quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O poder das mídias sociais nos negócios



A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro de um cenário inserido em um mundo globalizado. O fato se deve à intensidade da ação atrelada a tecnologia e a informação. Uma das ferramentas que favorecem a flexibilidade da comunicação são as mídias sociais.
Estas representam redes on-line elaboradas com a intenção de aprimorar a interação por meio do compartilhamento de notícias e informações de diversos segmentos e formatos. Os conteúdos podem ser publicados por qualquer pessoa. Além disso, não é necessário um alto investimento de capital financeiro, já que a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão.
Pesquisa
Com o objetivo de traçar um panorama referente à utilização das mídias sociais como ferramenta de apoio negócios no segmento B2B, o Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) aplicou uma pesquisa aos profissionais (gerentes e diretores) das áreas de comunicação, marketing e vendas. As perguntas foram aplicadas na primeira semana de abril e contou com a colaboração de quase 300 líderes.
Por meio do estudo o Instituto conseguiu elaborar um panorama de como as empresas estão utilizando as redes sociais como apoio as vendas e aos negócios, se as redes estão sendo utilizadas de forma efetiva, se não estão sendo usadas o motivo do desuso e a tendência para os próximos anos. De acordo com o estudo, a maioria das empresas utilizam as redes sociais como ferramenta de apoio. Os números apontam que a tendência esta ligada a expansão progressiva no uso deste tipo de rede.
Os itens deste estudo incluem:
- O segmento das empresas que responderam a pesquisa.
- As mídias sociais mais usadas nas empresas como apoio aos negócios.
- Quais áreas são responsáveis pelo monitoramento e atualização destas mídias.
- O motivo pelo qual as empresas utilizam as redes sociais.
- No caso de empresas que não trabalham com a ferramenta, os motivos pelos quais as empresas não aderiram o uso das mídias sociais.
- O peso que as mídias sociais possuem no planejamento estratégico das empresas.
- Que tipo de conteúdo as empresas divulgam nas mídias.
- A linguagem usada nas mídias para o segmento B2B.
- Interação das áreas das empresas.
- Os investimentos anuais neste tipo de ação.
As empresas pesquisadas têm adotado as ferramentas de mídias sociais, pois perceberam que poderia ser um utensílio inovador e barato. Além disso, o cliente deseja entrar em um novo universo, entender mais, interagir, discutir, trocar informações sobre os produtos ou serviços oferecidos.
O Ibramerc aplicou a pesquisa à quase 300 profissionais da área. A pesquisa aplicada no início de abril ouviu empresas de diversos segmentos. Entretanto a maior parte dos entrevistados está ligada ao segmento de manufatura com 40% das respostas. Em seguida, serviços com 36% e varejo, bens de consumo e transporte com 17%.

A informação rápida somada ao resultado instantâneo faz com que as empresas invistam em mídias sociais com o intuito de facilitar trabalhos relacionados aos negócios e vendas. De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados afirmaram desenvolver e utilizar algum tipo de trabalho nas mídias sociais.
Além desta informação o estudo traçou quais redes têm sido utilizadas neste segmento. Por possuir o maior número de funcionalidades como mensagens, publicações, comentários, músicas, vídeos, calendário de eventos, comunidades, além da facilidade no manuseio, o Facebook tem sido a ferramenta mais usada pelas empresas como forma de aprimorar os negócios B2B, com 20% das respostas escolhidas pelos usuários.
O Twitter ficou na segunda posição com 17% dos entrevistados. Também foram citados Linkedin, Youtube, Orkut, Blog entre outros. Apesar do Linkedin ser uma ferramenta forte nos negócios B2B, a mídia ficou em penúltimo lugar, só ficou atrás do Flickr.


Os investimentos nas redes sociais por parte das empresas B2B é mais que comprovado, já que 71% dos profissionais afirmaram possuir uma área responsável pelo monitoramento e atualização das mídias. Este fato revela que os líderes têm atribuído importância à ferramenta.
Além disso, a pesquisa traçou quais áreas costumam ser responsáveis pela implantação e atualização dos conteúdos nas redes sociais. Constatou-se que o fato de estar ligada diretamente à estratégia de marketing e vendas, a área de marketing dentro das empresas é, na maioria das vezes o setor que domina a ferramenta postando informações, atualizando conteúdos, implementando ações nas mídias sociais e interagindo com clientes.
Entende-se que a ação de manter as redes sociais atualizadas e monitoradas é simples de administrar, já que apenas 8% dos profissionais entrevistados afirmaram contratar serviços terceirizados para executar a ação.


