terça-feira, 21 de maio de 2013

Boa Noite! Não esqueça de curtir a nossa Fanpage no Facebook



Búzios: Cidade realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidade


Evento acontece neste sábado, dia 25, no Blue Tree Park

Será realizada, no próximo sábado, dia 25 de maio, no Blue Tree Park Búzios (Tucuns), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), além de novas políticas públicas de Moradia digna, mobilidade, saneamento, planejamento urbano. O evento está marcado para começar às 9h e é aberto à população.
A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades, que acontece de 20 a 24 de novembro, em Brasília (DF). O evento municipal desenvolverá seus trabalhos a partir do lema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, definido na convocação da 5ª Conferência Nacional. Composto por mesas de debate, painéis, plenária e ato público, o evento terá a coordenação das Secretarias Municipais de Habitação e de Planejamento e servirá, também, para a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade assim como os delegados que representarão Búzios nas etapas estadual e nacional.
           A Conferência consolida um processo que se iniciou na constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das Cidades no Brasil. As etapas municipais propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e possibilitam a troca de conhecimentos e experiências nas diferentes realidades locais brasileiras. Além disso, será um momento de captação das demandas necessárias que permitam um melhor direcionamento das diretrizes das políticas territoriais nacionais.
O período de realização da Conferência Nacional é de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília-DF, de acordo com a Resolução nº 14, de 06 de junho de 2012. Já a Etapa Estadual deverá acontecer de 1º de julho a 28 de setembro de 2013.


Maricá: Som na praça com o “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”


Há um ano animando o happy hour nas praças de Maricá, o projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” volta a todo vapor neste final de semana - já que no passado a chuva atrapalhou. Os shows com música ao vivo serão realizados de quinta-feira (23/05) até sábado (25/05) nas praças do Centro e Itaipuaçu.
Na quinta-feira, às 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, apresentam-se Sérgio Dantas, Leandro Junnhyor, Gianne Mello e Raphael do Cavaco. Na sexta (24/05) o “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” será realizado na praça Conselheiro Macedo Soares, às 17h, com apresentações gratuitas de Sérgio Dantas, Mirene Alves e Edy Baiano.
E, encerrando a programação da semana, dia 25/05, sábado, o projeto será realizado na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, às 19h, com shows de Raul Palmeira, Gianne Mello, Raphael do Cavaco, Jô Borges e Aldo Correa.
O projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá” é uma iniciativa da secretaria municipal de Turismo e Lazer, em parceria com a secretaria municipal de Cultura. Funciona como um happy hour, visitando diversas praças da cidade levando música de qualidade com aos principais artistas locais.
Programação
23/05 - Quinta-feira - Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel - 17h
Sérgio Dantas
Leandro Junnhyor
Gianne Mello e Raphael do Cavaco

24/05 - Sexta- feira - Praça Conselheiro Macedo Soares - 17h
Sérgio Dantas
Mirene Alves
Edy Baiano
 
25/05 - Sábado - Praça do Barroco (Itaipuaçu) - 19h
Gianne Mello e Raphael do Cavaco
Raul Palmeira
Jô Borges e Aldo Correa

Pilates no Espaço Movement

Visite: http://www.espacomovement.com.br/

Casimiro de Abreu: Secretaria de Saúde estende horário de atendimento no ESF do Bairro Industrial


Uma vez por semana, os moradores do Bairro Industrial e adjacências, em Casimiro de Abreu, contam com horário prolongado de atendimento no posto Estratégia Saúde da Família Josefa Torres. Às segundas-feiras, de 8h às 20h, os usuários podem fazer consultas médicas e assistência de enfermagem. A iniciativa se deve à procura pelo serviço daqueles que não conseguem ir ao médico durante o dia. É preciso agendar a consulta previamente. 
    De acordo com a coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Magna Rosa, outros postos do ESF de Casimiro de Abreu poderão também ter o horário estendido, mas isso vai depender da disponibilidade de profissionais e também da necessidade do público local. A demanda no Bairro Industrial tem crescido. “A tendência é aumentar”, disse a enfermeira e administradora Eliana Crepaldi.

    O atendimento noturno tem beneficiado dezenas de trabalhadores que moram no Industrial e bairros próximos. Eles são acompanhados por agentes de saúde permanentemente, mas como nem sempre conseguem se ausentar do trabalho, podem ter atendimento do médico da família às segundas-feiras. Devido à grande procura, tem sido frequente o atendimento se estender após às 20 horas.

