sexta-feira, 5 de julho de 2013

Macaé: Prefeitura inaugura Escola Municipal de Dança

Um espaço para democratizar a cultura em Macaé é um dos principais objetivos da Escola Municipal de Dança, que foi inaugurada na noite desta quinta-feira (4), na sede social do Clube Fluminense, no Centro. A partir da próxima segunda-feira (8), os 850 alunos, a partir de três anos, já matriculados, iniciarão suas atividades. Serão oferecidas aulas de balé, jazz, hip hop e contemporâneo.


A Escola Municipal de Dança é um polo de cultura da Fundação Macaé de Cultura (FMC), que funcionará das 8 às 18 horas, com capacidade para atender 1,2 mil estudantes. Durante o evento, o presidente da FMC, Juliano Fonseca, destacou que o espaço desenvolverá as potencialidades afetivas e sociais, além de técnicas. “Foram priorizadas todas as condições adequadas para a realização do ensino como, por exemplo, segurança e conforto. A gestão participativa traz bons resultados. No mês em que Macaé completa 200 anos queremos escrever uma nova história com a comunidade”, ressaltou. 

O vice-prefeito, Danilo Funke, afirmou que o projeto proporcionará aos alunos uma melhor qualidade de vida. “A Escola Municipal de Dança promoverá a arte e a cultura no coração da cidade, em frente à Praça Veríssimo de Mello. Esse espaço é uma grande oportunidade para sonhar”, disse Danilo. 

A inauguração contou com uma intervenção artística de dança, por meio de apresentações de escolas e academias de dança convidadas. 

Também participaram da inauguração a diretora da Escola, Cláudia Tenório, a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, o chefe do gabinete do prefeito Dr. Aluízio, Antônio Luiz Pinheiro Santos, e o gerente de sustentabilidade da Odebrecht, Edney Coutinho, que foi homenageado por bailarinas do polo, já que a empresa é parceira do governo para implantação do espaço. 

A proposta é estimular a formação por meio de uma educação cultural, assegurando a promoção da cidadania. 

A Escola 

O espaço foi adequado com o que há de melhor para a prática: o local possui sistema de piso flutuante para evitar possíveis impactos na coluna, joelho, entre outras partes do corpo, possibilitando maior segurança para os alunos. Além disso, tem três salas climatizadas e proposta pedagógica com aulas planejadas em turnos por nível e idade.

Os alunos terão acompanhamento dos professores de dança e de uma assistente social. Outras informações adicionais podem ser adquiridas pelo telefone: (22) 2772-6386.

Publicidade Blogão dos Lagos - ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM!


Espaço Movement


Em Búzios em frente ao estacionamento do Princesa.
2623-6732



Curta a nossa página e fique por dentro dos nossos preços e promoções.





Visite a nossa Loja. 

Charme Búzios - Centro Comercial Celso Terra.
Faça uma visita - 2623-2007

Beleza e Estilo em um só lugar.

Curta a nossa página!
https://www.facebook.com/pages/Charme-Búzios-bolsas-calçados-e-acessórios/398837436890041











Planos de Saúde e Corretagem de Seguros - Glória Lopes.
Preços Especiais para funcionários públicos, estudantes e empresas.

(22) 9221-1529/8817-0085
(21) 8501-4169

Curta a página e conheça mais promoções.


Já Conhece a Pizzaria Sabor do Dane? 

A melhor de Búzios, na Rua Dourado nº12. 
Cem Braças.

Faça seu pedido. 2623-6775

Curta a fanpage e fique por dentro das promoções.
https://www.facebook.com/pages/Pizzaria-do-Dane/156772794498581












Cabo frio: Tentativa de suborno leva jovem à prisão

Jovem preso tenta subornar policiais com 10 mil reais em dinheiro 

A polícia foi recebida nesta quinta-feira (4) no Bairro Manoel Corrêa a pedradas. Segundo informações da própria polícia, o motim foi incitado pelo jovem Henrique Souza Wiliemem de 18 anos, que logo ao ser identificado fugiu. Com o apoio da Patamo Alfa policiais conseguiram deter o rapaz que portava pistola da marca Imbel calibre 380 com seis munições intactas. 

No momento da prisão, o jovem tria subornado os policiais com o montante de R$10.000,00 em troca de sua liberação. O jovem foi levado à 126ª DP - Cabo Frio, autuado e preso por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de suborno.




