quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SUPERANDO A DOR DA TRAIÇÃO por Nando Braga



Estive lendo um artigo do Dr Luis Alberto Spy, professor da PUC-SP e um dos maiores formadores de opinião do Brasil em Psicologia no campo da teoria das relações humanas, a respeito de como se deve lhe dar com a massacrante força destrutiva do que é ser traído num relacionamento ou em qualquer situação diversa que te faça concluir categoricamente: "Esta pessoa traiu minha confiança"...

Quando falamos em traição ligamos logo ao fato de estarmos com uma pessoa numa relação afetiva e esta procura uma outra fora dessa relação. Mas a palavra tem um sentido tão mais amplo, bem como o tamanho do "estrago" que ela pode fazer na vida de uma pessoa.

Bem, sobre o artigo em si, o doutor me fez chegar as conclusões abaixo:

1- Não existe nenhum ser humano incapaz de se levantar de uma decepção amorosa. Nenhum mesmo. Temos que correr sim para captar meios de se preencher esse "vazio" que a outra pessoa deixou. Nenhum ser humano deveria ter o direito de mexer de forma negativa com os sentimentos daquele que um dia era o maior amor de sua vida, mas como existem pessoas assim, cabe aos que sofrem por isso olhar pra dentro de si mesmo e avaliar: Será que eu é que não sirvo pra ela ou ela é que não serve pra mim? Existem pessoas insubstituíveis em nosso coração? Óbvio que não! O mundo termina ai? Óbvio que não, até porque nossa vida é sim um livro, com inúmeras páginas. E por um acaso quando se está lendo um livro onde as ultimas páginas foram ruins pra você a tendência é você querer voltar pro que ja leu ou buscar nas páginas seguintes o que a sua história aguarda pra você?

2- Dado estatístico apontado pelo professor nos seus 30 anos de doutorado em psicologia revela o que eu mesmo ja sabia: quase 95% das pessoas que traem ou que terminam o relacionamento por motivo fútil se arrependem logo depois. E pior. Quase nunca (ou seja, aproximadamente 100%) a vítima dessas pessoas que traem não aceitam mas voltar, por duas razões bem definidas: 1- Ja vive um outro grande amor (até porque o vazio deixado pela pessoa que o largou ou que traiu é preenchido num primeiro momento por uma carência absurda, daí a facilidade de nos apegarmos a outra pessoa qualquer tão rapidamente). 2- Em média, segundo o professor, dura de 1 a 2 meses o período de quem traiu apresentar um certo arrependimento e vontade de voltar pra pessoa que ela mesma deixou.

Os dados acima (cientificamente comprovados) ja me fazem concluir que a falta de sentido na vida quando passamos pela dor da traição só existe para que nós tenhamos fôlego para correr e dar sentido a ela. Não adianta chorar o vazio que te deixaram. O que vale mesmo é sorrir para preencher este vazio. A vida não para e olha quanta gente bonita (não falo exclusivamente de beleza externa) tem ao nosso redor. Ninguém realmente é insubstituível. Com muita propriedade, o doutor destacou que todos são capazes de se levantar e continuar em frente APRENDENDO COM O QUE ACONTECEU e saindo MAIS FORTE DO QUE PENSÁVAMOS QUE FOSSEMOS, e paralelamente a tudo isso trabalhando em mente soluções para que evitemos futuras decepções. A depressão é fisiológica mas a fé e a atitude de querer reconstruir é lógica. Se você é independente, tem seu emprego, é livre, ta afim de mudar, tem saúde para isso e pessoas querendo realmente você (e veja que sempre tem) então?? Não é tão difícil assim como costumamos julgar ser. Crie coragem AME A SI MESMO, não gaste seu amor com quem não te dá valor ou pra quem não mereça. Deus quer te ver sorrindo, trabalhando e fazendo o bem ao teu próximo. Para aqueles que te fazem o mal, não lhe deseje o mesmo mal, porque estes tendem a cair sozinhos depois, não precisa de nenhum "empurrãozinho".

E lembrem-se: Estas pessoas ainda vão te procurar ou sentirão uma vontade absurda de te procurar. Aí este artigo aqui meus amigos não servirá mais para quem um dia passou por toda essa dor... Mas servirá para este que um dia te fez sofrer amargamente. Também não saiam por aí desejando o mal a ninguém, porque pessoas que são assim acabam caindo sozinhas...

NANDO BRAGA

Aldeenses recebem Paulo Lobo em mais uma Caminhada Rumo ao Progresso



A animação, mais uma vez, tomou conta das centenas de pessoas que caminharam na manhã do último domingo (23) pelos bairros Estação, São 
José, Bela Vista e Morro dos Milagres, junto ao candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Paulo Lobo (PP) e seu vice, Eliezer de Alair.

O candidato, pela coligação Rumo ao Progresso (PP / PSL / PTN / PR / PPS / DEM / PSDC / PMN / PSB / PV / PC do B), foi recebido com muito carinho pelos moradores, que confirmaram o desejo de ter Paulo Lobo novamente como Chefe do Executivo.

Dona Onedina de Almeida é moradora do bairro Estação há 50 anos. A dona de casa aproveitou a ocasião para ressaltar seu apoio à candidatura de Paulo Lobo. “Ele fez muita coisa boa, principalmente o CAPs. Ele é ótimo e eu tenho certeza de que ele volta. Moro aqui desde 1962 e conheci o governo dele. Hoje tenho 77 anos e não preciso nem votar, mas faço questão de votar nele. Ele sempre esteve na frente e vai voltar, se Deus quiser”, declarou. O aldeense Jonathas Aquino mora no bairro Estação desde que nasceu. O comerciante também demonstrou apoio ao candidato. “É o melhor prefeito que a gente teve. Ele fez tudo pela cidade, melhorou tudo. O comércio, por exemplo, melhorou muito com ele”, disse.

O aldeense Antônio Carlos de Almeida, de 63 anos, é morador há 10 do bairro Estação. Para ele, o candidato é a melhor opção para a cidade. “Desde que eu conheço São Pedro da Aldeia, de 1985 para cá, eu não vi ninguém trabalhar como ele fez. Peixaria, teatro, a praça, que hoje está abandonada, escolas, creches. Eu vi e participei de tudo isso. Ele organizou tudo. Agora ele tem que voltar porque Paulo Lobo é melhoria para a população. O povo pede socorro. Eu e minha família estamos com 
ele, com certeza”, disse.