Dentre os motivos que impulsionam o uso das mídias sociais nas empresas B2B estão manter relacionamento com empresas do mesmo ramo, conjugar interação nas redes sociais, em eventos presenciais e alimentar o CRM da empresa.
Entretanto o principal motivador de tal investimento está ligado diretamente à ampliação dos efeitos de projetos de marketing já existentes. De acordo com a pesquisa, a maioria (28%) dos gerentes e diretores, que respondeu esta questão afirmou utilizar a mídia como apoio ao marketing e ideias já elaboradas.
A informação é evidente já que a área de Marketing, como dito anteriormente, é considerada a principal responsável pelo monitoramento e atualização das redes sociais dentro das empresas dos segmentos B2B.
Outro motivo que estimula o uso destas ferramentas é a preocupação em fazer e manter o networking, tanto on-line como off-line, com 17% das respostas.

Do total de profissionais que responderam não trabalhar com a ferramenta, 23% afirmaram que não utilizam as mídias sociais porque os clientes também não possuem redes sociais ativas. Dentre a pequena minoria que não trabalha com redes sociais, a maior parte acredita no sucesso da ferramenta, já que apenas 8% disseram não confiar nos efeitos finais.

As empresas de todo o Brasil têm usado com mais frequência as mídias sociais como apoio às vendas e aos negócios B2B. Entretanto, a ferramenta não possui grande importância nos planejamentos estratégicos das empresas, já que a maioria dos entrevistados (73%) atribuiu peso de 1 a 5 ao uso do instrumento. Apenas 1% das respostas equivale ao peso 9 e 10.


Nos negócios B2B os conteúdos divulgados nas redes sociais são restritos ao público alvo. Por essa razão, 25% dos líderes da área afirmaram publicar somente informações ligadas ao nicho em questão, assim as informações são bem trabalhadas e direcionadas.
Além disso, 24% disseram fornecer conteúdos interessantes como depoimentos em vídeos ou informação referente à empresa. Apenas 15% disseram tratar de temas amplos ligados ao mercado em geral.

As mídias sociais são consideradas ferramentas relativamente novas, portanto não existe um padrão na forma de comunicação. De acordo com a pesquisa, 43% dos profissionais responderam não possuir uma linguagem específica. Apenas 19% afirmaram usar linguagem informal e 38% usam formalidade no tratamento.
Apesar do crescimento no uso das mídias sociais como ferramenta de apoio aos negócios B2B, não há influência mutua dentro das empresas. O poder de interação nas mídias sociais ainda é centralizado. Ou seja, apenas uma área mantém a influência nas redes de acordo com 64% dos entrevistados. Além disso, a pesquisa traçou qual área dentro das empresas costuma interagir nas mídias sociais respectivas à própria empresa.
De acordo com o estudo, 51% dos entrevistados afirmaram que as áreas de marketing e comercial são as que mais interagem com a ferramenta. Sendo 27% Marketing, 24% comercial e 31% outras áreas como assitência técnica, desenvolvimento, unidades de negócio, projetos, presidência, call center, diretoria, comunicação, planejamento de produtos, pesquisa, tecnologia da Informação e Qualidade.

Os gastos anuais com as ferramentas de redes sociais são baixos, entretanto a maior parte das empresas não possui gastos fixos por ano. Segundo a pesquisa, apesar do aumento no uso das mídias sociais como ferramenta de apoio aos negócios B2B, as empresas não possuem investimentos fixos anuais para este tipo de ação. 55% dos entrevistados afirmaram não ter gastos e investimentos anuais com redes sociais e 23% possuem um gasto de até 50 mil reais por ano.

