segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cabo Frio: Minha casa, Minha Vida

A Prefeitura de Cabo Frio dá início ao cadastramento para o programa “Minha Casa Minha Vida” na segunda-feira (2/9). O atendimento será feito na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), no horário de 8h às 12h e de 13h às 16h e acontecerá até o dia 31 de outubro.
 
Uma grande estrutura será montada no pátio da Secretaria para atender a população, onde serão distribuídas 120 senhas por dia. Os interessados devem comparecer à sede da SEMAS munidos dos seguintes documentos com original e cópia: certidão de nascimento (se solteiro) de todos os integrantes da família; certidão de casamento (se casado), averbação do divórcio ou certidão de óbito; carteira de trabalho de todos os integrantes da família, RG e CPF, também de todas as pessoas da família.
 
É importante ressaltar que só poderá fazer o cadastro no programa “Minha Casa Minha Vida” as pessoas que estiverem cadastradas no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais. A partir desse cadastro, onde o usuário receberá o NIS (Número de Identificação Social), ele poderá fazer o cadastro específico para o programa. Os que já são cadastrados no CadÚnico devem conferir se o cadastro está atualizado. A inscrição no CadÚnico também pode ser feita na Secretaria de Assistência Social.
 
- É importante que as pessoas não deixem para a última semana, porque a documentação tem que estar toda atualizada, com certidões e carteiras legíveis, sem rasuras, rasgos ou manchas. Então o quanto antes os interessados agilizarem a documentação, mais rápido será o andamento do cadastro – declarou a superintendente de Gestão do SUAS, Jeanne de Souza.
 
Para se inscrever no programa, as pessoas devem estar no perfil do beneficiário que exige que: a renda máxima da família seja de até R$1.600,00; não seja beneficiário de nenhum programa habitacional; resida em Cabo Frio há pelo menos um ano; e que não possua nenhum imóvel.
 
O Condomínio Residencial Monte Carlo será construído no Bairro Jardim Esperança, bem próximo à Estrada da Integração. Serão 1800 apartamentos distribuídos em 243 blocos. O programa prevê ainda a construção de uma creche para 120 crianças.

Búzios no Mundo através do turismo


A parceria entre setor privado e público para a divulgação do destino

O BÚZIOS CONVENTION & VISITORS BUREAU,  buscando cumprir o programa 2014 da instituição, que prevê a  divulgação de Búzios  como destino turístico no mercado internacional, reforça a parceria com a Secretaria de Turismo.  

Diretoria do Búzios Convention se reúne com Secretaria de Turismo 
O secretário adjunto Anderson Akel foi designado pelo secretário José Marcio para  acompanhar o diretor executivo Cristiano Marques, que representará a cidade através de um módulo de trabalho, além de realizar apresentação do destino nesses países.

Estão confirmados para os dias 8, Santiago, Chile. Dias 16,  Lima, Peru, e dias 10, 11, 12, 13 e 14 do próximo mês, Bogotá, Cáli, Pereira e Cartagena, na Colômbia. Além dos dias 24, 25, 26, 27 e 28 em Buenos Aires, na Argentina.

Os países do mercado latino são emissores e de manutenção que reagem mais rápido, além de exigir pouco investimento financeiro.

Mas há outros mercados que precisam ser focados, em  países da Europa e  Estados Unidos, que podem ser atingidos através de feiras, como as que Búzios participou através da  Secretaria de Turismo, como explicou José Marcio, que participou este ano de feiras em Portugal e Miami.

Novos horizontes

Ronald Azaro, ainda secretário de Turismo do Rio, com Zé Marcio, sempre foi um grande apoiador de Búzios 
Países emergentes também devem estar no alvo da divulgação de nossa cidade. No inicio deste ano, um exemplo foi a parceria entre a Prefeitura de Búzios, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro - na época o secretário era Ronald Azaro,  e o EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), promoveu  o município na África do Sul durante o evento Road Show of Rio.


Neste evento, em especial, foram 150 profissionais de turismo da África que tiveram a oportunidade de  conhecer a cultura do Rio- Búzios se destacou,  por meio de apresentações de música e dança, além de degustação da gastronomia local e material de divulgação.  