Sandra Portugal é moradora do bairro São José e afirma: “Ele tem que voltar para continuar melhorando a nossa cidade. Foi ele quem deu jeito em São Pedro. Educação, Saúde, tudo foi ele quem fez”. O comerciante do bairro Bela Vista, Clementino Marques, pensa de forma parecida: “Ele foi o único que fez e faz. Educação, Saúde, saneamento básico, asfalto, ornamento do centro da cidade. Tudo, em geral, foi ele”. A auxiliar de departamento pessoal, Brena Valéria, mora em Bela Vista desde que nasceu. A jovem de 27 anos também declarou seu apoio ao candidato. “Ele tem que voltar para dar continuidade no que ele fez no governo passado”, disse.

Ao final da caminhada, que terminou no bairro Morro dos Milagres, o candidato a vice-prefeito Eliezer de Alair deixou uma mensagem aos moradores. “De hoje a exatamente 15 dias nós estaremos escolhendo um novo prefeito para o nosso município. Está chegando a hora de nós libertarmos a nossa cidade de tudo o que está aí. Precisamos do apoio do povo de São Pedro da Aldeia para podermos resgatar a Saúde, a Educação do nosso município e, principalmente, trazer de volta a dignidade para o povo aldeense. Por isso, no dia 07 de outubro, eu peço a vocês: vote 11, vote certo, vote em quem fez e vai fazer muito mais”, declarou.

Em seu discurso, Paulo Lobo destacou algumas de suas obras realizadas nos mandatos passados e alguns projetos futuros para a região. “Primeiro quero agradecer muito a todos vocês pela acolhida, pelo carinho e 
respeito com que têm nos recebido em todas as nossas caminhadas e comícios. Quero dizer a vocês, mais uma vez, que hoje volto mais preparado, mais experiente e com muitos projetos bons para São Pedro da 
Aldeia. Estação, Fluminense, Soledad, Bela Vista, São José, Morro dos Milagres são bairros que merecem toda a nossa atenção e dedicação. Lá atrás, fizemos algumas obras importantes, como escolas, creches, CAPs, pronto-socorro hospital, quadras poliesportivas, para citar alguns, que deram a esses bairros um começo de progresso, um início de avanço na qualidade de vida. E agora, com o apoio maciço do nosso querido deputado estadual, nosso amigo, Paulo Melo, e com o Governo do Estado também nos 
ajudando, nós vamos trazer projetos importantes para cá”, declarou.

O candidato também ressaltou a precária situação atual da cidade e chamou os moradores à razão. “Temos falado por onde passamos sobre o problema que São Pedro da Aldeia vem enfrentando na Saúde hoje, totalmente falida, quebrada e nossos moradores sofrendo as consequências. Também não é diferente na Educação, na limpeza. São Pedro da Aldeia está vivendo um momento muito triste, mas também um momento de transformação. A cidade não pode votar errado porque, como sabemos, o 
voto não tem preço, tem consequências. 
Estamos entrando nos dias finais de campanha e, mais do que nunca, precisamos que vocês estejam conosco minuto a minuto, como sempre estiveram. Com a ajuda de vocês e com a benção de Deus, com toda a certeza, a nossa querida São Pedro da Aldeia vai voltar a sorrir”, finalizou.

Fotos: César Valente


1º. Desafio de Biatlhon em Búzios foi sucesso





         Foi um sucesso a realização do 1º.  Grande Desafio Búzios 2012 de Biatlhon, realizado neste final de semana na Praia de Geribá, promovido pela Faberj – Águas Abertas & Esportes no Estado Rio de Janeiro, com o apoio das secretarias de Esportes e Lazer, Ordem Pública e Turismo do município.
A primeira prova do evento foi uma corrida rústica de 4 km, na Praia de Geribá, que aconteceu no sábado à tarde, já contando com a participação de 50 atletas, de todas as idades.
No domingo pela manhã, o número de participantes cresceu com a prova principal, válida para o 15º Circuito Estadual em Águas Abertas, incluindo as duas modalidades, natação e corrida, tendo contado com 100 inscritos de 13 até 80 anos. A travessia foi da praia de Ferradurinha ao Canto Esquerdo de Geribá, partindo em seguida para a corrida rústica até o Canto Direito num percurso de cerca de  4 km ida e volta.
Outra prova que contou com muitos inscritos por se tratar de uma pré-prova para travessias maiores, foi a Mini Travessia de 800 metros, realizada do Canto Esquerdo de Geribá até a altura do Quiosque do Mineiro.  Mas a competição mais esperada foi mesmo a Travessinha, de 100 metros, realizada também no Canto Esquerdo de Geribá, para 12 crianças de 7 a 10 anos, em cuja torcida estavam, principalmente, os pais e os avós dos atletas.  
 De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, João Carlos de Moraes, considerando ter sido esta a primeira vez em que o evento foi realizado, este superou a expectativa conseguindo movimentar um bom público. 
 Todos os três primeiros colocados no geral e nas categorias feminino e masculino de todas as provas receberam troféus e medalhas. O 1º. 2º. e 3º lugares das equipes também receberam troféus por terem tido maior pontuação. Ao todo foram premiados 50 atletas de sete a oitenta anos.
Na opinião do presidente da Associação de Natação Búzios Craw, Gerhard Walter, coordenador do Bhiatlon, valeu à pena todo o esforço para a concretização do evento. Um dos momentos mais marcantes, segundo lembrou, foi à subida ao podium do 2º lugar na prova principal de natação, de 2 km, o atleta Leonélio Jose Nery, pela categoria masculino 50+.
- Mesmo sem uma perna ele competiu com todos os atletas em condições de igualdade, sem nenhum privilégio especial por ser deficiente físico e venceu, sendo um exemplo para todos nós. Foi muito legal e serviu de lição para muita gente – concluiu. 















Prolagos lança Programa Afluentes: um novo canal de comunicação com a comunidade


Com o objetivo de estreitar e fortalecer o relacionamento com as associações de moradores e líderes comunitários, a Prolagos – Concessionária de Água de Esgoto do Grupo Equipav – lança o Programa Afluentes. Trata-se de um novo canal de comunicação e integração da Prolagos com a comunidade. Através de reuniões e palestras, que serão realizadas nas associações de moradores e na sede da Companhia, em São Pedro da Aldeia, as lideranças comunitárias de toda área de Concessão da empresa (São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios) poderão dar sugestões, fazer solicitações e saber das ações que estão sendo desenvolvidas pela Prolagos no bairro e cidade onde moram.

Ainda nestas ocasiões, a Prolagos promoverá visitas guiadas à empresa, onde os líderes terão a oportunidade de conhecer as instalações da Concessionária e os processos de tratamento de água e esgotos.

“O Programa Afluentes permitirá diminuir a distância entre os moradores e a empresa e isso ajudará a Concessionária a melhorar a cada vez mais a prestação de serviços e a promover ações de melhorias nos bairros. A empresa quer ser parceira da comunidade, estando sempre de portas abertas aos seus usuários, de forma a garantir a satisfação dos serviços prestados”, ressalta Thais Medeiros, coordenadora do Programa Afluentes.

A Prolagos está realizando o levantamento e a atualização do cadastro de líderes comunitários, que atuam na área de concessão da empresa. Os interessados em participar do Programa devem ligar para o número (22) 2621 – 5015 ou (22) 9833 – 6303 e falar com Thaís Medeiros. A primeira reunião e visita à Prolagos com líderes será no final do mês de outubro.


Núcleo da Diversidade inicia palestra hoje no Cemei

Começa no CEMEI – Centro Municipal de Educação Integral na Rasa, uma série de palestras promovidas pelo Núcleo da Diversidade da secretaria de Educação e Ciência, voltada para alunos do 8º. e 9º. anos e do  Ensino Médio da rede municipal de Búzios.


       As palestras abordam os assuntos Gênero e Orientação Sexual, Biodiversidade, Etnia e Religiosidade e Encontro da Diversidade, e vão até novembro, sempre às quartas feiras: 

  
      Tema                                      Data                        Horário
Biodiversidade                           17/10/2012            15h 30 às19h
Etnia e Religiosidade                  07/11/2012            15h 30 às 19h
Encontro da Diversidade            28/11/2012            13h às 20h
 

Campeonato de Orientação foi um sucesso em Búzios



 A alegria dos participantes do ORI BÚZIOS foi grande 
              Foi um grande sucesso no último final de semana, a realização do 1º. ORI BÚZIOS - Revezamento Urbano de Clubes e Federações –, organizado pelo Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COUFRJ).
 
Válido como 5ª Etapa do Campeonato Estadual de Orientação, o evento, que teve o apoio da secretaria de Esportes e Lazer do município, reuniu 159 atletas, que divididos em equipes e munidos de mapas e um roteiro na mão, tinham que chegar a locais específicos, a partir do centro da cidade.

Uma das equipes vencedoras...
        A Orientação é um esporte pouco conhecido ainda, mas que vem ganhando a cada dia mais adeptos apaixonados pela natureza em busca de uma vida saudável. Monitorados por check points (fiscais), o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. A própria pessoa/equipe escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, numa atividade lúdica e relaxante, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.


 Assim como num rally existem regras básicas para os competidores, como, por exemplo: 1) Passar por todos os pontos de controle; 2) Marcar corretamente o cartão de controle; 3) Preservar a natureza. Uma característica do esporte é a luta contra o relógio, ou seja, é preciso escolher rápido a melhor rota a seguir por um terreno desconhecido, evitando que o concorrente chegue na frente. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.
Várias equipes disputaram o premio de melhor Orientação
seguindo rotas por trilhas de Búzios. 

   A maioria dos participantes do I ORI Búzios era de universitários e professores, vindos de cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte. A entrega dos troféus as equipes vencedoras, aconteceu no Chez Michou num clima de total alegria e descontração, com todos solicitando que a próxima etapa da disputa nacional do esporte volte a acontecer na península.

Caminhão perde freio, colide com carro e atinge padaria em Macaé, RJ



 Por volta das 18h desta quarta-feira (26), um caminhão perdeu o freio na Avenida Amaral Peixoto, colidiu com um carro e atingiu uma padaria, na entrada do bairro Mirante da Lagoa, na cidade de Macaé, no Norte Fluminense. A parede do estabelecimento ficou destruída. Uma funcionária teve ferimentos leves.
O caminhoneiro seguia de Macaé para Rio das Ostras, quando decidiu parar em um posto de gasolina para descansar. Na subida do posto, o freio do caminhão quebrou e o veículo desceu de ré. Ele cruzou as duas pistas da rodovia, atingiu um carro e só parou quando bateu na parede da loja.
A funcionária da padaria, Josiane Batista Souza, que estava no local na hora do acidente, ficou ferida e foi levada pelos Bombeiros para o Hospital Público de Macaé (HPM). Ela sofreu ferimentos leves e foi liberada. A Polícia esteve no local e a perícia foi acionada.  
http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/09/caminhao-perde-freio-colide-com-carro-e-atinge-padaria-em-macae-rj.html

Seminário de maricultura em Búzios discute alternativas para a atividade


Criadores de mariscos, técnicos, representantes de Prefeitura de Búzios, RJ, universidades e institutos ambientais se reuniram para discutir a maricultura no estado e as alternativas para o desenvolvimento da atividade.
Nesta quinta-feira (27) os maricultores buzianos receberam a legalização ambiental do Instituto Estadual do Ambiente, reconhecendo a atividade, o documento é exigido a partir de agora para o funcionamento de fazendas marinhas. A Prefeitura de Búzios vai ajudar com uma nova embarcação e já adquiriu sementes de coquili para cultivo.
Em Cabo Frio, foi implantada uma fazenda marinha há onze anos, na Praia do Peró, mas há seis anos não funciona. De acordo com a Associação de Maricultores a falta de apoio e incentivo tornou a fazenda insustentável para os investimentos constantes que a atividade precisa. Na Prefeitura não há projeto de auxilio para a associação.

Coluna do Nando Braga - Foi um sonho!

Talvez não enxergasse meu Deus o quanto tu foste bom comigo. Aos poucos pude então perceber que nos teus jardins existia sim uma flor que exalava um aroma ímpar, perfeito, onde tu me guiastes para que eu pudesse conhecer onde ela habitava em teu reino. E dentre as mais lindas Senhor tu me destes aquela que seria a mais amada, a mais pura obra de tuas mãos perfeitas, aquela linda Flor risonha, de olhar e sorriso cativante que como num toque de pura magia me encantou...


Ah Senhor... E eu que ainda de forma inconsciente cheguei a duvidar da sua divindade. Puro engano. Ali estava o meu maior presente... a que me deves tanta honra de te-la em meus braços? Não seria eu o merecedor daquela florzinha linda e maravilhosa meu Deus... Mas se veio por tuas mãos sinto-me agraciado pelo melhor presente de toda minha vida...