Conclusão
No Brasil as empresas têm usado com mais frequência as mídias sociais como utensílio de marketing e apoio às vendas. 84% dos profissionais ouvidos na pesquisa afirmaram utilizar a ferramenta como forma de interação com o cliente.
Entende-se que a ferramenta é importante, ajuda no número de vendas, mas não é considerada essencial na conclusão dos negócios. Isto porque a pesquisa apontou que apesar do uso ser mais frequente, o peso atribuído às mídias sociais quando se tratando de planejamento estratégico ainda é baixo.
Outro fator que impulsiona o uso destas mídias está relacionado aos investimentos e gastos anuais. Por ser um veículo on-line os investimentos monetários na ferramenta são considerados pequenos, as empresas e clientes interagem de forma simples, instantânea e barata. O estudo apontou que 55% dos profissionais não possuem um gasto fixo anual e a minoria (6%) investe mais de 300 mil reais por ano.
Das poucas empresas que ainda não aderiram às mídias sociais, 23% afirmaram que só não as usam porque os clientes também não as possuem. Fica claro que este cenário sofrerá mudanças, pois com linguagem simplificada, interação instantânea e atualizações frequentes o uso das mídias sociais como ferramenta de apoio ao marketing e vendas tende a crescer nos próximos anos.

Rio das Ostras, RJ, sedia sétima edição do 'A Música da Cidade'



A sétima edição do ‘A Música da Cidade’, que acontece na Lagoa de Iriri, na cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promete animar moradores e turistas neste final de semana.
O projeto surgiu de iniciativa de artistas locais, que procuravam um espaço para expor seus trabalhos. Da primeira edição, realizada em abril deste ano sem grandes pretensões, o evento virou movimento e ficou marcado e agendado no calendário do município, com apresentações todos os últimos sábados de cada mês. Sempre um DJ, uma banda da região e mais duas locais se intercalam no palco montado na Lagoa.
A sétima edição ‘A Música da Cidade’ acontece neste sábado (27), a partir das 14h, com apresentações do DJ Jada, de Rio das Ostras; da banda Big Washington Blues, de Cabo Frio; e de Diogo Spadaro e Julio Bobnye, ambos de Rio das Ostras.
Como surgiu o evento
A Música da Cidade 2 (Foto: Divulgação)Primeira edição do evento (Foto: Divulgação)
“Eu sou cantora e o Iran BZ é um músico da cidade. Nós dois tínhamos o objetivo de fazer um show na Lagoa do Iriri, já que o espaço é utilizado uma vez por ano durante o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. A partir daí, fomos tentar angariar apoio para conseguir estrutura. Conseguimos realizar o show em abril, com apoio da Fundação de Cultura. Após este evento, os músicos e artistas locais nos procuraram para saber como conseguimos, com o objetivo de dar continuidade”, explicou Renata Cabral, cantora, estudante de produção cultural e uma das idealizadoras da manifestação cultural.
De acordo com Renata, a partir da primeira iniciativa, os artistas resolveram continuar e transformar o evento regular na cidade para dar oportunidade a outros músicos. “Foi uma oportunidade para outros artistas. Escolhemos garantir a participação de bandas também da região para promover um intercâmbio cultural”, completou.
De acordo com Renata, o objetivo é ajudar a resgatar a cultura local. “Não nasci aqui, mas me considero de Rio das Ostras. A intenção é reunir essas pessoas para que fomentem o crescimento cultural da cidade e atentem para questões como a democratização do acesso à realização de projetos e para a necessidade de políticas públicas culturais. A iniciativa acaba gerando um olhar melhor da parte pública para essas questões”, destacou Renata.
A primeira edição em abril contou com a apresentação da própria Renata Cabral, de Iran BZ, DJ Jada e da banda Marraio, de Nova Friburgo.
A Música da Cidade 3 (Foto: Divulgação)Cariobacanas Band, na 6ª edição (Foto: Divulgação)
Nas seis edições anteriores passaram pelo palco do evento: DJ Victor Hugo Mafra, Gui Fleming (São Paulo), Aurélio Lisboa, Vitrola Digital, DJ Tata Ogan (Niterói), Maestro Jorge Ramos (Rio de Janeiro), Nós do Blues, Carlo Filipe, DJ Bagam, Banda Rarefeito (Macaé), Zequinha Mello e os Cogumelos, Strada e Terra, DJ Alexandre Lira, Coletivo Só pra Moer (Macaé/R.O.), Jassambô, Taís Macedo, DJ Azul, The Cariobacanas Band (Barra de São João), Força Viva Riddim e Indic Blue.
Lançamento de CD em Novembro
No mês de novembro os grupos de artistas que participaram do evento  terão suas músicas gravadas em CD com nome ‘A Música da Cidade 2012’. O lançamento será no último sábado do mês, no mesmo local onde foram realizadas as demais edições. De acordo com Renata, mil cópias serão produzidas e não estarão à venda, mas serão distribuídas.
A Música da Cidade em Viradão com Arte
Para o mês de dezembro, o grupo está preparando outro evento, dessa vez em dois dias. Shows, exposição de fotografias, poesia, teatro, dança, pirografia e outras atividades culturais serão apresentadas em vários pontos da cidade.
“A ideia é ter atividades nos dois dias. Vamos amanhecer o dia com arte. Dessa vez, teremos outras frentes além da música, algumas nos procuraram para participar durante o ano. A ideia do Viradão é unir tudo”, disse.
Os artistas que quiserem participar precisam ficar atentos. Na próxima semana, será disponibilizada no site – www.amusicadacidade.com, uma ficha de cadastro. Renata adiantou que os interessados devem encaminhar alguma produção, como música, ou outra arte, para que sejam avaliadas por uma equipe de artistas responsáveis pela seleção.
“Para o evento estamos fazendo reuniões periódicas, para organizar cronograma. Chamamos mais artistas para participar. A próxima será na Concha acústica, nesta quarta-feira, às 19h”, divulgou Renata.
A Música da Cidade 5 (Foto: Divulgação)


