sexta-feira, 8 de março de 2013

Cotado pra cota




por Fabio Batista (Emecê)

Estamos em um momento chave para entender quais espaços devem permanecer como estão e quais devem se modificar para que as coisas assumam outra perspectiva. Aí entra a noção de que nossa perspectiva está por demais viciada e cheia de equívocos e se não tivermos pelo menos a capacidade de admitir isso, danou-se tudo.

Entramos no campo da convivência e tomada de espaços, com a necessidade preemente de grupos historicamente alijados terem os direitos assegurados por um Estado reconhecidamente omisso, tanto institucionalmente quanto politicamente. Ah, todos são iguais perante a lei! Sim, sim, somos!

Assim como existe um princípio de equidade que precisa ser entendido e a partir disso, os movimentos acontecerem para que esse princípio de estabeleça. Explicitando: A equidade é garantir a todos os cidadãos, sem exceção, acesso aos bens, serviços e direitos oferecidos pelo Estado sem travas ou impedimentos. E para que isso isso aconteça, existem vários mecanismos e um dos líderes de audiência são as cotas.

A atenção demasia as cotas foram a partir do momento que se entendia que um dos grupos historicamente alijados, os negros, precisariam ser incluídos no príncipio de equidade. Até porque cotas no Estado Brasileiro existe desde sempre: Seja na política de imigrantes para substituição de mão de obra, lá no século XIX, até a cota para deficientes físicos e mulheres.

Penso nas argumentações contrárias, como por exemplo, melhorar o nível da educação básica no Brasil e até um possível desnível da universidade pública com o adentrar desse pessoal e sempre caio na lógica da oportunidade e espaço garantido pra desenvolvimento da potencialidade.
E ao mesmo tempo, penso na questão de se ter quase 70 universidades públicas com o sistema mais variado possível de acessibilidade vias contas e penso que argumentar em prol das cotas acaba sendo perda de tempo.

Vamos para as cotas da UERJ: os cotistas além de comprovar serem negros, tem que ter renda até dois salários mínimos e ter estudado a vida toda em escola pública. E isso não garante a vaga, o candidato fará o vestibular, terá que chegar a nota de corte geral para qualquer estudante e além disso, ocupará uma vaga reservada em um curso x.

Em um curso de medicina de 50 vagas, 10 serão destinadas a cotistas. 40 não cotistas e 10 cotistas.

Antes, talvez de 50 alunos, teríamos um aluno negro, agora podemos garantir até até 10. E partindo do princípio de que academia é um espaço de produção de pensamento do Estado Brasileiro, essa convivência se torna necessária para a criar perspectivas diferentes daquelas que estamos acostumados.

E a questão não é mudar o pensamento acadêmico por si só. Temos que pensar que lógica de diversidade e mestiçagem que o Estado Brasileiro tanto gosta de exaltar e na hora dos espaços serem ocupados, a lógica da diversidade não tem tanto valor assim como pensamos.

Penso como professor de escola pública e quando pergunto pros meus alunos, quantos professores negros eles tiveram e eles me apontam como o primeiro e se eles pararam pra pensar sobre isso e ter uma resposta negativa: espera aí,  alguma coisa precisa ser feita.

Aí a gente escolhe: naturaliza a exclusão ou internaliza ou propaga a inclusão de fato.

Cota é apenas um caminho!








Fábio Batista (Emecê) é rapper, professor e superintendente de promoção da igualdade racial do município de Cabo Frio.

Búzios: Cidade estuda implantação de Delegacia de Apoio ao Turista


O prefeito André Granado tem por objetivo oferecer mais apoio e segurança ao turista
Prefeito André Granado em reunião com extraordinária em
seu gabinete na terça-feira (07)
por Ascom Búzios

  O Prefeito de Búzios, André Granado, promoveu uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, dia 7, com o objetivo de consolidar a proposta de instalação da DEAT - Delegacia Especial de Apoio ao Turista, no município. O encontro contou com a participação dos Secretários Municipais de Administração, Pedro Anderson, e de Ordem Pública, Geraldo Borges, além do delegado responsável pelas unidades da Polícia Civil da Região dos Lagos, Daniel Bandeira, e da diretora da ASPLAN – Assessoria de Planejamento da Polícia Civil e integrante da equipe de inteligência da Segurança Olímpica Rio 2016, Gisele Vilarinho.
Com a função de intensificar a segurança dos turistas que visitam a cidade, a DEAT será uma delegacia especializada em atendimentos exclusivamente dedicados ao turismo nacional e internacional, oferecendo, inclusive, serviços em três idiomas – inglês, espanhol e francês – além da língua portuguesa. Durante a reunião, o Prefeito de Búzios ofereceu o local e propôs que o Estado entre com suporte de pessoal e estrutura física. Com esta iniciativa, Búzios terá a segunda DEAT do Estado, já que a primeira foi instalada no bairro Leblon, Rio de Janeiro.
Dados da EMBRATUR revelam que o município de Búzios já recebe um número estimado de um milhão de turistas de todas as partes do mundo em períodos de alta temporada, fato que motivou a administração pública municipal a dobrar a atenção aos visitantes da cidade.
”Sendo Búzios o sexto destino turístico do mundo, já deveria ter um serviço local diferenciado para os visitantes que vêm de diferentes países e se sentem vulneráveis. A implantação da DEAT dará mais segurança e atendimento especializado”, destacou o Prefeito André Granado.
Segundo Pedro Anderson, Secretário de Administração de Búzios, a estrutura da Delegacia de Búzios atende ao cotidiano da cidade nos períodos de baixa temporada, porém, nos períodos de alta temporada, quando o fluxo de turistas aumenta, há um aumento considerável dos índices de ocorrências e exigindo uma grande demanda serviços da Policia Civil. “Não há nada mais prudente do que a implementação deste serviço. A delegacia de Búzios tem esta necessidade, é algo urgente”, disse o secretário.

Direto da Câmara de Cabo Frio - Feliz dia da Mullher


por Ascom Emanoel Fernandes

Coluna do Nando Braga: Mulher, Mulher...


Mulher, Mulher...

por Nando Braga

As letras "M" maiúsculas não foram atoa. Minúsculos são aqueles que não a valorizam. Mulher que cuida, mulher que luta, mulher que graças a Deus (isso mesmo, GRAÇAS A DEUS) cada vez mais ganha espaço notório em nossa sociedade. Hoje temos até uma presidente...Mulher... Mulher...

E de pensar que foi graças a uma Mulher que hoje estou aqui nesse mundo por um ato de amor e escrevendo estas humildes palavras. Como não lutar por felicidade se não tivermos uma dádiva divina ao nosso lado? Sim, digo divina pois foi de Deus este presente e foi através dela, Mulher, que devemos a continuidade de nossas vidas.

A este dia Internacional de vocês, Mulheres, não darei os parabéns não... Pois para mim seria muito injusto dar os parabéns num único dia a vocês e esquecer que amanhã, e depois de amanhã, enfim, o resto de minha vida, vocês estarão nos presenteando com sua fibra, sua beleza, seus encantos e suas qualidades e defeitos... Sim... Defeitos, pois até nos defeitos nós conseguimos enxergar o quanto que, mesmo que tenha qualquer coisa "errada", nós homens dependemos de vocês...

... E que atirem a primeira pedra, senhores homens, quem não depende??

Obrigado a vocês, MULHERES, por tudo e de coração: Que o dia 08 de Março seja apenas uma data... Mas que o dia de vocês sejam todos, mas todos os dias de nossas vidas.
Desse humilde Homem...

Prolagos apoia IV Travessia de Natação Iguaverão na Lagoa Araruama

Lagoa de Araruama

por Ascom Prolagos
 Mais de 300 nadadores de várias partes do país participarão da IV Travessia de Natação Iguaverão, na Lagoa Araruama, em Iguaba Grande. O evento esportivo, que conta com o apoio da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav - será realizado no próximo domingo (10/03), na Praia dos Ubás.
 A maratona aquática será dividida em três categorias – Masculina, Feminina e Infantil a partir de 10 anos - e contará com duas travessias. A primeira prova com dois quilômetros e meio largará às 9h. Já a segunda travessia, com trajeto de um quilômetro, largará às 11h, ambas da praia dos Ubás. Cada competidor receberá um kit contendo a touca oficial do evento, medalha de participação e pulseira com código de barras para a identificação do atleta. 
Travessia de Natação na Lagoa Araruama,
em Iguaba Grande, reuniu mais de
200 competidores em 2012.
 As inscrições para participar da Travessia de Natação já se encerraram, mas todos os amantes do esporte e moradores da Região dos Lagos estão convidados a assistir às provas.  A competição vai premiar com medalhas e troféus os primeiros colocados de cada categoria.
Recuperação da Lagoa Araruama
A Prolagos faz parte do processo de recuperação da Lagoa Araruama, que em quase 15 anos investiu mais de R$ 400 milhões no saneamento básico da Região dos Lagos. Os recursos permitiram devolver às águas da lagoa seu potencial turístico e esportivo.

Crédito fotos: Organização do evento/ divulgação


Araruama: Cidade registra a primeira morte por dengue no estado do Rio



A primeira morte por dengue no ano, no estado do Rio, foi registrada ontem (06) em Araruama. Segundo a prefeitura da cidade fluminense, o paciente foi atendido no Hospital Estadual Roberto Chabo. O hospital não revelou o nome da pessoa vítima da doença.
De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Rio, até a última terça-feira (05), 32 mil 126 casos da doença foram confirmados no estado, número superior ao do mesmo período do ano passado, quando houve registro de 26 mil 272 casos e uma morte.

fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/03/07/confirmado-primeiro-caso-de-morte-por-dengue-em-araruama/

O Grupo SMS distribui flores e homenageia as mulheres



por Ascom Autoviação Salineira

O Grupo SMS, responsável pelo transporte público na Região dos Lagos, presta uma homenagem às mulheres que utilizam os ônibus todos os dias. Hoje, Dia Internacional da Mulher, a Auto Viação Salineira, a Viação Montes Brancos e a Viação São Pedro distribui, na parte da manhã, rosas vermelhas às mulheres em seus ônibus, na sede da empresa e na Central de Atendimento.
A distribuição das flores, que começou às 7 horas nos terminais, é um reconhecimento do Grupo SMS a todas as mulheres da região. “Queremos homenagear as mulheres que trabalham, estudam e constroem uma sociedade mais justa e igualitária e, além disso, se utilizam dos nossos serviços todos os dias”, afirma Mônica Ribeiro, Gerente de Gestão de Pessoas. Hoje, mais de 60% das 120 mil pessoas que usam os ônibus na Região dos Lagos são mulheres.
Além disso, foi lançado um vídeo comemorativo em homenagem às mulheres, no Salineira.Você, programa da Auto Viação Salineira, veiculado nas emissoras de TV da região. A homenagem se estendeu na sede da empresa, onde as mulheres foram fotografadas e terão, ao final do dia de hoje, uma confraternização com várias surpresas, homenagens e música ao vivo. A comemoração faz parte da programação da empresa para o mês de março.

FELIZ DIA DA MULHER

Lírio cultivado no meu jardim

por Camila Raupp

Para você minha amiga neste dia te oferto um lírio do meu jardim.
Para todas vocês que estão na minha timeline, leitoras do blog e guerreiras!
Esse dia é nosso!!
Nós que sabemos nos dividir em 1.000, que enfrentamos todo mês a TPM, que nos culpamos por querer ser mãe e profissional sem deixar nenhum dos dois a desejar, nós que somos esposas, namoradas e amigas, que precisamos estar no fim de um dia cheio lindas e cheirosas, nós que sofremos com depilação, unha e cabelo todo mês, nós que enfrentamos o machismo diariamente, nós que lutamos pelos nosso direitos sempre.
Nós que somos como esse lírio, forte e delicado ao mesmo tempo.

FELIZ DIA DA MULHER SEMPRE!!

Búzios: Cidade realiza Campanha de Vacinação Anti-Rábica no dia 16 de março



Estarão disponíveis seis mil doses da vacina em 17 postos de atendimentos

por Ascom Búzios
No sábado, dia 16 de março, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica. A expectativa é que 5.900 animais sejam vacinados em 17 postos de atendimento distribuídos pelo município, com a participação de 130 profissionais de saúde, dentre médicos veterinários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, guardas e fiscais sanitários.    
A ação acontecerá das 8h às 17h, nos seguintes locais: Escola Municipal Emídio G. Coutinho (bairro Ferradura); Escola Municipal Antonio Alípio da Silva (bairro Geribá); Escola Municipal Nicomedes T. Vieira (bairro Manguinhos); Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas (bairro Manguinhos); Escola Municipal José Pereira Neves (bairro Cem Braças); Escola Municipal Lydia Sherman (Baia Formosa); Escola Municipal Maria Rita Novellino (bairro Rasa); Escola Estadual João de Oliveira Botas (bairro Armação); além dos Postos de Saúde da Família (PSF) da Brava, Capão, São José, José Gonçalves, Vila Verde, Cruzeiro, Unidade de Apoio Baia Formosa, Policlínica e antiga sede da Secretaria de Saúde (Rua Manoel Turíbio de Farias).
            “A raiva é uma doença fatal, transmitida pela saliva e secreções de animais infectados. É importante que sejam vacinados todos os cães e gatos a partir de quatro meses de idade, como medida de prevenção e cuidado com a saúde do animal, desde filhote”, disse a médica veterinária, Maria Angélica Trindade Lobo, alertando, ainda, que a raiva é uma doença letal, causada por um vírus e que afeta tanto os animais quanto ao homem.
“A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura, e mais raramente pela arranhadura ou lambedura de mucosas. Lembrando também que na área urbana as principais fontes de infecção são os cães e os gatos. A vacinação é a melhor forma de prevenção da raiva”, explicou ela.
Outras informações sobre a Campanha de Vacinação Anti-Rábica podem ser obtidas com a Vigilância em Saúde, pelos números: (22) 2623-8038.

Cabo Frio: Coordenadoria de Ciência e Tecnologia divulga agenda de atividades



Reabertura do Telecentro do Jardim Esperança marcou início das ações da coordenadoria
por Rafaela Lima
A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário da Prefeitura de Cabo Frio promoveu, esta semana, a reabertura do Telecentro do bairro Jardim Esperança. A ação foi a primeira da agenda da pasta, que prevê uma série de atividades para todo o município.
No Telecentro do Jardim Esperança, que fica na Rua Ézio Cardoso da Fonseca, 30, próximo à subprefeitura do bairro, são oferecidos cursos gratuitos de introdução à informática e de internet. As inscrições podem ser feirtas no local, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
O Distrito de Tamoios também terá seu telecentro. A coordenadoria já estuda a implantação de uma unidade para atender à população local.
De acordo com o coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário do município, Marcus Carrerete, serão feitas parcerias com as universidades privadas, auxiliando com um programa de bolsas de estudos para os alunos vindos de escolas públicas de Cabo Frio.
Além deste programa, a coordenadoria tem alguns projetos em desenvolvimento, dentre os quais estão os de cursos de qualificação profissional – que visam à melhoria na qualidade da mão-de-obra, visando a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, oferecendo cursos de inglês e espanhol para a rede hoteleira e para taxistas locais – e a implantação de um pré-vestibular social, com o objetivo de preparar os alunos do ensino médio da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Fotos: Ari dos Santos

Blogueiro de Cabo Frio decide encerrar suas atividades

O Blogão dos Lagos lamenta o fim do blog Rafael Peçanha.
Parte do nosso tráfego vinho desse excelente blog e nos solidarizamos com a luta do Rafael Peçanha.
Acreditamos que toda a luta é em função de um mídia alternativa onde podemos acreditar no que lemos.
O fim do Blog representa um retrocesso na liberdade de expressão.

Segue na íntegra o texto do blogueiro:


NOTA OFICIAL: BLOG DO RAFAEL PEÇANHA ENCERRA SUAS ATIVIDADES
NOTA OFICIAL: BLOG DO RAFAEL PEÇANHA ENCERRA SUAS ATIVIDADES


Nosso blog vem informar a todos que, a partir da data de hoje, encerra suas atividades por tempo indeterminado.

Os últimos dias têm sido de grande pressão e reflexão. Desde segunda-feira, dia 4 de março, temos recebido ameaças e “recados”, pessoalmente, por telefone e através das redes sociais. O ato administrativo número 1 da Secretaria de Educação, que anula nosso remanejamento, é apenas uma parte pequena de todo um conjunto de ações contra minha pessoa.

Por preferir não pagar para ver e por ter uma família, com um filho recém-nascido para cuidar, abro mão deste canal de comunicação com a população, com muito pesar, mas tendo a certeza de ter tomado a decisão correta, após conversar com vários amigos e companheiros.

As ações contra minha pessoa não irão parar. O governo tem se mostrado tão perdido em sua raiva contra mim quanto é perdido em sua administração. No domingo (um dia antes da confecção do Ato Administrativo no 1), o prefeito, por ser perfil oficial, adentrou meu facebook por volta do meio-dia, pelo celular, para me acusar de ter sido funcionário fantasma da secretaria de obras do governo anterior. Ontem, um blogueiro governista me acusou de ter sido fantasma também, mas na secretaria de governo da gestão passada. Me acusou, ainda, de nunca ter entrado numa sala de aula pela rede municipal, tendo que, de maneira constrangedora, se retratar depois. O show de competência da perseguição é o mesmo show de eficiência da administração. Creio que em dois meses eles conseguirão se organizar e decidir do que me acusarão, finalmente. Cabe salientar que todos esses “fatos virtuais” encontram-se devidamente printados e arquivados, podendo servir de prova a quem quer que seja.

Um dos principais organizadores da caça à minha pessoa é o vereador inimigo número 1 dos servidores de Cabo Frio, que tudo armou contra o PCCR. Hoje, a atuação mais firme desse vereador, que gosta de trabalhar com parentes de amigos, é passar o dia no RH da prefeitura vasculhando documentos contra mim, ao invés de pensar projetos relevantes para a população. Na tribuna, ele preferiu gastar seu tempo regimental para me atacar, mesmo sem citar meu nome, ao invés de discursar em favor do povo. Ele é o retrato fiel de uma Casa Legislativa e de um Poder Executivo omissos, submissos e afastados dos anseios da população, mas dedicados ao seus jogos de intrigas, perseguições e eliminação de opositores.

Eu sou Rafael. Não sou melhor do que ninguém. Não sou exemplo de nada para ninguém. Cometi e cometo erros. Lavava vasos em escritório de advocacia quando passei para o concurso da Câmara Municipal em 1º lugar em 2004. Trabalhei naquela Casa por 5 anos, paguei minha faculdade com muita luta, até ser aprovado, em 2009, para os concursos das redes municipais de Cabo Frio e de Macaé, ambos também em 1º lugar. Eu ia 3 vezes por semana ao Rio fazer minha Especialização, chegando 2h da manhã e acordando 7h para trabalhar, gastando quase 50% do que ganhava em passagens. Eu assumi escolas e turmas quando fui convocado do meu concurso, e desde então, dou aulas, primeiro na E.M. Vereador Leaquin Schuindt, no Jardim Esperança, depois na E.M. Edith Castro dos Santos, em Tamoios, e agora no Colégio Rui Barbosa.

Eu não assino ponto em casa nem coloco parentes para receber no meu lugar. A comunidade escolar me conhece, os alunos, professores e funcionários das escolas sabem da minha luta. Eu viajo duas vezes por semana para Macaé, totalizando 8h de viagem semanal, incluindo 28km semanais de dura estrada de chão, para cumprir fielmente meu cargo efetivo naquele município. Eu saí do interior do estado, sem conhecer ninguém, para tentar a sorte num mestrado e num doutorado de uma universidade federal da capital, e, por competência, venci. Eu passo, por vezes, 14h do meu dia dando aulas. Eu durmo quase nada para dar conta da minha luta e sustentar minha família. Eu nunca recebi um só tostão para defender político nenhum.

Quando um dos blogueiros governistas me acusou de ser remunerado para tal, há cerca de um ano, lhe respondi propondo a quebra do meu sigilo bancário para comprovar a acusação. Recebi, como resposta dele, o silêncio dos derrotados. Eu tenho e sempre tive uma posição clara, parcial e partidária. Eu nunca enganei ninguém. Eu nunca me fingi independente ou militante de uma causa bonitinha para, na verdade, compactuar com um grupo político poderoso sem me tornar rotulado e desgastado na mídia. Eu sempre agi de acordo com minha consciência e vontade, como faço agora, encarando o preço por não usar máscaras. Então não é qualquer um que pode me apontar o dedo e falar de “trabalho”.

Como servidor, eu tenho direitos. Não haverá um só direito que queiram me tirar e que não receba uma contestação dura e firme. Esse ato de cancelamento de remanejamento, ilegal e arbitrário, é o primeiro deles.

Vou deixar a rede social para me dedicar à minha família, à minha carreira acadêmica, e aos tribunais, lutando para defender, em juízo, quando necessário, os direitos que entendo possuir, diante de quem quer que seja. Saio de cena dando alívio aos adversários e oferecendo a eles a vitória, caso assim interpretem, em suas preocupações diárias com essa “importantíssima” disputa. Querem a cidade só para vocês, sem opositores? Usem-na. Deixo o blog para me dedicar aos meus e a mim. Não porque a cidade não mereça meu tempo e minha luta, mas porque minha cidade começa na minha casa.

