quinta-feira, 6 de março de 2014

O Mercado Imobiliário e sua atual conjuntura. "Bolha"?

por Marcello Costa

Olá amigos Corretores de Imóveis,

Nesse post gostaria de tratar e falar a respeito de um tema bem complexo, que atualmente vem sendo debatido em nosso meio e que tem tido pensamentos variados sobre o mesmo, que se refere sobre a  existência ou não de uma Bolha Imobiliária no nosso mercado.
Primeiramente vamos esclarecer o que pode ser caracterizado como a existência de uma Bolha Imobiliária:
Ao meu entendimento uma Bolha Imobiliária pode ser caracterizada por diversas situações, onde acredito que vale destacar as seguintes:

a) A situação em que alguns bairros cariocas se encontram, com as vendas paradas e estagnadas nos mesmos. Existem imóveis que estão sendo colocados à venda há mais de 01 ano e 06 meses, isso mesmo, 01 ano e 06 meses. Onde o proprietário começa com um valor e vai abaixando até chegar em um determinado parâmetro de preço e mesmo assim, não se vende... 

b) Outro fator importante é o fato de que com o aumento dos valores nos preços de investimentos para se adquirir um patrimônio, é aumentado também o valor necessário para se financiar o mesmo, quando tal aquisição vem por essa modalidade e com isso, as prestações ficam mais caras, onde consequentemente há a necessidade de uma comprovação de renda maior e também um maior endividamento da população.
A situação foi tão notória que a própria Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Governo Federal, alterou as regras para aquisição de imóvel com o uso do FGTS, aumentando o mesmo para o teto de R$ 750.000,00 para as praças do RJ, SP, MG e DF e nos demais estados o limite passou para R$ 650.000,00. Será que tal medida já não é um indício da necessidade de mudanças e tentar aumentar o crédito para se evitar tal Bolha? Ou será apenas para acompanhar o mercado em questão e a alta dos preços?

c) Os juros praticados hoje também ao meu ver são preocupantes, e deveriam ser revistos, pois com o aumento nos valores de aquisição, maior será o valor a ser tomado como empréstimo e com os atuais juros praticados, maior será a dívida em questão e provavelmente haverá em um médio prazo, um grande número de inadimplentes e ações de retomadas de bens, por parte das instituições credoras.

d) "Lei da Oferta e da Procura" - Será que a demanda de imóveis a venda está na mesma proporção dos interessados para compra? Nos dias de hoje, principalmente em estados que irão sediar eventos de grande proporção como a Copa do Mundo de Futebol, os compradores estão segurando seus investimentos para o período "pós Copa", pois acreditam que haverá um retrocesso nos valores de venda dos mesmos. Mas será que isso irá acontecer? Ou será apenas um desejo da maioria?

Não haverá uma "Bolha Imobiliária" no mercado Brasileiro da mesma forma da que aconteceu no mercado Americano, mas ao meu ver, já existe uma bolha sim porém, em diferentes proporções e dentro da realidade de nosso mercado.

Precisamos como profissionais, orientar aos proprietários para venderem seus patrimônios dentro da realidade e não pedindo aquilo que não está dentro da mesma.

 O fato é que ao meu ver Bolha Imobiliária é apenas uma nomenclatura e deve ser encarada dentro de um contexto, com opiniões de profissionais do mercado imobiliário, corretores, pois são eles que vivenciam o dia a dia e passam pelos problemas acima mencionados e não apenas por economistas, pois mesmo se tratando de uma demanda financeira, deve ser vista de forma prática e não apenas como números, gráficos e projeções!!!


Búzios: Carnaval na cidade atrai grande quantidade de turistas

O carnaval em Búzios atraiu milhares de pessoas, que aproveitaram além das belezas naturais, a animação dos blocos e shows que contagiaram os turistas e moradores. 

Para recepcionar estes visitantes, a Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, intensificou o atendimento ao turista durante o carnaval, com postos de informações turísticas em pontos estratégicos, como a Praia de Geribá e o Píer do Centro.De acordo com o Secretário de Turismo, José Márcio, a ação inovadora, irá acontecer até o próximo final de semana, facilitando o acesso do turista à informação:- Estamos trabalhando para que o turista que esteja em Búzios, se sinta bem, sendo recepcionado da melhor maneira – afirmou o secretário.

Em cada um dos dois postos de atendimento funciona um balcão onde o turista poderá obter informações sobre os pontos turísticos de Búzios, restaurantes e pousadas, além da distribuição de mapas. O atendimento no balcão informativo é feito por recepcionistas bilíngues.Para o carioca Júlio Cesar Sousa, a iniciativa é fundamental para orientar o turista que visita Búzios:- É muito importante para o turista que não conhece a cidade, ter onde se informar pra não ficar perdido e perder seu tempo de lazer – disse ele.

O Secretário de Turismo lembra ainda que além desses pontos turísticos móveis, existem em Búzios, dois centros de informações fixos, um localizado no Pórtico, na entrada da península e o outro em frente à Praça Santos Dumont, no Centro.O Secretário ressalta ainda, que está em andamento o trabalho de ordenamento do turismo náutico:- Acabamos de instalar separadores de fila e de adquirir contador de pessoas, além do medidor de vento que irá melhorar a qualidade do serviço – finaliza o Secretário.Para o empresário do setor, Carlos Emídio, esta é uma ótima medida:- A área náutica sempre ficou meio de lado e ver a Prefeitura buscando melhorias para esse setor é muito bom - afirmou.Fotos: Marcelo Dutra