Foi sim o maior presente de toda minha vida...

Linda. A mais bela do jardim era o encanto em forma de menina. A menina num ar delicado de mulher. Seu sorriso era como o Sol da manhã que aquecia minha alma e iluminava meu coração. Deparei-me com tanto encanto que talvez nem tenha conseguido retribuir à sua altura. Foi através de ti, linda Flor, que descobri que antes eu não havia amado ninguém... Que antes as flores não me encantavam ao ponto de imaginar que tudo aquilo era um lindo sonho...

... E que todo sonho, por mais belo que seja, tinha um começo...um meio... e um fim... Mas sim meu Deus eu vivi neste sonho tudo aquilo que jamais havia vivido...

Ah Senhor, dá-me por sua intervenção divina o poder de voltar a sonhar. Aquela Flor dos meus sonhos ficou na lembrança, viva e marcante. Oro a ti Senhor implorando o teu perdão, dia após dia, noites em claro, por não ter dado a minha linda Flor que fora ofertada por tuas mãos o carinho e a atenção que ela sim merecia. Oro a ti Senhor por mais uma oportunidade...

... E que proteja essa linda Flor e mantenha-la nos teus Jardins por longos e longos anos... Cuide dela Senhor e afasta de todo mal. Porque esse humilde que aqui ora a ti por ela, vai continuar sua jornada... Tentando mais uma vez sonhar... e sonhar bem alto... para que, um dia, eu possa cuidar mais uma vez dessa princesa que reina nos teus jardins e em minha memória...

... Que assim seja... Amém...



NANDO BRAGA

10º Seminário de Maricultura em Búzios:


Foi aberto na manhã desta quinta feira, 27, no Hotel Atlântico em Búzios, o 10º. Seminário Estadual de Maricultura, com a presença de representantes de todas as regiões do estado aonde vem sendo desenvolvidos projetos com a parceria dos governos, através de instituições ligadas à pesca, e cultivadores de mexilhões, vieiras e ostras.
Os buzianos receberam, na oportunidade, das mãos de Túlio Vagner, superintendente do INEA, Região dos Lagos, o licenciamento do órgão para as associações de pescadores e aquicultores da Rasa e José Gonçalves. Também receberam licenças de Julio Avelar, superintendente do INEA Ilha Grande, três representantes da maricultura da Costa Verde.
            Durante o evento, o presidente da FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca do Estado, Marco Botelho, anunciou um Termo de Referência, entre o ICM-BIO, o SEDRAP, FIPERJ, UEPA, com objetivo de elaborar um projeto para a implantação em Arraial do Cabo de um laboratório de produção de sementes de moluscos bivalves (ostras, vieiras e mexilhões) que irá atender a todo o estado.
Segundo informou já está sendo inclusive negociado com a SPU - Secretaria do Patrimônio da União, a área que irá abrigar este laboratório e, ao lado dele, um centro de visitação do ICM-BIO.  Ele informou também, que a partir da nova fase em que se encontra a FIPERJ, melhor estruturada, a região das Baixadas Litorâneas passará a contar com quatro extensionistas, um técnico e um pesquisador. Vai ser possível, assim, o órgão realizar também estatística pesqueira, coleta de pescado e amostragem biológica, para dar mais apoio ao setor pesqueiro na região. Ele também garantiu que a FIPERJ irá trabalhar no Pontal do Atalaia, onde existem vários ranchos para guarda de material de pesca e  atracadouro, que será todo requalificado por um projeto moderno.
 Para Búzios ele informou que está sendo providenciado um prédio mais amplo para o órgão funcionar (este ocupa, provisoriamente uma sala na secretaria de Meio Ambiente e Pesca na estrada da Usina), com um Extensionista para ajudar aos cultivadores na questão do licenciamento e dar informações sobre políticas públicas.  
-Nós já dávamos assistência, mas agora muito mais. Todas as regiões irão ter o escritório da Fiperj equipada com todos os recursos e material humano – reafirmou.  
A secretária de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, dando as boas vindas aos participantes em nome do governo municipal, destacou a importância do evento, apontando avanços em dez anos da atividade na região, sobretudo na questão do licenciamento ambiental; na integração entre os diferentes setores envolvidos; e no fomento da maricultura como negócio para famílias; sendo motivo de comemoração, também, a proposta concreta, hoje, para a implantação de laboratórios de produção de sementes na região.
- Este seminário é a consolidação destes dez anos e mostra o quanto a atividade evoluiu. A maricultura agora chegou para ficar e esta integração de pescadores/produtores, com todos esses órgãos, é uma prova disso – observou.
Participaram da mesa, Polyana Monte Rosa, representando o Ministério da Pesca e Aquicultura; Ana Claudia Melo Vieira e Lídia Espindola, respectivamente, a gerente Regional e a coordenadora de Aquicultura e Pesca do SEBRAE; Leilze Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shel Brasil, empresa patrocinadora do projeto; Viviane Lasmar, chefe da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo/ ICM-BIO; Daniel Henrique Cabral, da superintendência  do Ibama no Rio; Carlos Casul, presidente da AMBIG, representando os maricultores da Costa Verde; Fernando Belford, da UEPA, representando maricultores da Região dos Lagos; Túlio Vagner,  superintendente do INEA Região dos Lagos, Julio Avelar, superintende do INEA Ilha Grande, e Ricardo Campos, secretário  Estadual de Pesca e Aquicultura do Ceará.
 Comentando sobre as licenças que, finalmente, começam a chegar para os maricultores do estado, Julio Vieira do INEA, disse que a demora é provocada pela falta de conhecimento da lei 4895.
- Trata-se de um decreto completamente equivocado que precisa ser revisto logo. A burocracia entre os órgãos e as informações desencontradas retardam o processo. É preciso que o Estado faça a FIPERJ cumprir o seu papel constitucional, estabelecendo políticas públicas para o setor – conclui.
O seminário prossegue nesta sexta feira, com a seguinte programação:
28 de setembro de 2012 
09:00 Palestra:Produção de peixes marinhos em tanques-rede: beijupirá e garoupa
10:00 Debate
10:20 Coffee Break
10:40 Maricultura no Estado do Rio de Janeiro: projetos e programas institucionais.
12:10 Debate
12:40 Homenagens
13:00 Encerramento


Fotos: Ronald Pantoja

Famílias atingidas pelas chuvas em Cabo Frio começam a receber telhas


Mais mil telhas começaram a ser distribuidas nesta quinta-feira (27) para as famílias que tiveram problemas com a chuva em Cabo Frio, RJ.
Na quarta-feira (26), as telhas compradas já estavam no pátio da Secretaria de Assistência Social. Mas, segundo a prefeitura, não puderam ser distribuidas por conta do mau tempo.
O vento poderia quebrar o material e colocar os próprios moradores em risco. Até o início da tarde desta quinta-feira (27), 3.055 telhas foram doadas. Nesta quinta (27), a distribuição acontece no bairro Jacaré. 177 famílias nos bairros Monte Alegre, Morubá e União já foram atendidas.

