A sétima edição do ‘A Música da Cidade’, que acontece na Lagoa de Iriri, na cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promete animar moradores e turistas neste final de semana.
O projeto surgiu de iniciativa de artistas locais, que procuravam um espaço para expor seus trabalhos. Da primeira edição, realizada em abril deste ano sem grandes pretensões, o evento virou movimento e ficou marcado e agendado no calendário do município, com apresentações todos os últimos sábados de cada mês. Sempre um DJ, uma banda da região e mais duas locais se intercalam no palco montado na Lagoa.
A sétima edição ‘A Música da Cidade’ acontece neste sábado (27), a partir das 14h, com apresentações do DJ Jada, de Rio das Ostras; da banda Big Washington Blues, de Cabo Frio; e de Diogo Spadaro e Julio Bobnye, ambos de Rio das Ostras.
Como surgiu o evento
“Eu sou cantora e o Iran BZ é um músico da cidade. Nós dois tínhamos o objetivo de fazer um show na Lagoa do Iriri, já que o espaço é utilizado uma vez por ano durante o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. A partir daí, fomos tentar angariar apoio para conseguir estrutura. Conseguimos realizar o show em abril, com apoio da Fundação de Cultura. Após este evento, os músicos e artistas locais nos procuraram para saber como conseguimos, com o objetivo de dar continuidade”, explicou Renata Cabral, cantora, estudante de produção cultural e uma das idealizadoras da manifestação cultural.
De acordo com Renata, a partir da primeira iniciativa, os artistas resolveram continuar e transformar o evento regular na cidade para dar oportunidade a outros músicos. “Foi uma oportunidade para outros artistas. Escolhemos garantir a participação de bandas também da região para promover um intercâmbio cultural”, completou.
De acordo com Renata, o objetivo é ajudar a resgatar a cultura local. “Não nasci aqui, mas me considero de Rio das Ostras. A intenção é reunir essas pessoas para que fomentem o crescimento cultural da cidade e atentem para questões como a democratização do acesso à realização de projetos e para a necessidade de políticas públicas culturais. A iniciativa acaba gerando um olhar melhor da parte pública para essas questões”, destacou Renata.
A primeira edição em abril contou com a apresentação da própria Renata Cabral, de Iran BZ, DJ Jada e da banda Marraio, de Nova Friburgo.
Nas seis edições anteriores passaram pelo palco do evento: DJ Victor Hugo Mafra, Gui Fleming (São Paulo), Aurélio Lisboa, Vitrola Digital, DJ Tata Ogan (Niterói), Maestro Jorge Ramos (Rio de Janeiro), Nós do Blues, Carlo Filipe, DJ Bagam, Banda Rarefeito (Macaé), Zequinha Mello e os Cogumelos, Strada e Terra, DJ Alexandre Lira, Coletivo Só pra Moer (Macaé/R.O.), Jassambô, Taís Macedo, DJ Azul, The Cariobacanas Band (Barra de São João), Força Viva Riddim e Indic Blue.
Lançamento de CD em Novembro
No mês de novembro os grupos de artistas que participaram do evento terão suas músicas gravadas em CD com nome ‘A Música da Cidade 2012’. O lançamento será no último sábado do mês, no mesmo local onde foram realizadas as demais edições. De acordo com Renata, mil cópias serão produzidas e não estarão à venda, mas serão distribuídas.
A Música da Cidade em Viradão com Arte
Para o mês de dezembro, o grupo está preparando outro evento, dessa vez em dois dias. Shows, exposição de fotografias, poesia, teatro, dança, pirografia e outras atividades culturais serão apresentadas em vários pontos da cidade.
“A ideia é ter atividades nos dois dias. Vamos amanhecer o dia com arte. Dessa vez, teremos outras frentes além da música, algumas nos procuraram para participar durante o ano. A ideia do Viradão é unir tudo”, disse.
Os artistas que quiserem participar precisam ficar atentos. Na próxima semana, será disponibilizada no site – www.amusicadacidade.com, uma ficha de cadastro. Renata adiantou que os interessados devem encaminhar alguma produção, como música, ou outra arte, para que sejam avaliadas por uma equipe de artistas responsáveis pela seleção.
“Para o evento estamos fazendo reuniões periódicas, para organizar cronograma. Chamamos mais artistas para participar. A próxima será na Concha acústica, nesta quarta-feira, às 19h”, divulgou Renata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário