terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MACAÉ: Rede municipal realiza eleições para diretor

Acontece hoje (1), a eleição para diretor geral e adjunto das escolas municipais. A votação vai acontecer das 8h às 17h, nas unidades escolares que tenham até dois turnos; e das 8h às 20h, nas escolas de três turnos. De acordo com a Secretaria de Educação haverá aulas e atividades pedagógicas normalmente.
Para que uma chapa única seja considerada vencedora, deverá obter o mínimo de 50% mais um do total de votantes. O processo seletivo é destinado ao preenchimento das funções de diretor e diretor adjunto para o triênio 2016, 2017 e 2018. Podem votar integrantes da comunidade escolar como pais e responsáveis, profissionais da unidade de ensino e alunos. Durante o dia da eleição não será permitida propaganda política.

A eleição é considerada a fase decisória do processo que passou, entre os últimos dias 23 a 27, por realização das campanhas nas escolas municipais e análise da apresentação do Plano de Gestão à Comunidade Escolar. A votação desta terça-feira é coordenada, organizada e acompanhada pela Comissão Eleitoral.

A divulgação do resultado final da eleição será nesta sexta-feira (3), a partir das 16h, na Educação, com listagem fixada no mural e na sala da Comissão Eleitoral Central e encaminhada às escolas pela Comissão Eleitoral Local, que fixará cartazes para conhecimento da comunidade escolar.

O período de transição será de 16 a 30 deste mês. Após a posse, os diretores e adjuntos frequentarão curso de pós-graduação Lato Sensu no ano letivo de 2016.

RIO DAS OSTRAS: Banco de Empregos oferece 283 oportunidades


O Banco de Empregos da Prefeitura de Rio das Ostras atualmente oferece 283 vagas de empregos em diversas áreas. As oportunidades são para ambos os sexos e todos os níveis de escolaridade. 

Nesta segunda-feira, dia 30, o Banco de Empregos disponibiliza 71 vagas para caldeireiro. Também são oferecidas oportunidades para vendedor externo (52), consultor de beleza (6), auxiliar de serviços gerais (4), corretor de imóveis (3), motorista de ônibus (2), confeiteiro (1), analista de comunicação (1), nutricionista (1), secretária bilíngue (1), chefe de cozinha (1), cabelereiro (1), analista de compras (1) e vendedor externo PCD (1), dentre outras. 

DOCUMENTOS - Para concorrer a uma das vagas é preciso cadastrar o currículo no Banco de Empregos de Rio das Ostras, que funciona na sala 16 do Centro de Cidadania, na Rua das Casuarinas, 595, no Âncora. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Os interessados devem levar os seguintes documentos: carteira de trabalho, CPF, identidade, comprovante de residência, currículo digitado (impresso), PIS/PASESP ou Cartão Cidadão (caso tenha) e certificado de reservista ou certificado de desobrigação (sexo masculino). 

As empresas interessadas devem entrar em contato pelo telefone (22) 2771-6413. A relação de vagas também pode ser consultada no portal da Prefeitura, no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/banco-de-empregos.html

ARARUAMA: Cidade recebe Literarte em dezembro

Com o apoio da Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Cultura, acontece de 1º a 22 de dezembro o “Araruama Literarte” no Calçadão Cultural Dr. Fábio Freitas, no Centro (rua do Itaú).
Na ocasião a Associação Brasileira do Livro – ABL estará realizando em Araruama a tradicional Feira do Livro, com cerca de 8 estandes e os demais espaços estarão sendo ocupados por artesãos cadastrados no Programa Fórum Municipal de Economia Solidária do Governo do estado e da Agricultura Familiar com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
 
A Associação Brasileira do Livro é uma entidade sem fins lucrativos organizadora de Feiras de Livros há quase 60 anos. Segundo o presidente Adenilson Cabral, “nosso interesse é a realização de uma grande exposição literária para alcançar o maior número de pessoas, gerando assim estímulo à leitura”.