'Latino me conquistou com champanhe', revela Rayanne Morais


Nos bastidores do Paparazzo, a modelo relembra quando ficou com o cantor pela primeira vez: 'Depois desse dia, a gente nunca mais se largou'.

Making of do Paparazzo de Rayanne Morais (Foto: Alexandre Campbell/Paparazzo)Em Búzios, Rayanne Morais posa para as lentes de Marcos Serra Lima para o Paparazzo (Foto: Alexandre Campbell/Paparazzo)
Rayanne Morais é jornalista, modelo e atual Miss Rio de Janeiro, mas o predicado que talvez tenha feito todos os holofotes se virarem para ela é o de namorada de Latino. Nos bastidoresdo Paparazzo, que aconteceu em Búzios, litoral fluminense, Rayanne relembrou o dia em que ficou com o cantor pela primeira vez, há um ano e meio, e revelou um dos truques dele na hora da conquista: champanhe.
"Estava saindo de uma festa cedo, porque tinha trabalho no outro dia, quando o Latino chegou e saiu me puxando pelo braço. Achei que fosse um homem bêbado. Minhas amigas foram embora e acabei ficando mais um pouco. O Latino me deu 'horrores' de champanhe, o truque foi esse. Ele disse que tinha um negócio no meu pescoço e me lascou um beijo. Depois desse dia, a gente nunca mais se largou", contou ela, que não poderá realizar o sonho do namorado de se casar no dia 12/12/2012 para não perder a coroa do Miss Rio de Janeiro.
"De coração, isso é algo que vou sempre lembrar. Ele abriu mão do sonho dele para sonhar o meu. Acho que é nessas coisas, nesses detalhes, que a gente reconhece a pessoa que está ao nosso lado. É claro que não queremos deixar essa data passar batida, mas ainda não sabemos que tipo de comemoração faremos", disse.
O ensaio de Rayanne Morais para o Paparazzo vai ao ar no sábado, 27.

Messias Felix conquista o primeiro lugar no Desafio Aéreo de Surf


A praia de Geribá, situada na Armação dos Búzios, foi palco do Desafio Aéreo de Surf no sábado (21). O evento faz parte da grade de programação do Pro Rad e foi patrocinado por Maresia, Garnier Bí-O e TNT, com apoio da prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e ABRASP. O dia estava lindo, vento forte e público de cerca de 2.500 pessoas - a praia estava lotada.
O desafio irá ao ar pela TV Globo no próximo domingo (28), no Esporte Espetacular. Messias Felix conquistou o primeiro lugar no campeonato com a nota 8,5 e faturou o prêmio de R$4.000,00. O vice-campeonato ficou com Ícaro Rodrigues, que levou R$ 3.000,00. O atleta de Búzios, Duduzinho, ficou em terceiro lugar junto com Flávio Nakagima. Pedro Scooby, Leo Hereda, Guilherme Trip e Alanderson Martins foram desclassificados nas quartas de final.


Classificação:

1º Messias Felix
2º Ícaro Rodrigues
3º Duduzinho
    Flávio Nakagima
5º Pedro Scooby – Rio de Janeiro
6º Guilherme Tripa
7º Leo Hereda – Bahia
8º Alanderson Martins dos Santos

Drika Nogueira
DN Produções - Assessória 

Dilma sanciona projeto do senador Raupp que institui Juizados Especiais itinerantes


(Brasília, 23/10/12) A Presidente da República Dilma Roussef sancionou o Projeto de Lei do Senado nº 59, de 2003, de autoria do senador Valdir Raupp(RO), que se converteu na Lei. nº 12.726, de 2012. A  sanção da lei foi publicada no Diário Oficial da União do dia 16 de outubro último.

A referida Lei determina que os Estados criem e instalem Juizados Especiais Itinerantes com o objetivo de dirimir conflitos existentes em áreas rurais ou nos locais de menor concentração populacional. Assim, a prestação jurisdicional é assegurada a todos os brasileiros, em qualquer parte do país.

O senador Valdir Raupp  considerou importante  que mais um projeto de sua autoria tenha sido convertido em lei para beneficiar a sociedade brasileira, neste caso, a instalação de Juizados Especiais em áreas rurais e em locais  de baixa concentração populacional.

“O meu compromisso é trabalhar para a melhoria da qualidade de vida dos  rondonienses e dos brasileiros apresentando projetos e defendendo ações de interesse coletivo no Senado Federal”, afirmou o senador Raupp, presidente nacional do PMDB.



Ribamar Rodrigues

Assessoria de Imprensa

61-9691-3368

Cabo Frio terá restaurante popular

O município de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai ganhar um restaurante popular em 2013. A construção receberá um investimento de R$ 1,4 milhões do Governo Federal e R$ 250 mil da Prefeitura.

Ainda não foi definido como será o atendimento no local, mas o funcionamento será de segunda a sexta-feira. Quem ganha menos de três salários mínimos terá prioridade.

Outra novidade é que os alimentos usados para preparar as refeições serão originados das propriedades rurais da cidade. No espaço também serão oferecidos cursos de capacitação, entre eles, de garçom e de copeira. A inauguração está prevista para março de 2013.

http://www.mancheteonline.com.br/cabo-frio-tera-restaurante-popular/

Janio tem vitória no TSE


Janio tem vitória no TSE

Depois de vencer em primeira e segunda instância, Janio Mendes (PDT) acaba de ter vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na noite de terça-feira, 23 de outubro, a ministra Laurita Vaz indeferiu o recurso especial impetrado pela coligação Todos por Cabo Frio, liderada pelo candidato Alair Corrêa (PP), contra Janio Mendes, candidato a prefeito pela coligação Cabo Frio vai ser Diferente. No recurso, Alair pedia a impugnação da candidatura de Janio. A decisão mantém os direitos políticos e deixa claro que Janio é um político Ficha Limpa.
- Sempre estive muito tranquilo em relação a esta ação e já esperava este desfecho. Tivemos a aprovação das três esferas do Judiciário Eleitoral afastando qualquer dúvida. Sou um político ficha limpa e tenho muito orgulho disso – concluiu Janio.

Segue abaixo a íntegra da decisão:

Despacho
Decisão Monocrática em 23/10/2012 - RESPE Nº 13646 Ministra LAURITA VAZ
DECISÃO
Trata-se de recurso especial fundamentado nos artigos 121, § 4º, I, da Constituição Federal, e 276, I, a, do Código Eleitoral, interposto pela Coligação Todos Por Cabo Frio de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que, mantendo sentença, deferiu o registro da candidatura do Recorrido Janio dos Santos Mendes ao cargo de prefeito pelo Município de Cabo Frio.
O acórdão recorrido está assim ementado (fl. 222):