    O casal mineiro João Batista Reis e Altineia Reis procurou atendimento no posto do ESF. Eles vivem em Casimiro de Abreu há dois anos e aprovaram o atendimento noturno. “Trabalho como diarista, e não é tão simples faltar ao trabalho para uma consulta médica. A iniciativa da Prefeitura é excelente”, disse ela. Para o autônomo João Batista, ir ao médico em companhia da esposa facilita. “Homens não costumam gostar de médico, e ela me ajuda a cuidar da saúde”, brinca.

    Já o comerciante Marcelo Vidal disse que o horário noturno foi fundamental para ele se consultar. “Trabalho fazendo entrega de húmus. Necessito viajar constantemente, e nem sempre dá tempo voltar dentro do horário compatível para a consulta médica. Poder ser atendido pela médica de confiança é bastante satisfatório”, disse. A mãe dele, Maria de Lourdes Vidal se consultou durante o dia, e elogiou o funcionamento por mais algumas horas do posto. “Acho que todo mundo sai ganhando ao cuidar da saúde”, comentou.

    Atualmente, a médica da família Heloise Assumpção é responsável pelo plantão noturno de segunda-feira. Além das visitas domiciliares, ela também atende a comunidade do Ribeirão quinzenalmente. De acordo com a administração do ESF do Bairro Industrial, os moradores podem fazer agendamento diariamente, tanto para as consultas diurnas como também para a noturna às segundas-feiras.  

Charme - Sua Loja de calçados, bolsas e acessórios


Macaé: Conferência da Cidade: inscrições pelo site


A última reunião da comissão preparatória para a IV Conferência Municipal de Cidade foi realizada na tarde de segunda-feira (20), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O evento será realizado de sexta-feira (24) a domingo (26). Foram deliberados itens que não estavam previstos no regulamento e no regimento interno da conferência, como acerto dos últimos detalhes para o evento. 

As inscrições para a conferência podem ser feitas até a véspera, quinta-feira (23), no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br) ou de forma presencial na abertura da conferência, sexta-feira (24). Quem quiser participar como delegado, que dá direito a voto na conferência, também pode se inscrever pelo site ou na hora do evento, mas precisa apresentar ofício da entidade que representa, indicando-o como delegado.

Também estão abertas as inscrições para as entidades que pretendem fazer parte do Conselho da Cidade, cuja votação será no domingo (26), no último dia da conferência. Neste caso, os interessados só podem se inscrever na sede da Acim ou na prefeitura, quinto andar, das 9h às 17h, até quinta-feira (23).

Podem participar toda a população e qualquer entidade representativa, como organizações não governamentais, entidades profissionais e instituto de pesquisa, representantes de empresários, movimentos populares e sindicatos de trabalhadores.

A comissão organizadora ressalta a importância da participação popular na conferência, sendo este o momento de exercício da cidadania. O evento é uma oportunidade de dialogar sobre os avanços e desafios da política de desenvolvimento da cidade, tendo como objetivo prover a cidade com ações importantes como saneamento, mobilidade, planejamento urbano entre outras.

A etapa municipal da Conferência da Cidade serve de preparação para as etapas estadual e nacional.

Dentre as questões que serão debatidas no evento, será realizada nesta terça-feira (21) a partir das 18h, uma prévia da conferência com o tema mobilidade urbana. Será no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), antigo Hotel Outro Negro.

Já na quarta-feira (22), a equipe estará no distrito do Sana, na Região Serrana, para informar a comunidade sobre a conferência e a importância da participação de todos no evento, bem como ouvir as prioridades da população.
+ Notícias 

São Pedro da Aldeia:9.000 PESSOAS VISITAM A BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA EM EVENTO ‘PORTÕES ABERTOS’


Em comemoração ao 47° aniversário da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no dia 19 de maio, cerca de 9.000 pessoas passaram o Domingo visitando o Complexo Aeronaval, por ocasião do evento “Portões Abertos”.O propósito da festa era proporcionar o congraçamento dos militares e seus familiares, bem como da sociedade das cidades da Região dos Lagos. Por meio da apresentação de um conjunto de atividades recreativas e operativas programadas, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares (OM) do Complexo Aeronaval e pela Marinha do Brasil.