A estrutura conta com oito estandes com livros didáticos, infantis, lançamentos e usados de várias editoras, além de livros raros, com preços bastante acessíveis, a partir de R$ 2,00.
 
A Secretaria de Cultura estará com um estande próprio onde acontecerão diversas atividades durante todo o dia, como debates, apresentação de obras de escritores locais e da região, além da participação da Academia Araruamense de Letras (AARALETRAS), e da Associação dos Aposentados de Araruama (APA), com inúmeras atividades culturais durante todo o dia.

Na feira haverá artigos como: trabalhos em tear, dobraduras, patwork, bordados, crochê, biscuit, além de produtos orgânicos, mel, farinha, entre outros.
A Literarte funcionará de segunda-feira à sábado, das 9h às 18h.

O município de Arraial do Cabo foi sorteado para receber as doações de brinquedos da Campanha de Natal promovida pela Comissão de Intergestores Regionais da Saúde da Baixada Litorânea (CIR BL). A campanha visa beneficiar crianças da instituição indicada pelo secretário de Saúde, Sppencer Cardoso. A instituição escolhida foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A arrecadação de brinquedos teve início  nesta segunda-feira, 30, e prosseguirá até o dia 16 de dezembro. Os brinquedos novos e usados (em bom estado de conservação) poderão ser entregues na sede da CIR, que está localizada no segundo andar do Shopito, em São Pedro da Aldeia, nas oito Unidades de Saúde de Arraial do Cabo, na Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Geral.
A entrega dos brinquedos será feita na sede da APAE, no dia 18 de dezembro.Diferentemente do que ocorreu nos municípios beneficiados nos anos anteriores, o secretário Sppencer decidiu envolver Arraial do Cabo na campanha. “Nós entendemos que a participação dos colaboradores da Secretaria de Saúde, bem como da população é importante, porque a beneficiada é uma instituição da cidade. Por isso, não poderíamos ficar fora dessa campanha,” finalizou o secretário.

CABO FRIO :Dia Mundial de Luta Contra a AIDS tem ação de conscientização na cidade

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, em parceria com a Pastoral da AIDS da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção,  realiza hoje (1/12) uma ação de conscientização pelo Centro da cidade.

No dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A proposta é estimular a conscientização, a precaução e o conhecimento sobre a doença.

- A parceria é importante porque temos que trabalhar em rede, uma forma de captar as pessoas através do serviço publico e a parceria privada para trazer as pessoas que não tem acesso rápido a esse teste, e muita das vezes não tem tempo para poder fazer. O teste leva 15 minutos, e caso seja positivo será entregue um encaminhamento para iniciar o tratamento na rede pública. - diz o coordenador arquidiocesano da Pastoral da AIDS, Ricardo Oliveira, que também é enfermeiro na Secretaria de Saúde.

Em 2014 foram registrados em Cabo Frio 123 novos casos e 30 transferência de outros municípios. De 01/01/2015 a 26/11/2015, 75 pacientes HIV iniciaram o tratamento, recebendo ainda 29 pacientes de outros municípios.

Cerca de 150 testes de HIV serão disponibilizados, além da distribuição de panfletos informativos a população. Os atendimentos serão realizados no Consultório da Igreja Católica na Matriz Auxiliar das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h.

A Coordenadora do Programa DST/AIDS de Cabo Frio, Ana Paula Rangel Aguiar, fala sobre a importância desta ação.

- Precisamos alertar as pessoas para a importância de um diagnóstico precoce do HIV e tratamento da doença. Desta forma tentaremos diminuir a quantidade de pessoas contaminadas que não sabem sobre a doença - disse.

BÚZIOS: Ingás e Ipês são plantados na Estrada Usina

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca,  está plantando cerca de 200 mudas de Ipês Amarelos e Ingás, plantas nativas da região, na Estrada da Usina, na manhã desta segunda-feira, dia30. 
As plantas, cultivadas no horto municipal, variam de tamanho. Os Ingás têm 1,50m de altura e os Ipês crescerão até 30 metros, trazendo beleza e frescor à região. 