Búzios: MP alerta a Prefeitura de Búzios para a convocação de concursados

fonte: G1

O Ministério Público recomendou que a Prefeitura de Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, pare de contratar e comece a convocar os aprovados no último concurso público. A recomendação passou a valer a partir do dia primeiro de julho. Alguns concursados, que passaram na prova feita no ano passado, continuam na espera do chamado.
Esta recomendação do Ministério Público é resultado, também, de uma investigação sobre a contratação de pessoas pela prefeitura. O MP identificou que existem funcionários temporários exercendo função permanente. Segundo a prefeitura, cerca de 2.900 pessoas trabalham no serviço público municipal. Porém, quando a administração foi perguntada sobre quantos são os concursados, os contratos e os comissionados, informou que não tem o levantamento no momento, porque algumas pessoas estão deixando o cargo ou sendo admitidas.
O coordenador de comunicação, Beto Jordão, disse que a recomendação do MP está sendo respeitada. Segundo o coordenador, das 1.415 vagas do edital do ano passado 1.342 foram preenchidas com os aprovados.
Por seis meses, a prefeitura suspendeu as convocações para analisar a legalidade do concurso, mas mesmo durante este prazo, o coordenador explica que os aprovados foram chamados e pessoas foram contratadas para vagas não previstas no edital e para outras que deveriam ser de funcionários efetivos. De acordo com a prefeitura, todos os aprovados do quadro de vagas do último concurso devem ser chamados.
Veja o vídeo: Concursado sem Trabalhar

Búzios: Começa hoje o 12º Festival Gastronômico


Casimiro de Abreu: Claudinei Quirino fala sobre superação para estudantes

A Secretaria de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu, em parceria com o Sesc, apresentou na quinta-feira (4), o Projeto “Driblando Barreiras” no Ginásio Poliesportivo do Bairro Industrial. O convidado foi o ex-velocista e medalhista olímpico Claudinei Quirino, um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos. Ele falou sobre superação de problemas físicos e dificuldades financeiras para vários estudantes.

— Eu tive uma vida dura. Morei em orfanato até os 16 anos e quase segui pelo caminho das drogas. Eu me achava um derrotado, mas consegui mudar o meu destino e ser um campeão dentro e fora das pistas de atletismo. A principal mensagem que gosto de passar para as crianças é que elas digam não às drogas, que lutem por seus objetivos e nunca desistam, mesmo se disserem o contrário —, declarou Claudinei Quirino.

O público formado por estudantes da rede municipal de ensino demonstrou total interesse pela história do campeão de atletismo. Um vídeo com a transmissão da conquista da medalha de prata do Revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, foi exibido para o público presente. Após a palestra, Claudinei abriu espaço para a participação dos adolescentes. Ele fez brincadeiras de saltos e corrida com a criançada pela quadra. 

O workshop “Driblando Barreiras” proporciona à comunidade um contato com pessoas que venceram obstáculos físicos, econômicos e emocionais através do esporte. Sempre na base da força de vontade, da determinação e de grande confiança. Para o secretário de Esporte e Lazer, Robson Mangefesti, trazer um esportista da categoria de Claudinei Quirino para Casimiro de Abreu é muito importante para os jovens.

— Ouvir sobre sua história de vida e seu sucesso profissional, apesar dos obstáculos que enfrentou, é um grande ensinamento. Essas crianças, com certeza saíram daqui pensando no exemplo de homem e esportista que ele é. Isto irá ajudar a refletirem um pouco sobre o futuro — concluiu Robson Mangefesti.

Maricá: Casa de Cultura estreia tributo a Chico Buarque nesta sexta-feira

Será nesta sexta-feira, dia 05/07, às 19h, na Casa de Cultura, a estreia do novo projeto artístico gratuito da Casa de Cultura de Maricá - o Sala Cult - que, em sua primeira edição, irá homenagear um dos maiores nomes da música e da literatura nacionais, Chico Buarque. O projeto seria lançado no dia 21/06, mas foi cancelado devido à manifestação popular realizada em Maricá.

Idealizado pela secretaria municipal de Cultura, o Sala Cult tem o objetivo de oferecer ao público, às sextas-feiras, oportunidades de acesso às várias formas de arte – música, teatro e poesia, por exemplo.

Para marcar a estreia do projeto, a secretaria de Cultura preparou um tributo especial a Chico Buarque. Durante quatro semanas, o músico Ronaldo Valentim vai interpretar as mais célebres obras de Buarque, acompanhado de atores e outros músicos locais. Todas as apresentações são coordenadas pela cantora Dalva Alves, que também irá se apresentar ao lado de Valentim e sob a direção de Álvaro Ferreira. Paulo Ernani (Cajon e textos) e Dalbert Freitas (violino) estão entre os convidados e a cada semana as apresentações terão uma temática específica. Na próxima sexta-feira, dia 05/07, o tema será “A Mulher”, com a participação da violinista Denise Pedrassoli e da cantora Mirene Alves.

Segundo a coordenadora do projeto, a cantora Dalva Alves, os shows são uma forma de valorizar os artistas locais. “Queremos oferecer novas atividades artísticas em nossa cidade, incentivando o trabalho do músico local”, destacou. Segundo ela, a próxima atração da Sala Cult será um tributo a Herbert Viana (vocalista do Paralamas do Sucesso).

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, também ressaltou a importância do novo projeto para o desenvolvimento artístico da cidade. “Por meio de diversos projetos como esse, pretendemos resgatar tradições e valorizar a produção artística local”, frisou.

Programação
No dia 12/07, o projeto apresenta o lado escritor e romântico do músico, compositor, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque. Ronaldo Valentim, na voz e violão, contará com a participação da cantora Roberta Tílio, além de Paulo Ernani (cajon e textos) e Dalbert Freitas (violino).

Na sexta-feira, dia 19/07, será abordado o tema “Na Miscigenação”, com a participação do cantor Ronaldo Valentim, na voz e violão, Paulo Ernani (cajon e textos), Dalbert Freitas (violino) e da cantora Janine Siqueira.

Encerrando o tributo a Chico Buarque, no dia 26/07, o projeto aborda as produções do cantor sob ótica da política, com as apresentações do cantor Ronaldo Valentim, na voz e violão, Paulo Ernani (cajon e textos), Dalbert Freitas (violino), Denise Pedrassoli (violino) e da cantora Dalva Alves.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (21) 2637-1432.

Saquarema: Projeto Mova Brasil

Será realizado na Colônia de Pescadores de Saquarema o “MOVA- Brasil”, projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), que tem como finalidade alfabetizar jovens e adultos, e dessa forma promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa. 

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 05/07, na Colônia de Pescadores (Rua Visconde Baependi, nº 137 – Areal), são necessários os documentos de Identidade e CPF. Para mais informações ligue para: (22) 2651-2790.

Rio das Ostras: Tarifa de transporte público do Município é reduzida

Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 3, o prefeito de Rio das Ostras, Sabino, e os presidentes das cooperativas de transporte coletivo que atuam na cidade acordaram a redução do valor da tarifa do transporte de R$ 1,95 para R$ 1,90. O novo valor começa a vigorar a partir da 0 hora da próxima segunda-feira, 8 de julho. 

Estavam presentes à reunião com o prefeito, Claudio Silva, representante da Coopenseada, João Francisco, da Coopcidade, e Carlos Augusto, da Cooperostras, além do vice-prefeito, Gelson Apicelo, e do secretário municipal de Transportes, Edson Luiz Pereira. 

O decreto fixando a nova tarifa será publicado na próxima edição do Jornal Oficial, nesta sexta-feira, dia 5 de julho.


São Pedro da Aldeia: Feira Regional começa no próximo dia 11






















São Pedro da Aldeia vai receber entre os dias 11 e 21 de julho, das 16h às 00h, a Feira Regional, na Praia do Centro. O evento será realizado com apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Associação Comercial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA).


 A estrutura que será aberta aos visitantes na próxima semana terá estandes do empresariado local, organizados em uma área de 300m². Durante os dez dias de evento, serão oferecidas exposições, barracas de artesanato, decoração, gastronomia e música ao vivo, além de uma mostra de bromélias e orquídeas.De acordo com o Presidente da ACIASPA, Joaquim Antunes, o evento  chega a cidade para impulsionar o comércio no período de férias escolares. 

“Os organizadores entraram em contato com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que nos encaminhou essa demanda. Essa feira já esteve em São Pedro da Aldeia e agora está de volta, para os comerciantes é importante essa motivação, já que a cidade teve uma excelente movimentação com a realização da Semana da Empresa Bacana e com a inauguração da Delegacia Regional da Jucerja”, afirmou.

Conselho Diretor da Agenersa nomeia gerente para a Câmara de Resíduos Sólidos

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) nomeou o servidor Pedro Moitrel Pequeno para o cargo de gerente da recém-criada Câmara de Resíduos Sólidos (CARES). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (03/07).
Pedro Pequeno é funcionário efetivo da Agenersa. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ele tem especialização em Engenharia Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Começou sua carreira profissional na década 1980 como consultor de saneamento, época em que fazia levantamento de população em favelas para projetar redes de água e esgoto no município do Rio. Seis anos depois, Pedro trabalhou para a Prefeitura de Angra dos Reis, também no setor de saneamento básico. Em 2002, Pedro foi aprovado no concurso para engenheiro regulador da extinta ASEP, que deu origem à Agenersa, e estava lotado na Câmara Técnica de Saneamento (CASAN) da Agência.
Decreto estadual criou a CARES na Agenersa
A CARES foi criada por meio do Decreto Estadual 44.217, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 21 de maio. Subordinado à Secretaria Executiva (SECEX), a CARES terá de acompanhar, supervisionar e fiscalizar os contratos de concessão dos consórcios públicos de gestão de resíduos sólidos da Baixada Fluminense e das Regiões Centro Sul, Sul Fluminense, Vale do Café, Noroeste, Serrana 1 e 2 e dos Lagos, iniciativa que envolve 48 cidades, e que também conta com a participação do Estado do Rio de Janeiro. A fiscalização ambiental dos consórcios ficará a cargo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Além da CARES e da CASAN, a Agenersa possui as Câmaras Técnicas de Energia (CAENE) e de Política Econômica e Tarifária (CAPET). São de responsabilidade das Câmaras, acompanhar, supervisionar e fiscalizar o cumprimento das metas formalmente estabelecidas nos contratos de concessão das concessionárias reguladas pela Agenersa.
A Agenersa também é responsável pela regulação, controle e fiscalização dos atuais contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio – CEG e CEG Rio – e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Região dos Lagos – concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos.

Cabo Frio: Técnicos da Vigilância Epidemiológica de Cabo Frio se reúnem com pais e funcionários da Escola Municipal Paulo Burle

O encontro serviu para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre meningite. Luana da Silva Souza, que estudava na escola, faleceu na semana passada, com suspeita da doença

Técnicos da Vigilância Epidemiológica, da secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, se reuniram hoje com pais de alunos e funcionários da Escola Municipal Parque Burle. O encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre meningite, e para apresentar os resultados dos últimos exames realizados com material coletado em Luana da Silva Souza, a menina de 8 anos, que estudava na escola, e que faleceu na semana passada, com suspeita da doença. A escola já havia passado por uma limpeza geral, realizada na terça-feira (2/7), por iniciativa da direção, sob orientação da Secretaria Municipal de Educação, como forma de tranquilizar os pais dos alunos sobre a limpeza do estabelecimento.
Luana da Silva Souza morreu com septicemia, uma infecção generalizada, causada por bactérias que infectam o sangue. O departamento de Vigilância em Saúde agora aguarda o resultado do exame de hemocultura que está sendo realizado no LACEN, no Rio de Janeiro, que indicará o que provocou essa infecção. Exames preliminares, feitos a partir do líquor, utilizado para diagnóstico em casos suspeitos de meningite, realizados na sexta-feira, dia 28/06, já haviam descartado a meningite como causa da morte da criança.
Segundo os técnicos da Vigilância Epidemiológica não há necessidade de fazer vacinação nas crianças ou de interromper as atividades na escola onde Luana estudava. De acordo com a direção as aulas serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.
A secretaria Municipal de Saúde seguiu o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para os casos de óbito com suspeita de meningite porque Luana apresentava todos os sintomas da doença.
- Não podemos aguardar os resultados dos exames para começar a agir, por isso, começamos o tratamento como se fosse meningite, fazendo a quimioprofilaxia nos parentes mais próximos, que tiveram contato íntimo com a menina, e nos funcionários da UPA, que realizaram o atendimento - disse Edilane Medeiros, superintendente de Vigilância em Saúde.
O que é meningite?
Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
Sintomas
a) Meningites virais
Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.
b) Meningites bacterianas
As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.
Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.
Diagnóstico
Todos os tipos de meningite são de comunicação compulsória para as autoridades sanitárias. O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso, para identificar o tipo do agente infeccioso envolvido.
Se houver suspeita de meningite bacteriana, é fundamental introduzir os medicamentos adequados, antes mesmo de saírem os resultados do exame laboratorial. O risco de sequelas graves cresce à medida que se retarda o diagnóstico e o início do tratamento. As lesões neurológicas que a doença provoca nesses casos podem ser irreversíveis.
Recomendações
Cuidados com a higiene são fundamentais na prevenção das meningites. Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;
Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. Não fique na dúvida: criança chorosa, inapetente e prostrada, que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência.

Região: Municípios da Baixada Litorânea terão atendimento médico aprimorado

fonte: G1

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) oficializou  uma parceria com o Consórcio Itermunicipal da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro na próxima quinta-feira (4) para aprimorar o serviço de atenção à saúde cardiovascular em toda a região.
A proposta é oferecer suporte, aplicar instruções e incentivar melhorias no atendimento às doenças cardiovasculares na rede de saúde dos municípios integrantes da Baixada Litorânea (Cabo FrioArmação dos BúziosRio das OstrasMacaéCasimiro de AbreuAraruama,SaquaremaSão Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Iguaba Grande).
Na primeira etapa, que deve estar pronta até o fim do ano, serão montadas salas de telemedicina no INC e nas cidades-polo. O Instituto dará instruções e orientará as equipes através de videoaulas e, em casos específicos, presencialmente. Na segunda etapa, o foco será a capacitação de todos os profissionais e a ampliação das estruturas da região por meio da gestão consorciada já existente nesses municípios.
A expectativa é que a rede de saúde da Baixada Litorânea esteja capacitada em todos os níveis de atendimento até 2016, incluindo a ampliação de cirurgias cardiovasculares complexas realizadas na região. Até lá, o piloto do projeto vai ser realizado em Cabo Frio e Arraial do Cabo, que receberão maior estrutura e capacidade de expansão.

Caso Evo Morales/Edward Snowden mostra que União Europeia é um engodo político e diplomático, sempre subserviente às exigências de Washington

Por Salim Lamrani
O caso Edward Snowden está na raiz de um grave incidente diplomático entre a Bolívia e vários países europeus. Por ordem de Washington, França, Itália, Espanha e Portugal proibiram o avião presidencial de Evo Morales de sobrevoar seus territórios.
1 – Depois de uma viagem oficial à Rússia para assistir a uma cúpula de países produtores de gás, o presidente Evo Morales pegou seu avião para voltar à Bolívia.
2 – Os Estados Unidos, pensando que Edward Snowden, ex-agente da CIAe da NSA, autor das revelações sobre as operações de espionagem de seu país, estava no avião presidencial, ordenou que quatro países europeus – França, Itália, Espanha e Portugal – proibissem que Evo Morales sobrevoasse seus respectivos espaços aéreos.
3 – Paris cumpriu imediatamente a ordem procedente de Washington e cancelou a autorização de sobrevoo de seu território, que havia outorgado à Bolívia em 27 de julho de 2013, enquanto o avião presidencial estava a apenas alguns quilômetros das fronteiras francesas.
4 – Assim, Paris colocou em perigo a vida do presidente boliviano que, por falta de combustível, precisou fazer uma aterrissagem de emergência na Áustria.
5 – Desde 1945, nenhuma nação do mundo impediu um avião presidencial de sobrevoar seu território.
6 – Paris, além de desatar uma crise de extrema gravidade, violou o direito internacional e a imunidade diplomática absoluta da qual todo chefe de Estado goza.
7 – O governo socialista de François Hollande atentou gravemente ao prestígio da nação. A França aparece diante dos olhos do mundo como um país servil e dócil que não vacila um instante sequer para obedecer as ordens de Washington, contra seus próprios interesses.
8 – Ao tomar tal decisão, Hollande desprestigiou a voz da França no cenário internacional.
Edward Snowden nunca esteve no avião de Evo Morales (Imagem: Reprodução)
9 – Paris também se tornou alvo de piada no mundo inteiro. As revelações feitas por Edward Snowden permitiram descobrir que os Estados Unidos espiavam vários países da União Europeia, entre os quais a França. Diante dessas revelações, François Hollande pediu pública e firmemente a Washington que parasse com esses atos hostis. Ainda assim, por debaixo dos panos, o Palácio do Eliseu seguiu fielmente as ordens da Casa Branca.
10 – Depois de descobrir que se tratava de uma informação falsa e que Snowden não estava no avião, Paris decidiu anular a proibição.
11 – Itália, Espanha e Portugal também seguiram as ordens de Washington e proibiram Evo Morales de sobrevoar seu território, antes de mudar de opinião, quando souberam que a informação não era verídica, e permitir que o presidente boliviano seguisse sua rota.