RECURSO ELEITORAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. ELEIÇÕES 2012. PREFEITO E VICE-PREFEITO. REGULARIDADE DA COLIGAÇÃO. INELEGIBILIDADE NÃO RECONHECIDA. INEXISTÊNCIA DE CONDENAÇÃO POR ABUSO DO PODER ECONÔMICO OU POLÍTICO. CONDENAÇÃO A RESSARCIR O ERÁRIO. Conforme se verifica pela leitura da sentença prolatada nos autos da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura nº 133-91.2012.6.19.0096, ofertada pela Coligação/recorrente, apenas parte da pretensão deduzida foi acolhida, com a determinação de exclusão do Partido Trabalhista Nacional (PTN), tendo sido deferido o registro da Coligação "Cabo Frio Vai Ser Diferente" (segunda recorrida), logo, não há que se falar em irregularidade da referida Coligação. No tocante a alegação de inelegibilidade do primeiro/recorrido, nos termos do artigo 1º, I, h da LC nº 64/90, necessário para o reconhecimento da inelegibilidade por 8 (oito) anos que a decisão colegiada haja condenado o requerido por abuso do poder econômico, fato não ocorrido, in casu. Ausente, também, a declaração expressa pelo julgado de suspensão dos direitos políticos, tal qual exigido pela jurisprudência do Colendo Tribunal Superior Eleitoral. Pelo desprovimento do recurso.

Opostos embargos de declaração, foram rejeitados (fls. 244-247).
Em suas razões (fls. 251-270), a Recorrente alega a ocorrência de dissenso pretoriano do acórdão impugnado com julgado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul acerca da interpretação da causa de inelegibilidade prevista pelo art. 1º, inciso I, alínea h, da Lei Complementar nº 64/90. Para isso, aduz (fls. 261-262):
[...]
Com efeito, a interpretação conferida pelo Eg. TRE/RS à hipótese de inelegibilidade inserta no art. 1º, inciso I, alínea h, da LC n. 64/90 atribui a máxima efetividade à norma, já que, conforme aduzido no acórdão paradigma, admitir-se à necessidade de condenação expressa por abuso de poder político ou econômico, com finalidade eleitoral e,ainda, mediante a suspensão dos direitos políticos do agente ímprobo, é transformar em letra morta a causa de inelegibilidade em apreço [...]
Argumenta, ademais que o decisum ofendeu o citado art. 1º, I, h, e o art. 11, § 1º, da mesma LC nº 64/90, uma vez que, ao sustentar a não configuração de abuso de poder político, a Corte Regional não teria fundamentado a sua decisão, nem, tampouco, delineado o que seria abuso de poder político.
Requer o provimento do recurso para que seja reformado o acórdão regional.
Contrarrazões apresentadas pela Coligação Cabo Frio Vai Ser Diferente às fls. 290-296 e por Janio dos Santos Mendes às fls. 299-315.
A Procuradoria-Geral Eleitoral manifesta-se pelo "parcial conhecimento do recurso, e, na parte em que deve ser conhecido, pelo provimento" (fls. 320-323).
É o relatório.


Decido.

No que diz respeito à alegação de afronta ao art. 11, § 1º, da LC nº 64/90, por não ter a Corte Regional fundamentado a sua decisão e delineado o que seria abuso de poder político, ressalte-se que tal matéria não foi examinada pelo Tribunal a quo, a despeito da interposição de embargos aclaratórios. Dessa maneira, carece o tema do indispensável prequestionamento, viabilizador do recurso especial, razão pela qual deixo de apreciá-los, conforme a Súmula 282 do Supremo Tribunal Federal, in verbis:

É inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada, na decisão recorrida, a questão federal suscitada.
Em relação à alegação de que fora violado, pelo acórdão regional, o art. 1º, I, h, da LC nº 64/90, a Recorrente não conseguiu demonstrar no que consistiu a suposta afronta, posto que para justificá-la utilizou-se de razões diretamente relacionadas ao já citado argumento de ofensa ao art. 11, § 1º, da mesma lei. Dessa forma, incide, na espécie, a Súmula 284 do Supremo Tribunal Federal, verbis:

É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia.
No que diz respeito ao dissenso jurisprudencial, não prospera a insurgência, pois não há similitude fática entre o decisum e o aresto do TRE/RS apresentado a título de paradigma. Enquanto o acórdão recorrido, diante da força de convencimento da prova, constatou que a decisão em ação popular não reconheceu a prática de abuso de poder político ou econômico pelo ora Recorrido, somente condenando-o à sanção de ressarcimento ao erário, sem, contudo, enunciar que a sentença cível não poderia levar a efeito tal reconhecimento; o acórdão paradigma, por sua vez, assentou que havendo condenação por improbidade administrativa em ação popular ou em ação civil pública, o indivíduo encontra-se, de modo indubitável, incurso na inelegibilidade prevista pelo art. 1º, I, h, da LC nº 64/90.
Ademais, observe-se que a decisão monocrática do juízo a quo - mantida sem reparos pelo acórdão regional -, fundamentando-se em acórdão de 19.6.2007 exarado no Respe nº 27.120, de relatoria do Ministro Cezar Peluso, consigna que a jurisprudência deste Tribunal Superior é remansosa no sentido de que a conduta tipificada na alínea h em questão somente conduz à inelegibilidade se possuir finalidade eleitoral. Conforme assinala referida sentença, essa finalidade eleitoral, todavia, não ficou caracterizada no caso dos autos.

