quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BÚZIOS: Vencedor do desafio é buziano


Buziano vence Hero Cross, a prova de obstáculos mais famosa do mundo

O pior da prova foi a piscina de gelo com o corpo quente da corrida.
      Foi um sucesso de participação e de público à primeira versão da Hero Cross Obstacles Race, uma super corrida com obstáculos, realizada na Fazenda Porto Velho, em Búzios, neste final de semana. O grande vencedor da prova foi o buziano Eduardo Brito, mais conhecido como Cavalo, que conseguiu completar o percurso de 5 km com 14 obstáculos. Ele competiu com mais de mil atletas de vários estados do Brasil e do exterior, alguns dos quais integrantes ou ex-membros das forças armadas. O resultado oficial com a listagem completa da pontuação dos que conseguiram completar a prova, deverá ser divulgado a qualquer momento desta quarta feira, no site do próprio evento, o www.herocross.com.br., segundo prometeram os organizadores. 
Realizado pela primeira vez em Búzios, o evento que teve o apoio da secretaria de Esporte e Lazer do município, aconteceu somente num tipo de modalidade, a Hero Cross Challenge (prova de 5 km de distância com 12 a 15 obstáculos) como fase experimental. Para 2013 já existe a possibilidade do evento envolver outras categorias como a Hero Cross Legend (de 21 km de distância com 25 obstáculos); e a Hero Cross Kids – (de 500 a 800 metros desenvolvidos para crianças de 06 a 10 anos de idade).
Devido a enorme fila que se formou para entrega dos kits aos participantes, a prova começou com uma hora e meia de atraso, tendo a primeira largada acontecido às 10h30min, e com intervalos de meia hora no máximo, outras três fileiras de competidores largaram com cada participante levando um chip eletrônico, para medir seu esforço e tempo em que cada tarefa foi completada.
Entre os que conseguiram terminar bem a prova e garantiram o direito a medalhas estavam o técnico de enfermagem Cristiano de Oliveira Costa, e o colega dele enfermeiro/bombeiro Leandro Pereira, ambos de 33 anos, que resolveram participar apenas por brincadeira da prova, para testar as suas condições físicas.
O resultado foi que eles terminaram a prova praticamente no mesmo tempo, com 1 minuto apenas de diferença entre eles, em 39/40 minutos. 
 Cristiano Costa disse ter sido atraído pelo evento ao ver um cartaz na entrada da cidade, e que não se arrependeu de ter participado, embora tenha tido muitas dificuldades em vencer certos obstáculos, como o do Esfoliamento, em que de rosto na areia tinha que passar por baixo de redes; e a do Choque Térmico, quando os atletas suados pela prova tiveram que entrar, de repente, numa piscina de gelo de 4 m de comprimento, sendo obrigado a mergulhar a cabeça na água gelada, ficando com o corpo todo contraído no final da prova.
Eduardo Brito (ao centro) foi o melhor do Hero Cross. 
- O percurso foi cansativo, porque junto com a corrida tínhamos 14 obstáculos a vencer. O pior momento foi com o corpo já doido das outras provas, enfrentar a piscina de gelo. Depois de um a dois minutos o corpo volta ao estado normal, mas doía tudo - comentou alegre por ter completado a prova.
 O amigo dele, soldado bombeiro de São Pedro da Aldeia, experiente em esforços físicos também confessou ter se esgotado muito na prova. Segundo disse embora no quartel já tivesse feito varias provas de obstáculos, enfrentar 14 seguidos não foi fácil.
Ele atribuiu o grau de dificuldade maior devido a semana de chuva em que aconteceu o evento, fazendo com que o terreno estivesse muito encharcado, e com vários pontos de lama a serem vencidos, além da prova, propriamente dita da lama, em que o atleta entrava de roupa e tênis, e tinha que sair correndo pesando o dobro do seu peso normal.
 - Foi muito bom participar, até porque obriga pessoas que dependem de um bom condicionamento físico, como atletas e profissionais militares, a procurar manter a boa forma física, a fim de se testarem mais. Espero que no ano que vem seja corrigido alguns detalhes na organização, como o atraso na entrega dos kits, que foi cansativo, para não atrasar a largada. Mas no geral foi bom e ano que vem estou dentro, com certeza!- concluiu.

