sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cabo Frio: Secretaria de Agricultura vai vacinar contra febre aftosa


por Walter Biancardine
Com um índice de vacinação que atingiu 78,99% do rebanho em 2012, o Governo do Estado do Rio expediu ofício solicitando uma maior participação do município de Cabo Frio em 2013, já sob nova gestão.
Na última etapa foram vacinados animais com até 24 meses de idade e na nova campanha - que começará no dia 1º de maio e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês - Cabo Frio vai vacinar todos os bovinos em seu território, independente da idade.O não cumprimento da obrigatoriedade da vacina pode acarretar penalidades aos criadores, além de colocar em risco o rebanho de todo o município.
Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura através do número 2625-6162 ou no próprio escritório da Secretaria, na Fazenda Campos Novos.

Maricá: Biblioteca da cidade comemora Dia Nacional do Livro Infantil




Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, data criada em homenagem ao escritor Monteiro Lobato que completaria 121 anos nesta quinta-feira (18/04), a Biblioteca Municipal de Maricá realizou atividades com alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino. No local foi criado um painel com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das principais obras do autor voltado ao público infantil.

Alunos da Creche Municipal Trenzinho da Alegria, acompanhados de suas professoras, visitaram a biblioteca, assistiram a um mini teatro de fantoches com fala das próprias professoras, e a apresentação do projeto Fábulas Encantadas, com histórias contadas e cantadas pela artista Dalva Alves.

O pequeno Arthur (Maternal I) escolheu um livro de história natural para crianças e identificou a maioria dos animais desenhados ali. Paulinho optou por um dicionário ilustrado. Os dois e mais seis coleguinhas estavam acompanhados das orientadoras Rejane Carvalho e Bartira Muracami, além da professora Andrea Marins e das auxiliares Jaqueline Alves e Inês Maria.

“O projeto Fábulas Encantadas é semanal e acontece toda sexta-feira há três anos. Mais de 800 crianças já passaram por aqui, em um rodízio das escolas. Trabalhávamos somente com crianças de 6 a 9 anos. Agora a gente atende crianças a partir de 2 anos para ampliar o acesso ao livro, ao teatro e à contação de histórias”, declara a responsável pela Biblioteca Municipal, Ingrid Guinin.

A Biblioteca Municipal, com acervo de mais de 13 mil títulos, pertence à secretaria municipal de Cultura. Por meio de um banco de dados digital, uma equipe formada por sete funcionários faz o atendimento da população.

Búzios: Feiras


FEIRASA cidade de Búzios, representada pela Secretaria Municipal de Turismo (SeTur), esteve presente na Feira O Rio é de Vocês, realizada em Porto Alegre, nos dias 10 e 11 de abril. A feira organizada pela Secretaria de Turismo do Rio, disponibilizou para SeTur de Búzios, um espaço, de onde foram distribuídos folhetos informativos e mapas da cidade.
Búzios foi representada na feira, por Leopoldo Volk, Coordenador de Feiras e Eventos da SeTur de Búzios, que atendeu agências de viagem, operadoras do estado do Rio Grande do Sul e o público.

Mais de 50% dos visitantes que buscaram novas informações sobre a cidade, já conheciam Búzios, por via marítima (através de cruzeiros), e demonstraram grande interesse em retornar e ficarem mais dias para conhecer melhor a península.
“Foram dois dias excelentes para SeTur de Búzios e estamos confiantes que nosso destino será bastante visitado no futuro.” Declarou Leopoldo Volk.
Hoje, dia 18 d abril, a SeTur de Búzos está presente na feira Centro Oeste Tur, em Goiânia, voltada para as empresas do segmento do turístico e para o público.
 
