quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Notícias»Tecnologia pessoal Búzios usará urnas biométricas nas eleições


O sistema do voto digital foi implantado em 2009 e usado em Búzios nas eleições presidenciais do ano seguinte. Os 21 mil eleitores da cidade foram recadastrados no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para serem identificados pelo novo sistema na hora do votar.
De acordo com a juíza eleitoral de Búzios, Alessandra de Souza Araújo, as urnas estão guardadas no fórum da cidade e deverão ser instaladas sábado (6), véspera da eleição municipal. Ao todo, 65 urnas serão usadas nas seções eleitorais. “A biometria deverá ser um sucesso nas eleições deste ano. Os eleitores irão votar em nove escolas da cidade. Os mesários estão muito bem treinados e não haverá problemas para o eleitor”, disse a juíza.
Apesar da liberação do equipamento e da identificação do eleitor ocorrerem por meio digital, Alessandra Araújo ressalta que é indispensável a apresentação de um documento de identidade com foto na hora de votar. Segundo a juíza, caso ocorra algum problema de incompatibilidade na impressão digital, o eleitor não ficará sem votar.

TJ-RJ suspende liminar que cancelava concurso em Rio das Ostras


O Tribunal Regional de Justiça do Rio da Janeiro suspendeu a liminar que cancelava o concurso da Prefeitura de Rio das Ostras, nesta terça-feira (2). Com a decisão, os resultados apresentados pela Prefeitura se tornam válidos até que haja recurso. Para alguns cargos ainda falta a realização das provas teórica e prática.
A medida cautelar que deferiu o pedido de concessão tem efeito suspensivo ao recurso especial que cancelava o concurso. O Desembargador Antonio Eduardo Duarte, terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu a decisão em cima da argumentação da Fundação Trompowsky, organizadora do concurso, de que não haveriam provas suficientes de fraude apresentadas pelo Ministério Público para que o IV Concurso Público fosse anulado.
Segundo argumenta a Trompowsky, “a paralisação determinada alcançaria a integralidade do IV Concurso Público, inclusive em relação ao preenchimento de cargos cuja seleção pública não foi alvo de impugnações pelo Ministério Público”.
O Promotor Geral do Município de Rio das Ostras, Renato Vasconcelos, afirmou que a Prefeitura reconheceu algumas das irregularidades apresentadas. Entre essas estariam as provas para os cargos de técnico de enfermagem e de procurador muncipal. Segundo informou, a Prefeitura já teria realizado novas provas. Além disso, teria aplicado multa administrativa à organizadora.
“Foi um processo seletivo com logística difícil,com mais de cem mil candidatos, por isso acabaram havendo algumas falhas, mas nada que comprometesse a totalidade do processo seletivo. A Prefeitura reconheceu algumas e por isso determinou fazer novas provas para alguns cargos”, argumentou o Procurador. Para ele, não haveriam justificativas para a anulação de todo o processo.
Segundo Renato Vasconcelos, para dar continuidade a seleção pública, ainda faltariam algumas etapas, como a prova teórica de analista processual e de aptidão física para guardas municipais. Além disso, alguns cargos exigem a realização de provas práticas.
O IV Concurso Público de Rio das Ostras se propõe ao preenchimento de 3.824 vagas distribuídas em quase 200 cargos e funções diferentes. Para a decisão tomada nesta terça-feira (2) ainda cabe a possibilidade de recurso na Justiça.
 


Colônia de pescadores de Rio das Ostras, RJ, busca parcerias



 O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no estado do Rio de Janeiro, Antônio Emílio Santos, esteve em Rio das Ostras , Região dos Lagos, na tarde desta terça-feira (02), para definir estratégias para alavancar a pesca na cidade.
O superintendente visitou o local onde vai funcionar o entreposto de pesca de Rio das Ostras. A expectativa é de que até dezembro os pescadores possam descarregar, armazenar e comercializar peixe no local, o maquinário já foi licitado.
Na reunião, ficou acertado que cursos de qualificação sobre manejo do pescado e formas de armazenamento serão oferecidos aos cerca de 100 pescadores, que atuam no município. O superintendente informou ainda, que vai trazer para a cidade o programa do Governo Federal de subsídio do óleo diesel, que oferece ao pescador desconto de até 40% na compra do combustível para as embarcações.

Lewandowski condena Jefferson e ex-deputados de PTB e PMDB por corrupção

O ministro revisor do julgamento do mensalão, Ricardo Lewandowski, condenou nesta quarta-feira o presidente nacional do PTB e delator do esquema, Roberto Jefferson, por corrupção passiva. Jefferson, que confessou o crime durante a denúncia do mensalão, foi acusado de receber cerca de R$ 4 milhões para articular o apoio do PTB à base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-deputado alegou que o dinheiro que recebeu era fruto de um acordo político com o PT para pagar despesas de campanha, mas nunca o declarou nem às autoridades eleitorais nem tributárias. Outro réu ligado ao PTB, o ex-deputado Romeu Queiroz, também foi condenado por corrupção passiva e absolvido por lavagem. Lewandowski ainda absolveu Emerson Palmieri, ex-secretário do partido, das acusações de corrupção passiva e lavagem. Além disso, o ministro revisor condenou o ex-deputado do PMDB José Borba pelo crime de corrupção passiva e o absolveu da acusação de lavagem. Ao final de seu voto sobre este item da denúncia, Lewandowski condenou nove réus e absolveu quatro. Nesta votação, discordou em parte do ministro relator, Joaquim Barbosa, que condenou dez políticos incluídos neste capítulo do caso, que se refere exclusivamente a denúncias de subornos no Congresso. Os votos emitidos até agora nesta fase do processo pelo relator e pelo revisor serão discutidos nas próximas sessões pelos outros oito membros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação prorroga inscrições até 11 de outubro28/09/2012 - Cogecom PMCF


As inscrições para o IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação, que seriam encerradas no dia 30 de setembro, foram prorrogadas até o dia 11 de outubro. A ampliação do prazo se deve à dificuldade de participantes de outras cidades do Estado se inscreverem na seletiva devido à greve dos Correios, iniciada no último dia 19, provocando o atraso na entrega de correspondências em todo o país. A Justiça determinou que a empresa retomasse os serviços nesta sexta-feira, 28 de setembro.


A prorrogação, segundo a Coordenadora Geral de Comunicação Social da Prefeitura de Cabo Frio, Andréia Gorito, atende a reivindicação dos profissionais e estudantes que podem ter sido prejudicados:

- A comissão responsável pela organização do prêmio resolveu que esta seria a melhor forma de não lesar os concorrentes que moram longe de Cabo Frio e não podem entregar seu material pessoalmente. Esperamos que este adiamento tranqüilize os vários interessados em participar desta festa de confraternização da área, que, este ano, terá muitas novidades – afirmou a coordenadora.

O edital, o regulamento e a ficha de inscrição do IX Prêmio Cabo Frio de Comunicação encontram-se disponíveis no portal da Prefeitura – www.cabofrio.rj.gov.br. Os interessados podem inscrever seus trabalhos nas categorias Jornalismo Impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Reportagem de TV e de Internet. Ao todo, serão distribuídos até R$ 40 mil em prêmios nas categorias profissionais - para 1º, 2º e 3º lugares – e, nas categorias universitárias, para os primeiros lugares.

A cerimônia de premiação será realizada às 20h do dia 30 de novembro, no Clube do Canal.