A esse respeito, a jurisprudência desta Casa é uníssona:
RECURSO ESPECIAL. REGISTRO. CANDIDATURA. CONDENAÇÃO. AÇÃO POPULAR. RESSARCIMENTO. ERÁRIO. VIDA PREGRESSA. INELEGIBILIDADE. AUSÊNCIA. APLICAÇÃO. SÚMULA-TSE Nº 13. SUSPENSÃO. DIREITOS POLÍTICOS. EFEITOS AUTOMÁTICOS. IMPOSSIBILIDADE. AÇÃO POPULAR. AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. INSTITUTOS DIVERSOS. NÃO-INCIDÊNCIA. ART. 1º, INCISO I, ALÍNEA h, DA LC Nº 64/90. NECESSIDADE. FINALIDADE ELEITORAL. ART. 1º, INCISO I, ALÍNEA g, DA LC Nº 64/90. NÃO-CARACTERIZAÇÃO.

[...]

5. Para estar caracterizada a inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea h, é imprescindível a finalidade eleitoral.
[...]
(REspe nº 23.347/PR, Rel. Ministro CAPUTO BASTOS, publicado na sessão de 22.9.2004 - sem grifo no original)

Ante o exposto, com fundamento no artigo 36, § 6º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, NEGO SEGUIMENTO ao recurso especial.
Publique-se em sessão.

Brasília, 23 de outubro de 2012.

Concurso Público em Rio das Ostras

A Fundação Trompowsky e a Prefeitura de Rio das Ostras publicaram na edição nº 602 do Diário Oficial o edital que dá prosseguimento ao concurso em que as 3.482 vagas atraíram 101.929 candidatos. Ele havia sido suspenso a pedido do Ministério Público do estado, após constatação de irregularidades na seleção. O documento pode ser consultado no arquivo em anexo e nas páginas eletrônicas da prefeitura e da fundação, organizadora da seleção.

Em função dos recursos interpostos pelos candidatos, houve muitas alterações de opções corretas, e até mesmo anulação de questões. Também foram publicadas as convocações para o exame objetivo de analista processual e para as provas de aptidão física e prática, para alguns cargos. As alterações de gabaritos ocorreram nos cargos de auxiliar de enfermagem, auxiliar de almoxarifado, telefonista, motorista, mecânico de automóveis, atendente de consultório dentário, guarda sanitário, fiscal sanitário, fiscal de transporte, auxiliar de laboratório, auxiliar de laboratório II, engenheiro sanitarista, maqueiro, economista, técnico de enfermagem II, enfermeiro do trabalho, professor II (Matemática), endodontista e eletricista de automóvel.

Em relação à Lei Orgânica do Município, o edital indica mudanças de respostas e anulações para agente de saneamento, agente tributário, auxiliar de desenvolvimento infantil II, desenhista projetista, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras e posturas II, fiscal do Procon, fotógrafo, instrutor de informática, instrutor de Libras, monitor de turismo, oficial de manutenção predial, orientador social, programador e secretário escolar.

As provas para analista processual estão marcadas para este sábado, dia 27, às 15h, em locais a serem informados no site da fundação, por meio do novo cartão de inscrição, até esta quinta-feira, dia 25. Em relação às provas práticas, foram convocados os candidatos aos cargos de cozinheiro, telefonista da Fundação Rio das Ostras de Cultura e motorista. Para a prova de aptidão física foram chamados os candidatos à Guarda Municipal.