Deputado Paulo César tem projeto de lei aprovado


Projeto do deputado Dr. Paulo César é aprovado na Comissão de Viação e Transportes.
 O Projeto de Lei nº 2454, de 2007, que “autoriza o Porto de Forno, no Município de Arraial do Cabo, a ser importador e exportador de biocombustíveis”, de autoria do deputado Dr. Paulo César - PSD/RJ foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes.
Nos próximos anos, deve haver uma grande ampliação do mercado de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, tanto na forma de combustível puro como de aditivo. Além do Brasil e dos EUA, que são maiores produtores mundiais de etanol, há indicativos de que outros países vão adotar mecanismos para a viabilização do uso de combustíveis produzidos a partir de fontes renováveis.
Os biocombustíveis ajudam a diminuir a poluição local pela redução das emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, além de poderem contribuir para o clima da Terra, uma vez que o seu consumo e seu processo de produção podem reduzir as emissões líquidas de gases que agravam o efeito estufa.
Existe hoje uma crescente adesão da América do Norte, União Européia e Japão ao uso de biocombustíveis. Imagina-se que, em um curto espaço de tempo, o etanol e o biodiesel possam vir a ser importantes commodities.
O Estado do Rio de Janeiro dispõe de uma concentração de recursos naturais favoráveis à instalação e ampliação de unidades de produção de biocombustíveis. No passado, a Região Norte Fluminense já foi importante centro sucroalcooleiro. No entanto, para que sejam feitos os investimentos, é fundamental que haja uma infraestrutura portuária. Em 24 de agosto de 1972, foi inaugurado, de forma organizada, o Porto de Forno, no Município de Arraial do Cabo. Concluiu-se o molhe de abrigo e a pavimentação do pátio de estocagem, e o Porto passou a ser operado por órgão do Ministério dos Transportes (MT). Posteriormente, o Porto de Forno foi integrado ao complexo portuário da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Por meio do Convênio 001/99/MT, entre o Ministério dos Transportes (MT) e a prefeitura do Município de Arraial do Cabo, a partir de 1º de janeiro de 1999, o Porto passou a ser administrado pela Companhia Municipal de Administração Portuária (Comap), que foi criada especialmente para essa finalidade.
As instalações do Porto de Forno compreendem um cais comercial com 200m de comprimento e um cais de 100m, sobre 3 dolfins, para atracação de petroleiros, ambos com profundidade de 11m. Dispõem de dois pátios de estocagem descobertos, com área total de 18.200m2, destinados a granéis sólidos.
Ressalte-se também que a Portaria nº 37 da Secretaria de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, de 24 de setembro de 1996, habilitou o Porto de Forno ao tráfego internacional. Depreende-se, então, que o Porto de Forno possui todas as condições para tornar-se uma infraestrutura portuária para propiciar que o Estado do Rio de Janeiro e estados vizinhos, como Minas Gerais, tornem-se grandes exportadores de biocombustíveis.
Texto: Lucia Zomer, de Brasília

PROLAGOS INFORMA: Lojas fechadas mais cedo sexa-feira


Lojas de atendimento da Prolagos fecharão mais cedo nesta sexta-feira

São Pedro da Aldeia (RJ), 05.12.2012. A Prolagos – concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav – informa que, excepcionalmente, na próxima sexta-feira, 07/12, o horário de funcionamento das lojas de atendimento das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia será das 8h30 às 12h30.

Os usuários que necessitarem de atendimento poderão entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que estará à disposição 24 horas por meio dos números 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades).

O cliente pode ainda solicitar os serviços de pedido de 2ª via de conta, informações sobre cronograma de manobras de abastecimento, dúvidas sobre valores, solicitação de reparos na rede de água e esgoto e no ramal predial, análise de conta e até parcelamento de débitos com a empresa pelo site da concessionária: www.prolagos.com.br

No sábado, 08/12, a loja de atendimento de Cabo Frio funcionará normalmente das 9h às 13h.


VEIGA DE ALMEIDA: Universidade investe em capacitação



A qualidade no atendimento é uma das metas da série de treinamento que está sendo realizada em todos os campi

A qualidade no atendimento aos diferentes públicos é uma das metas da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que tem 40 anos de existência e figura entre as dez melhores instituições de ensino superior do país. Uma série de treinamentos está sendo realizada, com o objetivo de capacitar os colaboradores, nivelar conhecimento e aperfeiçoar a gestão. No último sábado (1°), o campus Cabo Frio recebeu cerca de 70 pessoas, dos quatro campi, para o segundo treinamento do projeto “A qualidade está em nossas mãos”. Amanhã, 5, será a vez do pessoal que trabalha na Secretaria e na CAA-UVA (Central de Atendimento e Admissão) participar de uma capacitação sobre o processo de matrícula.

Durante o treinamento, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Diana Magaldi, incentivou os colaboradores a ter um espírito de prontidão. “Nossa função é servir. Todo mundo na UVA trabalha para o aluno”, destacou, acrescentando características como ser atencioso, realizar um atendimento individualizado, com agilidade, compromisso e precisão como fundamentais para a satisfação dos alunos. “É preciso saber ouvir, entender o problema e buscar uma solução”, enfatizou.

