terça-feira, 21 de maio de 2013

André Sampaio & Os Afro Mandinga lança seu primeiro álbum “Desaguou”


CD conta com 10 faixas, sendo 8 autorais e 2 versões de Nelson Cavaquinho e Jorge Ben.

“Desaguou” é uma fiel ponte entre Brasil e África com um som que mistura “desert-blues”, afrobeat, jazz, samba, coco e dub, com cantos griôs, toques de capoeira e de candomblé. A música, que intitula o cd, foi gravada no Mali com participação e co-autoria de Vieux Farka Toure, filho do maior guitarrista de todos os tempos da África. “A canção fala de rios que se cruzam como nossas vidas e influências musicais e culturais. Cito Mia Mouto (Moçambique) e Guimarães Rosa que são autores que melhor traduzem esses ambientes, cheiros e lugares em poesia e contos esses sotaques da terra Mãe” Explica o cantor.
No álbum, André Sampaio & Os AfroMandinga apresentam um encontro entre Rio de Janeiro, Mali, Burkina Faso, Lisboa, Moçambique e Olinda com participações nacionais e internacionais. André teve a honra de gravar com Vieux Farka Touré (guitarrista e filho de Ali Farka Touré / Mali), Cacique 97 (Portugal / Moçambique), Manjul Souletie (Estúdio Humble Ark / Mali), Sekou Diarra (Burkina Faso), Assaba Drame e Fatim Kouyate (Mali), Terrakota (Portugal), Grupo Bongar e Nilton Junior (Olinda/PE), BNegão e Karla da Silva (Rio de Janeiro). Grandes nomes da música mundial que contribuem, de forma maestral, para a construção desta ponte a qual André se dedica: unir tradição e modernidade, africanidades e brasilidades através do som.
Ao lado de André, Os Afro Mandinga é uma banda formada por Maurício Bongo (Yute Lions, Coletivo Nyabinghi) na bateria e percussão, Pedro Leão no baixo, o percussionista Joás Santos, Marcus Kenyatta também na guitarra e Miguel Jorge (Feijão Coletivo, Maracutaia) nos backing vocals e violão. Um grupo que é exemplo de fusões culturais, do “tocar com mandinga” e com a ligação do ancestral a qual André se propõe.

Com produção musical assinada pelo próprio André, “Desaguou” conta com 10 faixas, sendo 8 autorais e 2 versões de Nelson Cavaquinho e Jorge Ben, fincando de vez a bandeira tupiniquim carioca na conexão com a terra mãe.

O artista vem se destacando na cena alternativa do Rio de Janeiro e no Brasil. Fez apresentações marcantes na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, no Festival Santa Música - Lapa (Fetê de La Musique), e marcou presença no Fela Day Rio e no MOLA, ambos no Circo Voador e no Fela Day PE, além da Festa África Brasil também em Olinda. Em todas as apresentações o público saiu extasiado, cantando e dançando até a última música. 

Com uma bagagem que inclui apresentações dentro e fora do país, e com suas músicas ecoando em rádios e programas de música afro pelo mundo, as apresentações de André Sampaio & Os Afro Mandinga são marcadas por música de qualidade e muita energia positiva trocada com o público. Como ele mesmo diz: “solta a mandinga ae!!!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário