segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Búzios: Moradores do Parque das Acácias pedem solução para terreno baldio

A frente do terreno na Rua Ariel
A esquina da Rua 09 no Parque das Acácias em Manguinhos, vive um problema.

Moradores dos arredores da rua 09, transversal com a rua Ariel reclamam de abandono em terreno de esquina. O terreno é fonte de reprodução de ratos, baratas, carrapatos e animais peçonhentos. Moradores reclamam de terem encontrado inclusive uma cobra coral, que quase atacou um animal de estimação.

A esquina do terreno na Rua Ariel com a 9
Além disso o terreno, por ser abandonado serve de criadouro de mosquitos. O que em dias de chuva e depois sol faz com que os mosquitos se proliferem causando desconforto. O medo maior é de casos de dengue.

Outro morador relata que viu dois homens com sacolas de lixo pretas de forma suspeita durante a madrugada. O bairro é uma localidade tranquila, mas este terreno exatamente de esquina e perto da Creche Barbara Wright, tem deixado os moradores apreensivos. Outra situação é  a falta de iluminação pública e árvores sem poda na mesma rua.
O estado em que se encontra o terreno do lado de dentro

Está dado o recado.A exemplo da Travessa da rua  15 em Vila Verde os moradores aguardam uma resolução.


Esquina com a Rua 9


Terreno vazio sem manutenção
 Este terreno de esquina em frente ao anterior também está sem manutenção já há algum tempo. Segundo alguns a Prefeitura teria o plano de fazer uma Praça com brinquedos, mas nada se sabe ao certo sobre o Projeto.
Terreno de Esquina na Rua 9





A foto foi tirada à noite exatamente para retratar a escuridão
da rua
A iluminação pública e a poda de árvores também deixam a desejar já á algum tempo . O pouco de iluminação pública que existe na Rua vem de refletores instalados no CAAPE - localizado no bairro.
A Ampla informou que as trocas de lâmpadas são de responsabilidade da Prefeitura, o mesmo serviria para a questão da poda das árvores.
A falta de poda causa transtorno à rede elétrica e telefônica

Búzios: Fim de Semana Esportivo na Península







A cidade de Armação dos Búzios sediou, no último final de semana, eventos esportivos de futebol society e futevôlei que movimentaram, respectivamente, os bairros de Vila Caranga e Geribá. No sábado, dia 2, às 16h, a quadra da Mandrágora reuniu atletas de oito equipes do município para a realização do 1º Torneio de Futebol Society50, cujos jogos foram decididos por meio de sorteio realizado na hora.
A premiação constou de troféus para o primeiro e segundo lugares e as indicações das equipes ocorreram nos próprios bairros, onde já existem times montados para disputas locais. Participaram do campeonato cerca de 80 representantes com idade a partir de 50 anos das localidades da Vila Caranga, Rasa, José Gonçalves, Azul e Branco, Centro, Ferradura, Manguinhos, Brava e do Búzios Esporte Clube. A equipe Azul e Branco sagrou-se campeã e de Vila Caranga vice-campeã.
Já no domingo, dia 3, às 11h, a Praia de Geribá sediou o 1º Torneio de Futevôlei, evento realizado com a participação de doze duplas que puderam resgatar uma modalidade tão praticada nas areias buzianas. A disputa, feita por meio de eliminatórias simples, consagrou campeã a dupla Mamaro e Léo e vices-campeões os participantes Danilo e Marcos.
Ambos os eventos foram prestigiados pelo Prefeito André Granado que parabenizou os organizadores pelo sucesso dos campeonatos: “É nosso dever estimular a saúde e a qualidade de vida em nosso município e o esporte é parte fundamental na conquista desta condição. Com projetos como estes, vamos resgatar momentos de lazer e hábitos saudáveis na nossa cidade”, afirmou ele.


Crédito das fotos: Marte Oliveira

Cabo Frio: Novo PCCR aprovado pelos sindicalistas


Em reunião nesta segunda-feira, ficou acordado que uma comissão se reúne para a elaboração do novo Plano de Cargos Sindicalistas aprovam novo PCCR sugerido pelo prefeito Alair Corrêa
Baseada em estudos técnicos e jurídicos, mais uma importante vitória foi alcançada pelo prefeito Alair Corrêa e pelos servidores públicos do município. Em reunião que aconteceu nesta segunda-feira (4/2) no gabinete do prefeito, uma nova rodada de negociações foi aberta com os cinco sindicatos que representam as diversas classes de trabalhadores.
No encontro, foi discutida a provável inconstitucionalidade do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), elaborado pelo governo municipal anterior, cujo caso está sendo analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). O prefeito Alair Corrêa fez questão de garantir aos representantes dos sindicatos que não vai abandonar os servidores, sugerindo que uma nova comissão fosse convocada para a elaboração de um novo PCCR. O objetivo principal é garantir que os ajustes sejam colocados em prática já em fevereiro, caso o plano atual seja efetivamente ilegal.
A nova comissão, que contará com funcionários da secretaria de Administração e com os sindicalistas se reúne na manhã desta quinta-feira (7/2) para começar a elaborar o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.
– O prefeito Alair Corrêa teve boa vontade, tanto para nos receber, quanto para negociar conosco, colocando as limitações e dando sugestões que poderemos levar para a assembléia – destacou a professora Denize Quintal, representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE).
Além do SEPE, estiveram presentes à reunião representantes da Associação dos Guardas Municipais de Cabo Frio (AGMCF); do Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio (Sindicaf); da Associação de Funcionários Municipais (AFM); e do Sindicato dos Profissionais da Saúde (Sindisaúde).
O prefeito deu aos representantes sindicais sinal verde para que o PCCR seja implantado corretamente e o servidor saia vitorioso. Agora, resta aguardar a decisão da assembléia.

Texto: Léo Suñe / Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito
Foto: Ari dos Santos

Cariocão 2013: Vasco em má fase


A fase do Vasco não é boa. Depois de aturar as gozações dos flamenguistas, na derrota por 4 a 2 na quarta rodada da Taça Guanabara, veio o fiasco contra o Bangu. Time perdeu por 1 a 0 em São Januário e, novamente, os rivais não perdoaram e correram para a Internet.
Resultado: sobrou não apenas para o Vasco, mas também para o zagueiro Dedé. Confira algumas piadas tiradas do Twitter e do Facebook, em cima da derrota deste domingo.
"Amigos acho q nao devemos discutir sobre futebol. pq a amizade vem em primeiro lugar e o vasco em segundo"
"Rir do Vasco é Fácil. Difícil é parar de rir !!!!! rssssss....."
"Lembram quando eu disse semana passada que ainda não era hora de se desesperar com o Vasco. Pois bem, esqueçam"
"Você percebe o desespero do Vasco quando Dedé vai pro ataque e não volta pra zaga"

fonte: Esporte IG

Arraial do Cabo: Drogas na Praia dos Anjos

No ultimo domingo ( 03) em Arraial do Cabo foram apreendidas 23 cápsulas de cocaína na Praia dos Anjos. O proprietário da droga, identificado como Fernando ( popularmente conhecido como “Queimadinho” ) conseguiu fugir do local. O caso foi registrado na DP de Arraial do Cabo.

ARARUAMA: Polícia precisa conter um homem drogado na favela do corte



No ultimo domingo (03 ) na Rua Pernanbuca ( local conhecido como ‘Favela do Corte’ ) em Araruama, Cristiano Rodrigues Humbelino, de 33 anos, foi apreendido por estar na rua muito alterado, sob o efeito de drogas. Com ele ainda foram encontrados cinco sacolés de cocaína. Foi autuado como usuário e após recuperar o estado normal liberado.

Cabo Frio: "Folia Alternativa"


Rock, blues, MPB, hip-hop e reggae estão na programação para quem estiver na cidade durante o Carnaval, mas não gosta de samba

O Carnaval de Cabo Frio terá a marca da alegria. Além da folia tradicional já consolidada – com o circuito de blocos de arrastão, trios elétricos e shows na Praia do Forte e em diversos bairros do município, incluindo o Distrito de Tamoios – a secretaria de Cultura cria, este ano, a “Folia Alternativa”.
Em um espaço montado no Canto do Forte, haverá shows para quem está na cidade durante o período de Carnaval. As atrações são de diversos ritmos musicais – rock, blues, MPB, hip-hop e reggae estão no cardápio – e a “Folia Alternativa” acontece no sábado (9/2) e na terça-feira (12/2).
Segundo Yuri Vasconcellos, superintendente de Espaços Culturais do município, o objetivo é criar mais uma opção para o público que estiver na cidade, mas quer fugir da programação tradicional da época.
– Ofoliões alternativos terão a sua vez para compartilhar com Momo sua euforia e espontaneidade. A “Folia Alternativa é um espaço para bandas independentes de som alternativo. Serão nove bandas divididas durante os dois dias de apresentação – explicou Yuri.
Programação
Sábado, 9 de fevereiro
Raizera (Regional) - 22h
Mano Gláucio convida Invadindo o Recinto (Hip-Hop) - 22h50
Naíra (Rock) - 23h40
Azul Casu (MPB) - 00h30
Terça-feira, 12 de Fevereiro
Taz Mureb (Hip-Hop) - 22h
Christiano Guerra (Rock Blues) - 22h50
Rose Red (Rock) - 23h40
Iury Lucarna (MPB) - 00h30