Imagem inline 2
VISITA A ARGENTINA
O Secretario de Turismo de Búzios, Zé Marcio e representantes do Búzios Convention Bureau, estiveram na Argentina na ultima semana, para fortalecer parcerias com o Turismo no país. Visitas a operadores e agencias de turismo foram realizadas a fim de firmar parcerias voltadas para divulgação institucional e venda para o público final.
Com as agencias de publicidade e marketing, encontros foram realizados para fortalecer o mercado entre a Argentina e Búzios, pois mesmo em meio à crise econômica vivida na Argentina, um dos destinos mais procurados no país como roteiro turístico, é Búzios.
Zé Marcio aproveitou ainda para fechar o espaço do estande da cidade de Búzios, que será montando na Feira Internacional de Turismo (FIT), a principal feira de turismo da Argentina. A FIT será realizada em Buenos Aires, em setembro.

Imagem inline 3
CONVENÇÃO LIONS CLUBE
Com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, este final de semana, no Hotel Atlântico Búzios Convention e Resort irá sediar a XIV Convenção do Distrito do Lions Clubes Internacional, cujo o tema será Convenção dos Anos Dourados. Cerca de 600 membros estarão presentes nas atividades realizadas pela organização. A programação inclui o plantio de uma muda, às 8h e um Desfile Leonistico, às 19h, ambos dia 19 de abril, na Praça Santos Dumont. O Lions Clube é uma organização que prestam serviços comunitários e humanitários. Os voluntários membros da organização atendem as necessidades humanas, fomentam a paz e promovem a compreensão mundial.

Imagem inline 4
BÚZIOS RECEBERÁ OS MAIORES ATLETAS DE AVENTURA DO BRASIL
Com apoio da Secretaria de Turismo, nos dias 19, 20 e 21 de abril, os maiores corredores de aventura do Brasil se encontrarão para realizar a 5ª edição da Expedição Unimed Rio Terra de Gigantes 2013. A competição faz parte do ranking brasileiro de corrida de aventura e é segunda maior disputa da modalidade no Brasil. Serão 108 atletas de 8 estados percorrerão o trajeto de 217 km nas modalidades: corrida, mountain bike, canoagem e técnicas verticais, orientado por cartas topográficas, onde uma boa navegação é indispensável para o sucesso de cada equipe na competição. Serão cerca de 22 horas sem parar para o primeiro colocado e 32 horas para os últimos. Não e permitido assistência, com isso as equipes devem largar com os equipamentos necessários para toda a expedição.
Sábado, dia 20, às 9h, 27 equipes compostas por 4 atletas irão largar da Praia das Caravelas, local que será placo para largada e chegada da competição. A disputa passará por Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. Serão mais de 16 mil reais distribuídos entre as cinco primeiras equipes.

Rio das Ostras: Prefeitura discute prevenção dos desastres ambientais



As tragédias ambientais formadas por inundações, ciclones, terremotos, incêndios florestais, deslizamentos, entre outras ameaças, vêm tirando o sono das autoridades da Defesa Civil do Brasil e em mais 167 país que em 2005 assinaram o Marco de Ação de Hyogo, instrumento de referência de atuação em caso de risco de desastres. As tragédias afetam cerca de 200 milhões de pessoas todos os anos no planeta. 

Debatendo esse tema e buscando soluções, autoridades de diferentes cidades fluminenses se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 17, na Câmara Municipal de Rio das Ostras durante a abertura do II Workshop Estadual do Marco de Ação de Hyogo. Estiveram presentes o prefeito de Rio das Ostras, Sabino, acompanhando do vice Gelson Apicelo, do presidente do Legislativo, Alzenir Pereira Melo, do coordenador da Defesa Civil do Município, Tenente Coronel Eric Alves e do Diretor da Escola de Defesa Civil Estadual, Tenente Coronel Paulo Renato, além de outros representantes dos municípios e Estado. 

Sabino destacou a admiração que tem pela instituição do Corpo de Bombeiros e fez um apelo público às autoridades estaduais pela instalação imediata da corporação no município de Rio das Ostras. “Nós já fizemos nossa parte, que foi doar a área e construir o espaço físico, obedecendo as exigências do órgão. Agora só aguardamos o aval da corporação para determinar o efetivo e as viaturas, colocando assim em prática uma base do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras. Podemos ajudar, mas o Estado também tem sua responsabilidade constitucional para garantir a segurança da população” comentou . 