Rio das Ostras: Ampliação do número de alunos beneficiados com Transporte Universitário

A Prefeitura de Rio das Ostras está realizando o recadastramento, para o segundo semestre, do bilhete eletrônico para os alunos de Ensino Técnico em Nível Médio e Nível Superior que estudam fora da cidade. Para ter direito ao benefício, os interessados devem se cadastrar até a próxima sexta, dia 5. 
Com o novo cadastro, a Prefeitura amplia o número de estudantes beneficiados pelo Programa Municipal de Transporte Universitário, que vai incluir novos alunos. O programa é gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Só podem participar do processo de recadastramento os estudantes que realizaram seu cadastro no período de 27 de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, na sede da Secretaria. Os alunos também devem residir em Rio das Ostras, estar matriculados em curso técnico ou de graduação; e não possuir outra formação no mesmo nível e/ou modalidade de ensino.
O Programa de Transporte Universitário de Rio das Ostras atualmente beneficia estudantes que estudam em cidades como Cabo Frio, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.  O bilhete eletrônico traz uma importante economia aos cofres públicos, uma vez que só são pagas as viagens efetuadas. Outra vantagem é que o sistema permite a geração de relatórios que mostram como os cartões estão sendo utilizados.
DOCUMENTOS– Para ter direito ao benefício, os alunos devem comparecer, até o dia 5 de setembro, das 9h às 16h, à sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque, para a entrega dos seguintes documentos: comprovante de renovação de matrícula e quadro de horário das disciplinas em que está matriculado.
CADASTRO – A Prefeitura também efetua, até o dia 5 de setembro, o cadastro de novos alunos que queiram participar do Programa e não se inscreveram no início do ano. Os interessados devem protocolar requerimento no Protocolo Geral da Prefeitura, situado à Rua Campo de Albacora, n0 75, Loteamento Atlântica.
Na ocasião, deverá ser anexada cópia dos seguintes documentos: formulário de requerimento (já disponível na página da Secretaria, no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/secti); identidade; CPF; título de eleitor; comprovante de residência; comprovante de matrícula; quadro de horário das disciplinas em que está matriculado; declaração de que não possui outra formação no mesmo nível e/ou modalidade de ensino; identidade e CPF do responsável legal (quando o aluno requerente for menor de 18 anos).
A data limite para ajustes, correções e entrega de documentos que ficarem pendentes no processo de solicitação do benefício será de 12 de setembro. Após esta data o processo será arquivado.
 Mais informações sobre o Transporte Universitário estão disponíveis pelos telefones 2771-6441 / 2771-6442.

Macaé: Funemac realiza segunda palestra sobre a ferramenta “Prezi”

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), por meio do Instituto de Administração e Políticas Púlicas (IAPP) realizará a segunda palestra “Prezi: uma Nova Ferramenta de Criação de Apresentações”, hoje (1º de setembro), às 18h, no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A palestra vai ser ministrada pelo professor mestre Bráulio Ferreira de Carvalho da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
Segundo o professor palestrante, o manuseio do Prezi é feito a partir de um navegador (Browser), onde toda apresentação é criada em uma estrutura única, parecida com uma palheta de designer real, sendo que isto é válido tanto na modalidade gratuita quanto paga. “Para apresentar o trabalho pronto é possível acessá-lo pela Internet ou baixá-lo em uma pasta compactada que não depende de acesso à Internet para funcionar”, acrescentou Bráulio Carvalho sem fornecer mais detalhes para que os interessados conheçam o passo a passo do Prezi e as suas possibilidades na palestra.
O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, estimula a prática de capacitação permanente por acreditar ser a instituição municipal também responsável pelo processo de aperfeiçoamento profissional.
A Secretaria Acadêmica da Funemac fica na Cidade Universitária, localizada na rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.  

Arraial do Cabo: Metodista é a campeã da IV Copa Gospel de Futebol

IV Copa Gospel de Futebol de Arraial do Cabo chegou ao fim com a vitória da Metodista que deu de 3 a 1 na Eclésia. O jogo  aconteceu neste sábado, 30, no Estádio Barcelão, e contou com a animação dos torcedores que não paravam de incentivar as equipes a cada jogada.  Mas, quem levou a melhor foi a Metodista campeã da competição, que também teve o melhor goleiro – Daniel, o artilheiro – Denildo e atleta  destaque – Denner Ribeiro.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Eduardo Alberigi, o jogo começou bem movimentado. A Metodista abriu o placar, e logo em seguida a Eclésia empatou a partida. Mas, no segundo tempo a igreja Metodista entrou em campo com disposição para vencer a partida e, incentivada pela torcida que não parava de gritar “É Metodista! É Metodista”! fez mais dois gols, vencendo a partida.
“Há muito tempo não via tanta animação em um jogo no Barcelão. As duas equipes – Eclésia e Metodista – fizeram uma bela partida. Mas, como em toda competição, um teria que ser a campeã. Estou muito satisfeito que tudo tenha terminado bem. Foi uma copa tranquila. Nem mesmo o Cartão Azul que é aplicado no jogador que falar palavrão ou cometer alguma indisciplina, foi aplicado. Foi realmente uma bela partida. E este é o nosso objetivo, a integração com todas as igrejas locais”, declarou o secretário.
 IV Copa Gospel de Futebol de Arraial do Cabo contou com a participação das igrejas locais, além da Metodista, o Ministério Agape, campeã do ano passado, Tenda da Adoração, Universal, Eclésia, Congregação do Guriri, Católica e Metodista Nova Aliança. O evento realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer começou no sábado, 16, no Estádio Barcelão, na parte da manhã, com entrada franca.
A equipe campeã e a vice da IV Copa Gospel de Futebol e os atletas destaques da competição receberam troféus, medalhas e brindes.  

São Pedro: Concurso Público

O Instituto Nacional de Concursos Públicos divulgou o número de isenções aceitas para os Concursos da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e para a Previdência dos Servidores Públicos do Município de São Pedro da Aldeia (PREVISPA). Para o concurso da Prefeitura foram solicitadas 765 isenções, sendo 652 deferidas. No Previspa, os nove pedidos foram aceitos. Vale ressaltar, que o critério é definido pelo Governo Federal, o qual habilita a isenção de acordo com o CADúnico.

As inscrições vão até o dia 05 de setembro, de forma presencial no auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, localizado na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 01, Centro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 16h. Não haverá inscrições presenciais aos sábados, domingos e feriados. Os interessados podem ainda se inscrever pela internet, no portal www.incp.org.br. Os Editais dos concursos estão disponíveis para acesso no site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia,www.pmspa.rj.gov.br, e no portal do Instituto Nacional de Concurso Público (INCP),  www.incp.org.br.

Juntos, os Concursos Públicos de São Pedro da Aldeia oferecem mais de mil vagas de emprego. As taxas de inscrição variam entre R$30, nível fundamental I incompleto, R$34, nível fundamental II completo, R$46, nível médio, e R$65, nível superior. Dentre os cargos oferecidos, as ocupações mais procuradas são de Guarda Municipal, Auxiliar de creche, Auxiliar administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais

Os Concursos aldeenses englobam a contratação de profissionais em mais de 100 cargos e terão validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública/da gestão, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados. Para mais informações, acesse os Editais disponíveis no site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e no portal do INCP.

Moradores do Célula Mater receberão mais um Salineira com a Comunidade

Moradores do bairro Célula Mater, em Cabo Frio, curtirão mais um evento Salineira com a Comunidade, no próximo sábado, 06 de Setembro. Sucesso absoluto há mais de doze anos, o evento oferece serviços gratuitos à população.
O Salineira com a Comunidade será realizado no Ciep 150 – Amélia Ferreira Gabina, das 10 às 15 horas. Serão oferecidos os serviços gratuitos de aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicose e do índice de massa corporal, aplicação de flúor, corte de cabelo, coleta de óleo e pilhas usados, manicure, recreação infantil, pintura de rosto, atendimento jurídico, Fale com a Salineira, inclusão digital, palestra sobre prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, além do sorteio de cestas básicas e muita diversão para toda a população do bairro.

