quinta-feira, 11 de abril de 2013

Búzios: Marc Jacbos e o namorado Henry Louis



Marc Jacobs aproveitou uma das praias de Búzios, no Rio de Janeiro, ao lado do namorado Harry Louis, nesta quarta-feira, 10. O casal curtiu a paisagem, passeando de lancha em um clima bem romântico.
O estilista da Louis Vuitton veio ao Brasil para comemorar seus 50 anos, completados na terça-feira, 9. No final de semana, o casal demostrou todo seu amor, trocando beijos na varanda de um hotel e nas areias da praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade.

Búzios: Sebrae lança roteiro turístico Rio Serra Mar na cidade



por Secom Búzios
Na terça-feira, dia 9, foi lançado, no hotel Rio Búzios, o projeto de desenvolvimento do turismo “Roteiro Rio Serra Mar, um mundo de emoções, um único caminho”. O projeto é uma estratégia de comunicação para desenvolver roteiros turísticos nos nove municípios participantes, roteiros integrados e plano de marketing regional.
Os empresários do setor de turismo e da Secretaria de Turismo presentes no hotel assistiram a apresentação do projeto e a palestras com as tendências e informações do mercado de turismo internacional e nacional. Foram apresentados dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, que ressaltaram a importância no desenvolvimento de novos produtos turísticos para aumentar o fluxo do turista doméstico, gerar novas oportunidades de trabalho e renda na região e diversificar a oferta turística. O Sebrae espera com este projeto atender a mais de 250 empresas nos nove municípios envolvidos, aumentando a competitividade e lucratividade da região.
Representando o Prefeito André Granado e o Secretário de Turismo José Márcio, o Subsecretário de Turismo Anderson Akel esteve presente no evento e destacou o novo momento que a cidade está vivenciando com a união entre as associações de hotéis, hoteleiros e o poder público.
“A Secretaria de Turismo está aberta a todos os empresários e trabalhadores do turismo que tenham projetos e ideias que contribuam com o desenvolvimento do setor no município. É um desejo do Prefeito André Granado integrar os diversos segmentos que trabalham com o turismo da cidade, fortalecendo, ainda mais, o potencial turístico de Búzios”, disse o Subsecretário.


Crédito das fotos: Marcelo Dutra

LBV Cabo Frio: Parceria entre o projeto Crescendo com o Esporte e LBV



por André Luiz Fernandes

Recentemente a Legião da Boa Vontade (LBV) de Cabo Frio firmou uma importante parceria com o Projeto Crescendo com o Esporte. As crianças e adolescentes estão tendo aulas de esporte de quadra (futsal, handebol, vôlei e basquete), de artes marciais (Judô) e Capoeira na sede da entidade, que fica na Avenida Joaquim Nogueira nº 772 em São Cristóvão.
A LBV também oferece aos assistidos o Programa de Capacitação e Inclusão Produtiva - Curso de Informática (windows, word, excell e internet) e o Programa Espaço de Convivência de Adultos – Curso de Manicure e Chinelo decorado - desenvolvido pela instituição e que tem o objetivo de preparar jovens e adultos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social em decorrência da pobreza, discriminação e outros problemas sociais.

As inscrições estão abertas de 2ª a 6ª feira das 08 às 17h no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV para crianças a partir de 05 anos e adolescentes (12 a 17 anos) no contra turno escolar e adultos. 

Cabo frio: Atividades esportivas no Poliesportivo de Tamoios têm inscrições abertas


Projeto "Crescendo com o Esporte" é desenvolvido numa parceria da Secretaria de Esportes e da CODESTAM
 por Katiyuscia Chaparral
Já foram abertas no ginásio poliesportivo “João Augusto”, em Tamoios, as inscrições para diversas modalidades esportivas  oferecidas gratuitamente através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cabo Frio, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), através do projeto "Crescendo com o Esporte"
A prática esportiva no Distrito de Tamoios vem sendo disseminada através da grande variedade de modalidades oferecidas à população, e com a promoção de campeonatos em Tamoios. As inscrições estão abertas  para aulas de tai-chi-chuan; muay thai; judô; kung fu; jiu-jitsu: capoeira; futebol; futsal; beach soccer; vôlei; e balé.
As matriculas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h as 11h e das 14h as 17h, sendo necessários Xerox da identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e atestado médico; o atestado pode ser apresentado em até 30 dias, a contar da data da inscrição. No caso das crianças é necessário também que o responsável apresente a declaração escolar.

Cultura: "Perdoa-me por me traíres" em cartaz no Teatro de Cabo Frio


Texto de Nelson Rodrigues conta a história da adolescente Glorinha, que perdeu a mãe, assassinada por seu tio Raul


 por Nícia Carvalho
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e o Teatro Inah de Azevedo Mureb apresentam nesta quinta-feira, 11, a peça “Perdoa-me por me traíres”, às 20hs, com entrada franca. O espetáculo é uma montagem da Cia. Teatral Casa dos Azulejos e conta com a direção de Nelson Yabeta.
No texto, a adolescente Glorinha é objeto de desejo do assassino e por isso é vigiada por ele, sob o pretexto de preservar sua castidade. Inesperadamente entretanto, conduzida por Nair, uma colega de escola que é prostituta, sua sobrinha acabasse conhecendo e fascinada pelo mundo dos bordéis, ao mesmo tempo em que prepara uma terrível vingança contra o tio.
A peça se passa no presente e na memória. No presente se dá a história de Glorinha, que acompanha Nair até uma clínica de aborto e, no plano da memória, o autor revive o momento em que Raul conta a Glorinha o real motivo da morte de sua mãe.
Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte
Telefone: 22 2645.4472
Funcionamento da secretaria: de seg a sex, de 9h às 17h, sem interromper o atendimento durante o horário de almoço
Ficha Técnica
“Perdoa-me por me traíres”
Data: 11 de abril
Horário: 20h
Entrada Franca 

Maricá: Cultura terá programação intensa em abril


por Fernando Uchôa

A programação cultural de Maricá no mês de abril promete. Na Casa de Cultura de Maricá, sempre às quartas-feiras às 19h30, serão apresentados os filmes “Iracema, uma Transa Amazônica” (10/04), “Os Donos da Mata” (17/04), “Copa Vidigal” (17/04), e o clássico “Macunaíma” (24/04). A ação é consequência do sucesso de público registrado nos festivais Chaplin e Mazaroppi, que marcaram a retomada do Cineclube Henfil, que funciona na Casa de Cultura.

No dia 13/04, a partir das 20h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, o MC Meia Noite detona o Funk da Paz, no projeto “Animando as Comunidades” – que tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e Cultura. No mesmo sábado, das 10h às 13h30min, o Núcleo de Pesquisas e Consultoria Universitária (NUPEC) apresentará o filme “Efeito Reciclagem”, com debate no final da exibição.

Em programação extra, no dia 25/04, a secretaria municipal de Ações para os Idosos fará uma sessão de cinema para o público da terceira idade na Casa de Cultura, com exibição do filme “Morangos Silvestres” (obra emblemática do diretor sueco Ingmar Bergman, que trata do envelhecimento, através das lembranças dos protagonistas). Para participar, os interessados devem ligar para o telefone 9825-9559.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita
, a secretaria está buscando integrar artistas e pensadores do município para promover a criação coletiva e o acesso democrático da população à cultura produzida na cidade. “Dentro de um mês começam as inscrições para um curso de Formação Política e Social, com nomes como Carlos Eugênio, Luiz Spinelli e Pablo Spinelli, sob a coordenação do filósofo e historiador Marcos de Dios”, exemplifica o secretário. “Estamos caminhando a passos largos”, concluiu.

foto: Fernando Silva

Búzios: Prefeitura inicia curso de capacitação para 109 guardas municipais



Aprimoramento visa qualificar os novos agentes convocados em dezembro
           por Secom Búzios
Teve início na última segunda-feira, dia 8, e segue até o dia 7 de julho, um curso de capacitação para novos guardas municipais, recém-convocados em dezembro e oriundos do último concurso público realizado no município. Ao todo, 109 novos agentes participam da capacitação que inclui aulas teóricas e práticas sobre noções de primeiros socorros, segurança física das instalações, Direito Civil e Penal, combate a incêndios e técnicas de abordagem, dentre outros temas. Com parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.
            A aula inaugural do dia 8, realizada no Colégio Municipal Paulo Freire, contou com a presença do Prefeito André Granado, dos secretários Municipais de Ordem Pública (Geraldo Borges) e de Administração (Pedro Anderson), do comandante da Guarda Municipal, Gilberto Martins, e do subcomandante da corporação, Washington Silva. Com um efetivo atual de 272 guardas municipais e 28 guardas patrimoniais (antigos vigias), a Guarda Municipal de Búzios objetiva, com o curso, oferecer qualificação aos guardas nomeados no final do ano passado que não receberam a formação necessária.  
“Quando foram convocados em dezembro, os novos guardas deveriam ter passado por um curso de formação, conforme exige o Estatuto da Guarda Municipal, entretanto, isso não aconteceu. Não houve esta preocupação por parte da gestão anterior. Ao assumir o Executivo, o Prefeito André Granado determinou a elaboração do curso iniciado esta semana. Para começarem a trabalhar, colocamos, desde janeiro, os agentes novos atuando junto com os mais experientes para irem aprendendo e se adaptando à função”, explicou o comandante da Guarda Municipal.  
O curso tem como destaques aulas sobre abordagem ao cidadão, preenchimento de notificações e autos de infração: “O guarda municipal não pode aplicar multas mas tem a responsabilidade de orientar os condutores a respeitarem o Código de Trânsito. Para isso, ele também precisa saber como abordar as pessoas, de forma adequada e com gentileza, mas impondo respeito. A capacitação visa oferecer a técnica ao agente, mas também ensiná-lo a tratar a população devidamente”, completou o comandante.