O prefeito disse ainda que é preciso investir muito na consciência da população em relação a questões ambientais, que é uma responsabilidade do Governo e de cada cidadão. Ele aproveitou para exemplificar a tragédia que ocorreu em Nova Friburgo há dois anos, quando mais de 900 pessoas morreram. Como exemplo positivo, Sabino citou a cultura de prevenção e consciência ambiental de Cuba, que é compartilhada por todos o moradores e reforçada nas escolas. “Não adianta só tomar medidas após tragédias; precisamos mudar a cultura do brasileiro e desenvolver politicas de prevenção." 

PLANO DE CONTINGÊNCIA - O coordenador da Defesa Civil, Tenente Coronel Eric Alves, falou que o município de Rio das Ostras trabalha para ser referência em todo o País. Reconhece que no momento o setor está em fase de reestruturação. “Estamos fazendo levantamento das áreas de riscos, não só para dar respostas após tragédias, mas para trabalhar em medidas de prevenção e preparação. E para isto, estamos fazendo parceria com outras secretarias como Obras, Bem-Estar Social, Serviços Públicos, entre outras. O município está construindo um Plano de Contingência", informou.

Saquarema: Gincana de pintura “Pinte Saquarema”



A gincana tem como finalidade retratar Saquarema com seus “encantos e recantos” sob a perspectiva das artes plásticas, revelando os múltiplos olhares e ângulos da cidade.

A sua terceira edição acontece na Casa de Cultura Walmir Ayala, no dia 04 de maio de 2013, das 9h às 15h, e as inscrições serão gratuitas, no período de 1 a 30 de abril, através do e-mail cultura.saquarema@yahoo.com.br ou na Casa de Cultura. Participe!

Veja o regulamento e a ficha de inscrição no site da Prefeitura de Saquarema: http://www.saquarema.rj.gov.br/anexos/gincanaficha.pdf

Casimiro de Abreu: Fundação Municipal produz mais de 60 mil mudas para doação


Mudas de café, açaí, palmito pupunha, hortaliças diversas, ingá, pitanga, acássia e murta. Estas são apenas algumas espécies de mudas nativas da Mata Atlântica produzidas pela Fundação Municipal de Casimiro de Abreu. Todas são cultivadas no Sítio Agrícola e doadas a diversas instituições ou utilizadas para o reflorestamento de áreas degradadas no próprio município.

Em 2012, a fundação produziu 62.600 mil mudas de variadas espécies que foram utilizadas em projetos realizados em parceira com o Governo do Estado, Embrapa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a cooperativa Cedro. “Desenvolvemos o projeto Bule Cheio, com o objetivo de revitalizar a cultura cafeeira em nossa região. Também doamos mudas de banana para assentamentos rurais e fizemos experimentos com a mandioca para verificar as espécies que melhor se adaptam no nosso solo. Ainda produzimos mudas nativas da Mata Atlântica para serem utilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o plantio em áreas degradadas de encosta, rios e nascentes”, falou Alcyr Neves, presidente da Fundação Municipal.
Alcyr ressaltou que todos os moradores de Casimiro de Abreu têm acesso às mudas, desde que comprovem que vão utilizá-las para o plantio e nunca para vender. “Doando essas mudas para os produtores, também ajudamos na recuperação do nosso ambiente”, ressaltou.

Além das mudas utilizadas para o plantio, a Fundação Municipal ainda produz uma variedade de legumes, verduras e frutas. Tudo é doado para o consumo das instituições sociais parceiras do município. A colheita do ano passado rendeu 1.500kg de aipim, 7.110kg de banana, 650kg de cebola, 1.800kg de inhame, 540kg de jiló, 3.950kg de maracujá, 20kg de quiabo, 500kg de repolho, 10kg de tomate cereja, 200 unidades de rúcula, 3.571 de alface, 690 de almeirão, 250 de brócolis e 4.533 molhos de couve.

