quinta-feira, 18 de julho de 2013

Macaé: Congresso Municipal sobre Drogas apresenta painel para a mídia

Humanizar para construir uma nova forma de ver e atuar no mundo, com respeito ao próximo e executando os direitos humanos, acolhendo mais do que simplesmente tratando os usuários de substâncias psicoativas. É este o papel realizado pela prefeitura, que está sendo disseminado no primeiro Congresso Municipal sobre Drogas, realizado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, na Cidade Universitária. O evento começou nesta terça-feira (16) e será encerrado nesta quarta-feira (17), às 17h20min. 

Dentro desse trabalho estão as novas terminologias e desafios com relação à aplicabilidade dos temas que foram apresentados à imprensa neste segundo dia de congresso, no painel: Novos Olhares, Novas Perspectivas nas Políticas Públicas com Crack, Álcool e outras Drogas. A construção desta nova realidade, conforme as diretrizes traçadas pelos ministérios da Saúde e Justiça, foi discutida, pela manhã, por representantes da Coordenadoria de Drogas, das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Ordem Pública, Comunicação e Governo e das subsecretarias da Infância e Juventude (Sinjuv) e de Acessibilidade, que reuniram a mídia local num café da manhã.
O objetivo, segundo o coordenador de Políticas sobre Drogas, Gleison Guimarães, é que a mídia, um instrumento democrático de direito, potencialize e instrumentalize os debates sobre a temática que envolve as pessoas e as substâncias psicoativas, seus familiares e a sociedade como um todo, já que a responsabilidade social é de todos. 
- Apresentamos novas diretrizes de socialização da informação relativas às políticas públicas para crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, política sobre drogas e pessoas em situação de rua. Na concepção histórica de redução de danos com a política pública como ferramenta intersetorial, o tema ganha dimensão maior que a prevenção, mas também com a ótica de cuidado diferente, de forma a dar oportunidade, de ouvir deixando o outro à vontade para discutir o seu problema - explicou Gleison.
Nesta estratégia de redução de danos, a mídia participa com a responsabilidade de mudar a forma da linguagem que, em vez de cuidar do outro, o afasta, faz com que o usuário tenha medo de se aproximar dos profissionais de saúde. “Essa atitude proibicionista, com o uso de palavras como combate, antidrogas, não é a ideal para discutir o assunto. É importante, então, que a mídia, de modo geral, esteja afinada com as novas terminologias, seguidas pela Política Nacional sobre Drogas e que desenvolvemos em Macaé”, completou o coordenador. 
No painel foram abordados os termos que eram usados e os atuais que precisam ser construídos cotidianamente por todos para um resultado positivo desse trabalho socioeducativo: higienização e recolhimento versus atenção, cuidado e acolhimento; portador versus pessoa com deficiência; antidrogas, contra drogas versus políticas sobre drogas; morador de rua, mendigos versus pessoas em situação de rua; ruptura do conservadorismo ortodoxo versus práticas democráticas; guerra e combate versus controle às drogas, que é a proposta básica do trabalho.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, enfatizou que recolher a pessoa da rua compulsoriamente não pode e não resolve a problemática nem dela, nem da família, menos ainda do coletivo. “Usuários de drogas também têm as suas famílias e precisam de atenção, é esta a política nacional que o município segue”, afirmou.
A gerente do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (Semusa), Monica Andrade, lembrou que dependência química é doença crônica, envolve pessoas com transtorno mental e que necessitam de acolhimento, atendimento especial. Em Macaé, segundo ela, a equipe multidisciplinar do Consultório na Rua consegue tratar as pessoas em situação de rua e fazer o acolhimento com abordagem pontual indo até elas em seus “territórios”, oferecendo o que essas pessoas precisam para ter uma vida melhor. Mas o trabalho não termina ali. O paciente é atendido na rua e informado que pode continuar o atendimento na rede de cuidados básicos do município, na medida em que ele desejar fazer o acompanhamento de seu caso. São pessoas envolvidas com o uso de crack, algumas com o HIV e outras doenças, bem como dependência do tabaco e álcool que são drogas lícitas no país, mas que também matam e mutilam seres humanos.
- Há pessoas com deficiências vítimas de acidente de trânsito envolvendo o uso de álcool e outras drogas. E ninguém está livre de ter um parente nessa condição, por isto é um compromisso de toda a sociedade, todos os cidadãos, acolher e cuidar dessas pessoas porque cada um tem a sua história de vida - destacou a subsecretária de Acessibilidade, Maria Luíza Vaccari Quaresma, de forma compartilhada com a subsecretária da Infância e Juventude, Léia Martins Figueiredo, que falou da importância dos valores e sentimentos em relação ao próximo. Também compôs a mesa do painel o secretário de Ordem Pública e coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), Edmilson Jório.
O coordenador de Políticas sobre Drogas encerrou o painel reforçando que é importante focar o trabalho nas pessoas e não em suas deficiências, a fim de avançar nos cuidados para a mudança com cada um cumprindo o seu papel de cidadão.
Programação realizada à tarde no Congresso sobre Drogas:


15h30 às 16h – Apresentação de Pôsteres / Performance Artística com a Cia de Gente



·16h às 16h40 – Palestra “As políticas de segurança pública para crack, álcool e outras drogas”, com Luiz Carlos Fiore, sociólogo, participante do Comitê de Articulação Local dos Territórios da Paz/RJ e do Grupo de Apoio à Gestão Nacional do Programa “Crack é possível vencer”.

·16h40 às 17h20 – Palestra “Drogas ilícitas: proibir ou legalizar? As experiências do Brasil e de Portugal”, com Denis Petuco, cientista social, mestre em educação, doutorando em Ciências Sociais, Redutor de Danos, Educador Popular, consultor autônomo sobre drogas, educação e saúde.

Publicidade Blogão dos Lagos - ANUNCIE VOCÊ TAMBÉM!



Espaço Movement


Em Búzios em frente ao estacionamento do Princesa.
2623-6732



Curta a nossa página e fique por dentro dos nossos preços e promoções.





Visite a nossa Loja. 

Charme Búzios - Centro Comercial Celso Terra.
Faça uma visita - 2623-2007

Beleza e Estilo em um só lugar.

Curta a nossa página!
https://www.facebook.com/pages/Charme-Búzios-bolsas-calçados-e-acessórios/398837436890041











Planos de Saúde e Corretagem de Seguros - Glória Lopes.
Preços Especiais para funcionários públicos, estudantes e empresas.

(22) 9221-1529/8817-0085
(21) 8501-4169

Curta a página e conheça mais promoções.


Já Conhece a Pizzaria Sabor do Dane? 

A melhor de Búzios, na Rua Dourado nº12. 
Cem Braças.

Faça seu pedido. 2623-6775

Curta a fanpage e fique por dentro das promoções.
https://www.facebook.com/pages/Pizzaria-do-Dane/156772794498581








Senador emprega namorada, sogra e cunhado no setor público

FONTE: PRAGMATISMO POLÍTICO

Depois de empregar a namorada e a sogra na prefeitura e Câmara de Campina Grande, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) conseguiu mais um “serviço” para a família

cássio cunha lima emprega família
Senador Cássio Cunha Lima (Foto: ABr)
Após conseguir vitória em Campina Grande elegendo Romero Rodrigues (PSDB) para prefeito, o senador tucano Cássio Cunha Lima embarcou numa encruzilhada pouco discreta de agrados a pessoas muito próximas e queridas.
Primeiro, emplacou a sogra, Iolanda Alves de Azevedo, como assessora especial do gabinete do prefeito de Campina Grande. A nomeação de Iolanda aconteceu no dia primeiro de maio, um feriado, e data em que se comemora o “Dia do Trabalhador”. O salário de Iolanda é de R$ 3,5 mil.
A namorada do senador, Jacilene Azevedo, também ganhou emprego. Ela ocupa um cargo na Câmara de Vereadores de Campina Grande.
Agora, o senador empregou seu cunhado, Jackson Azevedo, no cargo de supervisor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), da cidade de Campina Grande.
Leia também
Cássio, conhecido por falar grosso no plenário do Senado Federal, tem bastante influência na mídia local e goza de excelente relação com os barões da imprensa do estado da Paraíba.
Veja abaixo a nomeação da sogra:
iolanda alves cassio cunha lima
(Divulgação)

Blindado no estado, mas com telhado de vidro

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) foi cassado pelo TSE quando era governador do Estado da Paraíba pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006. O atual senador foi condenado, à época, por distribuir 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral daquele ano.
Apesar de uma carreira política instável e manchada por uma cassação de mandato na instância máxima da justiça eleitoral, Cássio goza de idolatria na Paraíba e mantém firme seus currais eleitorais, a exemplo de outros quadros, como Fernando Collor, José Sarney e Jader Barbalho, também Senadores da República.

