segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O QUE ROLA NA REGIÃO

BÚZIOS:

Búzios em ação junto á secretaria de meio ambiente e pesca conseguiu junto aos órgãos ambientais e a capitania dos Portos a dispensa da obrigatoriedade das bóias de atracação para navios. . A medida foi solicitada em caráter de urgência e já está valendo para a temporada 2014/2015 dos navios de cruzeiro. A demanda pelas  boias surgiu em 2011 e segundo o parecer enviado à Capitania dos Portos, foi fruto de um entendimento errôneo da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente à época. Hoje, Inea e Semaps consideram tal medida desnecessária e prejudicial ao meio ambiente e ao município. Os órgãos ambientais ressaltam ainda a importância de se observar os demais procedimentos para a atracação de navios na costa buziana, É importante não permitir o lançamento de efluentes, água de lastro ou manutenção nas áreas de fundeio e adjacências, tendo em vista a sensibilidade ambiental da região e permitir o acesso aos navios da fiscalização dos órgãos ambientais municipais e estaduais.
Tramita na Câmara Municipal de Armação dos Búzios o Projeto de Lei 39/2014, de iniciativa do prefeito André Granado, para criar a Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, cuja finalidade é apurar faltas funcionais e responsabilidade civil dos servidores públicos. O projeto determina ainda gratificação mensal aos membros da comissão pelo exercício da função, no valor de 20% dos vencimentos e demais gratificações. O PL 39/2014 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise.
CABO FRIO:
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio comemora o mês do Professor Alfabetizador com debate sobre o tema: O Ciclo de Alfabetização na Organização Escolar. O encontro será no dia 17 de setembro, quarta-feira, das 8h às 12h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.             O encontro será voltado para os profissionais da Educação de Cabo Frio que atuam como diretores escolares, supervisores e professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental
Segue obra para troca das grades de proteção da Ponte que liga Tamoios a Barra de São João. A obra é realizada pelo D.E.R.

Implantar um sistema eficiente de recadastramento imobiliário que facilite e a vida do contribuinte e aumente a arrecadação municipal. Este é o objetivo do projeto “IPTU Fácil” elaborado por técnicos da Secretaria de Fazenda de Cabo Frio. O projeto será realizado inicialmente no 2º Distrito Tamoios em data a ser definida.