Nivaldo Ferreira do Nascimento trabalha na UVA há 13 anos e esteve em Cabo Frio pela primeira vez. Na prefeitura do campus Barra, tem como tarefa deixar tudo em ordem para que as aulas ocorram com tranquilidade. “Não trabalho diretamente com o aluno, mas o meu trabalho também é para o aluno. Esse intercâmbio com colegas de outros setores é muito produtivo para o surgimento de novas ideias”, refletiu.

A secretária setorial do campus Cabo Frio, Roberta Gonçalves, ressalta a importância da capacitação para a qualidade do serviço não apenas da secretaria, mas para o desenvolvimento estratégico de toda a instituição. “Como trabalhamos com um sistema único, se algum dado for lançado equivocadamente, irá interferir em todos os relatórios, informações e controles”, explica, acrescentando que também é fundamental ter um olhar técnico sobre todos os documentos de ingresso na instituição, pois são pré-requisitos para a obtenção do diploma. “Esse treinamento demonstra a seriedade da instituição, que tem um compromisso com o aluno, com o MEC (Ministério da Educação) e com sua própria imagem”, destaca.
 

Sobre a Ilumno:
A Universidade Veiga de Almeida (UVA) integra, desde 2011, a Rede Ilumno. Com nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância, a Rede Ilumno está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Ilumno está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem a distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A rede conta, ainda, com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Ilumno acesse www.uva.br/ilumno-network.


Andréa Luiza Collet
Jornalista, Diretoria Executiva de Relações Públicas

UVA - Universidade Veiga de Almeida

BÚZIOS: Audição de Natal na Villa Lobos


Alunos da Villa Lobos de Búzios fazem audição nesta sexta

Nesta sexta feira, dia 7, acontecerá a audição anual dos alunos do Núcleo Tom Jobim da Escola Villa Lobos de Búzios, encerrando as atividades do ano de 2011. . 
 A apresentação será na Escola de Circo, localizada na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no centro da cidade, a partir de duas e meia da tarde e a entrada é franca. Eis a programação:






APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DIA 07/11

PRATICA DE CONJUNTO-PROFESSOR FRANCISCO FALCON
ESTAÇÃO DAS AGUAS-FRANCISCO FALCON
O XOTE DAS MENINAS-LUIZ GONZAGA
Ananda e Mauricia - violino
Francisca - voz
Janaina Macedo e Fabiana Garcia - teclado
Lucca Fresia - violão
Rafael Sabino - guitarra
Keila Gomes - flauta
Daniela Pereira - cello
Velton Oliveira – bateria
Greisomar Souza - baixo

PRELUDIO DA SUITE N1 PRA VIOLONCELLO – BACH / Daniela Pereira

PRATICA DE CONJUNTO-PROFESSOR RODRIGO MESQUITA
AUMTUN LEAVES - Joseph Kosma 
CRY ME A RIVER-
Jose Augusto Santana-bateria
Marcia Vanicore-baixo
Rafael Brandout-guitarra

PRATICA DE CONJUNTO DO PROFESSOR LEONARDO
RESPOSTA AO TEMPO-Cristovão Bastos/Aldir Blanc
teclado-Jonatas/voz- Veruska
OCEANO-Djavan
teclado- Marcos Felipe/violino-Guilherme
AND I LOVE HER- Beatles
teclado- Diogo/voz- Cristhian
Baixo-Juan/bateria-Jorge/guitarra-Leandro

ALUNOS DE GUITARRA-PROFESSOR MARCELO FIGUEIREDO
BOURRÉ-BACH
STOLEN MOMENTS-
CAFÉ COM PÃO-JOÀO DONATO
Erick  Jeferson,Matheus França,Yoan Farache,Irlan freitas,Miriam,Talita Claudia,Gabriel Rodrigues

ALUNOS DE GUITARRA PROFESSOR RODRIGO CANELLAS 
Dust the Wind –kansas / Sean e Rafael Quintanilha

ALUNOS DE VIOLÃO DO PROFESSOR MARCOS
AUMTUN  LEAVES-Joseph Kosma 
VAMOS FUGIR-GILBERTO GIL
FICO ASSIM SEM VC
NÀO VOU NESSA-PIXINGUINHA/Lucca Fresia
ESTUDO-LEO BROWER/Lucca Fresia
Camila Nascimento, Barbara Matias, Gelson Silva, David Viana, Maria da Silva Nunes,Jaqueline da Mota,Lucas Moraes e Gemima.
ALUNOS DO PROFESSOR JOÃO MARCOS
CAFÉ COM PÀO-JOÀO DONATO / João Vitor-sax
LET IT BE-BEATLES / Macedo –flauta
VERA CRUZ-MILTOM NASCIMENTO / Paulo – sax

EX- ALUNO CONVIDADO- LUIZ CARLOS SIMAS PEREIRA JUNIO/ SAXOFONE
BLUE BOSSA - Kenny Durham

ALUNOS DA GLAUCIA
BRILHA ESTRELINHA
LIGHTLY ROW
Victor Manhães, Bárbara Abreu, Andressa Ferreira, Daniel Azevedo

CORO ADULTO
SIMPLES DESEJO-JAIR OLIVEIRA
MAIS UMA VEZ-RENATO RUSSO
DESCOBRIDOR DOS 7 MARES-TIM MAIA
OLHOS COLORIDOS - MACAU

CORO INFANTIL
FRERE JAQUES-MELODIA TRADICIONAL FRANCESA
BAIÀO - EDINO KRIEGER
ARROZ COM LECHE - MELODIA TRADICIONAL ARGENTINA
TRENZINHO CAIPIRA-VILLA LOBOS

ALUNOS DO PROFESSOR THIAGO/GLAUCIA/ALUNOS CONVIDADOS DE ARRAIAL  PROJETO PESCANDO TALENTOS E ALUNOS DA IGREJA BATISTA DO BRAGA
ANGELS WE HAVE HEARD ON HIGH-TRADICIONAL
NOITE JUBILOSA-MELODIA SICILIANA
NOITE FELIZ-FRANZ GRUBERT
Guilherme Carvalho, Mauricia da Costa, Fernanda Pitt,Victor Manhães,Barbara Abreu,Andressa Ferreira,Daniel Azevedo
SMALL DUETS OPUS 38 N 1- MAZAS / COM Guilherme Carvalho
 
ALUNOS DE EPEM/ FLAUTA DOCE
COM MEU MARTELO 
A OVELHA DE MARIA 

CABO FRIO: Vencedores do Prêmio Teixeira e Sousa

Rui Trancoso, de Limeira-SP, vencedor no CAT

Secretaria de Cultura premia vencedores do Prêmio Literário Teixeira e Sousa 2012

Neste último sábado, dia 1º de dezembro, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio realizou a entrega do Prêmio Literário Teixeira e Sousa 2012. O evento, que aconteceu no Museu José de Dome – Charitas – foi instituído há 22 anos na cidade.
Com mais de 130 inscrições, os candidatos concorreram nas categorias Conto (nível nacional), Crônica, Poesia e Redação Estudantil (nível regional – de Saquarema a Rio das Ostras).
As categorias foram premiadas de acordo com nomes da literatura cabofriense, cujos homenageados são escolhidos a cada ano pela Secretaria de Cultura. Este ano, as homenagens foram:

Conto – Prêmio Célio Mendes Guimarães (nacional)
Crônica – Prêmio Hilton Massa (regional)
Poesia – Prêmio José Casimiro (regional)

Prêmios para as três categorias, segundo classificação:

1° lugar – R$ 1.000,00
2° lugar – R$ 750,00
3° lugar – R$ 500,00

Equipe de Secretaria de Cultura com os vencedores
Os trabalhos foram selecionados por uma comissão julgadora com nove membros da área literária, sendo três julgadores para cada categoria. A seleção foi realizada com base nos critérios de estilo e conteúdo ficcional. A Comissão Julgadora foi formada pelos seguintes profissionais:

Conto:

- Fernanda Barbosa: professora 
- Ione Moura Moreira: professora 
- Martha Sirimarco: atriz

Crônica:

- Milton Alencar Jr: cineasta
- Sylvia Maria Ribeiro – jornalista e membro da Academia Cabofriense de Letras
- Tereza Ramalho: professora

Poesia:

- Carlos Alberto Sepúlveda: professor e membro da Academia Cabofriense de Letras
- Eraldo Maia: professor e poeta
- Eliane Ribeiro: professora

*Redação Estudantil:

- Yone Nogueira: professora
- Margareth Silva Rodrigues Alves – professora
- Rose Fernandes – professora e pesquisadora

*Na categoria Redação Estudantil não foram proclamados vencedores. A Comissão Julgadora avaliou e concluiu que os trabalhos apresentados não se enquadraram às condições do Prêmio.