Pensão vitalícia como ex-governador

Mesmo com o mandato de governador cassado, Cássio figura na lista dos oito ex-governadores que recebem aposentadoria vitalícia do Estado. Além dele, seis ex-primeiras-dama também recebem o benefício. O pagamento não é ilegal, de acordo com as leis estaduais, mas mostra o quanto as pensões são controversas.
A Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB), seguindo recomendação da entidade nacional, afirma que o benefício contraria a Constituição de 1988. Segundo a OAB, o pagamento das pensões fere principalmente os princípios constitucionais de moralidade e da isonomia.

Cabo Frio: Prefeitura inicia recadastramento dos servidores

A Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento Central de Recursos Humanos está promovendo o recadastramento dos servidores da Prefeitura de Cabo Frio. A condução dos procedimentos de recadastramento dos seus servidores e a atualização do seu banco de dados atende às fiscalizações dos Órgãos de Controle Externo servindo de base para estudos em gestão em Recursos Humanos.
Este processo será realizado no local de trabalho dos servidores até o dia 16 de agosto. As unidades de trabalho serão visitadas pelos agentes em data definida pelo Departamento de Recursos Humanos, que informará as unidades para a realização da operação.
Os servidores devem estar munidos de todos os documentos pessoais para a realização do recadastramento.  Quem não se recadastrar no dia da visita dos agentes deve preencher o formulário que estará disponível no seu local de trabalho, solicitando uma nova visita da equipe do RH. Este formulário deverá ser devidamente autenticado pelo responsável do setor de RH da sua secretaria ou pelo respectivo Secretário Municipal. Uma vez preenchido, o formulário deve ser e entregue no setor de RH da Prefeitura até o prazo final do recadastramento.
Os servidores que não fizerem o recadastramento no período estipulado pelo Edital, que foi publicado esta semana, terão os seus vencimentos suspensos até a devida regularização. Os casos não previstos no edital serão avaliados pelo secretário de Administração.

Alertas com a TAG Búzios



Casimiro de Abreu: Exposição com réplicas de Portinari é sucesso de público em Barra de São João

Quase duas mil pessoas compareceram à exposição ‘O Brasil de Portinari’ durante os três dias do Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João. A mostra está em cartaz na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade.  O prefeito Antônio Marcos e a secretária de Assistência Social e primeira-dama Rosana Lélia marcaram presença na apresentação de réplicas do pintor paulista.

A diretora da biblioteca municipal, Mara Freire, ficou satisfeita com a repercussão: “Foi muito gratificante, pois a proposta de direcionar o público do Festival para a exposição foi muito bem aproveitada. Fico feliz em saber que muitas pessoas que nunca tiveram oportunidade, puderam apreciar obras de um artista de renome internacional como Cândido Portinari”, disse.

Antes da exposição, o Instituto Portinari realizou um seminário com professores, animadores culturais, funcionários da Biblioteca, do Museu de Casimiro e voluntários sobre a vida e obra de Cândido Portinari, para que estes agissem como monitores da exposição. Foram fornecidos apostilas para que as pessoas pudessem se qualificar, e ainda materiais para atividades lúdicas com crianças. 

A exposição segue até o dia 11 de agosto. A Biblioteca Carlos Drummond de Andrade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h  O endereço é Rua Bernardo Gomes, 734, (Beira Rio). Quem tiver interesse em ser um voluntário ou agendar uma visita guiada é só ligar para (22) 2774-5109.

Revista Moderna - Leia!