Candidatos sub judice - Alair corrêa continua impugando - STE terá um mês para julgar 14 mil


- A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu apenas 1.318 recursos referentes a registros de candidaturas de um universo de cerca de 14 mil que sofreram algum tipo de contestação na Justiça Eleitoral país afora. Pelo menos 3.200 recursos já foram endereçados ao TSE, porém sequer chegaram a Brasília. Enquanto isso, candidatos a prefeito e vereador com registros de candidaturas negados na primeira e segunda instâncias — muitos barrados com base na Lei da Ficha Limpa — continuam em campanha e podem até ser eleitos em outubro, mas o exercício do mandato ainda é uma incógnita.
Há casos emblemáticos para entrar na fila do TSE. A ex-governadora Rosinha Garotinho (PR), candidata à reeleição para a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, teve o registro negado pelo TRE-RJ, com base na Lei da Ficha Limpa. Outro caso é o do ex-deputado Severino Cavalcanti (PP), que tenta a reeleição para a prefeitura de João Alfredo (PE), a 106 quilômetros da capital. No fim de agosto, o TRE de Pernambuco decidiu manter decisão da primeira instância e rejeitou a candidatura do ex-parlamentar, com base na Lei da Ficha Limpa.
Especialistas ouvidos pelo GLOBO dizem ser muito difícil que o TSE julgue todos os recursos até o pleito e que, portanto, muitos fichas-sujas podem participar e vencer as disputas em seus municípios. O tribunal informa, no entanto, que candidatos barrados nos estados, que venham a vencer nas urnas em outubro, não serão diplomados sem que a Corte defira o registro. Até o julgamento, o diplomado é o segundo colocado.
— Muito candidato vai concorrer sem que o tribunal se pronuncie sobre o registro. Isso realmente vai acontecer, e a razão disso é o número assombroso de processos que está crescendo cada vez mais, sem alteração dos prazos para a análise dos casos — protesta o advogado Fernando Neves, ex-ministro do TSE.
TSE barrou 1º candidato com base na Ficha Limpa
De acordo com o calendário eleitoral, todos os recursos referentes a registros de candidatura deveriam ter sido julgados nos tribunais regionais eleitorais até o dia 23 de agosto, mas pelo menos oito TREs — entre eles o do Rio e de São Paulo — não conseguiram dar conta do volume de processos. O prazo é o mesmo desde 1997 e, segundo promotores eleitorais, membros dos TREs e advogados, está defasado porque o número de candidatos aumentou e, consequentemente, o volume de recursos também cresceu.
Em Araras (SP), Pedro Eliseu Filho (PSDB) foi, ontem, o primeiro candidato a prefeito barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa da Lei da Ficha Limpa. Eleito em 2008, ele foi cassado por crime eleitoral em 2009 ficando inelegível por três anos. O crime teria sido o uso indevido de meio de comunicação. Para a Justiça, com a nova lei, essa inelegibilidade se estende por oito anos e impede sua candidatura.
A campanha de Pedro Eliseu transcorria ontem sem sequer tocar no assunto. Mas a decisão assustou o front petista: o prefeito Nelson Brambilla, que tenta a reeleição, também corre o risco de sair da disputa por causa da Ficha Limpa. O petista venceu as eleições extemporâneas em 2010, mas teve sua candidatura à reeleição barrada duas vezes este ano.
Em SP, o contador de candidaturas impugnadas em razão da Ficha Limpa, da Procuradoria Regional Eleitoral, registrou 465 impugnações de candidatos a prefeito e vereador. Dessas, 201 aguardam julgamento, 101 foram deferidas, 162 indeferidas e houve uma renúncia.
Suspeito de desvio busca reeleição
Em Alagoas, o prefeito de Traipu, a 188 quilômetros de Maceió, Marcos Santos (PTB), está afastado do cargo desde o início do ano, por ordem da Justiça Federal. Preso cinco vezes pela Polícia Federal, a ordem da Justiça inclui uma proibição: Santos não pode pisar na prefeitura. Mesmo respondendo por desvios de R$ 16 milhões — a maioria dinheiro da Educação — e com todas as ações em grau de recurso na Justiça, ele tenta a reeleição na cidade.
— Tive que adotar algumas providências na cidade porque o clima está difícil — diz Maurício Brêda, juiz de Traipu.
No dia 31 de agosto, houve registro de tiros no povoado Areias durante a caminhada de um dos candidatos. Comícios e caminhadas foram suspensos, a partir do último fim de semana, por risco de morte.
O sistema de estatísticas do TSE informa que, até ontem, quase 14 mil candidaturas estavam pendentes com recursos na Justiça Eleitoral. O próprio TSE aponta que os recursos demoraram a chegar à Corte em razão da greve dos servidores nos TREs. Como o maior volume de recursos começou a chegar nos primeiros dias de setembro, os ministros estudam fazer sessões extraordinárias para dar conta do trabalho.
Para a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, o grande número de processos pendentes de julgamento pelo TSE gera um quadro de insegurança tanto para o eleitor quanto para o candidato:
— O candidato tem mais dificuldade de encontrar doadores de campanha, pois o fato de o registro pender de uma decisão definitiva pode afugentar os doadores. Além disso, o próprio eleitor pode mudar seu voto, para ter a garantia de votar em alguém que, efetivamente, disputará a eleição e tomará posse no cargo, o que também é prejudicial ao candidato. Aliás, um quadro de insegurança sempre é prejudicial tanto para a democracia, quanto para os eleitores e candidatos.

http://oglobo.globo.com/pais/candidatos-sub-judice-tse-tera-um-mes-para-julgar-14-mil-5998959

