeira Semana de Ciências Farmacêuticas, realizada por alunos e professores do curso de Farmácia da UFRJ – campus Macaé – acontece até a próxima sexta-feira, na Cidade Universitária, a partir das 9 horas.  O evento tem como tema “Perspectivas da Profissão Farmacêutica no Brasil” e objetiva oferecer um espaço de discussão sobre o campo de atuação do profissional farmacêutico e dos demais profissionais da área de saúde.  Com a abordagem desse tema os realizadores pretendem levar aos participantes as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico na área acadêmica, iniciativa privada e institutos de pesquisa. A UFRJ funciona no município em convênio com a prefeitura por meio da Funemac, mantenedora da Cidade Universitária, localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

 A parceria entre a Fundação Macaé de Cultura, Funemac e as escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ traz, para o Teatro Municipal de Macaé, a ópera da Universidade Federal do Rio de Janeiro "O Diletante".A ópera, que celebra 20 anos do projeto Ópera na UFRJ e os 90 anos da orquestra da universidade com homenagem bem-humorada para os apreciadores de ópera, fica dois dias em cartaz: nesta quinta e sexta-feira, às oito da noite, com entrada gratuita. Os convites já podem ser retirados na bilheteria do teatro para as apresentações.  O Teatro Municipal de Macaé funciona na sede da FMC, na avenida Rui Barbosa, 780, Centro de Macaé.



CABO FRIO:
A Prolagos ampliou em uma hora o horário de funcionamento da loja de atendimento de Cabo Frio até a próxima sexta-feira (17/10). A agência funcionará das 8h30 às 18h. No sábado (18/10), excepcionalmente, a loja de Cabo Frio não funcionará para que sejam feitas melhorias na loja de atendimento. Os clientes da concessionária que necessitarem de atendimento poderão entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Prolagos, que estará à disposição por meio dos números 0800 7020 195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades). Diversos serviços podem ser solicitados ainda pelo SAC como 2ª via de conta, atualização de informações cadastrais, troca de titularidade da conta, parcelamento de débitos, solicitação de informações sobre nova ligação de água e reparos na rede de água.

 Parte superior do formulário
 RIO DAS OSTRAS:
Ford 1929 e Mustang Conversível 1968 são alguns modelos que integram o 1º Encontro de Veículos Antigos Km Rodados de Rio das Ostras. Mais de cem máquinas, de quase 25 clubes do Estado do Rio, vão estar estacionados na Área de Eventos de Costazul neste domingo, 19, a partir das 9h. O evento é uma realização do carro clube Km Rodados com o apoio da Prefeitura. Cada expositor doará alimentos não perecíveis que serão encaminhados a entidades carentes da cidade. Para o público, a entrada é franca. O Encontro de Veículos Antigos tem uma programação voltada para toda a família. Quem passar por lá poderá apreciar raridades como o caminhão Chevrolet 1928, Ford 1929, Pick-up 1951,  Kombi 1965, Mustang Conversível 1968, entre outros. 

SÃO PEDRO:
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza, hoje – 17 - , a I Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia – FECISPA. A feira será realizada na Escola Municipal Dulcinda Mendes, no bairro São João, e contará com a participação dos alunos da rede municipal de ensino do 6º ao 9º Ano, além de ser aberta à participação de escolas estaduais e particulares. A Feira de Ciências de São Pedro da Aldeia será dividida em categorias de acordo com a idade e unidades escolares – municipal, estadual e particular. Os vencedores de 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria receberão medalhas e as escolas vencedoras receberão troféus. Todos os alunos participantes receberão certificados. Os trabalhos serão avaliados por um júri técnico, mas os convidados também poderão opinar através do voto popular. A FECISPA será aberta ao público das 9h às 15h. Ônibus farão um roteiro para levar alunos das demais escolas ao evento.

O Instituto Nacional de Concurso Público (INCP), divulgou nesta terça-feira (14), o gabarito preliminar das provas nos níveis fundamental e superior, para aPrefeitura de São Pedro da Aldeia e para a Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (PREVISPA). As respostas podem ser conferidas no site da prefeitura aldeense (www.pmspa.rj.gov.br) e no portal do INCP (www.incp.org.br). Como previsto em cronograma, a próxima etapa é a abertura do período de recursos contra os gabaritos preliminares do nível fundamental e superior, nesta quarta (15) e quinta (16), no Departamento de Recursos Humanos, na Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, localizada a Rua Marques da Cruz, nº 61, Centro, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

IGUABA:
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através d Secretaria de Ambiente, Lagoa e Pesca, irá participar, nos dias 22 e 23 de outubro, da  reunião da Câmara Técnica de Pesca do CBH-Lagos São João que irá realizar a 2ª Oficina para o Ordenamento pesqueiro das Lagunas de Araruama e Saquarema. O evento vai acontecer no Centro Multiuso de Iguaba Grande.



MANCHETES DE HOJE - 16/10

JORNAIS NACIONAIS

Folha de S.Paulo: A 11 dias da eleição, Aécioe  Dilma mantém empate.

Estado de São Paulo: Água em São Paulo pode acabar em novembro, admite Sabesp.

O Globo: Disputa fica estável apesar de agressões.

Extra: Polícia identifica traficantes que ostentavam armas durante a eleição.

Meia Hora:Vascaíno com vergonha da série A vai à justiça contra clube e juiz e manda a real: Troca de time.

O Dia: Aécio e Dilma racham o país em briga voto a voto.

Brasil Econômico: Risco de recessão arrasta bolsas do mundo todo.

Correio Braziliense: Nova licitação bilionária da Petrobrás sob suspeita.

A Zero Hora: Saldo do emprego no RS é o primeiro positivo desde maio.

Estado de Minas: TCU vê gestão temerária em obras da Petrobrás.


JORNAIS INTERNACIONAIS

The New York Times  (EUA): Ruína para hospital em  Dallas  onde teve início propagação do vírus ebola.

THE GUARDIAN (Grã-Bretanha): Taxa de criminalidade cai para 16% menor nível desde 1981.

LE MONDE:  Por que os mercados acionários mundiais afrouxaram.

Clarín: Quando o dólar e o petróleo são indescritíveis.


EL PAIS: O IBEX cai por temores de recessão e as dúvidas sobre a dívida.