Ulisses Rabelo (Reggae, MPB) - 01h20

Texto: Anderson Lopes
Fotos: Divulgação

Política: Câmara dos Deputados tem novo presidente


Deputado Henrique Eduardo Alves é eleito novo presidente da Câmara
dos Deputados

Deputado Dr. Paulo César e o novo presidente da Câmara
Eleito por 271votos, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. A eleição de Henrique Eduardo Alves resulta de um acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB, o segundo biênio. É o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa, 11. Entre as principais propostas do deputado para o cargo de presidente está a votação da reforma política; a reestruturação dos gabinetes, com padronização dos espaços; o “equacionamento” da situação trabalhista do secretariado parlamentar; a reforma da programação da TV e Rádio Câmara, ampliando a cobertura das atividades parlamentares, e a criação de uma Comissão de Triagem para selecionar as proposições “relevantes e de interesse social” que estejam prontas para a pauta de Plenário. Henrique Eduardo Alves já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Político de carreira marcante participou de momentos de grande participação popular e cidadania e é defensor da constituição e da Democracia Brasileira.
O novo 2º vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Faria (PSD-RN). “Espero que a nova Mesa Diretora consiga fazer com que o Congresso fique cada vez mais próximo do povo”. Declarou o parlamentar.

Texto: Lucia Zomer, de Brasília


Vereador Emanoel Fernandes faz balanço do primeiro mês de mandato

O vereador em seu gabinete reunido coma população

Completando um mês de mandato, o vereador cabo-friense Emanoel Fernandes (PSC) é só comemoração. Os números revelam que ele está entre os mais atuantes da Casa Legislativa, com um total de 20 proposições, sendo um projeto de lei, três requerimentos ao governo do Estado e 16 indicações ao governo municipal entre os dias 10 e 31 de janeiro. Todas as matérias apresentadas pelo vereador foram aprovadas por unanimidade. Dos três requerimentos, um já na está em fase de execução: a instalação de totens digitais de informações turísticas na rodoviária de Cabo Frio.
- Na última semana recebemos o diretor de planejamento e projetos da TurisRio, Cesar Augusto Werneck, e definimos os últimos detalhes para a implantação do projeto. Já estamos providenciando o ponto de luz e de internet para que o totem seja instalado na segunda quinzena deste mês – revelou.
Mas o vereador tem outros bons motivos para comemorar: o manilhamento da Rua das Arraias, passando pela Avenida dos Pescadores, indo até a Avenida Dráuzio Solon Ribeiro, no Peró, está entre as indicações que já foram executadas, e começam a gerar benefícios à população, que sofria com constantes alagamentos neste trecho do bairro.
- Também já estamos conversando com o prefeito a respeito de outras indicações como a implantação de academias populares voltadas à prática de exercícios físicos aos idosos, nas praias e praças do município; o cumprimento da isenção de IPTU para idosos a partir de 60 anos, com renda de até dois salários mínimos, e cujo a área construída do imóvel não passe de 82 metros quadrados; a construção da Policlínica do Idoso; a disponibilização de banheiros químicos com acesso adequado aos idosos, portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida; a reabertura do Posto de Urgência (PU) no bairro São Cristóvão e a implantação de esteiras de acesso ao mar e cadeiras anfíbias para os portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, entre outras – enumerou, lembrando que a implantação do Centro de Informações Turísticas na Rodoviária de Cabo Frio também está entre as indicações que começam a sair do papel. “É neste espaço, aliás, que ficará o totem digital que conseguimos com o governo do estado” - explicou Emanoel. 
Além das proposições, Emanoel também se reunido com líderes de vários segmentos, entre eles os artesãos, que na última semana estiveram no gabinete do vereador. Acompanhados de Vânia Carvalho, coordenadora das Feiras de Artesanato, Ricardo Mayer, Nilza Santos, Priscila Mayer, Aderbal Alves e Janete Batista buscam o apoio do legislativo “para moralizar a Feira de Artesanato da Praça da Cidadania e fazer com que ela seja, verdadeiramente, do artesão”. Segundo Vânia, na recém-inaugurada praça, que fica na Praia do Forte, existem 212 box, sendo 32 de alimentação, 60 de artesãos, “e o restante é de variedades, incluindo material de pirataria”.
O vereador Emanoel Fernandes 
- Precisamos que o poder público nos ajude, porque o que o governo anterior fez naquele espaço foi uma coisa completamente imoral. Batizaram o local com o nome de Feira do Artesanato, mas deram box para empresas de alimentação, para gente que vende produto pirata, para loja de esporte, enquanto o artesão, mesmo, só ocupa 60 dos 212 boxes. Ou seja, o critério utilizado pelo antigo governo para distribuir os boxes foi completamente político, e gera prejuízos não somente ao artesão, mas também ao empresário da cidade que paga seus impostos o ano inteiro, e sofre concorrência desleal com a pirataria que foi “legalizada” a partir do momento que a prefeitura cedeu um espaço público para venda de produtos sem nota fiscal. Tem produto escrito o nome de Cabo Frio, mas na etiqueta está escrito “made in China” – conta Vânia.
O grupo relatou, ainda, vários outros problemas que serão levados pelo vereador Emanoel Fernandes ao secretário municipal de Serviços Públicos, Renato Vianna.
- Já tivemos um primeiro contato com o secretário, e nos próximos dias estaremos nos reunindo para discutir o assunto de forma mais direta. O importante é deixar claro que vamos trabalhar para que ninguém seja prejudicado. Da mesma forma que estamos tentando ajudar os artesãos, já estamos buscando outras alternativas para as pessoas que ocupam o espaço mas não se enquadram no perfil da Feira de Artesanato – explicou Emanoel. 



Entrevista com o Prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa

Capa do Jornal Noticiário dos Lagos

por Victor Viana

Completando um mês de governo o prefeito Alair Corrêa já está tomando grandes decisões que levantam debates e discussões em meio à população e a opinião pública. Tem demonstrado firmeza em suas decisões e tranqüilidade ao responder a imprensa.  Questões como choque de ordem, extinção da SECAF , novas construções e desapropriações estão entre os temas dessa entrevista.  Também fez afirmações fortes e reafirmou promessas de campanha, como as de faria de Tamoios, no 2º distrito, uma cidade. 

Noticiário dos Lagos: Saiu recentemente publicação com nomeações da SECAF, mas ela não esta sendo extinta?    
                        
Alair Corrêa: Essas nomeações datam do dia 02 de Janeiro, assim que assumimos, e a extinção da SECAF aconteceu depois. Criamos uma nova empresa, a CONSECAF. Nos temos um presidente que levará uns três meses para encerrar todas as contas da SECAF então nomearemos os diretores da nova empresa.
 
NL: Por que  é preciso extinguir a SECAF? 
 
Alair Corrêa:  Nós encontramos uma empresa sem condições de continuar com atividades porque ela está completamente corrompida. Não era possível continuar com ela. Para poder administrar uma empresa de forma tão complicada como estava aquela, foi melhor criar uma nova empresa sem vícios, com novas licitações e concorrências. 
 

NL: Quais foram às irregularidades encontradas na SECAF? 

Alair Corrêa: Encontramos mais de 100 processos de pagamentos sem licitação. Era para ter 50 empregados, tinha 10. Recebia por 20 mais só tinha dois. Qualquer diretor que entrasse ia responder por esses erros. Por isso estamos criando uma empresa nova, onde podemos começar do zero, sem vícios e sem corrupção. Havia serviços não compatíveis, recebidos e não executados. Eventos recebidos e não realizados. Foi melhor parar com a SECAF e começar de novo. . 
 
NL: Alem da criação da CONSECAF, estão sendo tomadas outras medidas em relação aos problemas encontrados na SECAF? 

Alair Corrêa: Estamos fazendo um balanço de tudo, com auditoria, e vamos entregar para o Ministério público, Tribunal de Contas. Não quero estar envolvido, e nem ninguém do meu governo, com essas ações. Por isso vamos começar uma nova empresa de forma correta. 
 
NL: Uma das primeiras medidas tomadas pelo senhor foi o cancelamento de cheques emitidos pelo prefeito anterior. Por que tomou essa medida? 

Alair Corrêa: Foi uma ação para verificar esses cheques e contas pagas, para saber se eram de situações normais. Estamos pagando empresas que constatamos que foram contratadas de forma correta, mas estamos segurando alguns cheques de obras que foram mal feitas, como as da Praça Porto Rocha, que apresenta muitos problemas.  Mas o dinheiro está lá guardado, estando tudo certo os valores serão pagos.
 
 
NL: O que será feito no prédio do antigo hotel Acapulco, nas dunas da Praia do Forte? 


 
Alair Correa: Vamos fazer um hotel escola. Já desapropriamos e estamos negociando preço com os proprietários. Eu gostaria de implodir aquele prédio, mas como já está ali há anos é melhor mexer nele e adapta-lo para esse projeto.  Queremos trazer uma grande rede hoteleira para Cabo Frio e precisamos de mão obra qualificada, não traremos de fora. Vamos ali preparar garçons, arrumadeiras e outros profissionais de nosso município. Queremos chegar a uns 15 hotéis na cidade, vamos estimular isso com isenção de imposto por 15, 20 anos e até, se for possível, com a criação de banco para empréstimos. Vamos capacitar nosso pessoal com qualificação na área de turismo, e faremos lá nesse hotel escola. 

NL: Gostaríamos de perguntar sobre o Centro de Convenções de Cabo Frio, finalmente teremos um na cidade? 