 “Todo o processo de produção de mudas é acompanhado pelos técnicos da Fundação e também recebe a ajuda dos jovens do programa municipal Jovem Agricultor Orgânico, pois a finalidade da Fundação não é apenas doar mudas, mas de desenvolver programas de geração de renda, priorizando o ensino 

Arraial do Cabo: Centro Esportivo em parceria com o drible legal no campeonato carioca 2013


O clube CEAC – Centro Esportivo Arraial do Cabo em parceria com o Drible Legal, entidade que há oito anos vem atuando no município, estará participando do Campeonato Carioca 2013 oficial da Ferj – Federação de Futebol do Rio de Janeiro Sub 15 e Sub 17. A estréia será no próximo domingo, 21, no Barcelão, contra a equipe do CERES. O jogo começa às 13h com o Sub17 e, às 15h com o Sub15. A entrada é franca.

De acordo com Henrique Pimentel, presidente do projeto Drible Legal e diretor de futebol do CEAC, os garotos estão na maior expectativa para a estréia. Os treinos são feitos diariamente em vários locais da cidade – Praia dos Anjos, campo da Vila Industrial e Estádio Barcelão. 

“Estamos trabalhando firme, com um só pensamento que é fazer bonito na competição, pois o Carioca é um campeonato muito forte, com equipes de tradição como o Goytacaz, São Cristóvão, América, Portuguesa, Tigres, entre outros. E nós precisamos estar preparados para enfrentá-los”, disse Henrique Pimentel. 

O presidente do C.E. Arraial do Cabo, Walquir Pimentel, disse que está empolgado com essa parceria, pois o projeto Drible Legal está fazendo um trabalho sério na cidade. “Por isso, estou na maior torcida. Essa é uma parceria que já deu certo”, disse Walquir. 

Segundo Ulisses Menezes (D’jou), vice-presidente do projeto Drible Legal, o objetivo dessa parceria é proporcionar a esses jovens a oportunidade de jogarem com equipes de ponta, poder ser vistos e seguir na carreira como jogador de futebol.

“Para isso, contamos com o apoio da Prefeitura, comerciantes e empresários de Arraial do Cabo. E ficamos muito gratos por esse apoio, incluindo a comissão técnica que tem se empenhado nesse trabalho, entre eles, Sebastião, do diretor do Drible Legal, Antonio Rodrigues, e colaborador Lula Paiva. Sem isso, não teríamos chegados até aqui”, concluiu Djou.

Tabela dos primeiros quatro jogos:
21/abr 15:00 Dom Arraial do Cabo X Ceres H. Barcelos
28/abr 15:00 Dom Arraial do Cabo x Campo Grande Ítalo del Cima
01/mai 15:00 Qua Arraial do Cabo x Duque Caxiense Barcelão
05/mai 15:00 Dom Arraial do Cabo x América Edson Passos
12/mai 15:00 Dom Arraial do Cabo x Bonsucesso Barcelão

São Pedro: Teatro Municipal da cidade Aldeia apresenta “Romeu Tosco”



Por Luana Macêdo

O Teatro Municipal Dr. Átila Soares da Costa, em São Pedro da Aldeia, vai receber neste fim de semana a peça “Romeu Tosco”. As apresentações acontecerão nos dias 19,20 e 21, sempre ás 20h. Os ingressos já estão a venda no Teatro Municipal, na Biblioteca Municipal e nos comércios da cidade. A entrada adquirida antecipadamente e  a meia-entrada custam R$ 10, inteira R$ 20. Levando um quilo de alimento não-perecível o valor cai para R$5. Os alimentos arrecadados serão doados para duas entidades de São Pedro da Aldeia.


 A peça “Romeu Tosco”, da Cia Baiana de Risos, é uma comédia romântica que promete arrancar gargalhadas da plateia. O espetáculo solo fala de um professor que tem a tarefa de explicar a importância do romantismo nas relações cotidianas. A partir de uma troca de experiências com seus alunos o personagem acaba vivendo o conflito de amores e paixões. Romeu utiliza como objeto de estudo as obras de Willian Shakespeare, para buscar compreensão sobre seus sentimentos e analisar a alma feminina, em busca de respostas.

O personagem mergulha em questões existenciais. Amedrontado com a possibilidade de se perder, por estar apaixonado, Romeu levantará durante o espetáculo o questionamento sobre a liberdade nos relacionamentos.

Cabo Frio: Idosos levam artesanato para o Festival do Marisco


Secretaria da Melhor Idade terá um stand no evento que começa nesta sexta-feira na Praça do Moinho, no Peró

A Secretaria Municipal da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) confirmou presença no Festival do Marisco, que vai acontecer neste fim de semana prolongado na Praça do Moinho, Peró. A participação será através dos idosos, que estarão expondo e comercializando diversos objetos produzidos por eles durante as aulas de artesanato, no Centro Integrado da Melhor Idade (Cemi). A festa, realizada pela Secretaria de Eventos e Secretaria Municipal de Turismo, começa amanhã às 18 horas e vai até segunda-feira, dia 22. No sábado e domingo o festival começa ao meio-dia, e na segunda terá início às 18 horas.

Além do artesanato, o evento contará com espaço de degustação, barracas oferecendo diversas variedades de pratos cujo ingrediente principal será o marisco, além de música ao vivo. Amanhã quem sobe ao palco, às 22 horas, é Jero e Banda. No sábado é a vez do Quinteto Blues. Já domingo quem agita a festa é a banda Faixa Etária,e na segunda-feira tem show da dupla Allan e Alex.

Búzios: Projeto Búzios, Juventude Sem Dependência Química recebe apoio da Secretaria de Combate a Dependência Química do Estado.



A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Claudia Carrilho e a coordenadora de projetos voltados para crianças, adolescentes e juventude, Tatiara Leon estiveram reunidas, no dia 16/04, no Centro do Rio de Janeiro, com o secretário de Combate a Dependência Química, Filipe Pereira.

Durante o encontro, a secretária falou do projeto Búzios, Juventude Sem Dependência Química que está sendo aplicado pela equipe da secretaria. “Temos 50 crianças e adolescentes da Baía Formosa e José Gonçalves, que transportamos para oficinas de circo no espaço da Casa de Cultura. Disponibilizamos oficinas de Horticultura nos Centros de Referência de Assistência Social e, ainda, estamos com aulas de capoeira, futsal, vôlei e basquete à noite nas praças de José Gonçalves, Rasa/ Cruzeiro, Trevo da Barbuda e Cem Braças” finalizou.

O secretário Filipe Pereira disse que a Secretaria de Combate à dependência Química vai desenvolver um trabalho com foco na prevenção e também no tratamento. “Quero apoiar projetos como este no município de Búzios e vejo a preocupação do prefeito André Granado com o tema. Já estivemos juntos e me pediu que parcerias fossem feitas”, afirmou.

O Secretário finalizou informando que está sendo feito um planejamento de trabalho voltado para a prevenção e também tratamento.

Macaé: Conselho de Alimentação Escolar fiscaliza refeições fornecidas



Acompanhar e fiscalizar o fornecimento da alimentação escolar para atender aos alunos da rede municipal de ensino segundo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esta é uma das atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que nesta semana teve alguns de seus representantes substituídos por integrantes do Poder Executivo, pais de alunos, membros e entidades civis e organizadas como Lions e 15º Grupo Escoteiro do Mar Macahé. 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prevê o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação Básica de todo país. No entanto, após a nomeação dos integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), as substituições podem acontecer mediante renúncia expressa do conselheiro, deliberação do segmento representado, não comparecimento às reuniões e descumprimento das disposições previstas no regimento interno.

Os conselheiros vão atuar até o dia 19 de fevereiro de 2014 e também fiscalizam a aplicação dos recursos destinados à Alimentação Escolar. Outra finalidade do trabalho dos integrantes do Conselho de Alimentação Escolar é zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, além da aceitabilidade do café oferecido. Os integrantes do CAE se reúnem periodicamente em reuniões internas na sede da Secretaria de Educação para tratar das ações.

O próximo passo do CAE é acompanhar o processo de licitação da merenda escolar. Hoje, a rede municipal de ensino oferece cardápio diário aos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Médio, com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. Diante disso, o Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

foto: Mauricio Porão