Projeto social “Fadas Madrinhas” busca Princesas de todo o Brasil


Meninas de 14 a 15 anos que sonham com um Baile de Debutantes têm até o dia 15 de janeiro para participar da seleção deste projeto social, que elegerá 30 convidadas,
com todas as despesas pagas, para estrelar uma grande festa.

efoto - Gonzalo Arselli e Rodrigo Cabido

Em sua terceira edição, o projeto social Fadas Madrinhas promete conduzir Princesas de todo o Brasil a um Baile de Debutantes inesquecível. A grande festa acontecerá em março do próximo ano, na cidade de Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, presenteando 30 adolescentes com idade entre 14 e 15 anos que sonham em participar desta momento mágico.

Para participar da seleção das Princesas, é imprescindível que as garotas interessadas tenham ou completem 15 anos de idade em 2016, estejam cursando a rede pública de ensino, desfrutem de boas notas e grandes ideias, porém que não disponham de recursos próprios ou familiares para realização deste grande sonho.

As solicitações de participação deverão ser enviadas para o e-mail projetofadasmadrinhas1@gmail.com até dia 15 de janeiro de 2016, contando o motivo pelo qual gostariam de vivenciar essa experiência única com o projeto Fadas Madrinhas. As 30 Princesas selecionadas terão direito a transporte, hospedagem, alimentação e uma programação especial junto a um familiar ou acompanhante comprovadamente responsável pela menor eleita, para participar do Baile de Debutantes.

A festa acontecerá em 11 de março, na Club Privilege, com a participação especial do ator Paulo Dalagnoli - o personagem Lírio do programa global Malhação - que acompanhará as Princesas em sua primeira valsa. A noite promete ainda muita animação com apresentação de banda convidada, DJ e serviço especial do Captains Buffet, na qual as Princesas serão elegantemente vestidas pelos estilistas Victor Dzenk e Mabel Magalhães, de Minas Gerais. Nos pés, sapatinhos Melissa.

Fora o grande baile, as Princesas contarão ainda com uma programação animada durante todo o Final de Semana. Chegarão de diferentes destinos um dia antes do baile, até às 12h, e serão recepcionadas com uma festa de boas vindas no Clube Silk Beach. À noite, participarão do ensaio para a marcação da valsa no Club Privilege.

O projeto Fadas Madrinhas é uma produção independente, de iniciativa privada e sem fins lucrativos, das empresárias Liliane Barros Marty Caron, que há 20 anos trabalha com projetos sociais em várias regiões do País, e de Camila Chiari. Esse trabalho social é fruto de muito esforço e luta dessas duas amigas, que com o apoio da cerimonialista Raquel Abdu, realizarão o Baile de Debutantes em parceria pela terceira vez. A primeira edição aconteceu em Belo Horizonte, cidade natal de Camila Chiari, e no ano passado foi realizado em Búzios, cidade onde vive atualmente a orlandina Liliane Barros Marty Caron.

O projeto Fadas Madrinhas, nasceu de um sonho de Liliane Barros Marty Caron. “Há 3 anos sonhei que participava de um grande baile com as meninas das comunidades carentes onde já desenvolvia outros projetos sociais na época. Segui meus instintos, e hoje esse sonho é uma realidade. Acredito nisso, nos meus sonhos, e por quê não nos sonhos destas Princesas?”, comenta Liliane.

Histórias de vida, comportamento escolar e ideias das participantes em favor de uma vida melhor serão pontos fortes para seleção das candidatas. Em edições anteriores, foram recebidos, aproximadamente, dois mil e-mails, onde as meninas contavam seus sonhos, falavam sobre persistência e sobre a importância de nunca desistirem dos seus ideias.

Mais detalhes sobre o projeto Fadas Madrinhas já podem ser acompanhados através das redes sociais, pela Fanpage Baile de Debutantes #projetofadasmadrinhas e pelo Instagram @fadas_madrinhas. O site oficialwww.projetofadasmadrinhas.com.br irá ao ar no dia 16 de dezembro.