Alair Corrêa: Sim, Cabo Frio finalmente terá seu centro de convenções.  Nós desapropriamos o Prédio das SENDAS, e em 10 dias estaremos negociando preço. Não havendo acordo, estaremos depositando em juízo o valor estipulado através da avaliação que foi feita do imóvel.  Porque a nossa desapropriação é amigável ou judicial. O tempo está correndo e eu não posso esperar muito para realizar uma obra dessa importância para a cidade. Se não houver acordo vamos realmente depositar em juízo e começar as obras. Temos um turismo forte de final de semana e feriadões, além das férias de verão. O centro de convenções é para preencher o espaço entre esses picos de visitação na cidade. Com eles vamos movimentar o comercio nos meios de semana e fora das temporadas. Levaríamos dois anos para construir um prédio como esse. Vamos usar esse que já existe para abrigar o Centro de Convenções, dessa forma não demorará. Um exemplo é a Feira Forte que poderá ser feita ali dentro.  São duas grandes ações para melhorar o turismo em Cabo Frio; O hotel escola e o centro de convenções. 

NL: Por que o senhor optou por um conselho gestor ao invés de um secretário de turismo? 


Alair Corrêa: Já fiz isso com a saúde. Porque penso que um médico não pode cuidar da saúde e de contas bancarias. Entendo que o nosso Calcanhar de Aquiles é o turismo. Com essa aprovação da nova lei dos royalties do petróleo realmente daqui ha 25 anos veremos o fim do petróleo para Cabo Frio. Poços abertos em 2000, por exemplo, já estarão praticamente extintos até lá e os novos poços abertos daqui pra frente já estarão sobre a nova divisão prevista pela lei sancionada esse ano. Então minha responsabilidade é criar mecanismos que mantenham a cidade funcionando mesmo sem esses royalties, por isso estou fazendo isso. Daqui ha 25 anos não terá mais petróleo, mas teremos turismo forte. Preciso para isso de um conselho gestor, onde posso estar efetivamente trabalhando em conjunto com esse conselho, posso cuidar mais de perto de uma esfera tão importante para o futuro do município. 


NL: Já foram anunciadas algumas ações de obras para a melhoria do transito e acessibilidade na cidade. A situação hoje das calçadas ocupadas pelo comercio será resolvida? 

Alair Corrêa: Nos já definimos que deixaremos todos trabalharem do jeito que estão hoje, e na segunda depois do carnaval começa a mudança.  Após a quarta feira de cinzas os comerciantes já podem começar a tirar as cadeiras, mesas e outras coisas das calçadas porque tudo vai mudar. Deixamos esse tempo para que todos possam trabalhar e ganhar seu dinheiro nesse período. Haverá um choque de ordem será na cidade inteira.  Com projetos, que já estão sendo discutidos com a sociedade e com ações. Não dá para as calçadas estarem ocupadas e as pessoas corendo risco de vida tendo de passar pelo asfalto. Isso tudo irá acabar.

 NL: E a situação do excesso de ambulantes nas praias e outras irregularidades que vem acontecendo nos verões aqui no município? 

Alair Corrêa: Esse verão é diferente em relação as minhas ações. Porque eu já assumi a prefeitura assim, então por isso preferi não atrapalhar quem já se preparou para trabalhar e ganhar seu dinheirinho. Mas no próximo verão a ordem será total, que sempre foi à marca do meu governo. 



 NL: O senhor disse que 400 milhões de reais serão investidos em obras dentro de Tamoios, 2° distrito de Cabo Frio, e as outras demandas como educação, saúde e limpeza? 

Alair Corrêa: É importante ressaltar que eu tenho total comando do que faço a frente da prefeitura. Disse e volto a afirmar que vou destinar 400 milhões de reais, em quatro anos, em Tamoios. Uma nova cidade será erguida. Investimento de educação, limpeza e saúde, como também meio ambiente e outras são independentes desse valor de 400 milhões, que serão somente para obras.  Em fevereiro começa a redenção de Tamoios e lá o governo será participativo, a população, através de audiências publicas, irá decidir onde serão as obras. 

