segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Entrevista com o Prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa

Capa do Jornal Noticiário dos Lagos

por Victor Viana

Completando um mês de governo o prefeito Alair Corrêa já está tomando grandes decisões que levantam debates e discussões em meio à população e a opinião pública. Tem demonstrado firmeza em suas decisões e tranqüilidade ao responder a imprensa.  Questões como choque de ordem, extinção da SECAF , novas construções e desapropriações estão entre os temas dessa entrevista.  Também fez afirmações fortes e reafirmou promessas de campanha, como as de faria de Tamoios, no 2º distrito, uma cidade. 

Noticiário dos Lagos: Saiu recentemente publicação com nomeações da SECAF, mas ela não esta sendo extinta?    
                        
Alair Corrêa: Essas nomeações datam do dia 02 de Janeiro, assim que assumimos, e a extinção da SECAF aconteceu depois. Criamos uma nova empresa, a CONSECAF. Nos temos um presidente que levará uns três meses para encerrar todas as contas da SECAF então nomearemos os diretores da nova empresa.
 
NL: Por que  é preciso extinguir a SECAF? 
 
Alair Corrêa:  Nós encontramos uma empresa sem condições de continuar com atividades porque ela está completamente corrompida. Não era possível continuar com ela. Para poder administrar uma empresa de forma tão complicada como estava aquela, foi melhor criar uma nova empresa sem vícios, com novas licitações e concorrências. 
 

NL: Quais foram às irregularidades encontradas na SECAF? 

Alair Corrêa: Encontramos mais de 100 processos de pagamentos sem licitação. Era para ter 50 empregados, tinha 10. Recebia por 20 mais só tinha dois. Qualquer diretor que entrasse ia responder por esses erros. Por isso estamos criando uma empresa nova, onde podemos começar do zero, sem vícios e sem corrupção. Havia serviços não compatíveis, recebidos e não executados. Eventos recebidos e não realizados. Foi melhor parar com a SECAF e começar de novo. . 
 
NL: Alem da criação da CONSECAF, estão sendo tomadas outras medidas em relação aos problemas encontrados na SECAF? 

Alair Corrêa: Estamos fazendo um balanço de tudo, com auditoria, e vamos entregar para o Ministério público, Tribunal de Contas. Não quero estar envolvido, e nem ninguém do meu governo, com essas ações. Por isso vamos começar uma nova empresa de forma correta. 
 
NL: Uma das primeiras medidas tomadas pelo senhor foi o cancelamento de cheques emitidos pelo prefeito anterior. Por que tomou essa medida? 

Alair Corrêa: Foi uma ação para verificar esses cheques e contas pagas, para saber se eram de situações normais. Estamos pagando empresas que constatamos que foram contratadas de forma correta, mas estamos segurando alguns cheques de obras que foram mal feitas, como as da Praça Porto Rocha, que apresenta muitos problemas.  Mas o dinheiro está lá guardado, estando tudo certo os valores serão pagos.
 
 
NL: O que será feito no prédio do antigo hotel Acapulco, nas dunas da Praia do Forte? 


 
Alair Correa: Vamos fazer um hotel escola. Já desapropriamos e estamos negociando preço com os proprietários. Eu gostaria de implodir aquele prédio, mas como já está ali há anos é melhor mexer nele e adapta-lo para esse projeto.  Queremos trazer uma grande rede hoteleira para Cabo Frio e precisamos de mão obra qualificada, não traremos de fora. Vamos ali preparar garçons, arrumadeiras e outros profissionais de nosso município. Queremos chegar a uns 15 hotéis na cidade, vamos estimular isso com isenção de imposto por 15, 20 anos e até, se for possível, com a criação de banco para empréstimos. Vamos capacitar nosso pessoal com qualificação na área de turismo, e faremos lá nesse hotel escola. 

NL: Gostaríamos de perguntar sobre o Centro de Convenções de Cabo Frio, finalmente teremos um na cidade? 

Alair Corrêa: Sim, Cabo Frio finalmente terá seu centro de convenções.  Nós desapropriamos o Prédio das SENDAS, e em 10 dias estaremos negociando preço. Não havendo acordo, estaremos depositando em juízo o valor estipulado através da avaliação que foi feita do imóvel.  Porque a nossa desapropriação é amigável ou judicial. O tempo está correndo e eu não posso esperar muito para realizar uma obra dessa importância para a cidade. Se não houver acordo vamos realmente depositar em juízo e começar as obras. Temos um turismo forte de final de semana e feriadões, além das férias de verão. O centro de convenções é para preencher o espaço entre esses picos de visitação na cidade. Com eles vamos movimentar o comercio nos meios de semana e fora das temporadas. Levaríamos dois anos para construir um prédio como esse. Vamos usar esse que já existe para abrigar o Centro de Convenções, dessa forma não demorará. Um exemplo é a Feira Forte que poderá ser feita ali dentro.  São duas grandes ações para melhorar o turismo em Cabo Frio; O hotel escola e o centro de convenções. 

NL: Por que o senhor optou por um conselho gestor ao invés de um secretário de turismo? 


Alair Corrêa: Já fiz isso com a saúde. Porque penso que um médico não pode cuidar da saúde e de contas bancarias. Entendo que o nosso Calcanhar de Aquiles é o turismo. Com essa aprovação da nova lei dos royalties do petróleo realmente daqui ha 25 anos veremos o fim do petróleo para Cabo Frio. Poços abertos em 2000, por exemplo, já estarão praticamente extintos até lá e os novos poços abertos daqui pra frente já estarão sobre a nova divisão prevista pela lei sancionada esse ano. Então minha responsabilidade é criar mecanismos que mantenham a cidade funcionando mesmo sem esses royalties, por isso estou fazendo isso. Daqui ha 25 anos não terá mais petróleo, mas teremos turismo forte. Preciso para isso de um conselho gestor, onde posso estar efetivamente trabalhando em conjunto com esse conselho, posso cuidar mais de perto de uma esfera tão importante para o futuro do município. 


NL: Já foram anunciadas algumas ações de obras para a melhoria do transito e acessibilidade na cidade. A situação hoje das calçadas ocupadas pelo comercio será resolvida? 

Alair Corrêa: Nos já definimos que deixaremos todos trabalharem do jeito que estão hoje, e na segunda depois do carnaval começa a mudança.  Após a quarta feira de cinzas os comerciantes já podem começar a tirar as cadeiras, mesas e outras coisas das calçadas porque tudo vai mudar. Deixamos esse tempo para que todos possam trabalhar e ganhar seu dinheiro nesse período. Haverá um choque de ordem será na cidade inteira.  Com projetos, que já estão sendo discutidos com a sociedade e com ações. Não dá para as calçadas estarem ocupadas e as pessoas corendo risco de vida tendo de passar pelo asfalto. Isso tudo irá acabar.

 NL: E a situação do excesso de ambulantes nas praias e outras irregularidades que vem acontecendo nos verões aqui no município? 

Alair Corrêa: Esse verão é diferente em relação as minhas ações. Porque eu já assumi a prefeitura assim, então por isso preferi não atrapalhar quem já se preparou para trabalhar e ganhar seu dinheirinho. Mas no próximo verão a ordem será total, que sempre foi à marca do meu governo. 



 NL: O senhor disse que 400 milhões de reais serão investidos em obras dentro de Tamoios, 2° distrito de Cabo Frio, e as outras demandas como educação, saúde e limpeza? 

Alair Corrêa: É importante ressaltar que eu tenho total comando do que faço a frente da prefeitura. Disse e volto a afirmar que vou destinar 400 milhões de reais, em quatro anos, em Tamoios. Uma nova cidade será erguida. Investimento de educação, limpeza e saúde, como também meio ambiente e outras são independentes desse valor de 400 milhões, que serão somente para obras.  Em fevereiro começa a redenção de Tamoios e lá o governo será participativo, a população, através de audiências publicas, irá decidir onde serão as obras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário