segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Região] Alerj votará proposta que retira Monte Alto dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol



A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj deve votar na próxima quinta-feira, 10, o projeto de Lei 1546, que retira a área de Monte Alto, distrito de Arraial do Cabo, dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol.

 O Projeto de Lei é de autoria do Deputado Cabo-friense Jânio Mendes (PDT), que justifica a proposta tendo como base o crescimento população da localidade e com isso a necessidade de receber melhorias, com a implantação de equipamentos urbanos.

"Essa votação é muito importante, porque significa o fim da ameaça do despejo e dos tratores. Ela representa a garantia da instalação da água, da energia elétrica e da titularidade da área para aqueles moradores", ressaltou o parlamentar.

 Caso a proposta seja aprovada, o órgão gestor da Unidade de Conservação, promoverá, em até 180 dias, a adequação do Plano de Manejo do Parque Estadual da Costa do Sol aos novos limites estabelecidos por esta Lei.


UPA de Araruama e Hospitais da Criança e da Mulher tem atendimento precário

Pacientes de Araruama e Cabo Frio estão com problemas para conseguir atendimento da saúde pública. A unidade de Pronto Atendimento de Araruama está com atendimento restrito, enquanto os Hospitais da Criança e da Mulher, em Cabo Frio estão com atendimento paralisado.
            Em Araruama, apenas atendimentos de emergência estão sendo realizados. Segundo funcionários, a unidade está sem materiais básicos para o atendimento, além dos funcionários estarem com salários atrasados.
            O problema já dura a dias. Na semana passada, uma manifestação foi realizada pelos funcionários cobrando uma solução das autoridades competentes, mas mesmo assim, não houve nenhuma mudança no quadro.
 O município culpa o Governo do Estado pela falta de repasse de verbas, que não ocorre há 19 meses, segundo a Prefeitura. A dívida, segundo o município, é de R$ 12 milhões.
            Já em Cabo Frio, o Hospital da Criança, no Guarani, assim como o Hospital da Mulher, no Braga, iniciaram a semana sem atendimento. Isso porque os médicos não estariam realizando novos atendimentos, por conta do atraso dos salários. Apenas pacientes já internados estariam recebendo a supervisão dos médicos.

A situação é a mesma de uma semana atrás, quando os atendimentos também foram paralisados por falta de médicos de plantão.