Foram recebidos mais de 130 trabalhos de várias cidades do Brasil, como Cabo Frio, Rio de Janeiro, Araruama, Conceição de Macabu, São Pedro da Aldeia, Niterói, Volta Redonda e, também, lugares como Porto Alegre (RS), São João Del Rei, Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), São Paulo, Rio Pequeno, Campinas, Americana, Limeira e Itararé (SP), e Brasília (DF), entre outros. A categoria Contos, de abrangência nacional, foi a que mais recebeu trabalhos, com quase metade das inscrições.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria foram premiados e receberam certificados. Além disso, terão seus trabalhos publicados no Anuário de Cabo Frio 2012, assim como os cinco primeiros classificados de cada categoria de 2011, que também terão seus trabalhos publicados no Anuário deste ano. 

Vencedores de 2012:

Categoria Conto (nível nacional):

1º lugar: “Mudo pra Cabo Frio”
 Rui Trancoso de Abreu, de Limeira, SP
                 
 2º lugar: “Dia de Colheita”
 Ângelo Pessoa, de Cordeiro, RJ           
                                             
3º lugar: “Canina Carnificina”                             
Luciano Viegas da Silveira, de Boa Vista – Recife, PE

4º lugar: “Gêmeos”
Carlos Henrique Magoga, de Santo André, SP    
                                       
5º lugar: “Um piano e uma xícara de chá”
Gustavo Fontes Rodrigues, de São Paulo, SP 


Categoria Crônica:

1º lugar: “Mulher Percebida”
 Rafael Alvarenga Gomes, de Cabo Frio, RJ

2º lugar: “Off Proposital ou Perdido Virtual”
Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, São Pedro da Aldeia, RJ

3º lugar: “Café no Bule”
Valdice Ruth de Souza e Coelho, de São Pedro da Aldeia, RJ 

4º lugar: “O desespero tem livre arbítrio”
Cristiana Silva de Carvalho, de São Pedro da Aldeia, RJ

5º lugar: “Escuro”
Carlos José Tavares Gomes, de Cabo Frio, RJ


Categoria Poesia:

1º lugar: “Réquiem para uma dama de branco”
Marcos José Macedo Sampaio, de Cabo Frio, RJ
              
2º lugar: “Carta”  
Flavio Machado, de Cabo Frio, RJ
                  
3° lugar: “Poesia e esperança”
Jair Emile Guerra Labelle, de Cabo Frio, RJ

4° lugar: “Secretamente”
Célia Maria Rabelo Vidal, de Cabo Frio, RJ

5º lugar: “Teu olhar”
Cleber Willam Antunes de Menezes, de Cabo Frio, RJ


O vencedor do primeiro lugar na categoria Conto, de nível nacional, Rui Trancoso, de Limeira, SP, elogiou o Prêmio Teixeira e Sousa e ressaltou que, segundo um levantamento que fez, dos 5.564 municípios do Brasil, em apenas 100 existem premiações literárias, e nem todos são patrocinados pelo poder público.
O secretário de Cultura, José Correia, afirmou que os trabalhos serão publicados no Anuário 2012:
- A partir do momento em que criamos o Anuário de Cabo Frio, em 2010, os trabalhos classificados e premiados no Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura começaram a ser veiculados nesta publicação. Neste ano, os trabalhos vencedores de 2011 e 2012 serão publicados juntos no Anuário – afirma.

Viviane Rocha
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

RIO DAS OSTRAS: Shows de Aline Barros e Ludmila Ferber

Encerrando o Projeto "Marcha para Jesus nos bairros", as cantoras e pastoras evangélicas Aline Barros e Ludmilia Ferber ministrarão nesta segunda feira, dia 10, no Jardim Campomar em Rio das Ostras.


Com o projeto “Marcha pra Jesus nos Bairros”, foi a primeira vez que uma sequência de shows com grandes nomes da música gospel nacional aconteceu em Rio das Ostras. “Conseguimos mobilizar a cidade e transmitir uma mensagem de paz em um tempo de tanta violência”, destacou o pastor Jorge Cônsoli, presidente da Aplero. Para o líder religioso, realizar as apresentações nas localidades riostrenses foi a forma de chegar mais perto do público. “Foi a proposta encontrada para facilitar o acesso da comunidade aos eventos”, completou.
Nos palcos se apresentaram artistas de vários estilos, entre rap, pop e rock. O projeto “Marcha para Jesus nos Bairros” trouxe a Rio das Ostras os seguintes cantores: Pregador Luo, Jamily, Régis Danese, Rose Nascimento, Bruna Karla, Fernanda Brum, Thalles Roberto, Fernandinho, Marquinhos Gomes, Beatriz, Léa Mendonça e o grupo Toque no Altar. Aline Barros e Ludmila Ferber fecham o evento com chave de ouro.

fonte: http://www.novasaquarema.com.br