Búzios: Mangue de Pedras pode virar Unidade de Conservação


Secretaria de Meio Ambiente e INEA realizaram vistoria da área na quinta-feira, dia 31
 A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), realizou na manhã da última quinta-feira, dia 31, uma visita técnica ao Mangue de Pedra, um ecossistema muito frágil e raro, com enorme potencial para realização de pesquisas aplicadas, inclusive internacionalmente. O objetivo da ação, que contou, ainda, com a participação de diversos Guarda Parques credenciados pelo Instituto Estadual, foi identificar todas as características do local e seu estado de conservação, a fim de que possam ser estudados projetos para a área em questão.
Ações como a implantação de um centro de educação ambiental e a formalização do local como Unidade de Conservação estão em estudo e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, poderão ser realizadas audiências públicas sobre o tema para que todas as partes interessadas possam manifestar seus interesses particulares.
“Trata-se de uma necessidade transformar toda a área em que o Mangue de Pedra está inserido em Unidade de Conservação, pela singularidade do ecossistema. O manguezal, independente de qual for, por si só, já é um ecossistema protegido por lei federal, o que já seria argumento suficiente para sua preservação. Além disso, nosso Manguezal de Pedra é um evento raríssimo e de beleza cênica sem igual, embora esteja sofrendo processo de degradação por parte do ser humano,” disse o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Pesca, João Paulo Rodrigues.
Para dar início ao projeto de criação da nova Unidade de Conservação e sua posterior revitalização, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o INEA. Caberá ao Instituto a criação da Unidade de Conservação e a elaboração de seu Plano de Manejo, e ao Governo Municipal todo o suporte estratégico para a implantação do mesmo. “Antes mesmo de a nova gestão assumir, o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Carlos Alberto Muniz, sinalizou o grande desejo da Prefeitura de que o Mangue de Pedra se transforme em área de conservação, livre de elementos de degradação.  O INEA comprou a ideia e de imediato foi iniciado o estudo daquele local. Esta foi a primeira visita formal ao mangue, com a finalidade de produzir um relatório mais aprofundado sobre o local”, completou o Secretário Adjunto.
Um dos únicos três mangues do mundo – De acordo com o Art. 268 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro de 1989, os manguezais e as praias são áreas de preservação permanente. Localizado na Praia da Gorda, bairro da Rasa, o Mangue de Pedra é um dos últimos manguezais que ainda restam em Búzios e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois estão localizados em Recife e no Japão. O raro ecossistema, ameaçado pela constante remoção das pedras e pelo lixo, tornou-se possível devido à existência de um lençol freático que chega à praia, apresentando traços com grande potencialidade ecológica de pesquisa e observações.
A grande singularidade do Mangue de Pedra se deve a dois traços. Primeiramente, a água de chuva que se infiltra no solo da microbacia e percola pelo morro graças a força da gravidade e aflora na areia da praia. Assim, o morro com sua cobertura vegetal funciona como um reservatório de água doce que, ao ser liberada no sopé, mistura-se com a água salgada do mar e produz água salobra, condicionante para existência daquele ecossistema. O segundo traço consiste na ausência do mangue vermelho (Rhizophora mangle) neste manguezal e a explicação mais plausível para não se encontrar este tipo de mangue é justamente o tamanho de suas sementes. Como a praia é recoberta por pedras, a semente desta espécie é transportada pelas marés, não encontra frincha larga entre os recifes para se fixar e é arrastada novamente pelas marés. Assim, só os propágalos de mangue branco (Laguncularia racemosa) e de mangue preto (Avicennia schaueriana) se desenvolvem no substrato da praia, pois são pequenos.
Apesar de sua raridade, este manguezal está ameaçado pela expansão urbana desordenada. Já existe o interesse de particulares na construção de um condomínio, o que impermeabilizaria o solo. Como qualquer construção, esta intervenção humana afetaria o fornecimento de água doce para a vegetação, alterando, definitivamente, o ecossistema local. Diante dessa pressão, a Prefeitura de Búzios pretende preservar o manguezal, a área à sua retaguarda e a zona marinha, à sua frente, por uma Unidade de Conservação de Proteção Integral a ser ainda definida.
Segundo especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Mangue de Pedra, as Paleofalésias da Rasa, a Falha Tectônica do Pai Vitório e da Ilha Feia compõem um geossítio de grande importância científica no Brasil, sendo este geossítio classificado como um dos sítios mais importantes do ‘Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro’.



 Crédito das fotos: Marte Oliveira

Búzios: Alcoól e menores de idade


Jovem moradora da Maria Joaquina relata cenas tristes no Centro da Cidade

“Fui ao Centro de Búzios no ensaio de um bloco de Carnaval, e ao meu lado havia uma criança quase em estado de como alcoólico. Este menino devia ter no máximo 13 anos. Fiquei muito impressionada com tudo aquilo. O menino passando mal, caído no chão e seus amigos “zoando”. Foi uma cena muito triste de se ver. A quantidade de crianças bebendo é lamentável. Foi a primeira vez que vi uma cena dessas e foi muito forte. Depois foi no Ponto de ônibus da Praça. Fazia algum tempo que eu não saia há noite. Sinceramente fiquei com medo pois tinha policiais passando na rua e jogando spray de pimenta nas pessoas. Sem fazer distinção de quem era quem.”

O relato da moradora – que pediu para não ser identificada – assusta e vem a calhar com o momento em que a Prefeitura de Búzios lança a campanha contra o fornecimento de bebidas alcoólicas à crianças menores de 18 anos. É preciso fiscalização e denúncia para que cenas como essa não se repitam. Haja visto a chegada do Carnaval, onde bebida e folia acabam se misturando.

Disque 100 e denuncie comerciantes que vendem bebidas alcoólicas à menores de 18 anos. Ainda o telefone do conselho tutelar de armação dos Búzios é 2623.6720. Faça a sua parte.

Saquarema: Prédio pega fogo em Bacaxá

foto ilustrativa

Na manhã desta segunda (4) um prédio residencial pegou fogo na avenida Saquarema no Centro de Bacaxá em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O edifício tem 12 apartamentos e o fogo começou em um deles, após um curto circuito em uma tomada, segundo o Corpo dos Bombeiros. O morador não se feriu.
Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local e a área foi isolada. Os moradores tiveram que sair dos apartamentos. Uma vistoria vai ser realizada para saber se a estrutura do prédio foi abalada antes que o edifício seja liberado.
Fonte: G1

Búzios: Membros da Comissão de Licitação e Pregão


Portaria nº 378 de 25 de janeiro de 2013

Constitui a Comissão Permanente de Licitação 

O prefeito de Armação dos Búzios, no uso de suas atribuições (..) resolve:

Art .1º - Fica Constituída a Comissçao Permanente de Licitação da Cidade de Armação dos Búzios.

Art. 2º - São designados para compôr a referida Comissão Permanente de Licitação, sob a presidência de primeiro, os seguintes servidores:

- Jorge Luiz de Araújo (presidente)
- Roberto Ribeiro Brandão (secretário)
- Marcelo França Henrique (membro)
- Fabio Arantes Guimarães (membro)

Art. 3º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos desde o dia 1º de janeiro de 2013

Armação dos Búzios, 25 de janeiro de 2013

ANDRE GRANADO NOGUEIRA DA GAMA
Prefeito

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Portaria nº 379 de 25 de janeiro de 2013

Constitui a Comissão de Pregão, para os fins no Decreto nº43, de 5 de maio de 2005



O prefeito de Armação dos Búzios, no uso de suas atribuições (..) resolve:

Art. 1º Fica constituída a Comissão de Pregão, destinada aos procedimentos e atividades na modalidade de pregão, realizados no âmbito do Poder Executivo, será dirigida pelas normas do Decreto nº 43, de 5 de Maio de 2005.

Art. 2º A Comissão de Pregão funcionará vinculada à Secretaria Municipal de Administração, sendo composta por 3 (três) membros para mandatos de 2 (dois) anos. 

Art. 3º - São designados para compôr a comissão de Pregão, os seguintes servidores, de acordo com as respectivas funções:

- Graciana da Silva Cardoso - pregoeiro
- Jorge Luiz Inácio de araújo - pregoeiro substituto
- Fábio Arantes Guimarães - membro de apoio
- Simone de Souza Cardoso - membro de apoio
- Roberto Ribeiro Brandão - membro de apoio
- Gilcéia Soares do Nascimento - membro de apoio

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos desde o dia 1º de janeiro de 2013
 
ANDRE GRANADO NOGUEIRA DA GAMA
Prefeito



Cabo Frio: Bebê de quatro meses é sequestrado


Willian Ferreira dos Santos, 18 anos, morador de Unamar no 2º distrito de Cabo Frio é acusado pela ex-companheira, de 22 anos, de ter ido até sua casa armado e ameaçado. O rapaz  teria levado o filho de 4 meses que estava nos braços da mãe.
Os policiais foram chamados ao local e encontraram o rapaz dentro do carro portando um revólver calibre 38 e o filho recém nascido. O caso foi registrado na 126ª DP- Cabo Frio e o rapaz está preso.