Revista Moderna

Cabo Frio: Pacientes contam com fisioterapia no leito no Hospital Municipal Municipal São José Operário

O serviço de fisioterapia nos leitos já está sendo realizado no Hospital Municipal São José Operário. Todos os dias, a fisioterapeuta Núbia Gama visita os pacientes acamados e hospitalizados por muito tempo, desenvolvendo o trabalho especialmente com os doentes que apresentam algum histórico de problema pulmonar, amputações ou alguma patologia motora.
Segundo a Dra. Núbia, com os exercícios da fisioterapia, é possível manter o padrão respiratório do paciente, proporcionando a reexpansão pulmonar dessa pessoa que possui alguma dificuldade de respirar.
- São exercícios que possibilitam a ventilação do pulmão desse paciente que normalmente apresenta alguma deficiência respiratória. Além disso, conseguimos evitar infecções respiratórias, pneumonias, atrofia muscular e a fraqueza nos músculos, muito comum entre os pacientes que ficam muito tempo sem se movimentar – explicou.
A dificuldade respiratória em pacientes acamados tende a piorar porque quando deitados, a respiração fica mais superficial, e se for mantida assim por tempo prolongado, algumas estruturas pulmonares se fecham, o que faz com que os problemas respiratórios se agravem.
- O nosso trabalho visa melhorar um pouco o dia a dia dessas pessoas que já passam por tantas dificuldades em consequência das doenças. Os resultados são muito positivos: conseguimos muitas vezes evitar que uma infecção se desenvolva, colaborando para uma alta mais rápida – afirmou.

São Pedro da Aldeia: Governador visita a cidade e junto com o prefeito Chumbinho lançam o programa"Rio sem Miséria"