Búzios participa do I Salão de Turismo do Rio de Janeiro


Acontece no período de 28 a 30 de setembro, o I Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange). A secretaria de Turismo de Búzios participa do evento com um stand montado pela TurisRio e com palestra que abordará o tema  “Políticas desenvolvidas pela secretaria”. O secretário Cristiano Marques será o preletor, no painel de sexta-feira (28).
Considerado o mais completo evento de turismo da América Latina, o Brite ocupará mais de 10 mil metros quadrados de área e reunirá cerca de 150 expositores das cinco regiões brasileiras, segundo os organizadores, além dos  principais destinos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil e operadores internacionais dos cinco continentes, que participarão das rodadas de negócios e poderão fazer pós-tours. Durante os três dias de evento o público poderá conhecer os principais destinos, aproveitar as ofertas na compra de pacotes de viagem e conhecer o melhor da cultura, da gastronomia e do artesanato do país.
O principal objetivo da Feira é consolidar o Brite como o principal encontro de turismo do calendário internacional, atraindo buyers (operadores internacionais) importantes, principalmente de mercados que não vendem o destino Brasil, como a Ásia, e transformar o Salão de Turismo l Brite no principal evento de varejo de turismo nacional do Estado do Rio de Janeiro.
Realizado pela Escala Eventos em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, e apoio de todo o trade turístico, o Brite 2012 tem o intuito de promover o turismo no Brasil, propor ações específicas para atender ao mercado receptivo internacional, fortalecer os destinos nacionais e elevar em 20% o número de turistas no país a partir do ano de sua realização, antes do inicio dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O tema escolhido para esta edição do Brite é Cores e Sabores do Brasil. As cores serão representadas através das principais festas folclóricas e manifestações artísticas que acontecem no país, como Carnaval do Rio, Reveillon, Festival de Parintins, Festa Junina e Oktoberfest. 
E os sabores serão representados através da gastronomia, das frutas e dos temperos tipicamente brasileiros. Este tema estará representado no evento através de exposição, cenografia, e será o tema central da programação social do Brite 2012.

Para o secretário de Turismo de Búzios Cristiano Marques a Feira dará mais visibilidade ao destino. Ele afirma que estar em eventos como este é uma oportunidade a mais de divulgar a cidade. 


Buzianos se destacam no Campeonato do Circuito Norte-Fluminense de Surf


O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro em Saquarema. No primeiro dia, por causa dos ventos forte só foi possível realizar a primeira frase da competição, já no segundo dia os ventos mais fracos e as altas ondas garantiram a boa apresentação dos surfistas.
Os representantes de Búzios conquistaram medalhas e troféus em todas as categorias. Segundo os competidores com resultados como estes  "dá até gosto de trabalhar e correr atras". Para eles não existe recompensa melhor. Os vencedores ganharam passagens para o Peru, pranchas e roupas de borracha como premiação.
Na categoria Open o campeão foi Arthur Souza. O surfista foi também Bi-campeão do circuito. Andrês Almeida ficou com a primeira colocação na categoria Mirim, o segundo colocado na categoria Júnior e ainda sagrou-se campeão do circuito. Já Guilherme Lopes conquistou a segunda colocação na categoria Mirim e a terceira na categoria Junior. Tomas Alvarez foi o campeão na categoria Júnior e campeão do Circuito. Fontenelle Roberto Jobim ficou com a terceira  colocação na categoria Sênior e com a quarta colocação na categoria Open.

Prolagos apoia 10º. Seminário Estadual de Maricultura em Armação dos Búzios



São Pedro da Aldeia (RJ), 26.09.2012. O município de Armação dos Búzios receberá, nos próximos dias 27 e 28 de setembro, o 10º. Seminário Estadual de Maricultura. A Prolagos - Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav – é uma das empresas que oferecem apoio técnico ao evento, que conta também com a parceira de diversas entidades como a FIPERJ – Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; INEA – Instituto Estadual de Ambiente; Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Ibama.
Durante o seminário, que será realizado pelo Sebrae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, serão discutidos projetos e programas institucionais para o incentivo e fomento da maricultura no estado, além de perspectivas de comercialização, produção e o uso de novas tecnologias no cultivo dos moluscos. Na ocasião, serão entregues a pescadores locais licenças ambientais para cultivo da maricultura.
O evento, que será realizado no Hotel Atlântico Búzios, deve receber 300 pessoas de várias cidades do interior do Estado do Rio. As inscrições para participar do seminário podem ser feitas pelo site www.10seminariodemaricultura.com.br ou no local do evento.
Segue a programação:
27 de setembro de 2012     
08:00 Inscrição, Credenciamento e Welcome coffee
09:00 Solenidade de Abertura
09:40 Apresentação do Panorama da Maricultura nos Municípios da Costa Verde e da Região dos Lagos
10:40 Palestra – Novas Tecnologias para captação de larvas e obtenção de sementes de mexilhão e produção mecanizada
11:30 Debate
12:00 Intervalo para Almoço
13:30 Palestra – Implantação e operacionalização de Unidade de Processamento de Moluscos
14:20 Mesa redonda- Aspectos da sanidade, perspectivas  da comercialização de moluscos e demandas do fórum de comercialização
15:20 Debate
15:40 Coffee-break
16:00 ”Produção e manejo de formas jovens de ostras e vieiras no Laboratorio de Moluscos Marinhos – UFSC “
16:50 Debate
17:10 ”O Beijupirá: Estudo de aceitação e alternativas gastronômicas.”
18:00 Debate
18:15 Encerramento
20:00 Coquetel de Confraternização
28 de setembro de 2012 
09:00 Palestra:Produção de peixes marinhos em tanques-rede: beijupirá e garoupa
10:00 Debate
10:20 Coffee Break
10:40 Maricultura no Estado do Rio de Janeiro: projetos e programas institucionais.
12:10 Debate
12:40 Homenagens
13:00 Encerramento

TRE-RJ apreende propaganda irregular em Cabo Frio

Na tarde do dia 17 de setembro, fiscais da 256ª Zona Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, sediada em Cabo Frio, realizaram operação em diversos bairros, recolhendo material irregular de propaganda.
Acompanhados pela juíza responsável pela fiscalização no município, Janaina Pereira Pomposelli, e pelo promotor eleitoral Vagner Delgado de Almeida, os fiscais apreenderam aproximadamente 200 placas.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que forneceu três viaturas e dez policiais. A 256ª ZE vem realizando operações frequentes com base em portarias expedidas pela juíza eleitoral.
Até o momento, foram apreendidos 46 veículos e cerca de 800 placas no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RJ.