Cariocão 2013: Flamengo vence e reassume a liderança


Depois da expressiva vitória sobre o Vasco, a torcida do Flamengo esperava uma nova goleada sobre o Nova Iguaçu, mas a realidade foi diferente. Apesar de dominar completamente o adversário,na partida disputada neste domingo, no Engenhão,a equipe rubro-negra falhou muito nas conclusões e acabou vencendo por apenas 1 a 0, gol de Hernane, no segundo tempo. O resultado fez o Flamengo reassumir a liderança do Grupo B da Taça Guanabara, com 13 pontos ganhos, dois a mais do que o Fluminense. O Nova Iguaçu segue em sexto no Grupo A com apenas quatro pontos.
Vipcomm
O atacante Hernane comemora gol do Flamengo contra o Nova Iguaçu
O atacante Rafinha, destaque na vitória sobre o Vasco, teve uma atuação apenas discreta e acabou substituído, no segundo tempo. Bem marcado pela defesa do Nova Iguaçu, a revelação da Gávea acabou decepcionando os torcedores rubro-negra. O Nova Iguaçu entrou com um forte esquema defensivo e não se preocupou em atacar, mas a falta de ambição acabou castigada com o gol marcado por Hernani.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Friburguense, em Macaé. O Nova Iguaçu vai encarar o Boavista,no Laranjão
O jogo O Flamengo começou a partida no ataque e, antes do primeiro minuto. já havia conseguido um escanteio, depois de investida do lateral João Paulo, pela esquerda. Aos três minutos, Hernani fez ótimo passe para Nixon que invadiu a área, mas adiantou a bola e desperdiçou a primeira grande chance de gol da equipe rubro-negra.
O time dirigido por Dorival Júnior marcava a saída de bola do Nova Iguaçu e complicava a troca de passes da equipe da Baixada Fluminense que não conseguia sair da defesa. O Flamengo tentava buscar espaços na defesa adversária, mas encontrava dificuldades para concluir.
Aos dez minutos, Leonardo Moura penetrou pela direita e lançou Elias. O meia chutou, mas a bola bateu na zaga e voltou para Leonardo Moura que chutou por cima do travessão defendido por Jefferson. O Flamengo dominava, mas não conseguia penetrar com facilidade na defesa do Nova Iguaçu. O atacante Rafinha não conseguia desenvolver jogadas em velocidade, por causa da marcação cerrada empregada pelo adversário. Aos 18 minutos, Rafinha foi lançado pela direita, mas seu cruzamento para a área foi bloqueado por Rodrigo Almeida. O time rubro-negro voltou a criar outra situação difícil para o Nova Iguaçu, aos 20 minutos. Leonardo Moura arrancou pela direita e lançou Elias que bateu, de primeira, mas a bola passou perto da trave direita de Jefferson.
Só aos 23 minutos é que o time da Baixada criou sua primeira jogada de perigo na área rubro-negra. Glauber cobrou escanteio, González desviou mal e a bola voltou para Glauber que chutou para defesa de Felipe. Os atacantes Rafinha e Nixon pouco produziam quando eram lançados, prejudicando as manobras ofensivas do Flamengo.
Aos 30 minutos, o Flamengo criou outra chance para marcar. Elias foi lançado em profundidade por Rafinha, mas o goleiro Jefferson saiu com precisão e dividiu com o atacante. A bola sobrou para o mesmo Elias que cruzou para Hernane cabecear, por cima, do travessão. No minuto seguinte, o estreante Wallace deu grande susto à torcida do Flamengo. O ex-jogador do Corinthians foi fazer a cobertura de uma bola lançada em profundidade e a bola tocou no seu pé, enganando Felipe que saía do gol para fazer a defesa. Para sorte dos rubro-negros, a bola saiu.
Aos 35 minutos, Rafinha aciona João Paulo que troca passes com Hernane e aparece na frente de Jefferson, mas a conclusão do lateral foi defeituosa. Aos 39 foi a vez de Cáceres. O volante paraguaio cabeceou com muito perigo, após cobrança de escanteio, no último lance importante da etapa inicial.
O Flamengo começou o segundo tempo com a mesma disposição tática do primeiro tempo. Com Rafinha e Nixon abertos pelas extremas, enquanto Elias tentava entrar na defesa adversária, através dos espaços abertos pelos atacantes.
Muito acionado, o lateral João Paulo produzia boas jogadas pela esquerda. Aos seis minutos, ele fez um cruzamento para Hernani que furou, de forma bisonha, e desperdiçou a chance. No minuto seguinte, o mesmo João Paulo descobriu Nixon na área, mas o atacante falhou ao tentar dominar a bola e perdeu a chance.
Dorival Júnior perdeu a paciência e trocou Nixon por Cleber Santana, numa tentativa de aproveitar os chutes de longa distância do meia.
O time comandado por Dorival Júnior seguia criando e desperdiçando oportunidades, diante de um adversário que se limitava a tentar evitar os gols. Aos 11 minutos, Nixon avançou pela direita e cruzou rasteiro, mas Hernani e Rafinha chegaram atrasados.
Aos 19 minutos, Roldofo que havia substituído Leonardo Moura, fez boa jogada e cruzou para Hernane que se atrapalhou e não concseguiu concluir. A bola ainda sobrou para Cleber Santana que concluiu para fora.
Depois de desperdiçar muitas oportunidades, o atacante Hernane acabou marcando o primeiro gol do Flamengo, aos 23 minutos. Ibson tocou de calcanhar para Rodolfo, o goleiro Jefferson saiu para abafar a jogada e a bola acabou nos pés de Hernane que não teve trabalho para empurrar para as redes.
Aos 28 minutos, o árbitro João Ennio Sobral sentiu câimbras e precisou interromper a partida durante alguns minutos para se recuperar. Depois do reinício, o Flamengo quase amplia em chute forte de Ibson, mas a bola saiu à direita do goleiro Jefferson. Logo depois, o goleiro do time da Baixada Fluminense fez bonita defesa em chute de João Paulo.
FICHA TÉCNICA: 
FLAMENGO 1 x 0 NOVA IGUAÇU
Local: Estádio João Havelange, Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 3 de fevereiro de 2013, domingo 
Hora: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: João Ennio Sobral 
Assistentes: Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim
Cartão Amarelo: Uallace (NI)
Gols: FLAMENGO: Hernane aos 23 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura(Rodolfo), Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Elias e Ibson; Rafinha(Thomás), Hernane e Nixon(Cleber Santana) 
Técnico: Dorival Júnior
NOVA IGUAÇU : Jefferson, Marcelinho, Leonardo, Rodrigo Almeida e Uallace; Felipe, Salino, Glauber(Talles Cunha), Mossoró(Márcio Guerreiro) e Dieguinho(Rodrigo Souza); Flávio 
Técnico: Leonardo Condé

fonte: Esporte IG