Nova sede – Dentro da meta de reestruturação da corporação, a Guarda Municipal ganhará uma nova sede, em breve. Em fase de planejamento das obras, a previsão é que, até maio, o setor esteja devidamente instalado no Centro da cidade, em um imóvel localizado em frente à Praça Santos Dumont. “Junto com a nova sede, os agentes também poderão ser vistos, futuramente, com um novo uniforme. A farda vai facilitar a identificação do agente nos trabalhos nas ruas e padronizar todo o efetivo, que, até então, vinha trabalhando sem esta unidade”, destacou Gilberto Martins.  
           
           
Crédito das fotos: Marte Oliveira

Saquarema contra a dengue




O final do verão foi marcado com muita chuva, e com isso casos de dengue estão sendo registrado em todo o estado. Pedimos a colaboração de todos no combate. Temos que acabar com todos os focos de acúmulo de água, que são os locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. E atenção: A dengue é uma doença grave e que pode matar. Os sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea, falta de ar e tosse seca. Ao sentir esses sintomas, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo de sua residência. Combater a dengue é um dever de todos! 

Saúde em Macaé: 190 mil atendidos em três meses


por Secom Macaé

Com uma população com cerca de 200 mil habitantes, a saúde pública em Macaé tem sido uma das prioridades do governo municipal. Neste primeiro trimestre, o número de atendimentos na rede foi de 190 mil, entre emergência, odontológico e ambulatorial. Os esforços têm sido direcionados na qualificação de profissionais, do atendimento e da ampliação dos serviços de atenção básica, como promoção e prevenção da saúde.

O desenvolvimento econômico da cidade, que somente nos últimos dez anos cresceu 600%, requer constantes aprimoramentos da administração pública em diferentes setores, e a saúde é um dos que mais sentiram os impactos de uma população que em 22 anos saltou de cerca de 100 mil em 1991 para 206 mil em 2013. Para atender essa demanda, estão sendo previstos investimentos significativos para ampliar as estratégias de prevenção como o Saúde da Família, que atualmente conta com 25 equipes de atendimento e a previsão é chegar a 81 até 2016, abrangendo 94% da população.

“A Saúde é a nossa grande prioridade, pois temos consciência que é um dos pontos mais críticos a serem enfrentados pelo governo. Determinamos a realização de uma auditoria completa no setor para fazer uma análise de todos os serviços contratados. Também criamos um Comitê de Gerenciamento de Crise para identificar as demandas mais urgentes e o que precisa ser feito de imediato para amenizar a situação da saúde do município. Estamos empenhando todos os nossos esforços e, diferente do que aconteceu durante anos, queremos assegurar que a população não seja mais penalizada por conta disso”, afirma Dr. Aluízio, prefeito de Macaé.

A rede pública do município tem sido referência na região, absorvendo boa parte do atendimento médico dos municípios vizinhos e acidentados da BR-101. A cidade conta com dois hospitais próprios, o Hospital Público de Macaé (HPM) e Hospital da Serra, que garantem junto com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas nos bairros do Lagomar e da Barra, os prontos socorros do Parque Aeroporto, e Centro e a Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), condições para o pronto atendimento em situações de urgência e emergência. Somente os prontos socorros foram responsáveis por mais de 25 mil atendimentos neste primeiro trimestre.

O Parque Aeroporto, um dos mais populosos da cidade, foi beneficiado com melhorias e ampliação do pronto socorro, realizado este ano. O local está funcionando em novo prédio, com mais conforto e instalações humanizadas e recebeu ainda uma sala de hidratação para a dengue, contribuindo para aproximação da oferta de saúde pública. A meta ainda para este semestre é de que outras unidades ganhem salas de hidratação.

Respeito na saúde para todos

A Central de Regulação de Ambulância, através do chamado 192, é custeado integralmente com recursos municipais e tem como principal objetivo o socorro domiciliar e a transferência intra-hospitalar. O serviço conta com equipes preparadas com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas.
Em Macaé, a população conta ainda com sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros: Miramar, Colônia dos Pescadores, Maringá, Imboassica, São José do Barreto, Novo Cavaleiros e Morro de Santana. Além dessas unidades, o município oferece atendimento especializado nos Centros de Saúde Dr. Jorge Caldas e Dr. Moacyr Santos. Mulheres e crianças também recebem atendimento qualificado nos núcleos nos bairros Aroeira e Barra.