Muitos me chamarão de covarde. Outros comemorarão ao lerem esta postagem. Não me importo. Lamento apenas por deixar a população com menos uma ferramenta de resistência. Não digo que cansei de lutar sozinho, porque tive e tenho companheiros fiéis e dedicados ao meu lado. Deixo apenas a frente de batalha para voltar para casa e brincar com meus filhos, porque as lutas sempre existirão, mas uma cara de criança não dura eternamente. Não serei o último romântico de uma cidade mais justa, nem o primeiro comandante de uma oposição desanimada. Eu só quero ir para casa.

Serei o mesmo Rafael, com minhas críticas, opiniões e expressões, nas ruas da cidade, sempre disposto a ouvir quem se revolta contra os desmandos e sempre pronto a apoiar quem luta por uma Cabo Frio, de verdade, mais digna.

Um aluno perguntou-me ontem se o correto é escolher fazer o mais urgente ou o mais importante. Sem saber responder, escutei do mesmo que a segunda opção é a certeira. Pois bem, Paulinho: Eu escolhi o mais importante.

Agradeço a você, aliado ou adversário, que, por muito tempo, acordou às pressas para acessar nosso blog, e dele, obter um pouco de raiva ou de esperança por uma cidade melhor, contribuindo com os milhares de acessos diários por IP que esta página adquiriu durante anos de lutas. A você, que nos segue, nos acompanha, e se informa por aqui, nossos sinceros e emocionados agradecimentos. 

Continuaremos juntos, sempre.

Até breve.

Cabo Frio: Jovens são detidos por pichar pista e skate

5 jovens forma detidos ontem por pichar a pista de skate em Cabo Frio, em homenagem a cantor Chorão.
Os jovens foram ouvidos na 127ª delegacia e liberados.

foto meramente ilustrativa

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Moda com Thaís Trigo


Ola meninas hoje viajando para Paris na internet veja oque eu encontrei  para vocês, um maravilhoso desfile da coleção  outono e inverno. Vocês vão amar.Sintam-se em Paris enquanto lêem esta coluna. Veja a matéria do desfile .


O desfile de Jean Paul Gaultier traz uma nova versão de seu famoso sutiã-cone. Seus corsets (em lã e matelassê) são menos estruturados, com mangas compridas, um recorte vazado nos ombros, basques e muita tacha e ilhós. É tudo muito fechado: as golas são altas, as saias são longas (e muito fluidas), as botas são compridas, as luvas também. Depois das peças-chave, entram camisetas de couro adornadas por luvas assimétricas presas ao corpo por estolas de lã ou pele, até chegar nas peles-statement, supercoloridas, seguindo uma estampa de silhuetas. Depois surgem patchs e a coisa vai ficando mais anos 80, combinando com o cabelo punk oitentista.




O desfile buscou inspiracao nos tenplos da Índia, Nepal e China. As silhuetas são inspiradas nas asiáticas, com um pouco de quimono, ombros tombados, saias por cima de calças, modelagens cruzadas… Destaque para a estampa de olhos na jaqueta biker ou cobrindo um look inteiro de casacão geométrico e calça que segue a estampa da bota. Cool espiritual na Semana de Moda de Paris, que termina com dourado e um brilho iridescente.










CélineOs looks em xadrez prometem ser o hit do outono-inverno 2013/14, junto com as novas bolsas da marca. As amarrações do verão 2013 voltam, agora mais estruturadas, saindo de mangas articuladas; as saias são impecáveis, abaixo dos joelhos, as blusas de gola alta têm mangas muito compridas, cobrindo as mãos, que apareceram bastante nas passarelas esta temporada, assim como o mohair, que volta com tudo, e as peles. As botas na altura dos tornozelos ganham meias exatamente da mesma cor no styling e as pulseiras e colares lembram sistemas com planetas em sua órbita.              Chloé: Coleção com um quê de colegial passando pra fase adulta; com capas, casacos e saias com suspensórios, malhas trabalhadas. A escolha de tecidos e as camadas, como no caso da saia com fenda de zíper, mostrando uma camada inferior mais fluida, a camisa de smoking com recorte de tecidos, o look girlie que ganha camada de pele. Na sequência final aparecem saias em camadas, transparentes, cobertas de poás.



Vanessa BrunoA estilista inspirou-se em Catherine Deneuve no filme “A Bela da Tarde”, de 1967. Mas não tão feminina: há um toque de Katherine Hepburn na maneira andrógina de combinar peças com cortes masculinos à tops delicados com camadas de bordados. Anéis de metal adornaram casacos bem sessentinha e paetês bordados à Art Deco fecham o desfile. Simples e chic!

         fonte: :