O QUE ROLA NA REGIÃO


Especialistas de todo o Brasil integram o time do 1º Congresso Nacional de Desenvolvimento Humano (CONDHUMA), que inicia nesta semana. Online e gratuito, o evento é uma dica para quem deseja potencializar, desenvolver e transformar a sua vida. Inicialmente planejado para durar cinco dias, o congresso foi estendido e ocorre de 1º a 7 de setembro. O CONDHUMA, que reune 25 palestrantes, é organizado pela master coach Juci Nones e pela terapeuta Liomara Martins, ambas de Timbó (SC) - e que também irão palestrar neste congresso virtual. Na ocasião, serão debatidos assuntos como “O segredo do sucesso”, “O poder do entusiasmo no ambiente de trabalho”,  “Diminuindo a ansiedade”, “Saúde financeira”, “Comunicação e relacionamentos”, “Inteligência emocional e autoestima”, “O sucesso não vem por acaso”, “7 Passos para transformar seu poder em um negócio de sucesso”, entre outros.As inscrições estão disponíveis no site www.condhuma.com.br.


Em Búzios,A Cinemateca do Gran Cine Bardot continua com o CINECLUBE DAS TERÇAS 20:00hs! As "Segundas Projeções" traz o ciclo: "O Mundo numa Sala de Cinema", experiencias cinematográficas que nos fazem viajar e conhecer as culturas através de grandes realizadores de cinema. Terça 02|SET 20hs entramos na ALEMANHA com o carisma de uma Alemanha que não precisa de lugares comuns com o clássico Adeus Lennin.

Na última semana, o secretário de Saúde, Edson Mangefesti, visitou as obras de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que tiveram a construção iniciada este mês, em Barra de São João, segundo distrito de Casimiro de Abreu. As obras estão em rítmo acelerado e a previsão é que estejam prontas já no primeiro semestre de 2015.   construção das UBS`s é feita de acordo com os moldes exigidos pelo Ministério da Saúde e está orçada em aproximadamente R$1,5 milhão. Cada uma delas deve atender uma média de 4.500 pessoas ou 180 famílias, conforme é preconizado pelo órgão.

Na próxima quarta (03) e quinta-feira (04), São Pedro da Aldeia receberá uma Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz (HOSB). Os munícipes cadastrados no setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD), da secretaria municipal de saúde serão atendidos. Os interessados em se consultar que não estejam cadastrados devem procurar o TFD até a próxima segunda-feira (01), de 9h às 17h, para fazer o agendamento de forma antecipada. O setor funciona na secretaria de saúde, na Avenida Getúlio Vargas, 354, Centro. A unidade móvel para os atendimentos ficará localizada no mesmo endereço e atenderá de  9h às 17h.  A Unidade Móvel do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz oferecerá dois consultórios, uma equipe composta por 2 médicos, 2 recepcionistas e técnicos de enfermagem do hospital.

Nos dias 4, 11, 23 e 30 de setembro, no Theatro D. Pedro, em Petrópolis,acontece mais uma edição de um projeto que enaltece a música popular brasileira: o Brasil Musical. O objetivo é promover o contato dos alunos da rede municipal de ensino com os movimentos musicais, canções e ícones da história de nossa músicaEstão envolvidos no processo escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o ano de 2014, o tema adotado foram os “Festivais da Canção”.Os espetáculos, no turno da manhã, serão apresentados às 9h e, à tarde, a partir das 14h. Canções de nomes conhecidos da música brasileira farão parte do evento, que tem entrada franca.

A Prefeitura de Macaé inaugurou, na manhã do último sábado (30), o mais novo espaço de convivência na Orla dos Cavaleiros. O local conta com academia ao ar livre, aparelhagem para ginástica da terceira idade e playground para as crianças. A iniciativa visa a construção de uma sociedade cada vez mais ativa e com estilo de vida saudável.

Dando continuidade à campanha do Governo Federal, Rio das Ostras começou ontem a campnha de  vacinação da segunda dose contra HPV (papilomavírus humano), vírus que pode causar câncer de colo de útero. Equipes da Secretaria de Saúde vão até as escolas públicas e particulares imunizar as meninas de 11 a 13 anos. O calendário completo da campanha em Rio das Ostras está em http://www.riodasostras.rj.gov.br/