O ponto alto do evento, foram os Desfiles Aéreos, destaque para passagem de três aeronaves AF-1, além de salto de Paraquedistas do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil (GRUMEC). As simulações de acionamento do Plano de Emergência de Aviação e de Operações Especiais, em conjunto com a aeronave UH-15, do Esquadrão HU-2, também fizeram o público vibrar. Ao longo de todo dia houve ainda, visitação pública, exposição estática de aeronaves dos Esquadrões, voos de demonstração, aeromodelismo, exposição de estandes das atividades do Complexo Aeronaval e OM convidadas, visitação ao Museu Aeronaval e apresentação do Conjunto Musical Fuzibossa.

Para as crianças, brinquedos e atividades recreativas, além de um passeio de trenzinho pelo Complexo Aeronaval.

Fotos: Marcos Homem

Disk Água em Búzios


Cabo Frio: “Estamos começando uma nova cidade em Tamoios”, diz prefeito Alair Corrêa


Repasse de R$ 40 milhões já está reservado para obras que começaram pela Rua das Pacas. Construção de ciclovia está no projeto

Ao simular dirigir uma máquina retroescavadeira na manhã desta sexta-feira (17) na Rua das Pacas, o prefeito Alair Corrêa simbolizou o começo das obras de revitalização de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. O prefeito deu sinal verde para que operários, técnicos, máquinas e equipamentos transformem os mais de 5km da Rua das Pacas em uma moderna via de acesso do populoso bairro à rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Atualmente, moradores da localidade sofrem com buracos, poeira e muita lama. A Nova pista terá oito metros de largura, ciclovia, laterais com grama e calçadas.
– Essa população esperou mais de 10 anos por esse momento. Por isso, é um dia especial com o começo das obras. O bairro e todos os moradores de Tamoios estão felizes e eu também por poder cumprir uma promessa que apresentei em 2008 – disse Alair enquanto recebia aplausos dos moradores.  
O prefeito de Cabo Frio ressaltou também que nos cofres da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM) já estão depositados R$ 40 milhões que serão destinados exclusivamente às obras de revitalização de Tamoios. Pelo projeto, até o final do ano a prefeitura vai repassar R$ 100 milhões para obras em Tamoios.   O volume de recursos e o tamanho das obras, explicou Alair Corrêa, é para a estrutura do governo do Estado e poucas prefeituras tê, condições de arcar com os elevados custos de uma obra tão grande.
Para o presidente da CODESTAM, Cesar Pinho, o lançamento e começo imediato das obras na Rua das Pacas é um momento histórico. Isso reforça o compromisso e a palavra empenhada pelo prefeito em dar total atenção aos moradores do segundo distrito.
– É um privilégio ter o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa,  aqui perto da gente, sempre nos visitando e cumprindo os projetos para elevar Tamoios e melhorar   a vida dos moradores. Temos muito que agradecer ao prefeito – disse Pinho.
Alair Corrêa destacou também que o destino dos recursos está sendo decidido pela população de Tamoios que aponta as prioridades através de audiências públicas. A partir daí, técnicos, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil elaboram projetos de viabilidade econômica e financeira e entregam ao prefeito.
– Começamos hoje, mas como temos recursos vamos atender outros projetos de obras importantes para a nova cidade de Tamoios – disse o prefeito, que fez questão de percorrer a pé um dos trechos por onde caminhões descarregavam manilhas, e tratores começaram as escavações.  No trajeto, Alair foi muito cumprimentado por moradores e comerciantes que agradeceram o fim da poeira e da lama naquele local.
Durante o café da manhã no qual moradores recepcionaram o prefeito, também foram anunciados que a Prefeitura vai investir mais em saúde e educação. Para o prefeito Alair Corrêa, as obras básicas estão chegando, mas com elas também será preciso mais investimentos e projetos para as áreas de educação, saúde e cultura.
–Temos muito a fazer e investir, mas com a ajuda de todos, vamos fazendo obras importantes  e investindo no social e em áreas como saúde, educação e cultura – disse Alair. 