O Prefeito Cláudio Chumbinho e o Governador Sérgio Cabral assinaram, nessa quarta-feira (17), o Termo de Adesão que oficializa a implantação no município dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que compõem o Plano Rio Sem Miséria. O programa vai beneficiar 3.968 famílias aldeenses atendidas pelo Bolsa Família com a complementação de renda, que pode chegar a R$ 300, de acordo com a condição de vida de cada beneficiado. O benefício financeiro do Renda Melhor já estará disponível  a partir desta quinta-feira (18). O anúncio dos programas sociais aconteceu no Teatro Municipal Doutor Átila Costa e contou também com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do deputado estadual Jânio Mendes, do presidente da Alerj e deputado estadual, Paulo Melo, do Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, da primeira-dama, Ester Marques, do vice-prefeito Iédio Rosa, da Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Sandra Coelho, entre outras autoridades estaduais, municipais e vereadores.
O benefício do Renda Melhor será depositado diretamente ao contemplado na mesma conta bancária onde é retirado o dinheiro do Bolsa Família.  Os valores podem variar de R$ 30 até R$ 300 reais. Para a definição do valor que cada família vai receber, o Governo do Estado avalia uma série de informações contidas no CADÚnico, referentes à características estruturais de vida da família, como o acesso aos serviços públicos (luz, água, esgoto, etc), configuração física da moradia, nível de escolaridade, grau de vulnerabilidade, nível de escolaridade, entre outros. A busca ativa e o cadastramento das famílias no CADÚnico é feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social.
Com a adesão aos programas, nenhuma família aldeense terá renda per capita menor do que R$ 100 reais, seguindo a determinação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e complementando a renda familiar oriunda do Programa Federal Brasil Sem Miséria, que é de R$ 70. Segundo o Prefeito Cláudio Chumbinho, a contemplação de São Pedro da Aldeia com os programais do Governo do Estado é um avanço muito grande para o desenvolvimento econômico e social do município.
“Estamos há sete meses a frente da administração municipal e hoje estamos vivendo um momento muito importante para a nossa cidade. Eu, nascido e criado no interior de São Pedro da Aldeia, estou aqui como um representante do povo e venho lutando muito, com o apoio do Governo do Estado, em prol da dignidade e da qualidade de vida para a população. Agradeço ao governador Sérgio Cabral e a toda à sua equipe no Governo de Estado, que tem trabalhado com transparência para melhorar a condição de vida das famílias e dos jovens não só de São Pedro da Aldeia, mas de todo o Estado”, disse.
O Prefeito também citou os avanços na parceria com o Governo do Estado para a construção da orla de São Pedro da Aldeia, em um investimento de R$ 22 milhões, além dos programas Asfalto na Porta, a inauguração da UPA e o cinema municipal, entre outras melhorias. Após o discurso, o Prefeito Cláudio Chumbinho entregou uma homenagem ao Governador Sérgio Cabral – uma maquete da Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia. Em seguida, houve a entrega dos cartões dos programas a cinco famílias e dois jovens beneficiados. A dona de casa Patrícia Guimarães da Silva e sua filha Jéssica, de 17 anos, receberam o cartão das mãos do Prefeito Cláudio Chumbinho. Já o Governador Sérgio Cabral fez a entrega para a dona de casa Alcinete de Souza Pereira e sua sobrinha Marcelle de Souza, de 17 anos.
Durante seu discurso, o Governador Sérgio Cabral reafirmou a parceria com o Prefeito Cláudio Chumbinho e disse que os avanços no município vão para além do aspecto social. “Hoje estamos fazendo uma verdadeira revolução silenciosa com o Prefeito Chumbinho e toda equipe da Assistência Social de São Pedro da Aldeia. São 90 mil habitantes e, desses, 20 mil estão sendo beneficiados diretamente pelo Programa Renda Melhor. Isso significa mais de 20% da população beneficiada. E a parceria não será só no Renda Melhor. Temos o investimento na orla, o Asfalto na Porta, com a pavimentação de ruas não asfaltadas, e um aspecto absolutamente vital para a cidade: a abertura da UPA 24h”, disse. 
O vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, falou da importância da implementação dos programas no município. “É um orgulho imenso estar em São Pedro da Aldeia firmando essa importante parceria no setor de maior necessidade do governo. Através desses programas, nós vamos mudar a economia da cidade e o perfil da família aldeense, dando perspectiva de futuro, melhorando as condições de vida e empregabilidade”, disse.
Para a aposentada Alcinete Pereira, de 57 anos, o programa vai melhorar a qualidade de vida de sua família. “Com certeza o programa vai me ajudar a viver melhor. Essa renda a mais vai me ajudar a comprar o material escolar das crianças, meus medicamentos, materiais para a casa, enfim, vai ajudar toda a família. É um ganho muito grande para a gente”, disse a moradora do bairro Colina, que recebe atualmente R$ 240 reais do Bolsa Família. Com o Renda Melhor, a dona de casa vai ganhar mais R$ 284 reais para complementar a renda familiar.
Se para a dona de casa a complementação de renda vai melhorar as condições de alimentação, saúde e moradia, para a sua sobrinha Marcelle de Souza, de 16 anos, o incentivo financeiro representa o investimento no futuro. Beneficiária do Renda Melhor Jovem, a estudante receberá este ano R$ 900 reais referente à conclusão do 2º ano do Ensino Médio. Preocupada com o futuro aperfeiçoamento profissional, a estudante já definiu o que fará com o dinheiro. “Vou guardar esse dinheiro para me ajudar no ingresso da minha faculdade de Jornalismo, que eu pretendo fazer assim que terminar o Ensino Médio. Além disso, com certeza esse benefício vai me motivar mais a não desistir dos meus estudos”, disse. Após a conclusão do Ensino Médio, a jovem receberá R$ 1 mil. Marcelle poderá receber ainda mais R$ 500 adicionais, caso apresente bom desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Vale lembrar que a Secretaria de Estado de Educação já colocou à disposição um sistema de consulta de elegibilidade e de cadastro de CPF aos estudantes beneficiários do Programa Renda Melhor Jovem. Através do sitewww.rendamelhorjovem.rj.gov.br, o jovem pode obter informações, além de otimizar o processo de criação de conta bancária onde serão depositados os prêmios referentes ao programa.
O evento contou com a presença de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores e profissionais do CREAS e CRAS do município. Tendas para orientação do público foram instaladas no ambiente externo do Teatro, fornecendo informações úteis e distribuindo folhetos informativos. No local também foi instalado um pula-pula e um escorrega inflável, que garantiram a diversão para a garotada. Além disso, equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, estiveram de plantão.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Araruama, Anderson Moura, que compareceu representando o prefeito Miguel Jeovani e o subsecretário de Estado de Integração de Programas Sociais, Antônio Claret. 


Cabo Frio: Feira de Adoção de Animais é sucesso

A Feira de Adoção de Animais promovida pela Prefeitura de Cabo Frio nesta quarta-feira (17/7) na Praça Porto Rocha foi um grande sucesso. Iniciada às 9 horas, teve os 30 animais disponíveis adotados em menos de duas horas de funcionamento. A Secretaria de Agricultura mandou buscar mais animais no Canil Municipal, que fica na Fazenda Campos Novos. 
A feira ficou na praça até às 18 horas. Contando também com os cães e gatos doados por particulares e por ONGs especializadas na proteção de animais abandonados, chegou-se a um total de 91 animais adotados: 72 cães e 19 gatos.
A Prefeitura estuda a realização de uma nova edição da feira de adoção de animais para as próximas semanas.

Rio das Ostras: Ostrinha na Floresta une lazer e educação ambiental

A cerimônia de abertura do projeto Ostrinha na Floresta, realizada nesta segunda, 15, reuniu quase 500 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, no Parque Municipal de Rio das Ostras. 

A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo difundir questões como cidadania e sustentabilidade, promovendo visitas às unidades de conservação e áreas verdes protegidas no Município. O Ostrinha na Floresta acontece de 15 a 26 de julho, e contribui para ocupar o tempo dos estudantes com atividades saudáveis e educativas durante o período de férias. 

Para o prefeito Sabino, o projeto apoia a formação e contribui para melhorar a relação entre a escola e a família. “Com o apoio de nossos guardas municipais, instrutores maravilhosos, eles aprendem sobre a conservação da natureza e respeito aos próprios públicos”, disse Sabino. 

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica e seus respectivos ecossistemas como restingas, manguezais e lagoas costeiras, presentes em diversos pontos do Município, como a Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE de Itapebussus, a Reserva União, o Parque dos Pássaros, o Tayra Eco Parque e o próprio Parque Municipal.

Nicole Goulart, de 8 anos, filha do funcionário público Nilo Marins, participou do projeto Botinho, que tem o objetivo de instruir os participantes sobre conhecimentos das condições do mar, e não teve dúvidas em se inscrever no Ostrinha na Floresta. “É divertido, legal demais. Faço amigos e passeio”, resume. 

Já Márcia Brian, mãe de Lucas Oliveira, de 12 anos, destaca os benefícios da atividade na vida do jovem. “Moramos em Rio das Ostras há 2 anos. Soubemos da atividade na escola e é a primeira vez que ele participa. Além do esporte e da educação, o projeto permite a integração com a natureza” destaca. 

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge agradeceu a confiança da comunidade em deixar seus filhos sob os cuidados dos responsáveis pelo projeto. Ele anunciou que em breve os pais poderão realizar a matrícula para os projetos esportivos da Prefeitura. Já o subsecretário de Segurança Pública, Walmir de Paula, observou a importância da transmissão de experiências para os mais jovens. “O que aprendem aqui, eles levam para toda a vida", completou. 

O Projeto Ostrinha na Floresta é uma ação da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, a Coordenadoria de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o IBAMA (Reserva Biológica União), o Forte Marechal Hermes e a Fazenda Itapebussus.

Cabo Frio: Inscrições abertas para o EJA na escola Edilson Duarte

A Escola Municipal Professor Edilson Duarte abre o período de matrícula para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na próxima quarta-feira (24/7). As aulas para esse público começam no dia 29 de julho, mas as matrículas vão até o dia 12 de agosto.
Haverá vagas para as turmas do Ensino Fundamental, da VI à IX fase, correspondente às turmas de 6º ao 9º anos do ensino regular. Para essas turmas a idade mínima é 15 anos. Já para as turmas do Ensino Médio, da I à III fase, correspondente às turmas do 1º ao 3º anos do ensino regular, a idade permitida é a partir dos 18 anos.
As aulas da EJA acontecem de segunda à sexta-feira, sempre das 18h10min às 22h50min. Uma ótima oportunidade para aquelas pessoas que precisam trabalhar no período da manhã e tarde.
A supervisora escolar da Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, professora Silvia Quintanilha, destaca que muitas pessoas têm dificuldades para dar o passo inicial, mas quando retornam aos bancos escolares a produtividade é tão positiva que a maioria dá prosseguimento aos estudos e chega à especialização profissional.
– Acabamos de formar uma turma de EJA com 35 alunos agora em julho e a maioria desses alunos se matriculou em alguma faculdade ou Ensino Técnico. Tal fato prova que nunca é tarde para voltar aos estudos e que quando há interesse nada impede o crescimento do aluno. O mercado profissional está cada dia mais competitivo e a especialização é sempre o melhor caminho para conquistar um espaço – destaca.
A professora Silvia reforça ainda que a proposta pedagógica trabalhada nas turmas de Educação de Jovens e Adultos é totalmente diferenciada das turmas de Ensino Regular. Ela explica que toda a metodologia é específica para um público mais maduro e não há motivos para ninguém ter medo de retornar às salas de aula.   