Serviço
Edital: www.riodasostras.rj.gov.br e www.trompowsky.org.br

1º. Dance Búzios reúne academias de toda a região em dezembro



Cerca de 30 academias de dança de toda a Região dos Lagos e algumas do Rio de Janeiro, participam no dia 8 de dezembro, na Praça Santos Dumont, do I Dance Búzios. O evento que reunirá o que há de melhor em termos de grupos coreografia, dança de salão, lamberóbica, jazz, hip hop e samba na região, é organizado pela Academia Adriano Labis, e tem o apoio da prefeitura, através da secretaria Adjunta de Cultura e Comunicação.
            Até o momento já se inscreveram 22 grupos, faltando apenas confirmar as academias Simone Falcão, do Rio de Janeiro, e Cacau Mendes, de Rio das Ostras. Também haverá uma participação do ministério de dança da Igreja Metodista de Búzios e de alunos da APAE – Associação de Pai e Professores da cidade.
             Segundo informou Charles Mendonça, coordenador da Academia Adriano Labis, serão dois dias de apresentações. No sábado, dia 8, se apresentam os grupos das academias, e no domingo, dia 9, haverá uma exibição do Espetáculo “Uma Viagem pelo Brasil”.
        O I Dance Búzios, na sua opinião, é uma forma de revelar talentos nesta  arte, pois a maioria vive limitada às salas de dança, quando têm muito a oferecer ao público.
        Maiores informações sobre o evento pelos telefones 2623-6767/ 98365857 ou por e-mail para academiaadriano2011@live.com

Convite



Você é o nosso convidado especial para o IV Fórum Interdisciplinar de Gestão de Pessoas, que será realizado na Universidade Veiga de Almeida (UVA), nos dias 29 e 30 de outubro, com o tema “Inovação e criatividade, em busca da sustentabilidade”. O evento inicia na noite de segunda-feira (29), com a palestra “Gestão e Seleção por Competências”, ministrada por Ricardo Mendonça, e Clarissa Portes falará sobre “A Importância da Gestão de Pessoas para o Desenvolvimento de uma Cultura Voltada para a Inovação”. O credenciamento tem início às 18h30. A programação será aberta às 19h, com apresentação do grupo Abadá Capoeira.

Na terça-feira, dia 30, serão ofertadas diversas oficinas simultaneamente, nos períodos da manhã e noite. Os participantes podem escolher até dois temas por período. As oficinas tem início às 9h e 19h30, abordando temas como: o uso de jogos para o engajamento e criatividade dos funcionários; os reflexos do comportamento individual no comportamento de grupo; comunicação empresarial; atendimento ao cliente; a Síndrome de Burnout; gestão estratégica; motivação de equipe; entre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail eventosbarra@uva.edu.br.Haverá sorteio de livros e brindes.

Contamos com a sua presença!

Assalto à mão armada em imobiliária de Búzios por Victor Viana

Atendente é trancada no banheiro sob ameaça de morte.


Ontem em Búzios – dia 23- ocorreu assalto à mão armada na Imobiliária Rangel, localizada a Avenida José Bento Ribeiro Dantas -4998- no bairro de Maguinhos.  A atendente Carolina Rangel contou que estava sozinha no local quando um homem moreno, aparentando 35 anos, invadiu o local por volta das 10 horas da manhã, colocou o revólver em sua cabeça a obrigando a ir para o banheiro, onde foi trancada, para que o roubo fosse efetuado, “ele fazia ameaças constantes de que iria me matar”, disse.   Os objetos roubados foram um notebook e dois celulares.

  Caroline ainda nos conta que após a saída do assaltante chamou imediatamente a polícia: “Eu era do tipo que não tinha bons olhos em relação a polícia, mas só tenho a elogiar a ação dela hoje. Eles foram atenciosos e dedicados, em especial o Sargento Onofre da Policia Militar”.  Carolina foi encaminhada pela própria polícia militar à 127ª Delegacia de Policia em Armação dos Búzios.  O delegado Dr. Mario Lamblet, confirmou o registro de ocorrência e afirmou que um assalto como esse, a mão armada, é um acontecimento isolado e que 

tem todas as características que denotam uma ação de alguém não residente na cidade, “em um assalto desse teor seria facilmente identificável o assaltante, caso residisse aqui, por Búzios ser uma cidade pequena”, afirmou o delegado que completou que todas as medidas estão sendo tomadas para identificação do assaltante como também a recuperação dos pertences da vítima. Também ressalta que nesse período de alta temporada ocorrem casos atípicos de assaltos em Búzios, e por isso a Polícia Civil, em parceria com a Prefeitura, preparou uma cartilha em seis diferentes idiomas com dicas para os turistas veranistas.