Escola de Búzios comemora aniversário com culto ecumênico


A secretaria de Educação e Ciência de Búzios informa que haverá um culto ecumênico nesta sexta-feira (28) para comemorar os 60 anos da Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. O evento que é aberto ao público contará com a presença de alunos, ex-alunos,profissionais da educação e comunidade escolar.
O objetivo da festividade é agradecer a Deus por todas as conquistas ao longo dos 60 anos da escola. O culto terá início às 19h00. 
 Escola de Búzios comemora aniversário com culto ecumênico

A secretaria de Educação e Ciência de Búzios informa que haverá um culto ecumênico nesta sexta-feira (28) para comemorar os 60 anos da Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. O evento que é aberto ao público contará com a presença de alunos, ex-alunos,profissionais da educação e comunidade escolar.
O objetivo da festividade é agradecer a Deus por todas as conquistas ao longo dos 60 anos da escola. O culto terá início às 19h00. 

AGENDA DO CANDIDATO JANIO MENDES - PDT - CABO FRIO


SEXTA-FEIRA – 27/09
8h – Porta a porta no Manoel Corrêa – Ponto de encontro: Rua das Dunas
10h – Porta a porta no Jardim Caiçara – Ponto de encontro: Rua Natal (próximo à padaria Skina)
13h – Porta a porta no Caminho de Búzios – Ponto de encontro: na praça do bairro
15h – Porta a porta no Jardim Esperança – Ponto de encontro: Comitê do bairro (Av. Ézio Cardoso da Fonseca)
18h – Debate na Jovem TV
20h – Comício no Parque Burle – Rua Estocolmo (próximo à Igreja Presbiteriana)

Dilma sancionará Código Florestal sem vetos, diz relator



Contrariando a expectativa da maioria dos parlamentares, o relator do Código Florestal no Senado Luiz Henrique (PMDB-SC) acredita que a presidente Dilma Rousseff deve sancionar sem vetos o texto aprovado pelos senadores na terça-feira. O senador Luiz Henrique e o senador Jorge Viana dividiram a relatoria da matéria no Senado.
Luiz Henrique entende que as modificações feitas no texto recuperaram alguns "valores ambientais", como a preservação dos 50 metros a partir da área úmida da vereda, as áreas de preservação dos rios intermitentes, que estavam fora, e a área de 15 metros nos raios d'água e nas nascentes. Ele prevê que, se houver vetos, serão em "questões laterais" e não nas "questões centrais" votadas no Congresso.
"Acredito que a presidente Dilma vai sancionar, até porque foi fruto de um grande entendimento, de uma grande convergência nas duas Casas do Congresso", prevê. "O código ia virar um ornitorrinco e nós salvamos o código", alertou.
O senador disse que o acordo no Congresso ampliou o benefício para as propriedades médias, reduzindo o limite mínimo de 30 para 20 das demais propriedades e "estabelecemos o benefício de até 10 módulos fiscais para 15 módulos fiscais". "O acordo relativamente às propriedades médias foi estabelecido na hora, tinha 18 emendas e nós íamos perder", revelou.
Luiz Henrique ressalvou, porém, que se a presidente vetar não será anormal. "Faz parte do processo legislativo, uma lei só se torna exigível quando a presidente sanciona ou veta, isso faz parte do processo legislativo, é natural".
Na sua avaliação, a presidente teve razão em vetar em maio as mudanças feitas na Câmara porque - segundo ele - elas modificaram "a grande convergência, o grande entendimento que tínhamos feito com o governo e com as lideranças dos deputados na Câmara".
"O texto que a presidente vai receber tem uma força muito grande do parlamento, é um texto equilibrado, que mantém as diretrizes que a presidente estabeleceu na medida provisória, apenas estabeleceu alguns pontos de negociação aqui no Congresso". O projeto de lei de conversão da medida provisória do Código Florestal foi aprovado nesta terça pelo plenário do Senado. Agora o texto segue para sanção presidencial.

Veiga de Almeida abre inscrições para Vestibular 2013



Novos alunos concorrerão a bolsas de até 100%

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) está com inscrições abertas, até o dia 05 de outubro, para o vestibular. Os exames serão aplicados no dia 06 de outubro, às 9h, nos campi Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. Os novos alunos concorrerão a bolsas de até 100%.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição no site ou na Central de Atendimento da UVA. Para se inscrever, os candidatos podem optar pela taxa de inscrição, de R$ 25,00, ou pela doação de 2 latas de leite em pó ou um cobertor. A prova do vestibular tradicional consiste em uma redação sobre um tema atual e um teste, com 20 questões de múltipla escolha.

Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também o Programa de Acesso Diferenciado (PAD) e Programa de Acesso Personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova.

Recentemente, a UVA inaugurou um novo Campus no Centro do Rio, voltado para os profissionais da área de negócios, com cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Mais informações pelo site www.uva.br/vestibular ou pelo telefone: 2574-8888.

Sobre a Universidade Veiga de Almeida:

Com 40 anos de existência e uma das 10 melhores universidades privadas do país, de acordo com o ENADE, a UVA tem hoje, aproximadamente, 23 mil alunos e 1.300 funcionários, dos quais 700 são professores. A instituição oferece cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão em quatro diferentes campi no Rio de Janeiro: Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio. A Veiga conta também com um centro de excelência em saúde, sediado próximo ao Campus Tijuca.


Mau tempo em Cabo Frio, RJ, aumenta demanda por telhas


Muitos moradores em Cabo Frio ainda sofrem com problemas em suas casas por conta da chuva de granizo, ocorrida em julho no município. Muitas residências ainda estão destelhadas e a chuva que desde terça-feira (25) não para na cidade aumenta ainda mais a necessidade de uma solução para o caso.
A prefeitura informou nesta quarta-feira (26) que não houve distribuição de telhas por causa do vento forte em todo o município.
Para não colocar em risco os próprios moradores, a distribuição será retomada nesta quinta-feira (27). A prefeitura informou ainda que a demora para atender as famílias ocorreu por causa da grande demanda.
Por conta da chuva de granizo e o temporal do último dia 21 de setembro, que também povocou vários estragos na cidade,  foi necessário prorrogar a validade do decreto do município para a compra de mais telhas, o que causou atraso na entrega do material para os moradores.