Búzios: Cidade realiza II Semana de Artes e Culturas Internacionais


A prefeitura de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e a Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB) realizam, entre a próxima sexta-feira (24) e domingo (26), o evento denominado II Semana de Artes e Culturas Internacionais (SACI), no centro gastronômico (Porto da Barra) de Manguinhos. O evento inclui diversas atividades culturais, como dança, teatro, concerto, concursos de desenho e contos, poesia, mostra de artes plásticas e sarau, dentre outras atividades.
Incluída no calendário de eventos 2013 do município, o evento promoverá, ainda, a posse dos novos membros (efetivos, embaixadores de culturas internacionais, correspondentes e da Academia Jovem) da ALAB e a entrega do I Troféu Destaque do Real Gabinete Português.
Programação completa do evento:
Sexta-feira (24)
19h: Abertura oficial da II SACI, com queima de fogos e concerto da Filarmônica Rio, campeã dos Concursos MEC/Rede Globo
20h: Solenidade de abertura do evento
20h30: Posse dos novos membros da Academia
21h: Entrega do I Troféu Destaque do Real Gabinete Português da Cultura Internacional SACI/ALAB 2013 e da Medalha Destaque do Real Gabinete Português Internacional SACI/ALAB 2013.
22h: Encerramento do primeiro dia do evento e abertura das seguintes atividades:
* II Mostra Livre de Artes Plásticas e Decorativas
* Galeria do I Salão de Artes Plásticas e Literatura ABD & ALAB.
* VI Feira Literária da Literarte e lançamento da I Antologia do II Concurso de Contos da ALAB do II SACI 2013, com Sarau e apresentação de todos os Escritores que participaram por adesão voluntária.
* I Mostra de Artes Plásticas e Danças Africanas.
23h: Jantar de Confraternização;

Sábado (25)
12h: Início do credenciamento: entrega de crachás e materiais para todos os participantes das atividades culturais individuais ou coletivas. Reabertura das lojas e tendas para visitas, abrangendo todas as manifestações culturais inscritas em exposição.
14h: Início do II Concurso Infanto-juvenil de Desenhos;
14h30: Sarau com apresentação especial dos escritores da II Feira Literária ALAB/SACI/2013; momento de lançamentos literários, autógrafos e bate-papos com os autores.
16h50: Performance: “Intervenções Poéticas” ao som de flauta com Morena Pissolati Nascimento Beltrão
17h00: Apresentação da Filarmônica Rio Branco, regida pelo Maestro Antonio Ernesto.
17h20: Apresentação do grupo Aguidi (Bloco de dança afro).
17h50: Apresentação do show da superação, estrelado pelos assistidos da APAE-Búzios,
18h10: Performance indiana, do núcleo de dança Odília Cuiabano (dança e cena).
18h20: Performance: urbanosemcausa de Mozart Carvalho & Sergio Jerônimo, vídeo/ música/ teatro/poesia.
18h45: Cantora Aline Leão
19h Apresentação Grupo de Dança do ballet Ofélia Corvello.
19h20: companhia Circolo de Criação. Apresentação de shows de variedades.
19h50: Cidinha Lopes, cantando música popular brasileira.
20h:  academia de dança Angelitta Moyra, apresentando “Arte no Harém”.
20h20: Adriano Labis academia de dança, com o espetáculo “Uma viagem pelo Brasil”, já exibido no Teatro Municipal de Cabo Frio, na Praça Santos Dumont em Búzios no I Dance Búzios e em várias cidades brasileiras.
20h40: Andréa Oliveira, premiada onze vezes em festivais de teatro,  novamente  apresenta Performance Charlie Chaplin, pot-pourri de três cenas.
21h: Apresentação Grupo Folclórico Português “Rancho benvinda maria – casa das beiras”.
21h30: tango show e cia. de dança bob cunha e Áurya Pires, campeões brasileiros de tango e pares de dança com experiência internacional.
21h50: dança cigana, com a professora Ingrid de Brito do Grupo de Cultura Cigana Luna Khali.
22h: Show de Geraldo Beija-flor, cantor, compositor, humorista, poeta e tocador de viola e detentor do Prêmio fenac – Festival Nacional da Canção para Compositores.
22h15: companhia teatral curare, apresenta um trecho do espetáculo Divinas Palavras baseado na obra da escritora mineira Adélia Prado, com José Antônio Mendes (diretor e ator), Martha Sirimarco (atriz) e o violão de Delvan Alcântara.
22h35h: Divulgação do resultado e premiação dos participantes do ii concurso de contos ALAB/SACI/2013, seguida pelo lançamento da I Antologia da ALAB; e divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores do ii concurso de desenho da ALAB/SACI.