Arraial do Cabo: Curso de agente de informação Turística oferecido pelo Pronatec Turismo

A secretaria Municipal de Turismo informa que as aulas do curso de agente de informação turística do Pronatec Turismo, que será ministrado pelo Senac, acontecerão na Escola Municipal Francisco Porto, localizado na Avenida Liberdade, em frente a Prefeitura.

As inscrições já estão abertas. Mais informações:
O município cabista foi contemplado com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e nesta última terça-feira, 16, foram abertas as inscrições para o curso gratuito de agente de informação turística, que será ministrado pelo Senac. A iniciativa do Ministério do Turismo tem a parceria da Secretaria Municipal de Turismo, onde estão sendo feita as inscrições (11h às 17h) e serão ministradas as aulas. As vagas são limitas e a matrícula vai até o dia 21/07.


Arraial do Cabo faz parte da seleta lista das cidades eleitas pelo Ministério do Turismo como Destino Turístico Oficial da Copa, bem como das cidades que serão sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. Com isso, algumas cidades foram contempladas pelo Pronatec Turismo, que busca a capacitação dos profissionais e visa melhorar a qualidade nos serviços turísticos que são prestados aos visitantes. 


Sobre o curso:
Data prevista para início: 01/08/2013
Dias de aula: de terça a sexta feira
Horário: das 18:00 as 22:00 horas
“Agente de Informações Turísticas”
• Carga horária do curso: 200h
• Data prevista para Término: 30/10/13
• Requisitos: Idade mínima de 18 anos; 
Ensino Médio Incompleto (apresentação de declaração de escolaridade no momento da matrícula).

Veiga de Almeida: Doação de vestibulandos leva solidariedade a entidades sociais

Entidades que prestam serviços à comunidade de Cabo Frio estão recebendo, esta semana, o repasse de fraldas geriátricas e latas de leite em pó doadas pelos candidatos a uma vaga da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que fizeram provas para o segundo semestre de 2013. As doações contemplam as entidades Lar da Cidinha, Turma do Sítio (da Fundação Santo Agostinho) e o Centro Espírita Trabalhadores de Jesus.
O Vestibular Solidário é uma tradição da UVA e estimula o candidato a substituir o valor a taxa, de R$ 25,00, pela doação de latas de leite em pó ou pacotes de fraldas geriátricas, que beneficiam organizações da região onde a Universidade atua.
O presidente do Trabalhadores de Jesus, Márcio da Silva Alves, explica que as doações representam muito para a entidade, que mantem um trabalho regular com grupos de maior vulnerabilidade social. Com 90 anos de atuação no município, Márcio explica que as mulheres compõem o grupo prioritário, especialmente as viúvas e as gestantes, totalizando mais de 100 beneficiadas, que recebem cestas básicas  visitas domiciliares e aulas de artesanato. “As gestantes também tem aula de puericultura e aprendem sobre seus direitos e deveres”, ressalta.

A subgerente da Turma do Sítio, Josiane Pereira Rodrigues, que atende mais de 200 crianças e adolescentes com idade entre três e 16 anos da zona rural de Cabo Frio, em São Jacinto, ressalta a importância das parcerias para o desenvolvimento do trabalho. “Certamente doações como esta enriquecem a alimentação das crianças atendidas”, destaca. Esta também é a opinião dos dirigentes do Lar da Cidinha, que hoje possui a lotação máxima de 17 idosos, com idade entre 60 e 85 anos. Localizado no Jardim Esperança, o Lar acolhe idosos que não recebem os cuidados da família. Leite e fraldas estão entre os itens mais consumidos.

Principais Jornais do país hoje

Clique no link e leia na íntegra:
O Globo














Adicionar legenda
Clique no Link e leia na íntegra:

Folha de São Paulo

















Clique no link e leia na íntegra:
Correio Braziliense










Clique no link e leia na íntegra:
Zero Hora