fonte: pragmatismo político

Búzios: Guarda Municipal de Búzios comemora aniversário de dez anos com inauguração de nova sede


Cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4

Como parte da comemoração pelos dez anos de existência da Guarda Municipal de Búzios, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4 de julho, a inauguração da nova sede da corporação, evento que contou, ainda, com a apresentação do novo uniforme da guarda e da frota recuperada. A comemoração de aniversário foi iniciada no último domingo, dia 30 de junho, com atividades religiosas, e prossegue até o próximo sábado, dia 6, a partir das 10h, com a realização de uma confraternização para os guardas e familiares, em Baía Formosa.
O evento teve a presença do Prefeito André Granado e de diversas autoridades municipais, dentre elas os Secretários Municipais Geraldo Borges (Ordem Pública); Pedro Anderson (Administração) e Claudia Carrilho (Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda); do Tenente Carvalho, comandante da Polícia Militar de Búzios; do subcomandante da corporação, Washington Silva, e de representantes da Procuradoria Geral do município.
Localizada em frente à Praça Santos Dumont, no Centro, a nova sede engloba salas para monitoramento com câmeras, salas para telefonia de emergência (199 e 153), sede para o programa Cuca Fresca (que realiza educação no trânsito e prevenção primária ao uso de drogas na infância e adolescente), alojamento e inspetoria geral da corporação. No local, é possível ver, ainda, a frota restaurada pela atual gestão municipal e que inclui nove viaturas, quatro motos e um microônibus. Os veículos têm sido usados para o patrulhamento de toda a cidade realizado pelo efetivo da corporação, atualmente composto por 265 GMs - 234 homens e 31 mulheres – e 28 Guardas Patrimoniais.
Totalmente reformulada, a Guarda Municipal de Búzios vive uma nova fase: em dez anos de existência, é a primeira vez que o uso do uniforme atende a uma regulamentação (decreto nº 78), publicada no Boletim Oficial do município, em 21 de junho. Além de facilitar a identificação dos agentes nos trabalhos nas ruas, o fardamento visa padronizar o efetivo que trabalhava sem unidade. Outra mudança, elogiada pela população, é o atendimento diferenciado aos estudantes e turistas, com a realização de rondas escolares e turísticas que garantam a segurança nos locais de maior movimentação da cidade.
Nos últimos seis meses, o setor sofreu uma reestruturação sem precedentes. Além de ter dobrado o efetivo e investido na reforma das viaturas em se encontravam em estado precário, foi replanejada a atuação dos guardas que, agora, trabalham em duplas e estão presentes em todo o município. Também foi realizado um curso de capacitação voltado para os novos guardas municipais, recém-convocados em dezembro e oriundos do último concurso público realizado no município. Ao todo, 109 novos agentes participaram do curso que incluiu aulas teóricas e práticas sobre noções de primeiros socorros, segurança física das instalações, Direito Civil e Penal, combate a incêndios e técnicas de abordagem, dentre outros temas.
Durante a solenidade desta quinta-feira, o Prefeito André Granado, recebeu uma homenagem simbolizando a gratidão dos guardas pelas melhorias no setor. O Chefe do Executivo recebeu a camisa e o boné da Guarda das mãos do comandante da Guarda Municipal, Gilberto Martins, e agradeceu pelo trabalho prestado, com garra e determinação, pelos agentes municipais:
“Bom dia a cada guarda municipal desta cidade que, com muita determinação e amor ao trabalho, vem mudando a realidade de Búzios. Estou de passagem como Prefeito, mas sou médico concursado e é meu compromisso com os senhores, assim como com todos os trabalhadores de Búzios, oferecer condições dignas de trabalho. Sei que as expectativas são enormes e que muitos ainda têm desconfiança e descrença, mas, pouco a pouco, estamos cumprindo nossas metas. Prova disso é que, em seis meses, caminhamos a passos largos, muito largos. Os próximos índices do nosso município, em várias áreas, vão mostrar isso”, afirmou o Prefeito.