ARARUAMA:
Com apoio da Prefeitura de Araruama acontece no próximo dia 26 de setembro, às 19 horas, o lançamento do livro “Enigma em Petrópolis” da autora Luciane de Castro Raposo, na Casa de Cultura José Geraldo Caú. A obra trata de ação, aventura, suspense e um mistério que parece impossível de se desvendar, com muito humor. A Casa de Cultura fica na Praça São Sebastião, no Centro.
Saquarema está entre as primeiras cidades na qual receberão a programação oficial do “Cine em Cena Brasil”. Com patrocínio da CCR ViaLagos e em parceria com a Prefeitura, a sala fará sessões gratuitas de cinema para a comunidade. Entre os dias 15 e 17 de setembro, no Terminal Rodoviário de Bacaxá e serão exibidas diversas produções cinematográficas. Os horários das sessões são 8h, 10h, 13h30 e 15h30. Na sequência, a sala segue para os municípios de Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
SÃO PEDRO:
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou a I Oficina de Gestão e Cuidado em Saúde na Atenção Básica, que tem como objetivo capacitar os enfermeiros da Atenção Básica do município. Cerca de 40 profissionais, entre enfermeiras coordenadoras de Programas em Saúde, enfermeiras de Saúde da Família e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), participaram da capacitação.
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando nas Unidades de Saúde do município, os serviços de recadastramento e confecção de novos Cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). Os moradores aldeenses devem se encaminhar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, portando CPF, comprovante de residência, identidade ou certidão de nascimento, de 8h às 16h.
RIO DAS OSTRAS:
Rio das Ostras sediou a última  quinta-feira, dia 11, no auditório da Fundação de Cultura do Município, no Centro, encontro sobre a utilização do Sistema de Registro Integrado (Regin) para abertura de empresas. Quando o munícipio adere ao Regin, os primeiros passos para a abertura de empresas ficam muitos mais fáceis. Primeiramente o empresário deverá fazer a consulta de viabilidade via Regin. Esta consulta é um conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes do sistema que proporciona uma consulta antecipada a estas instituições, para verificar a viabilidade da implantação da empresa. O pedido é feito diretamente no portal da Junta Comercial do Estado.
Investimentos continuados na Educação realizados pela Prefeitura de Rio das Ostras, incluindo o acompanhamento pedagógico e a formação dos professores, vêm se refletindo nos bons resultados alcançados. A Cidade se destaca na Região, sendo a primeira a receber o Selo Município Livre do Analfabetismo do governo federal e alcançando a melhor média no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em 2013. O Ideb, divulgado no último dia 5, é um indicador criado pelo MEC para medir a qualidade do ensino em todo o País.
Começou na sexta feira em Rio das Ostras em um caminhão adaptado e instalado na Praça São Pedro, no Centro, sempre das 10h às 17h.  os interessados podem participar de palestras, oficinas, jogos educativos, exposições, apresentações artísticas e exibições de vídeos, entre outras atividades. O veículo, que é preparado para receber grupos e escolas com visitas monitoradas, ainda conta com uma estrutura adequada para pessoas com deficiência. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura: http://www.riodasostras.rj.gov.br 
MACAÉ:
A verificação periódica dos taxímetros de veículos que prestam serviço nesta modalidade de transporte se inicia na próxima semana em Macaé. A medida seguirá o calendário para execução da verificação divulgado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM). Para que a verificação do dispositivo do veículo seja realizada, todo o taxista deverá retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU) pela Internet, no endereço eletrônico www.ipem.rj.gov.br, das 9h às 17h e, no dia da verificação, até 14h. O valor a ser pago é de R$37,50. Além da Taxa GRU devidamente quitada, os outros documentos necessários para a realização da verificação são os seguintes: Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2013 ou 2014; Certificado do IPEM-RJ, do exercício de 2013 ou 2014; Certificado de Segurança Veicular na validade, para carros movidos a GNV.
Durante o mês de setembro, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza ações de vigilância alimentar e nutricional, em comemoração à Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional.  A primeira ação foi a Nutrição Itinerante que aconteceu, no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, na manhã desta quinta-feira, com várias atividades, avaliação nutricional, orientação alimentar, exposição de embalagens de alimentos industrializados com demonstração de quantidade de óleo, açúcar, sal e entre outros.
Em parceria com o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (o Fumdec), a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (a Amvisa) realiza, nos dias 23 e 30 de setembro, dois cursos de capacitação destinados a proprietários e funcionários de estabelecimentos alimentícios e de salões de beleza.  A proposta da prefeitura é instruir o pequeno empresário para definir uma atuação dentro das legislações vigentes. No dia 23 de setembro, às 9 horas, acontece o curso de capacitação com o tema “Boas práticas de alimentos e segurança sanitária”.  Já no dia 30, também às 9 horas, o tema é: “Segurança nos salões de beleza”, esse com a proposta de abranger os principais tópicos da legislação Federal. 
Através do “Projeto Profissões”, criado há três anos, estudantes do primeiro ao terceiro ano do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé recebem, neste mês, orientações vocacionais por meio de um roteiro planejado de ações, elaborado com ajuda de psicólogos e orientadores educacionais.  Até o fim de setembro, os alunos do CAp-Funemac participam de palestras no período da tarde, ministradas por profissionais de diversas áreas a fim de que obtenham amplo conhecimento sobre as principais profissões do mercado. 
Durante o mês de setembro, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza ações de vigilância alimentar e nutricional, em comemoração à Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional.  A primeira ação foi a Nutrição Itinerante que aconteceu, no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, na manhã desta quinta-feira, com várias atividades, avaliação nutricional, orientação alimentar, exposição de embalagens de alimentos industrializados com demonstração de quantidade de óleo, açúcar, sal e entre outros.
CASIMIRO DE ABREU:
A Prefeitura de Casimiro de Abreu informa que, devido ao aniversário dos 155 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, é feriado municipal na segunda-feira, dia 15, e, na terça-feira, dia 16, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, já que muitas secretarias estão envolvidas na realização do evento.
A equipe de artes marciais do Prodesporte para Todos teve um representante de destaque neste final de semana. No sábado, dia 6, o aluno de jiu-jítsu, Adriano Lima, do núcleo Barra de São João, foi campeão na categoria até 57 kg. O lutador venceu por nocaute técnico, na primeira etapa do circuito de MMA, que aconteceu no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de MMA e contou com a participação de um dos grandes lutadores do esporte, Amaury Bitetti.