Janio firma compromisso com jovens‏



O candidato Janio12 assinará nesta quinta-feira, 27 de setembro, carta compromisso 'Pacto pela Juventude', legitimando o compromisso com a implantação de políticas públicas para os jovens. O encontro com representantes de grêmios estudantis e movimentos de jovens será na Associação Atlética Cabofriense, às 18h30.

Bairro da Rasa em Búzios, RJ, fica cinco dias sem energia elétrica


Sete casas e 16 lojas no bairro da Rasa, em Búzios, Região dos Lagos do Rio,  ficaram cinco dias sem energia elétrica. A interrupção no fornecimento foi provocada por um caminhão que arrebentou a rede elétrica no sábado (22). Somente nesta quarta-feira (26) funcionários da distribuidora apareceram para consertar a rede.
Segundo a Ampla, o poste atingido era particular, e o dono recolocou outro nesta quarta-feira (26), por isso, a demora para restabelecer o serviço.

Rio das Ostras divulga programação da Festa da Colheita

A realização do exame de mamografia pode ser uma ferramenta primordial  no combate ao câncer de mama.  Preocupado com a doença a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando em média 250 exames de mamografia por mês. Todo o trabalho visa conscientizar a mulher, principalmente aquela com idade acima de 40 anos, a fazer o exame.
A dona de casa Lindalva Elias, 64 anos, sabe da importância de fazer o exame. “Hoje, posso contar com o exame de mamografia aqui em Rio das Ostras. Antes, eu precisava  fazer em outro município ou minhas filhas se reuniam e pagavam particular. Ganhamos em tempo e economia, sem contar que  não demora para fazer o exame, no máximo 20 dias. Posso dizer que é uma grande conquista para o município a implantação do mamógrafo”, comentou.
Juraci Souza Lacerda, 59 anos, agora está consciente da importância de fazer o exame. Ela era uma das mulheres que aguardavam no Centro de Saúde, para fazer a mamografia. “Com o exame, podemos saber se temos a doença e, uma vez diagnosticada na fase inicial, temos chances de combater o câncer de mama” destacou.
Este ano, pela segunda vez consecutiva Rio das Ostras vai fazer parte da Campanha Internacional Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas várias palestras na rede municipal.  Para marcar a data, a Ponte  Estaiada, a Figueira, que fica na orla da praia do Centro e a Casa da Mulher vão receber uma iluminação rosa.
O coordenador do Programa Saúde da Mulher, o enfermeiro Ricardo Muta, destaca que os profissionais de saúde, enfermeiros, técnicos e  auxiliares, de toda a região podem fazer a inscrição pelo site www.capacita-corem.econrio.com.br  para à Conferência de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino, que vai acontecer no dia 1º de outubro. Às 9h haverá palestra, com o enfermeiro oncologista Thiago França, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, que vai abordar o Câncer de Mama e Colo Uterino.
O objetivo é oferecer informações as mulheres sobre o Câncer de Mama e o Colo de Útero. O coordenador Ricardo Mouta destaca que este ano haverá uma programação durante todo o mês para levar esclarecimentos à população.
  CÂNCER: No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Para este ano, a estimativa são de 52.680 novos casos.
Câncer de Mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo. Um dos sintomas mais comuns é quando a mulher apresenta um caroço em seu seio. Ele pode ser detectado por uma mamografia ou com outros tipos de exames clínicos.
Este tipo de câncer tem cura, mas quanto mais precocemente ele for diagnosticado, as chances de se livrar da doença são aumentadas em até 90%. Um dos fatores que fazem com que as taxas de mortalidade do câncer de mama sejam altas no Brasil é a falta de informação.

Palestras:
01/10 - Local: Escola Municipal Maria Teixeira de Paula -Horário :  de 8h às 17h
Tema: Conferência sobre Prevenção ao Câncer de mama e colo uterino

02/10 - Local: Casa da Mulher - Horário: 14h
Tema: Palestra com o Coordenador Ricardo Mouta sobre Câncer de Mama

08/10 - Local : Lions Club Rio das Ostras - Horário: 14h

10/10 - Local: PSF/Âncora - Horário: 9h

15/10 - Local: UBS – Nova Esperança - Horário: 9h

16/10 - Local: UBS- Boca da Barra - Horário: 9h
             Local: Centro de Saúde Rio das Ostras - Horário: 14h

23/10 - Local: UBS Cidade Praiana - Horário: 9h

25/10 - Local: PSF Rocha Leão - Horário : 9h


Rio das Ostras divulga programação da Festa da Colheita


Se depender das atrações oferecidas pela Prefeitura de Rio das Ostras, centenas de pessoas estarão presentes na 8ª Festa da Colheita, que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro, em Cantagalo, zona rural do município. Popularmente conhecido como “Festa do Feijão”, o evento é organizado pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com os produtores rurais. O objetivo é celebrar o plantio e a colheita do “Feijão Maravilha”, plantado em diversas pequenas propriedades rurais de Rio das Ostras.

A programação conta com apresentações de samba, forró, sertanejo, gospel e humor, além de missa, leilão, concurso leiteiro, trilha de MotoCross e concurso de Rainha da Colheita.

De acordo com o veterinário Frederico Muzy, participarão cerca de 20 animais. A ideia é que sejam realizadas pelo próprio produtor duas ordenhas por dia.  “A ordenha poderá ser feita manualmente ou mecanicamente. Disponibilizaremos ordenha mecânica”, informou Muzy.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé Antunes, comemora o fato de ser o primeiro concurso com gado só do município. “Isso é o sinal dos avanços da atividade leiteira em Rio das Ostras”, declarou, lembrando que a Secretaria, por meio do Departamento de Agropecuária de Cantagalo e do Programa Mais Leite, oferece todas as condições aos produtores de bem manejarem o gado. Ivan informa que a Administração Pública realiza trabalhos de melhoramento de pastagem, melhoramento genético, assistência técnica e veterinária.  

Confira a programação:

28/09/12

18h - Missa

20 h – Escolha da Rainha da Colheita

21h - Show de Humor com “Adamastor Pitágoras”

23 h – Show com “Thais Macedo”

29/09/12

12 h – Show com “Almir Galvão”

21 h – Show com “Caju e Castanha”

23 h – Show com “Neguinho da Beija Flor”

30/09/12

12 h – Show com “Trio Baião Lunar”

14 h - Premiação do Gado leiteiro

15 h - Premiação do Trilhão

16 h - Leilão

20:30 h – Show com “Glauco Zulo”

01/10/12

19h30 – APLERO

21 h – Show Gospel com “Régis Danese”