Domingo (26)
11h: Reabertura das lojas e tendas para visitas, abrangendo todas as manifestações culturais inscritas para exposição.
15h: Cerimônia de premiação dos participantes do salão de artes plásticas e literatura da ABD e da ALAB, com trabalhos em Pintura – Desenho – Escultura – Pintura Contemporânea – Gravura – Porcelana – Criatividade – Aquarela – Naif – Arte Digital – Literatura – Arte Decorativa – Fotografia – Cerâmica – Mosaico – Pastel.
17h: Encerramento - Coquetel do II SACI.

Fonte: G1
Foto: divulgação

André Sampaio & Os Afro Mandinga lança seu primeiro álbum “Desaguou”


CD conta com 10 faixas, sendo 8 autorais e 2 versões de Nelson Cavaquinho e Jorge Ben.

“Desaguou” é uma fiel ponte entre Brasil e África com um som que mistura “desert-blues”, afrobeat, jazz, samba, coco e dub, com cantos griôs, toques de capoeira e de candomblé. A música, que intitula o cd, foi gravada no Mali com participação e co-autoria de Vieux Farka Toure, filho do maior guitarrista de todos os tempos da África. “A canção fala de rios que se cruzam como nossas vidas e influências musicais e culturais. Cito Mia Mouto (Moçambique) e Guimarães Rosa que são autores que melhor traduzem esses ambientes, cheiros e lugares em poesia e contos esses sotaques da terra Mãe” Explica o cantor.
No álbum, André Sampaio & Os AfroMandinga apresentam um encontro entre Rio de Janeiro, Mali, Burkina Faso, Lisboa, Moçambique e Olinda com participações nacionais e internacionais. André teve a honra de gravar com Vieux Farka Touré (guitarrista e filho de Ali Farka Touré / Mali), Cacique 97 (Portugal / Moçambique), Manjul Souletie (Estúdio Humble Ark / Mali), Sekou Diarra (Burkina Faso), Assaba Drame e Fatim Kouyate (Mali), Terrakota (Portugal), Grupo Bongar e Nilton Junior (Olinda/PE), BNegão e Karla da Silva (Rio de Janeiro). Grandes nomes da música mundial que contribuem, de forma maestral, para a construção desta ponte a qual André se dedica: unir tradição e modernidade, africanidades e brasilidades através do som.
Ao lado de André, Os Afro Mandinga é uma banda formada por Maurício Bongo (Yute Lions, Coletivo Nyabinghi) na bateria e percussão, Pedro Leão no baixo, o percussionista Joás Santos, Marcus Kenyatta também na guitarra e Miguel Jorge (Feijão Coletivo, Maracutaia) nos backing vocals e violão. Um grupo que é exemplo de fusões culturais, do “tocar com mandinga” e com a ligação do ancestral a qual André se propõe.

Com produção musical assinada pelo próprio André, “Desaguou” conta com 10 faixas, sendo 8 autorais e 2 versões de Nelson Cavaquinho e Jorge Ben, fincando de vez a bandeira tupiniquim carioca na conexão com a terra mãe.

O artista vem se destacando na cena alternativa do Rio de Janeiro e no Brasil. Fez apresentações marcantes na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, no Festival Santa Música - Lapa (Fetê de La Musique), e marcou presença no Fela Day Rio e no MOLA, ambos no Circo Voador e no Fela Day PE, além da Festa África Brasil também em Olinda. Em todas as apresentações o público saiu extasiado, cantando e dançando até a última música. 

Com uma bagagem que inclui apresentações dentro e fora do país, e com suas músicas ecoando em rádios e programas de música afro pelo mundo, as apresentações de André Sampaio & Os Afro Mandinga são marcadas por música de qualidade e muita energia positiva trocada com o público. Como ele mesmo diz: “solta a mandinga ae!!!”.


Comece o dia bem, curtindo nossa Fanpage e nos seguindo no Twitter


Facebook: https://www.facebook.com/pages/Blog%C3%A3o-dos-Lagos/151612248253169

Google +: +Blogão dos Lagos

Twitter: @BlogaodosLagos @BlogaodosLagos